Nos acompanhe

Notícias

Prefeitura lança programa ‘Saúde Presente’ em comunidades do município de Cajazeiras

Publicado

em

Com o objetivo de aproximar a Secretaria de Saúde da população, e encaminhar algumas demandas na área, foi realizada na sexta-feira (22), a primeira edição do Programa “Saúde Presente”, prestando atendimentos na comunidade de Catolé dos Gonçalves.
Uma equipe da Secretaria de Saúde formada por técnica enfermagem, médico e outros profissionais, ofereceu atendimentos também à população oriunda de localidades vizinhas.
O prefeito José Aldemir esteve presente ao lado da secretária Dra. Paula, onde ambos fizeram atendimentos médicos e encaminhamentos de pacientes, para exames e outros atendimentos especializados.
O programa deverá atender outras localidades tanto da Zona Rural como também na Zona Urbana do município.

Continue Lendo

Negócios

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) reconhecerá as melhores matérias e reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios nas categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Há também uma categoria especial de Jornalismo Universitário. As inscrições seguem abertas até 3 de junho.

Essa é a oportunidade para profissionais da imprensa – e também estudantes de Jornalismo – inscreverem seus materiais relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil. Entre os temas sugeridos estão produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas, acesso a crédito e transformação digital.

O empreendedorismo cresce no país a cada dia e impacta inclusive nas ofertas de emprego: pequenos negócios geraram mais de 1,1 milhão de postos de trabalho em 2023, o que representou 80% das vagas com carteira assinada que foram criadas no país. No ano passado, o Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas, uma alta de 6,62% em relação a 2022, quando surgiram 805,6 mil novos empreendimentos.

Além disso, os dados deste ano do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que os pequenos negócios continuam em ascensão. Apenas em fevereiro de 2024, as micro e pequenas empresas criaram cerca de 60% dos empregos, o que representa 177,1 mil contratações.

Nova categoria no PSJ

Nesta edição do PSJ, as produções de estudantes de Jornalismo de instituições de ensino superior de todo o Brasil também serão reconhecidas na categoria Jornalismo Universitário. Concorrem ao prêmio conteúdos jornalísticos (nas modalidades texto, áudio, vídeo ou fotojornalismo) que tenham sido desenvolvidos por estudantes e publicados em veículos laboratório das universidades.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. Na última edição, realizada no ano passado, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.

Continue Lendo

Paraíba

Secretária Nacional confirma que Governo Federal oficializará programa Novo Viver sem Limite’ na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Paraíba foi o cenário para a apresentação do programa Novo Viver sem Limite no estado, na quarta-feira (17), em João Pessoa. A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Anna Paula Feminella, esteve no evento que debateu os contextos atual e futuro da implementação de políticas públicas de inclusão e anticapacitismo na região.

“Tivemos um intervalo de oito anos sem Conferência Nacional, mas agora estamos analisando o cenário atual e onde queremos chegar. As políticas públicas no Brasil precisam ser efetivadas garantindo o reconhecimento da acessibilidade e de políticas afirmativas, de valorização, formação e também de repressão às práticas de discriminação contra quem tem deficiência”, elencou Feminella na palestra magna no evento da Paraíba.

Para a gestora, essa conferência estadual é uma etapa intermediária sempre acompanhada de perto pelo Ministério para garantir um processo democrático de debate sobre direitos. “Após o intervalo de oito anos, o Brasil se prepara para realizar a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao mesmo tempo em que o Novo Viver sem Limite avança pelos territórios”, relaciona a secretária.

Propostas

Das discussões realizadas na Paraíba, 15 propostas serão levadas para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 14 a 17 de julho. “E todas essas ações e discussões estão previstas no Novo Viver sem Limite, plano nacional que lançamos e que prevê investimentos para o enfrentamento ao capacitismo e à violência, além de garantir a promoção de direitos e superação de barreiras vivenciadas no dia a dia pelas pessoas com deficiência”, completou Anna Paula Feminella.

Diálogo x políticas públicas

Em sua fala na conferência, a coordenadora de Política Pública para Pessoa com Deficiência da Paraíba, Maria Emília Aires de Oliveira, lembrou que eventos locais como esse marcam a retomada histórica do país aos processos conferenciais como um instrumento de fomento de políticas públicas – ou seja, pessoas com deficiência “com centralidade na discussão, no fortalecimento da democracia, dos pactos entre os entes federativos e de respeito às instâncias de controle social nos processos decisivos”, ressaltou.

Novo Viver sem Limite

São previstos R$ 6,5 bilhões de investimentos ao programa, a fim de garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. A proposta atual prioriza ações para aprimorar a gestão pública e garantir recursos para gerar oportunidades de desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva para as pessoas com deficiência.

Lançado em novembro do ano passado, o Novo Viver sem Limite já tem 12 de 95 ações concluídas. Por meio do plano nacional, o governo viabilizou ainda outras inciativas que garantiram o aumento de vagas para pessoas com deficiência no Concurso Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o reconhecimento de 82 iniciativas culturais idealizadas por e para pessoas com deficiência, através Prêmio Sergio Mamberti promovido pelo Ministério da Cultura.

Continue Lendo

Paraíba

Lula frustra indígenas paraibanos e deixa terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) frustrou indígenas paraibanos e deixou terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação.

O feito era aguardado para acontecer em uma cerimônia realizada na quinta-feira (18/04) quando demarcações de terras indígenas foram oficializadas, mas, das seis aguardadas, pelo menos, quatro ficaram de fora, dentre elas a localizada em território paraibano.

Segundo matéria publicada pela Folha, a justificativa apresentada para demarcação de apenas duas das terras pelo Governo Federal passou, inclusive, pela certeza da ausência de moradores como fazendeiros e/ou pessoas comuns nesses locais.

Sendo muito verdadeiro com vocês, sei que estão com certa apreensão, porque imaginavam que iam ter notícia de seis terras indígenas assinadas por mim. Nós decidimos assinar só duas, sei que isso frustrou alguns companheiros, mas eu fiz isso para não mentir para vocês. Fiz isso, porque temos um problema e é melhor tentar resolver problema antes de assinar“, afirmou Lula.

Na mesma ocasião, o chefe do Executivo Nacional revelou que, algumas assinaturas foram adiadas atendendo a pedidos feitos por governadores aliados e também, não aliados da atual gestão petista, bem como por conta de uma recusa de um governador em conversar com a ministra  ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Os nomes dos gestores, porém, não foram revelados.

As terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso, foram demarcadas. Além de Monte-Mor, as que também ficaram de fora foram: Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, ambas localizadas em Santa Catarina,  e Xukuru-Kariri, nas Alagoas.

A gestão Lula III reativou o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista) cuja desativação havia sido autorizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o seu mandato.

Continue Lendo