Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo autoriza licitação de ramais do sistema adutor Nova Camará

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (28), nas cidades de Montadas, Areial e Arara para assinar a ordem de licitação para a implantação de ramais do sistema adutor Nova Camará que garantirão o abastecimento de água nesses três municípios. Os novos ramais do sistema adutor vão trazer segurança hídrica para aproximadamente 27 mil habitantes e representam um investimento de R$ 20 milhões. Prefeitos, deputados estaduais, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.

Para o governador, ter abastecimento de água é essencial para a qualidade de vida do povo, por isso estes novos ramais do sistema adutor Nova Camará vão modificar para melhor a realidade da população de Montadas, Areial e Arara. “Estamos trabalhando muito para ver o crescimento da Paraíba como um todo e com seis anos e nove meses de Governo posso dizer que o Estado passou por um grande desenvolvimento. Hoje Montadas, Areial e Arara iniciam o ciclo do retorno do abastecimento de água às torneiras das casas. Isso vai dar uma vida mais digna para todos”, frisou.

Ricardo Coutinho também lembrou que o Governo do Estado está construindo a TransParaíba, obra hídrica que vai levar água para todo o Curimataú. “É uma obra grandiosa que será o símbolo da mudança de vida para o povo daquela região que tanto necessita do abastecimento de água”, pontuou.

Ele ainda agradeceu a participação popular nas audiências do Orçamento Democrático, destacando que a obra foi uma demanda levada pelo povo na plenária da região. “Aqui iniciamos uma obra fruto do Orçamento, algo que a população pediu, apresentou a demanda e agora a resposta do Governo está chegando”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, enfatizou que o Estado está implantando 1.380 km de adutoras para garantir a segurança hídrica para os paraibanos.“Queremos que a vida das pessoas melhore e as cidades se desenvolvam, e isso acontece através da segurança hídrica. Água é vida e estamos implantando 1.380 km de adutoras para garantir esse bem precioso para a população. Hoje, mais uma licitação é assinada para, em breve, trazermos água de Camará para Montadas, Areial e Arara”, concluiu o secretário.

De acordo com o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima, a obra que será feita pelo órgão vai captar a água na barragem Nova Camará que, atualmente, se encontra com um volume de 550 mil m³, mas deve alcançar um volume muito maior até que os novos ramais sejam concluídos.

A obra licitada consiste na implantação de 27 mil metros de adutora e na construção de uma estação elevatória e uma estação de tratamento, com capacidade para tratar 1.440 metros cúbicos de água por hora.

Segundo o prefeito de Arara, José Ailton, a falta de abastecimento de água é um dos maiores problemas enfrentados pelos cidadãos. “Agradeço a Deus e ao governador por trazer esta alegria para o povo. Esta obra é um sonho de 40 anos que vai ser realizado, quando a água chegar nas torneiras. Estamos muito felizes”, comemorou.  

“Esse Governo investe em todas as regiões e em diversas áreas. É água, é estrada, é escola, ou seja, diversas ações que mudam a vida da população. A volta da água nas torneiras irá fazer com que a vida dos habitantes dessa região seja muito melhor”, disse o deputado estadual Adriano Galdino.

O vereador de Montadas, Ramalho de Sousa, comentou que desde 2012 a população da cidade não tem água nas torneiras. “Estamos vivendo um momento ímpar, porque sabemos que vamos ter a água de volta das torneiras, depois de tantos anos. Agradeço ao governador por iniciar esta obra que vai devolver o abastecimento de água para nosso povo”, falou.

A dona de casa Neide Almeida mora em Areial e citou algumas dificuldades que enfrenta, diariamente, devido a falta de abastecimento de água. “Aqui a luta por água é grande. Tem dias que eu preciso deixar de comprar comida para comprar um botijão de água. Para lavar roupa é uma dificuldade, eu junto bastante e lavo bem rápido para não gastar muita água. Espero que essa obra fique pronta logo”, disse.

“Todos os dias peço a Deus para chover e assim poder encher os baldes sem precisar gastar dinheiro. É difícil viver sem água nas torneiras, mas tenho fé que essa obra que o governador anunciou hoje vai trazer água para todos nós”, comentou a moradora de Arara, Analice Barbosa.

Continue Lendo

Paraíba

Realização de matrículas de novatos na Rede Municipal de Ensino de Campina se encerra amanhã

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Encerram-se amanhã, 31 de janeiro, as matrículas para novatos na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande. O processo teve início no último dia 16 de janeiro e segue oferecendo ao todo 8.279 vagas destinadas apenas para os novatos. São 6,718 direcionadas ao Ensino Fundamental I e II e ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e 1,561 disponibilizadas para o ensino infantil.

Segundo o calendário pedagógico, o ano letivo de 2023 será iniciado em 13 de fevereiro. Este ano, a Seduc inicia a distribuição do novo fardamento escolar, composto por camisa, short e tênis. Além de todo o material didático que será distribuído para todos os estudantes matriculados nas escolas e creches do Município, acompanhado de mochila e estojo.

Matrículas

Para realizar a matrícula, pais, responsáveis legais ou o próprio estudante, no caso do EJA, devem procurar a unidade de ensino com toda a documentação necessária para efetivar a matrícula.

Documentos necessários:

– Cópia da Certidão de Nascimento/Certidão de Casamento;
– Carteira de vacinação ou Atestado atualizado;
– 02 fotos 3×4;
– Cópia de comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso);
– Cópia do comprovante de residência;
– Cartão SUS;
– Cartão Saúde de Verdade;
– Cartão Auxílio Brasil;
– Número do NIS do estudante;
– CPF e Identidade do estudante;
– Cópia do laudo médico para estudantes com deficiência referente à Classificação Internacional de Doença (CID).

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo convoca ambulantes interessados em trabalhar durante os festejos de Carnaval

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Portos (SEICOP), inicia, nesta terça-feira (31), o cadastro de ambulantes interessados em trabalhar durante as festividade de Carnaval na cidade, que acontecem entre os dias 16 e 21 de fevereiro.

As solicitações devem ser feitas no Centro de Capacitação, localizado à Rua Ismael Farias S/N, Centro, das 9h às 14h. Estão sendo oferecidas, no total, 100 vagas, sendo 76 para carrinhos ( Isopor, Caipifruta e Churrasquinho); e 24 para Comidas e Bebidas. As inscrições seguem até o preenchimento total das vagas disponíveis.

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento com foto e participarem dos cursos obrigatórios de Manipulação de Alimentos e Primeiros Socorros, que serão ofertados pela Prefeitura.

Os ambulantes que não se cadastrarem terão sua mercadoria apreendida e recolhida durante os dias de festejos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83)3250.3298 (whatsapp).

Carnaval – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), preparou uma programação diversificada, que terá início no dia 16 de fevereiro, com blocos de rua e shows de bandas locais e nacionais na Praia do Miramar

Dentre as atrações nacionais confirmadas, estão a banda Babado Novo e o cantor Reinaldinho (ex-Terra Samba), que vão animar os foliões nos dias 17 e 21 de fevereiro, respectivamente, abrindo e fechando a programação dos shows.

Além deles, a festa também será animada por Ramon Schnnayder, Tracundum, Beto Movimento, James Souza, Bereguedê, Myra Maia, Capilé e Stylo Ousado; e pelos já tradicionais e aguardados blocos de ruas.

O Carnaval em Cabedelo tem como objetivo principal o fortalecimento, potencialização e a promoção da tradição dos eventos carnavalescos que aconteciam na Cidade na década de 90 e que potencializavam a cultura e a economia local, através do fortalecimento da identidade local e do turismo de eventos.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador rompe aliança com prefeita Eunice e anuncia parceria com Eduardo Brito em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Eduardo Brito recebeu apoio do vereador Barra durante o final de semana, em Mamanguape. O vereador obteve mais de mil votos na última eleição município e rompeu aliança com o grupo da atual prefeita, Eunice Pessoa, para formalizar adesão a Eduardo e passar para o grupo de oposição.

Em redes sociais, Eduardo Brito, destacou apoio. “O Vereador Barra, que obteve mais de 1000 votos nas últimas eleições, rompe com o grupo da atual Prefeita de Mamanguape-PB e passa a integrar as oposições. Seja bem-vindo, meu amigo. Estamos juntos!”, ressaltou.

Confira publicação

 

Continue Lendo