Nos acompanhe

Notícias

Presidente da Asplan destaca prioridades da entidade no próximo triênio

Publicado

em

Trabalhar para a manutenção do equilíbrio financeiro e econômico da Asplan e da oferta dos serviços sociais e técnicos prestados ao produtor associado, buscar formalizar parcerias público-privada com os governos estadual e municipal para melhorar as condições das estradas por onde escoam a produção canavieira, estreitar os laços com as indústrias e acompanhar as negociações para fixação de melhores valores da cana-de-açúcar. Esses são alguns dos focos de atuação do novo presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Morais que, nesta terça-feira (10), durante uma Assembleia Geral Ordinária, foi escolhido, por aclamação, para dirigir no próximo triênio 2017/2020 os destinos da entidade, que congrega cerca de 1.500 produtores. José Inácio vai presidir a Asplan pela segunda vez.

Além da presidência, foram eleitos os novos membros da diretoria, além dos Conselhos Fiscal e Executivo da Asplan. Para José Inácio, que é um grande produtor de cana, além de outras culturas agrícolas e atividades empresariais, voltar a presidir a entidade é um esforço pessoal em prol do histórico da Associação. “Resisti o quanto pude em aceitar ser novamente o presidente desta Casa porque sei da dedicação que precisarei ter para dar continuidade ao trabalho que ela realiza, mas avaliei que ainda podia dar uma boa contribuição para que a Asplan se fortaleça cada vez mais”, disse José Inácio.

A assembleia se realizou de forma tranquila, no mini auditório da entidade, em João Pessoa, já que o nome de José Inácio era consenso entre todos os produtores. Depois de lida a Ata e os nomes que comporiam a nova diretoria e Conselhos pelo advogado Ricardo Afonso todos foram eleitos por aclamação. Antes, o atual presidente, Murilo Paraíso, o diretor tesoureiro, Oscar de Gouveia e o vice-presidente, Raimundo Nonato, falaram sobre a importância da união dos produtores, ressaltaram a questão da sucessão ter se dado de forma consensual e agradeceram a compreensão de José Inácio em aceitar mais essa missão. A nova diretoria contempla nomes que já exerciam cargos na atual gestão, tem representatividade de todas as regiões produtores de cana e abriu espaço também para as novas gerações, além de democratizar o poder com a criação de dois cargos para vice-presidente, vice-diretor secretário e vice-diretor administrativo-financeiro e fortalecer o departamento técnico com a criação do cargo de diretor técnico

Alguns produtores, apesar de ser uma eleição em chapa única, fizeram questão de prestigiar o momento. Foi o caso de Paulo Coutinho que ainda não tinha visto a reforma e revitalização do prédio da Asplan concluída este ano. “Nossa associação está cada vez mais bonita e fortalecida e a cada gestão melhora, de forma que todos nós estamos de parabéns por termos a capacidade de mantermos essa união que só nos torna mais fortes e mais reconhecidos como entidade de classe”, disse Paulo Countinho.

E antes mesmo da Assembleia, o novo presidente que inicia o mandato no próximo dia 17, quando termina o do atual dirigente da Asplan, Murilo Paraíso, já começou a trabalhar. Nesta segunda-feira, José Inácio se reuniu com a diretoria do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB) para tratar do projeto de revitalização das estradas de Santa Rita. A proposta é recuperar 13 km de vias, através de uma parceria público/privada que envolverá a Prefeitura de Santa Rita, o Governo do Estado e os produtores da região. Ação similar já foi feita na primeira gestão de José Inácio na Asplan, em 2006, quando o Estado e a Prefeitura entraram com maquinário e pessoal e os produtores com o combustível usado pelas máquinas. “As prefeituras têm as máquinas adquiridas através do PAC, mas não têm o combustível, o estado tem o pessoal e autorização para execução dos serviços e os produtores têm interesse de melhorar o escoamento da produção”, afirma José Inácio.

Continue Lendo

Paraíba

Conselheira paraibana debate com deputados Exame Nacional de Medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A médica, conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba e integrante da Comissão de Assuntos Parlamentares do CFM, Annelise Meneguesso, participou no Congresso Nacional de discussões sobre o projeto de Lei 785/2024, de autoria do deputado Doutor Luizinho (PP/RJ), que altera a Lei nº 3.268/1957, para instituir o Exame Nacional de Proficiência em Medicina.

O CFM aponta que o Brasil contava em 2023 com 389 escolas de Medicina em funcionamento, número inferior apenas ao da Índia, que conta com população seis vezes maior do que a brasileira. “Todos os anos, cerca 34 mil novos médicos são inseridos no mercado de trabalho e precisamos saber a qualidade dessa mão de obra, pois estamos falando de saúde, de vidas”, disse a médica.

Conforme o projeto, o exame deve ser regulamentado em provimento do CFM, como requisito para o registro de médicos nos Conselhos Regionais de Medicina e para o exercício da profissão médica. “Isso ainda é novo e estamos debatendo dentro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Medicina, com o apoio da Frente Parlamentar de Medicina”, afirmou Annelise, destacando que existe no Brasil uma abertura indiscriminada de escolas de medicina, deixando o país entre os 10 maiores países do mundo com mais formação médica.

“Temos muitos médicos por conta dessa distribuição irregular. Com essa abertura desenfreada e sem infraestrutura de novos cursos, perdeu-se o filtro. Precisamos ter algo que garanta a formação de um bom profissional que cuida das pessoas e para isso é fundamental termos um exame nacional. É preciso saber se o novo profissional tem competência para cuidar da saúde da população. Por isso, estamos discutindo o projeto do deputado Doutor Luizinho sobre o tema, realizando algumas alterações e em busca de apoio parlamentar para sua aprovação”, destacou a médica.

Pé Diabético – Annelise Meneguesso também abordou outra temática importante voltadas a prevenção e cuidados com os diabéticos nos gabinetes dos deputados Nikolas Ferreira e Luiz Couto.

Coordenadora do grupo de trabalho sobre ‘Pé Diabético’ no CFM, a médica propôs ao deputado paraibano Luiz Couto a realização de uma audiência pública para discutir o tema. O objetivo é criar um Dia Nacional sobre o assunto como forma de alertar e prevenir a população sobre a amputação do membro.

“O deputado foi muito receptivo a nossa proposta para realização da audiência pública. O pé diabético é a principal causa de amputação não traumática. Por isso é importante diagnosticar precocemente. Precisamos criar uma campanha de conscientização de cuidados com o pé diabético, com o objetivo de debater esse tema com a classe política, entidades e sociedade”, disse Annelise Meneguesso.

Continue Lendo

Paraíba

Encontro entre secretário Jhony Bezerra e Gervásio Maia pleiteia ações à Saúde das cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), visitou nesta sexta-feira (19/04) a Secretaria de Saúde do Estado para pleitear junto ao titular da pasta, Jhony Bezerra, ações em benefício à Saúde de municípios paraibanos.

A articulação buscou benefícios às cidades de Aparecida, Belém e Coremas. Gervásio intermediou a reunião com os gestores dos municípios na sede da Secretaria. Estiveram presentes o prefeito de Aparecida, João Neto, a diretora do Hospital Distrital de Belém, Camila Cardoso, e o ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Tibério Limeira compartilha experiências no 128º Fórum Nacional de Secretários de Administração

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), esteve na cidade de Salvador durante os dias 18 e 19 deste mês para participar do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). O evento reuniu os secretários da pasta dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Durante os dois dias, o público presente pode participar de palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos que debateram o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos Estados, além de trocar experiências com outras gestões federativas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tibério demonstrou a importância do encontro na construção de novas políticas públicas que beneficiem a população.

“Um evento extremamente produtivo, representativo, com a participação da grande maioria dos secretários de Estado do Brasil onde nós pudemos passar dois dias de muita troca de experiências e aprendizados, construção inclusive de pautas de políticas nacionais para os Estados brasileiros e também sugestões para o Governo Federal, e naturalmente, apresentar as boas práticas e celebrar o reconhecimento pelas ações que a gestão comandada pelo governador João Azevêdo tem feito pelo povo da Paraíba”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo