Nos acompanhe

Paraíba

PB ultrapassa marca de 3.200 PM´s formados para atuação no policiamento comunitário

Publicado

em

A nova filosofia de policiamento, pautado na proximidade com a população e com o policial envolvido na busca por soluções dos principais problemas da comunidade, ganhou reforço, nessa terça-feira (26). É que a Polícia Militar concluiu a formação de mais 348 policiais para atuarem no policiamento comunitário, chegando a marca de 3.202 formações de 2011 até agora.

O comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves, que esteve na solenidade de conclusão do curso, no Centro de Educação da PM, destacou que o curso oferece à sociedade mais 348 promotores da paz e da ordem pública. “Porque acreditamos em uma polícia forte, comunitária, enérgica, treinada e capacitada para o combate, mas focada na paz e no olhar para a compreensão do mundo em sociedade. Esta é a nossa crença e será a nossa prática, com esses novos 348 promotores da paz e da ordem pública”, disse.

Para um dos policiais formados, o aluno soldado Jean Felipe Palmeira de Morais, o curso não apenas capacita, mas traz uma nova visão aos policiais. “Saímos deste curso com a visão de que muito mais do que policiais militares, somos policiais comunitários. Temos o dever de ser catalisadores das mudanças que a população tanto espera. Estaremos mais do que nunca ao lado da comunidade, ao lado dos cidadãos, pois a sociedade enxerga em nós não apenas a segurança, mas a esperança em dias melhores”, frisou.

Com as formações de 2011 até agora, a corporação aumenta em mais de 75% as formações realizadas de 1998 até o ano de 2010, período que apenas 796 policiais foram formados. Além dos cursos desenvolvidos pela corporação, nos últimos dois anos já foram enviados 14 policiais para participarem do curso internacional de multiplicador de polícia comunitária – sistema Koban – ministrado por policiais japoneses, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A corporação paraibana teve ainda a tenente Dayana Cruz selecionada para participar do curso de promotor de polícia comunitária, no Japão, onde conheceu na prática o policiamento comunitário desenvolvido pela polícia japonesa, que serve de base para adaptação e aplicação na Paraíba.

Unidades de Polícia Solidária – A filosofia de polícia comunitária vem sendo aplicada por meio das 26 Unidades de Polícia Solidária no Estado e dos quadrantes de polícia preventiva, que além de desenvolverem o policiamento, oferecem projetos sociais e um canal de diálogo para discutir os problemas apontados pela comunidade, ainda que não sejam da esfera policial propriamente dita. São 16 UPS na Capital, cinco em Campina Grande, duas em Cabedelo, uma em Bayeux, uma em Santa Rita e outra em Guarabira.

Continue Lendo

Paraíba

Com participação de João, Sebrae-PB premia práticas empreendedoras de municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta quinta-feira (18), em João Pessoa, a solenidade de entrega do prêmio Prefeitura Empreendedora, ação promovida pelo Sebrae em reconhecimento aos municípios que desenvolveram projetos que uniram políticas públicas e empreendedorismo.

Foram premiados em primeiro lugar os municípios de Ingá, Monteiro, Sumé, Prata, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Camalaú, Amparo, Gurjão, Caraúbas, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Coxixola, Livramento, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Congo, Campina Grande, Zabelê, Cajazeiras e São José do Sabugi. Em segundo lugar foram premiados os municípios de Bernardino Batista, Cabaceiras, Gurjão, Cajazeiras, Monteiro, Patos e Dona Inês.

Os projetos foram premiados nas categorias Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; e Governança Territorial.

Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou a importância das ações dos municípios para fomentar o desenvolvimento local. Ele também evidenciou as parcerias com as prefeituras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de políticas públicas em diversas áreas. “Eu parabenizo o Sebrae por fazer esse trabalho de reconhecimento que estimula o empreendedorismo. Nós temos feito uma gestão municipalista e celebramos diversos convênios com as prefeituras, a exemplo dos programas Paraíba Primeira Infância, com a construção de 213 creches, e Travessias Urbanas em 210 municípios, levando desenvolvimento, emprego e renda para a população”, frisou.

O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, afirmou que a premiação tem o objetivo de incentivar projetos que apoiam o empreendedorismo local, permitindo que as pessoas consigam se manter em suas cidades de origem. “Esse prêmio reconhece as práticas de excelência no campo da gestão pública municipal, fazendo com que os municípios estimulem o empreendedorismo na população, ajudando no desenvolvimento de negócios com tranquilidade”, falou.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, evidenciou que o prêmio é uma ação que fortalece o protagonismo municipal. “Esse prêmio é uma forma de reconhecer as ações empreendidas nos municípios, a capacidade de produção, que atrai renda e potencializa a independência das cidades”, pontuou.

Continue Lendo

Paraíba

MPPB recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios; veja quais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendações aos municípios de Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Baraúnas e Pedra Lavrada, com medidas a serem adotadas para disciplinar as festividades juninas ou de emancipação política que estejam previstas para os meses de abril, maio e junho. O objetivo é garantir a segurança da população. As recomendações foram expedidas pelo promotor de Justiça de Picuí, Arthur Magnus Dantas de Araújo.

Conforme o documento, os municípios deverão alinhar com o MP e a Polícia Militar o cronograma dos eventos (dias, horários, local e público). As apresentações das bandas musicais deverão se iniciar no horário mais cedo possível, a fim de que não se estendam além das 02h30 (com dispersão até 03h), sem tolerância.

Além disso, os municípios deverão providenciar para que sejam disponibilizados vasilhames plásticos para substituição aos de vidro. Foi recomendado que não seja permitida a comercialização e a entrada, no local da festividade, de qualquer tipo de garrafa de vidro. Dentro do orçamento municipal, deverão ser providenciados seguranças particulares   suficientes, por noite de festa, a fim de incrementar a segurança de todos os presentes.

Mais medidas recomendadas

A Promotoria de Justiça recomendou ainda à Polícia Militar que garanta a segurança do evento, dentro dos limites existentes de efetivo. Também deverá auxiliar os agentes de segurança da prefeitura na fiscalização da entrada dos participantes da festividade, com o objetivo de não permitir a entrada de recipiente de vidro.

Além disso, a PM deverá coibir o uso abusivo de instrumentos sonoros em qualquer hora do dia, em local fora do destinado à festa pública, quando estes estiverem além do limite tolerável, de modo a perturbar o sossego alheio, autuando-se imediatamente, inclusive com as necessárias apreensões. Foi recomendado também aos conselhos tutelares que exerçam suas atividades durante os eventos festivos, ainda que em regime de plantão.

Continue Lendo

Paraíba

Empresa prestadora de serviço descumpre contrato e UFPB assume pagamento de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu esclarecer junto à comunidade universitária que assumiu o pagamento de salários atrasados de prestadores de serviço contratados pela empresa LDS Serviços que, por sua vez, tem descumprido suas respectivas obrigações contratuais.

De acordo com a UFPB, os contratados afetados pelo descumprimento contratual por parte da empresa prestam serviço aos campi II e III.

Segundo a Superintendência competente, “o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação”.

Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“, assegura a UFPB.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esclarece a toda comunidade universitária que medidas estão sendo tomadas para o pagamento dos salários dos colaboradores contratados pela empresa LDS SERVIÇOS, que presta serviço nos campi II e III, e não está cumprindo com suas obrigações trabalhistas.

Informa também que o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação, para que seja feito diretamente pela administração central da Universidade. Com isso, a UFPB assegura a responsabilidade e o compromisso com os prestadores de serviços de limpeza e conservação. Para dar continuidade ao pagamento diretamente, a administração central está aguardando a emissão da nota fiscal de serviços pela empresa LDS SERVIÇOS.

A empresa foi notificada sobre este descumprimento contratual. Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“.

Continue Lendo