Nos acompanhe

Paraíba

Livro Gestão do SUS na PB é lançado na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

Publicado

em

O livro “Gestão do SUS na Paraíba” será lançado no dia 10 de outubro, no Teatro Paulo Pontes. Escrito por profissionais envolvidos na gestão do SUS no Estado, o livro fala sobre a experiência do Curso de Qualificação de Gestores na Paraíba, e busca produzir conhecimento a partir da experiência prática. O lançamento será durante a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Cultural, na capital, onde serão analisadas as prioridades que constam no documento orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, para assim elaborar propostas de fortalecimento dos programas e ações de vigilância nos municípios.

Publicado pela Editora FioCruz, o livro fala sobre a utilização de estratégias de educação e de apoio institucional para a qualificação da gestão do SUS na Paraíba. A publicação foi organizada em quatro partes: Gestão do SUS na Paraíba; Redes de Atenção à Saúde; Qualificação dos Gestores do SUS e Apoio Institucional – Relatos de experiências de tutores, gestores e estudantes.

“Os quase 50 autores foram definidos com base no interesse e no real envolvimento com o processo das respectivas temáticas na gestão do SUS no nosso estado”, disse um dos organizadores do livro, o colaborador do Centro de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) e Doutor em Educação pelo PPGE/UFPB, Volmir Brutscher.

Volmir explicou que o processo de confecção do livro foi longo, por envolver tantos profissionais de saúde. Entre os autores do livro estão a secretária de estado da Saúde, Claudia Veras; a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, e os ex-secretários de Saúde da Paraíba, Roberta Abath e Waldson de Souza. “Foi um processo demorado e delicado, escrito a várias mãos, com muito vai e volta, mas, ao mesmo tempo, bastante satisfatório ao ver o produto se materializando, inclusive escrevendo capítulos inéditos da história do SUS no estado que ainda não se encontravam sistematizados”, explicou Volmir.

A publicação é voltada para trabalhadores e gestores do SUS, além de estudantes da área da saúde em geral. “A publicação do livro é de suma importância pelo registro histórico que ele traz da implementação do SUS na Paraíba, bem como a iniciativa de vincular o Curso de Qualificação de Gestores com o Apoio Institucional ao processo de trabalho, fazendo o estudo a partir da realidade da gestão, levando problemas reais e trazendo reflexões e possíveis soluções para o curso. Seu lançamento representa um momento significativo de socialização e celebração”, disse o colaborador do Cefor-PB.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande lança exposição que retrata O Maior São João do Mundo em xilogravuras

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), lançou mais uma exposição de arte em contrapartida da Lei Emergencial Aldir Blanc, nesta segunda-feira (16). “Raízes de um Povo”, que teve a curadoria do consultor de imagem e produtor artístico Haendel Melo, ficará exposta na galeria Edvaldo do Ó, localizada na sede da Secretaria, até o dia 31 de maio.

Em homenagem ao Maior São João do Mundo, as obras focam não somente na festa, mas também no povo, e, é claro, na cultural, no sentido de resgate e preservação da história.

A regionalidade e tradição da exposição é ainda reforçada pela forma que os festejos são retratados: em xilogravura.

“Raízes de um Povo” une o trabalho de diversos artistas contemporâneos da xilogravura no Estado, a exemplo de Ana Lima, Lina Ganen, Marcela Lopes, Marcelo Soares. Todo o trabalho foi digitalizado, possibilitando que as artes atinjam essa outra esfera de exibição.

Vale pontuar que o acesso à exposição é gratuito, e as visitas podem ocorrer dentro do horário das 8h às 12h, na Secretaria de Cultural, localizada ao lado do Terminal de Integração.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2022: Galdino diz que Efraim Filho estaria quebrando acordo firmado com o Republicanos

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Adriano Galdino (PSB), revelou estar insatisfeito com a postura do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) em realizar pré-campanha ao lado do pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB).

A mágoa, segundo Galdino, se dá porque essa ação não faria parte de um acordo selado entre o Partido Republicanos e o pré-candidato ao Senado, Efraim.

O comentário de Adriano foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (16/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado de vereadores, deputado Tião Gomes faz visitas no município de Solânia

Publicado

em

O deputado Tião Gomes se reuniu com o vereador Flávio Evaristo Azevedo e o suplente de vereador Vavá para realizar série de encontros no município de Solânea, durante o final de semana. O deputado também esteve com o delegado Jovelino e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais para ouvir as demandas da categoria.

“Estivemos juntos esse fim de semana na cidade de Solânea ladeado do vereador Flávio Evaristo Azevedo, do suplente de vereador Vavá, o delegado Jovelino e do nosso presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Jota do Sindicato. No ensejo fomos efetuar uma bateria de visitas aos meus prezados amigos dessa terra querida, ao qual fixei, também residência.”, enfatizou Tião.

Confira publicação

Continue Lendo