Nos acompanhe

Paraíba

Grupo de trabalho quer estimular o extrativismo do umbu e da mangaba

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer e estimular a atividade extrativista do umbu e da mangaba, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passa a integrar formalmente um grupo de trabalho criado pelo governo da Paraíba. Uma das principais missões da Companhia é, em conjunto com as entidades parceiras, estimular aqueles que vivem da cultura do umbu a acessar a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Em execução na Paraíba desde 2015, a PGBM-Bio já subvencionou mais de oitocentos mil quilos de mangaba, gerando renda superior a R$ 700 mil para os extrativistas índigenas no estado. No caso do umbu, apesar de ter uma produção estimada em torno de 5 mil toneladas/ano, os extrativistas ainda não acessam a política, que oferece um bônus no caso de venda do produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

O apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade, por meio da PGPM-Bio, organiza o ingresso do produto extrativista no mercado, criando oportunidades de preços justos frente às diferenças regionais e à realidade dos extrativistas. Também promove o ordenamento da cadeia produtiva quanto a oferta, além de aumentar o interesse de diversos setores como indústria de fármacos, cosméticos, higiene pessoal, biocombustíveis, fibras e outros, conferindo maior competitividade aos produtos.

Além de divulgar a PGPM-Bio, o grupo de trabalho recém criado busca promover o alinhamento das ações das políticas de pesquisa, produção, comercialização, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social das populações agroextrativistas envolvidas na cadeia produtiva da mangaba e do umbu.

São parceiros da Companhia no grupo de trabalho a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de São Bento comemora entrega da policlínica: “um sonho realizado para nossa nova cidade”

Publicado

em

O prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio, celebrou a entrega de mais um equipamento de saúde: a policlínica de São Bento. O prefeito destacou empenho do deputado federal Efraim Filho e da gestão municipal para a realização da obra.

“Literalmente um sonho! Conquistado com muita luta e trabalho. Graças a Deus, ao empenho do Dep. federal Efraim Filho e todos (as) da gestão municipal. Um sonho que leva pra todos de São Bento mais comodidade, qualidade, atendimento e prestação de serviço na saúde. A Nova Policlínica de São Bento é mais um sonho realizado para a nossa NOVA CIDADE!”, registrou Dr. Jarques.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro intensifica visitas em João Pessoa no final de semana

Publicado

em

Em busca de apoios para a reeleição na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Eduardo Carneiro intensificou visitas em João Pessoa no final de semana. O deputado registrou encontros em redes sociais.

“Domingo bom é um desse! Visitando os amigos em João Pessoa. Gratidão pela recepção de todos! Sigamos juntos, sempre em frente, trabalhando e buscando fazer o melhor pelo povo paraibano”, destacou Carneiro.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito Zé Aldemir celebra inicio de nova etapa de obras de pavimentações

Publicado

em

A prefeitura de Cajazeiras deu início, no final de semana, a nova etapa de obras de pavimentação asfáltica. As avenidas contempladas serão Francisco Matias Rolim e José Américo de Almeida, na zona norte, e a Rua Tenente Otacílio Fernandes, ligando a zona sul ao centro da cidade.

O prefeito destacou que a obra será realizada com recursos destinados pela deputada estadual Dra. Paula e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro. “Os recursos para essas novas obras de recapeamento e asfaltamento foram conseguidos com nosso trabalho incessante com a Deputada Estadual Dra Paula junto ao Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro. Com a liberação dos recursos federais provenientes da emenda do Deputado Aguinaldo Ribeiro, fizemos gestões junto à Caixa Econômica e à empresa vencedora da licitação, a Niemaia Construções, para o início das obras.”, registrou Aldemir.

Confira publicação

Continue Lendo