Nos acompanhe

Negócios

Um terço dos estagiários é responsável pelo pagamento da própria faculdade

Publicado

em

Arcar com os custos de uma graduação nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante dos percalços econômicos que o país enfrenta atualmente. É fato que o mercado de trabalho foi enxugado devido à crise financeira, por isso, muitas famílias tiveram que apertar o orçamento, no entanto, o investimento nos estudos está entre as prioridades, porém, com a renda familiar reduzida, a despesa está ficando, cada vez mais, por conta dos jovens. É o que revela um levantamento do setor, realizado pela Companhia de Estágios, assessoria especializada no recrutamento e seleção de estagiários, os dados afirmam que, atualmente, a maioria dos estudantes é responsável pelos custos da própria graduação, mas, em contrapartida, eles não estão atrás de vagas que elevem os recursos financeiros, a prioridade no momento é adquirir experiência para construir uma carreira de sucesso, e esse é um momento decisivo para isso segundo especialistas do setor.

Estudantes investem recursos próprios

Nos últimos anos as ofertas de financiamento estudantil, modalidade consolidada em países mais desenvolvidos, vem ganhando espaço por aqui e possibilitando o ingresso de mais jovens ao ensino superior. Além disso, as bolsas integrais ou parciais oferecidas por programas do governo, ou mesmo pelas próprias instituições de ensino, têm tornado o caminho ao diploma mais acessível.

No entanto, a grande maioria dos jovens ainda arca com os próprios estudos. A pesquisa “O Perfil do candidato a vagas de estágios em 2017”, realizada no primeiro semestre do ano, contou com 2.193 entrevistados de todas as regiões do país. Segundo o levantamento, entre aqueles que cursam uma graduação particular, 36% dos alunos pagam o valor total do curso, 30% contam com a ajuda da família e o restante possui bolsa parcial ou integral.

Aprendizagem em primeiro lugar

Apesar da maioria dos jovens arcarem com os custos da própria graduação, o fator financeiro não é o mais decisivo na hora de procurar uma vaga: a pesquisa apontou que a oportunidade de aprendizado é o item mais relevante para a maioria dos estudantes na hora de avaliar uma oferta de estágio. Esse é o maior fator de peso segundo 70,4% dos entrevistados, contra apenas 6,8% que consideram a bolsa auxílio e benefícios oferecidos como o quesito mais importante.

De acordo com Tiago Mavichian, diretor da recrutadora, esse é justamente o foco dos programas de estágio: “O objetivo principal é promover conhecimento e capacitação profissional, tanto é que a proposta central é, sobretudo, ensinar e preparar o jovem para o mercado de trabalho. Isso faz com que o estágio seja considerado como uma extensão da formação acadêmica do aluno, tornando-o um requisito fundamental dentro de uma grade curricular técnica ou universitária mais completa”.

Mas as vantagens não param por aí, pois, o estágio pode abranger, além da esfera educacional e profissional, o desenvolvimento pessoal do jovem, possibilitado a vivência com profissionais consolidados, trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidades e benefícios como carga horária reduzida, bolsa auxílio, auxílio transporte e, até mesmo, recesso remunerado (férias). Configurando uma rotina mais leve para se adequar a vida dos universitários que vivem enfrentando provas, trabalhos e novos desafios em seus cursos.

Entre a cruz e a espada

Experiência para ter emprego, emprego para ter experiência: esse é um dos principais dilemas enfrentados por quem está ingressando no mercado de trabalho, justamente por isso é que os programas de estágio são tão almejados pelos jovens. De acordo com o levantamento da recrutadora, 75% dos entrevistados estavam em busca de uma colocação profissional, mas desses, quase 60% procuravam especificamente por uma vaga de estágio.

Mavichian explica que: “A modalidade exclui qualquer exigência de experiência prévia, portanto, ela serve como ponto de partida desses novos profissionais, pois oferece a eles a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula e, dessa forma, adquirir experiência em sua área de formação para competir no mercado”.

Plano de carreira

Além disso, de acordo com o diretor, os estudantes têm uma motivação a mais, já que, após o final do programa, muitas empresas decidem efetivar seus estagiários, permitindo que eles possam continuar desenvolvendo suas carreiras dentro da organização: “O estudo mostrou que, embora em uma proporção menor se comparado com o fator ‘aprendizado’, o segundo item mais relevante para que o estudante opte pelo estágio é a chance de ser efetivado após a conclusão do programa – cerca de 18%. E isso de fato acontece, pois, muitas empresas encaram o estágio como uma oportunidade para investir no treinamento de um funcionário em potencial, que pode contribuir muito para o crescimento da organizacional, por isso, o estagiário que se destaca durante o programa tem grandes chances de integrar o quadro de colabores da empresa no futuro” – afirma o especialista.

Estágio se torna investimento estratégico

Para mais de 80% dos estudantes, o principal objetivo ao aderir a um estágio é adquirir experiência profissional. Mesmo em tempos difíceis, apenas 15% afirma que complementar a renda familiar está em primeiro plano. Para Mavichian isso é prova de que os jovens têm consciência da importância do momento: “O mercado está começando a se estabilizar e logo apresentará sinais de recuperação, portanto, os profissionais que estiverem melhor preparados conseguirão se destacar com mais facilidade”.

Em vista disso, o diretor afirma que priorizar o trabalho em detrimento dos estudos pode ser um grande erro e retardar ainda mais o desenvolvimento profissional: “Quando as vagas que foram cortadas em decorrência da crise econômica forem retomadas, aqueles que continuaram os estudos, investiram em qualificação e adquiriram experiência no mercado terão mais chances em relação aos demais, portanto, trata-se de um investimento na carreira”.

A dica do especialista é apostar em alternativas que possam agregar novos conhecimentos e valor ao currículo do jovem, como cursos on-line gratuitos, seminários e palestras oferecidos por órgãos públicos, ongs e instituições de ensino e, até mesmo, trabalhos voluntários, que demonstram qualidades profissionais altamente desejadas pelas empresas, sem comprometer o orçamento do estudante.

Continue Lendo

Negócios

Conheça 5 benefícios do chá gelado aprenda a prepará-lo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Conhecido por seus diversos benefícios à saúde física e mental, o chá tem alcançado amantes por todo o mundo. No Brasil, o consumo da bebida cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial que obteve aumento de 13%, segundo dados da consultoria Euromonitor Internacional. Na Tea Shop João Pessoa, é possível encontrar mais de cem mesclas para consumo de chá frio e quente e consultoras  preparadas para orientar e recomendar o blend ideal para a necessidade e paladar de cada cliente.
Com clima tropical e temperaturas altas, o chá gelado que ganha cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Saborosos, refrescantes e pouco calóricos, ele cai bem nesta época do ano.
Confira alguns benefícios da bebida:
1 – Refrescam o corpo: A sensação de frescor e diminuição da nossa temperatura corporal contribuem para o bem-estar e alívio do corpo, nos mantendo ativos por mais tempo.
2 – Facilitam a hidratação: Às vezes, pode ser um desafio beber a quantidade ideal de água todos os dias. Por isso, o chá pode ser um  aliado, já que fornece sais minerais e nutrientes.
3 – Auxiliam na dieta: Além de pouco calóricos, os chás são diuréticos e podem ser 100% naturais, trazendo os benefícios das frutas e ervas in natura. O chá oolong, por exemplo, é conhecido por suas propriedades digestivas enquanto o chá verde ajuda na sensação de desinchaço.
4 – São opções saudáveis para as crianças e idosos: Os chás gelados, por serem saborosos, refrescantes e aromáticos, podem substituir bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos de caixinha. Além disso, quando escolhemos chás premium, temos certeza que a mescla não terá adição de açúcar e conservantes – sendo uma alternativa saudável para a lancheira dos pequenos.
5 – Combinam com drinks e receitas refrescantes: Seja fazendo um sorvete, um smoothie, um drink ou um soft drink, os chás trazem sabor para as receitas sem adição de calorias, além de facilitar o preparo.
Aprenda a preparar:
Escolha o tipo de chá: Priorize chás em folhas, de produção artesanal e que leve somente ingredientes naturais;
Entenda a quantidade: No preparo gelado, deve ser acrescentado 3g de chá para 100ml de água quente;
Cuidado com a temperatura e tempo de infusão: É preciso seguir a temperatura da água para cada família de chá, além do tempo que a mescla deve ficar infusionando. Isso garante que as folhas não irão ficar amargas ou perder os benefícios;
Acrescente gelo: Depois de tirar da infusão, basta passar o chá da caneca ou bule para um copo com bastante gelo e esperar um minuto e provar.
Para quem quer conhecer o mundo dos chás, a Tea Shop em João Pessoa está localizada no Empresarial Buenos Ayres – R. Marcionila da Conceição, 5050 – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-000 -, loja 4 — . Mais informações pelo instagram @teashop_cabobranco.

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP disponibiliza 118 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem busca se posicionar no mercado de trabalho, na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30), 118 vagas, que abrangem mais de 30 funções diferentes. Para concorrer, os candidatos podem agendar o atendimento pela internet.

No destaque, a lista traz 15 oportunidades para atendente de lanchonete, com exigência de, pelo menos, três meses de experiência na função e Ensino Médio completo.

Há também 11 funções que não exigem experiência: são 10 vagas para eletricista (habilitado tipo B); 09 para eletricista de instalações (habilitado tipo A); 06 para auxiliar administrativo (estágio); 04 para instrutor de cursos livres; 02 para vendedor interno; 02 para auxiliar operacional de logística; 01 para engenheiro de produção (estágio); 01 para costureira em geral; 01 para assistente administrativo (estágio); 01 para assistente de vendas; 01 para auxiliar de logística (exclusiva para pessoa com deficiência); e 01 para motorista de automóveis.

Entre outras oportunidades, há ainda 04 para atendente de telemarketing; 04 para auxiliar administrativo; 02 para gerente de produção; 01 para motoboy; 01 para representante comercial autônomo; 01 para estoquista; 01 para auxiliar de cozinha; 01 para podólogo; 01 para técnico em eletrônica; e 01 para supervisor comercial.

O detalhamento sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas, pode ser conferido no Painel da Empregabilidade, no endereço agendamentosinejp.joaopessoa.pb.gov.brNo site, também é possível agendar atendimento, seja para cadastro ou atualização cadastral, bem como para serviços relacionados ao seguro-desemprego.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Negócios

Última semana de janeiro acumula 106 oportunidades de trabalho em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última semana do mês de janeiro, a Prefeitura de Campina Grande oferece 106 oportunidades no município. As vagas podem ser acessadas por meio do Sine Municipal de forma presencial e online. Para concorrer a uma das vagas, é necessário procurar o órgão, munido da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Os profissionais interessados nas vagas para banco de talentos, estágios, saúde e educação superior devem fazer cadastro no link: https://unifacisa.solides.jobs/. Os candidatos a qualquer uma das demais oportunidades também podem realizar o procurar o Sine Municipal através do instagram oficial: @sinemunicipalcg.

Interessados devem acessar o sistema online, através do links para Novo Cadastro e/ou Atualização Cadastral: https://forms.gle/h8yVfRj2eCNurJij6, e Cadastro de Currículo Online: https://forms.gle/ehtTJHd2zXovA1Pu5. É importante que os campos sejam completamente preenchidos, com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na Rua Santa Claro, S\N, Centro – próximo ao terminal de integração de passageiros. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

Estão à disposição dos trabalhadores em Campina Grande as seguintes vagas:

Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Analista de suprimentos (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Analista de Inbound Marketing (ensino superior completo em Marketing e\ou publicidade, comunicação em geral + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente de almoxarifado (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Arquivista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Artífice de manutenção (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar de cozinha (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Auxiliar de limpeza (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Carpinteiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Churrasqueiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Confeiteiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Consultor comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Controlador de pragas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Costureiro de máquinas industriais (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Cozinheiro de restaurante (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Cozinheiro do serviço doméstico (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador de atendimento (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador(a) de curso Sistemas da Informação (ensino superior em sistemas de informações e\ou áreas afins + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de enfermagem PA Pediatria SADT (curso superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador de curso de Enfermagem (ensino superior em enfermagem e\ou áreas afins + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de curso de Odontologia (ensino superior em odontologia + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de hotelaria (ensino superior completo em hotelaria\ turismo e\ou afins completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador administrativo (ensino superior completo em administração e\ou áreas afins) 1 vaga

Designer Gráfico – Marketing (Curso de designer gráfico e\ou habilidade comprovada + 6 meses de experiência) 1 vaga

Estagiário em arquitetura (ensino superior em curso em arquitetura + cursando acima do 4º semestre) 1 vaga

Eletricista de manutenção industrial (ensino técnico completo em eletroeletrônicos e\ou instalações industriais + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Embalador à mão (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Empregado nos serviços gerais do lar (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Enfermeiro de centro de imagem (curso superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Enfermeiro(a) assistencial – BANCO DE TALENTOS – (ensino superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Fiscal de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Fiscal de prevenção de perdas (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Fisioterapeuta (curso superior completo em fisioterapia + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Farmacêutico clínico (ensino superior completo em Farmácia + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Faturista hospitalar (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Gerente de loja e supermercado (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Instalador, reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (ensino médio + 6 meses de experiência) 1 vaga

Motorista de caminhão (ensino médio completo + 6 meses de experiência + CNH tipo D) 2 vagas

Nutricionista (ensino superior completo em nutrição + 6 meses de experiência na função) 3 vagas

Operador de caixa (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 4 vagas

Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Padeiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Servente de limpeza (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Supervisor administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Supervisor de vendas de serviço (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico em refrigeração e instalação (ensino técnico em refrigeração e afins + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico de informática e suporte (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico de enfermagem – BANCO DE TALENTOS – (ensino técnico completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Técnico em Segurança do Trabalho (ensino técnico completo em Segurança do Trabalho + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico de saúde bucal (ensino técnico completo em saúde bucal e\ou consultório odontológico + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Telefonista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 14 vagas.

Continue Lendo