

Paraíba
Ricardo autoriza licitação de ramais do sistema adutor Nova Camará
O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (28), nas cidades de Montadas, Areial e Arara para assinar a ordem de licitação para a implantação de ramais do sistema adutor Nova Camará que garantirão o abastecimento de água nesses três municípios. Os novos ramais do sistema adutor vão trazer segurança hídrica para aproximadamente 27 mil habitantes e representam um investimento de R$ 20 milhões. Prefeitos, deputados estaduais, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.
Para o governador, ter abastecimento de água é essencial para a qualidade de vida do povo, por isso estes novos ramais do sistema adutor Nova Camará vão modificar para melhor a realidade da população de Montadas, Areial e Arara. “Estamos trabalhando muito para ver o crescimento da Paraíba como um todo e com seis anos e nove meses de Governo posso dizer que o Estado passou por um grande desenvolvimento. Hoje Montadas, Areial e Arara iniciam o ciclo do retorno do abastecimento de água às torneiras das casas. Isso vai dar uma vida mais digna para todos”, frisou.
Ricardo Coutinho também lembrou que o Governo do Estado está construindo a TransParaíba, obra hídrica que vai levar água para todo o Curimataú. “É uma obra grandiosa que será o símbolo da mudança de vida para o povo daquela região que tanto necessita do abastecimento de água”, pontuou.
Ele ainda agradeceu a participação popular nas audiências do Orçamento Democrático, destacando que a obra foi uma demanda levada pelo povo na plenária da região. “Aqui iniciamos uma obra fruto do Orçamento, algo que a população pediu, apresentou a demanda e agora a resposta do Governo está chegando”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, enfatizou que o Estado está implantando 1.380 km de adutoras para garantir a segurança hídrica para os paraibanos.“Queremos que a vida das pessoas melhore e as cidades se desenvolvam, e isso acontece através da segurança hídrica. Água é vida e estamos implantando 1.380 km de adutoras para garantir esse bem precioso para a população. Hoje, mais uma licitação é assinada para, em breve, trazermos água de Camará para Montadas, Areial e Arara”, concluiu o secretário.
De acordo com o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima, a obra que será feita pelo órgão vai captar a água na barragem Nova Camará que, atualmente, se encontra com um volume de 550 mil m³, mas deve alcançar um volume muito maior até que os novos ramais sejam concluídos.
A obra licitada consiste na implantação de 27 mil metros de adutora e na construção de uma estação elevatória e uma estação de tratamento, com capacidade para tratar 1.440 metros cúbicos de água por hora.
Segundo o prefeito de Arara, José Ailton, a falta de abastecimento de água é um dos maiores problemas enfrentados pelos cidadãos. “Agradeço a Deus e ao governador por trazer esta alegria para o povo. Esta obra é um sonho de 40 anos que vai ser realizado, quando a água chegar nas torneiras. Estamos muito felizes”, comemorou.
“Esse Governo investe em todas as regiões e em diversas áreas. É água, é estrada, é escola, ou seja, diversas ações que mudam a vida da população. A volta da água nas torneiras irá fazer com que a vida dos habitantes dessa região seja muito melhor”, disse o deputado estadual Adriano Galdino.
O vereador de Montadas, Ramalho de Sousa, comentou que desde 2012 a população da cidade não tem água nas torneiras. “Estamos vivendo um momento ímpar, porque sabemos que vamos ter a água de volta das torneiras, depois de tantos anos. Agradeço ao governador por iniciar esta obra que vai devolver o abastecimento de água para nosso povo”, falou.
A dona de casa Neide Almeida mora em Areial e citou algumas dificuldades que enfrenta, diariamente, devido a falta de abastecimento de água. “Aqui a luta por água é grande. Tem dias que eu preciso deixar de comprar comida para comprar um botijão de água. Para lavar roupa é uma dificuldade, eu junto bastante e lavo bem rápido para não gastar muita água. Espero que essa obra fique pronta logo”, disse.
“Todos os dias peço a Deus para chover e assim poder encher os baldes sem precisar gastar dinheiro. É difícil viver sem água nas torneiras, mas tenho fé que essa obra que o governador anunciou hoje vai trazer água para todos nós”, comentou a moradora de Arara, Analice Barbosa.
Paraíba
Realização de matrículas de novatos na Rede Municipal de Ensino de Campina se encerra amanhã

Encerram-se amanhã, 31 de janeiro, as matrículas para novatos na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande. O processo teve início no último dia 16 de janeiro e segue oferecendo ao todo 8.279 vagas destinadas apenas para os novatos. São 6,718 direcionadas ao Ensino Fundamental I e II e ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e 1,561 disponibilizadas para o ensino infantil.
Segundo o calendário pedagógico, o ano letivo de 2023 será iniciado em 13 de fevereiro. Este ano, a Seduc inicia a distribuição do novo fardamento escolar, composto por camisa, short e tênis. Além de todo o material didático que será distribuído para todos os estudantes matriculados nas escolas e creches do Município, acompanhado de mochila e estojo.
Matrículas
Para realizar a matrícula, pais, responsáveis legais ou o próprio estudante, no caso do EJA, devem procurar a unidade de ensino com toda a documentação necessária para efetivar a matrícula.
Documentos necessários:
– Cópia da Certidão de Nascimento/Certidão de Casamento;
– Carteira de vacinação ou Atestado atualizado;
– 02 fotos 3×4;
– Cópia de comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso);
– Cópia do comprovante de residência;
– Cartão SUS;
– Cartão Saúde de Verdade;
– Cartão Auxílio Brasil;
– Número do NIS do estudante;
– CPF e Identidade do estudante;
– Cópia do laudo médico para estudantes com deficiência referente à Classificação Internacional de Doença (CID).
Paraíba
Prefeitura de Cabedelo convoca ambulantes interessados em trabalhar durante os festejos de Carnaval

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Portos (SEICOP), inicia, nesta terça-feira (31), o cadastro de ambulantes interessados em trabalhar durante as festividade de Carnaval na cidade, que acontecem entre os dias 16 e 21 de fevereiro.
As solicitações devem ser feitas no Centro de Capacitação, localizado à Rua Ismael Farias S/N, Centro, das 9h às 14h. Estão sendo oferecidas, no total, 100 vagas, sendo 76 para carrinhos ( Isopor, Caipifruta e Churrasquinho); e 24 para Comidas e Bebidas. As inscrições seguem até o preenchimento total das vagas disponíveis.
Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento com foto e participarem dos cursos obrigatórios de Manipulação de Alimentos e Primeiros Socorros, que serão ofertados pela Prefeitura.
Os ambulantes que não se cadastrarem terão sua mercadoria apreendida e recolhida durante os dias de festejos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83)3250.3298 (whatsapp).
Carnaval – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), preparou uma programação diversificada, que terá início no dia 16 de fevereiro, com blocos de rua e shows de bandas locais e nacionais na Praia do Miramar
Dentre as atrações nacionais confirmadas, estão a banda Babado Novo e o cantor Reinaldinho (ex-Terra Samba), que vão animar os foliões nos dias 17 e 21 de fevereiro, respectivamente, abrindo e fechando a programação dos shows.
Além deles, a festa também será animada por Ramon Schnnayder, Tracundum, Beto Movimento, James Souza, Bereguedê, Myra Maia, Capilé e Stylo Ousado; e pelos já tradicionais e aguardados blocos de ruas.
O Carnaval em Cabedelo tem como objetivo principal o fortalecimento, potencialização e a promoção da tradição dos eventos carnavalescos que aconteciam na Cidade na década de 90 e que potencializavam a cultura e a economia local, através do fortalecimento da identidade local e do turismo de eventos.
Paraíba
Vereador rompe aliança com prefeita Eunice e anuncia parceria com Eduardo Brito em Mamanguape

O deputado estadual Eduardo Brito recebeu apoio do vereador Barra durante o final de semana, em Mamanguape. O vereador obteve mais de mil votos na última eleição município e rompeu aliança com o grupo da atual prefeita, Eunice Pessoa, para formalizar adesão a Eduardo e passar para o grupo de oposição.
Em redes sociais, Eduardo Brito, destacou apoio. “O Vereador Barra, que obteve mais de 1000 votos nas últimas eleições, rompe com o grupo da atual Prefeita de Mamanguape-PB e passa a integrar as oposições. Seja bem-vindo, meu amigo. Estamos juntos!”, ressaltou.
Confira publicação
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Eduardo Brito | Deputado Estadual – PB (@eduardobritopb)