Nos acompanhe

Paraíba

Deputada denuncia descontinuidade em fornecimento de medicamentos na Paraíba

Publicado

em

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) falou sobre a dura jornada das pessoas que precisam de um transplante. Ela lembrou que esta quarta-feira (27) é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e que dependendo do órgão que o paciente necessita, a exemplo de coração e pulmão, é preciso ir para outro estado. A parlamentar ainda denunciou que os transplantados ainda sofrem com a falta de medicamento que evita rejeição.

“Transplantados em geral dependem do uso contínuo de determinados remédios que inibem a rejeição ao órgão que recebem, mas na Paraíba a falta de planejamento coloca a vida dessas pessoas em risco diante da falta do medicamento que precisam tomar após os transplantes”, disse.

A Associação Paraibana de Transplantados e Familiares e os próprios transplantados, segundo a deputada, denunciam sempre o drama dos pacientes transplantadas, que pena com a falta de um medicamento essencial para manter a saúde do paciente e do órgão recebido chamado Tacrolimo. O medicamento não é vendido em farmácias.

“Executivo que deixa faltar medicamento imunossupressor, utilizado por pacientes transplantados para reduzir a atividade do sistema imune e, assim, reduzir o risco de rejeição, está praticando um crime de irresponsabilidade, pois pode fazer que o paciente apresente rejeição do órgão transplantado e até o levar a morte”, afirmou.

Dados – Segundo dados da Central de Transplantes da Paraíba, de 1 de janeiro a 15 de setembro de 2017 foram realizados 140 transplantes na Paraíba, sendo 114 de córnea, 12 de rim cadáver, 13 de rim intervivo e 1 transplante de fígado. Quanto ao número de doadores, no mesmo período foram 135 de córnea e 4 de múltiplos órgãos. Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, pelo menos 684 pessoas estão esperando para receber um novo órgão.

Continue Lendo

Paraíba

Representantes da PRF e da Semusb-JP se reúnem e reforçam compromisso de parceria na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, o policial Pedro Ivo, recebeu, na sede da PRF, em João Pessoa, na tarde da quarta-feira (17/04), o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Dudu Soares, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), acompanhado do chefe de Gabinete, Halley Lucena.

A Semusb busca promover a melhoria da qualidade de vida dos municípios, através de políticas públicas de prevenção às violências e construção da cidadania de forma articulada e democrática com entidades parceiras, fomentando uma cultura de paz.

Durante o encontro, Dudu Soares destacou a importância da PRF na segurança das rodovias federais paraibanas, bem como reforçou o compromisso de elevar o nome da instituição por meio de parcerias futuras. A reunião foi bastante produtiva, uma vez que ambos os dirigentes se mostraram empenhados para a promoção de um trânsito mais seguro em prol dos paraibanos.

Também estiveram presentes no encontro o superintendente Executivo, Jeová Querino, e o PRF João Almeida, ex-secretário de Segurança de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Base Descentralizada do Samu será instalada em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Cabedelo receberá, em breve, uma Base Descentralizada do SAMU que será instalada em Ponta de Campina.

A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (17/04) e será possível graças a um investimento próprio da Prefeitura no valor de R$ 914.141,88.

A Base ficará na Rua Otávio de Novais, s/n, vizinho ao condomínio Vilas de Ponta de Campina.

A unidade fortalecerá a infraestrutura de saúde da cidade, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para a população local, demonstrando o compromisso da atual gestão com o bem-estar e a segurança sanitária da população.

Após a conclusão da obra, Cabedelo experimentará um avanço significativo na qualidade dos serviços de atendimento médico de emergência, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente a situações de vulnerabilidade, contribuindo para salvar vidas e reduzir o impacto de acidentes e eventos adversos na comunidade.

O prédio terá 274,34 metros quadrados de área construída divididas em Sala de Estar, Depósito de Material de Limpeza, Quartos para repouso dos profissionais, Sala de Esterilização, Almoxarifado, Sala de armazenamento de Cilindros, Estacionamento de Ambulâncias, Banheiros PCD e Copa. O prazo de execução da obra é de 210 dias.

Continue Lendo

Paraíba

Após alagamentos, Nova Palmeira é monitorada por órgãos do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em Nova Palmeira, dezenas de famílias tiveram suas casas inundadas após fortes chuvas que atingiram o município no último domingo (14), com mais de 101 milímetros de chuva registrados. Após solicitação do deputado estadual Chió (Rede), a secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), secretaria de Desenvolvimento Humano e a Defesa Civil fazem o monitoramento da área.

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, informou que os órgãos competentes já estão atuando no município para dar suporte à população e também realizam o monitoramento de novos avisos de pancadas de chuva.

Segundo a Aesa, Nova Palmeira registrou um acumulado de chuvas de 618,7 mm em 2024. Destes, 101 mm ocorreu neste domingo. Já de acordo com dados do Inmet, Nova Palmeira segue em alerta com previsão de chuvas isoladas, pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a semana.

“Já na madrugada do domingo, o vereador Tião e Raony Borges me procuraram para falar sobre a situação de Nova Palmeira e, prontamente, buscamos os órgãos responsáveis para que as medidas possíveis sejam tomadas evitando transtornos e o agravamento da situação. Conversei com o secretário Deusdete que garantiu a atenção total do Estado no caso”, declarou Chió.

Os alagamentos registrados em casas e ruas são resultado da cheia do Rio Picuí, que tem seu nascedouro em Nova Palmeira, após 20 anos do último registro do tipo, em 2004.

Continue Lendo