Nos acompanhe

Paraíba

Grupo de trabalho quer estimular o extrativismo do umbu e da mangaba

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer e estimular a atividade extrativista do umbu e da mangaba, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passa a integrar formalmente um grupo de trabalho criado pelo governo da Paraíba. Uma das principais missões da Companhia é, em conjunto com as entidades parceiras, estimular aqueles que vivem da cultura do umbu a acessar a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Em execução na Paraíba desde 2015, a PGBM-Bio já subvencionou mais de oitocentos mil quilos de mangaba, gerando renda superior a R$ 700 mil para os extrativistas índigenas no estado. No caso do umbu, apesar de ter uma produção estimada em torno de 5 mil toneladas/ano, os extrativistas ainda não acessam a política, que oferece um bônus no caso de venda do produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

O apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade, por meio da PGPM-Bio, organiza o ingresso do produto extrativista no mercado, criando oportunidades de preços justos frente às diferenças regionais e à realidade dos extrativistas. Também promove o ordenamento da cadeia produtiva quanto a oferta, além de aumentar o interesse de diversos setores como indústria de fármacos, cosméticos, higiene pessoal, biocombustíveis, fibras e outros, conferindo maior competitividade aos produtos.

Além de divulgar a PGPM-Bio, o grupo de trabalho recém criado busca promover o alinhamento das ações das políticas de pesquisa, produção, comercialização, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social das populações agroextrativistas envolvidas na cadeia produtiva da mangaba e do umbu.

São parceiros da Companhia no grupo de trabalho a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Continue Lendo

Paraíba

Doutor Jarques participa de assembleia do Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques Lúcio (PSB), participou nesta semana da Assembleia Microrregional promovida pelo Colegiado Microrregional de Água e Esgoto da Paraíba. Em edital, foram convocados a comparecerem gestores das regiões Litoral, Borborema, Espinharas e Médio Piranhas.

O evento, que ocorreu no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB), teve em pauta a autorização da prestação direta regionalizada, a possibilidade de inclusão de municípios não operados na prestação direta regionalizada, a eleição dos membros do Comitê Técnico, dos membros do Conselho Participativo e os Planos Regionais.

Presidente do consórcio de Desenvolvimento do Médio Piranhas (CODEMP), Doutor Jarques celebrou a iniciativa para esforços no desenvolvimento do saneamento básico regional.

“O encontro foi um sucesso, proporcionando um debate produtivo sobre melhorias que serão implementadas na região do Médio Piranhas para beneficiar a população”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Indicador de Desenvolvimento Municipal é apresentado aos conselheiros e diretores do TCE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na tarde desta quarta-feira (17/04), o Tribunal de Contas da Paraíba recebeu o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio, que veio apresentar o Projeto de Indicador de Desenvolvimento Municipal.

O Indicador de Desenvolvimento Municipal é uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com os Tribunais de Contas e os Sebrae’s dos Estados para medir o desenvolvimento dos municípios. A metodologia tem forte influência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A ideia é acompanhar avanços da gestão municipal nas seguintes dimensões: sanitária, ambiental, cultural, econômico, democrático, social, energético e institucional.

A apresentação da metodologia aconteceu no Gabinete da Presidência do TCE-PB e contou com a presença do seu presidente, conselheiro Nominando Diniz, dos conselheiros Fernando Catão, Arnóbio Viana, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, dos diretores Severino Claudino, Ed Wilson Santana , do diretor de auditoria e fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque e do auditor de controle externo, André Agra, além do representante do Sebrae/PB, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, que estava acompanhado do assessor Sérgio Barbosa.

A apresentação foi conduzida por Sebastião Helvécio – Consultor Sebrae Nacional, que contextualizou a aplicação da metodologia nos cenários de desenvolvimento. O trabalho será  realizado com base em diagnósticos, planejamento, estudos preliminares, quesitos e consultas relacionadas ao tema.

O objetivo do indicador é fomentar o desenvolvimento municipal de forma sistêmica, observando o potencial de cada cidade. Helvécio informou que “o indicador propõe uma visão de desenvolvimento em uma perspectiva abrangente e holística”. Ele explicou todas as etapas de construção do indicador e ressaltou as premissas, como alinhamento internacional, aderência à realidade e metodologia robusta.

O conselheiro reforçou que o novo indicador propõe metodologia e pontos analisados diferentes do IEGM, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal. “Os dois indicadores se completam, e poderão espelhar a real situação do município. A análise ano a ano permitirá pontuar a evolução do desenvolvimento de cada cidade”, destacou.

O indicador tem a intenção de  repercutir a preocupação dos Tribunais de Contas do Brasil com a questão do desenvolvimento nacional.  A Constituição, no artigo terceiro, está previsto que um dos objetivos da República Federativa do Brasil é a promoção do desenvolvimento nacional e agora identificado como sendo sustentável e inclusivo. “E, dentro de uma parceria com o Sebrae Nacional, estamos propondo um indicador coerente com a Agenda 2030 e com o nosso trabalho de controle”, argumentou.

Ao final, o conselheiro deixou um questionário que deverá ser estudado pelos auditores e estes devem apresentar sugestões por meio de um formulário específico, que deve ser preenchido até o dia 30 de junho. Por determinação do presidente Nominando Diniz,  no TCE da Paraíba a aplicação da pesquisa será coordenada pelo diretor de auditoria e fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque.

Com a aprovação, a ideia é que o indicador se torne uma ferramenta a ser aplicada pelos tribunais de contas do país, propondo uma visão moderna do controle externo como elemento essencial para a democracia. A expectativa é que até julho seja possível reunir as sugestões para aperfeiçoar o indicador.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB alcança, novamente, topo do ranking dos portais da Transparência do CNMP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba está, mais uma vez, no topo do “Transparentômetro”, ranking da avaliação dos portais da Transparência dos MPs, ao atingir 100% de desempenho. Para isso, o MPPB atendeu a todos os requisitos estabelecidos no Manual do Portal da Transparência, de acordo com a última avaliação feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os dados divulgados se referem ao segundo semestre de 2023.

O resultado foi anunciado na terça-feira (16/04), durante a 5ª sessão ordinária do CNMP, pelo presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), conselheiro Antônio Edílio Magalhães.

Além do MPPB, outros dez Ministérios Públicos receberam a menção “excelente” por alcançarem 100% de desempenho: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, comemorou a posição do MPPB no ranking nacional: “Figurar entre as 11 unidades ministeriais que têm portais de transparência com o nível de ‘excelência’ nos orgulha e nos mostra que estamos no caminho certo para o fortalecimento da comunicação pública e da transparência ativa. Ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia, aumentaram as exigências por informações mais completas, acessíveis e numa linguagem mais palatável. Por isso, perseguimos, de uma forma constante, o aprimoramento das nossas ações, assim como a publicidade delas, dando o melhor retorno possível à sociedade, facilitando o controle social e aprimorando a prestação de contas da gestão pública”, disse.

A análise dos portais da transparência das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro e do próprio CNMP é feita pela CCAF, em cumprimento às Resoluções CNMP números 86 e 89/2012. O Manual do Portal da Transparência do CNMP elenca 525 itens a serem verificados, como acessibilidade e adequação às normas vigentes. O MPPB atendeu a todos os itens.

Clique aqui e confira a tabela

Confira imagem:

Continue Lendo