Nos acompanhe

Paraíba

Pessoenses aproveitam espaços públicos e projetos da PMJP para cuidar do corpo

Publicado

em

Iniciar uma atividade física, a prática de algum esporte, não é necessariamente uma decisão muito fácil – existem fatores que pesam na hora de colocar o corpo em movimento. A dica mais importante é, antes de tudo, consultar um bom especialista, para conhecer os próprios limites e não colocar a saúde em risco. Superada essa etapa, é escolher alguma modalidade, de preferência, combinada com hábitos saudáveis.

Os benefícios são enormes. “Minha vida é dedicada a prática de atividades físicas”, desabafa a aposentada Expedita da Silva, que mora no Valentina Figueiredo e se exercita todos os dias na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. “Superei até os traumas de um AVC, porque eu nunca larguei os exercícios. Me sinto bem com meu corpo”, complementa.

Assim como Expedita da Silva, o aposentado Severino Francisco da Silva, utiliza o mesmo espaço para ficar em dia com a saúde. Com uma diferença: ele inicia as atividades enfrentando um percurso de bicicleta que vai do bairro de Quadramares até Mangabeira. “Quando chego aqui, eu faço os exercícios nos aparelhos, para mexer com todas as partes do meu corpo”, explica o aposentado.

Já a maneira encontrada pelo também aposentado Gumercindo Gomes para se exercitar e cuidar do corpo foi caminhar. O local, a ciclovia da Avenida Hilton Souto Maior, que liga o bairro do José Américo ao de Mangabeira. “Não tem desculpa para não fazer exercício, eu acho assim. Eu mesmo caminho aqui todos os dias, mais um monte de gente. Tem o pessoal das bicicletas, que respeitam o nosso espaço. Me faz muito bem”, completou.

João Pessoa conta com uma população de 811 mil habitantes – 13% desse total são idosos, de acordo com último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Encontrar idosos se exercitando nos espaços públicos da cidade é muito comum. “Todos em busca de qualidade de vida”, afirma Ellen Corrêa, coordenadora do projeto João Pessoa Vida Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A gente identifica a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da prática regular das atividades físicas, diminuindo o sedentarismo, doenças como diabetes, cardiopatia. Para participar é só querer, ter força de vontade, que a gente vai monitorando os índices, oferecendo as orientações e auxiliando nos exercícios”, disse.

O projeto atualmente é realizado em 23 praças, que estão localizadas nos cinco Distritos Sanitários da cidade, além de seis Unidades de Saúde da Família (USF), Clube da Pessoa Idosa e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Cirandar (CAPSI). As atividades são abertas ao público onde participam pessoas de todas as faixas etárias.

Outro projeto mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida através da prática de exercícios é o Vivendo em Movimento, que funciona todas segundas, quartas e sextas, de manhã e de tarde, na Associação dos Moradores de Mangabeira VII. “O objetivo é proporcionar uma vida mais funcional para as pessoas, a partir dos 18 anos”, explica Anderson Karlos de Luna, educador físico, ressaltando que as atividades podem substituir alguns exercícios feitos em academias fechadas.

“A academia é mais um tipo de musculação, utilizando pesos, barras, alteres. Nossas atividades têm o caráter de treinamento funcional, com exercícios aeróbicos, com o uso do próprio corpo, que proporciona a queima de gordura e o emagrecimento”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador quer inibir depósito de lixo nas ruas para minimizar alagamentos em dias de chuva

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador coronel Kelson Chaves (PP) durante pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) confirmou que uma audiência será realizada para o desenvolvimento de ações que possam minimizar os efeitos que provocam aos acúmulos momentâneos de água nas ruas da Capital durante dias de chuva intensa.

Segundo o parlamentar, que já ocupou a chefia da Defesa Civil, a audiência acontecerá com o superintendente da Emlur (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) Ricardo José Veloso, para tentar, principalmente, conscientizar a população a adotarem medidas no dia a dia para não mais jogarem lixo nas ruas e, consequentemente, contribuírem para geração do “acúmulo de água“.

As pessoas tem o hábito de colocarem sacolas contendo resíduos nas calçadas, nas vias, enfim e, […] quando a enxurrada chega ela sai levando essas sacolas para bueiros, galerias, calhas e terminam obstruindo esse sistema de drenagem“, afirmou o vereador.

 

Continue Lendo

Paraíba

Comissão edita texto da Lei Orgânica da PMPB que deverá ser entregue à Secretaria de Segurança Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), se reuniu, nesta segunda-feira (22/04), com o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca, para discutir temas importantes à corporação e Segurança Pública do Estado.

Na pauta, temas como a Lei Orgânica da PM, o processo de reclassificação de candidatos no concurso da polícia e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO).

Em vídeo publicado nas redes sociais o parlamentar deu detalhes sobre as tratativas do encontro e anunciou alguns avanços. O mais importante deles a formulação do texto da Lei Orgânica, que, de acordo com Tarcísio, já foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública e deve tramitar até votação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A matéria, na prática, busca readequar e proporcionar melhor estruturação do órgão aos profissionais.

“A questão dos desconvocados o governador já questionou quantas vagas mais precisariam ser abertas para que sejam inseridos novamente no concurso. O coronel falou que são 180 e ao que ele entende, existe sim uma tendência do governador fazer essa convocação. CHO agora nós estamos na dependência do parecer da Procuradoria Geral do Estado, visto que o edital ele é taxativo: a partir do 41º está eliminado. Então já há uma audiência marcada com o procurador do Estado, e aí iremos conversar com ele para trazer a necessidade das vagas que existem. E a Lei Orgânica, que é o que todo mundo está mais ansioso, o texto já foi feito, teve uma comissão onde o comandante-geral falou com a comissão e editou o texto que já foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública e lá vai ser analisado e encaminhado. A nossa luta é que as categorias tenham acesso a esse texto antes de chegar na Assembleia”, detalhou o deputado.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro parabeniza Mangabeira pelos 41 anos de fundação e destaca empreendedorismo local

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), parabenizou, nesta terça-feira (23), o bairro de Mangabeira pelo aniversário de 41 anos de fundação.

De acordo com o parlamentar, Mangabeira se desenvolveu graças ao espírito empreendedor dos seus moradores, que fizeram dele um dos maiores conjuntos habitacionais da Paraíba, com um comércio consolidado e economia pujante.

Ele também lembrou sua atuação em favor do bairro desde a época em que exerceu o cargo de vereador na Capital.

“Mangabeira se destaca por ser uma verdadeira cidade, dentro de uma outra grande cidade que é João Pessoa. Quero agradecer o apoio que sempre recebi no bairro e procuro retribuir com muito trabalho”, afirmou.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba, Eduardo preside a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e a Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Continue Lendo