Nos acompanhe

Brasil

Apenas 5% das leias sancionadas no Brasil tratam sobre Segurança Pública

Publicado

em

Apenas 5% das leis sancionadas no Brasil em 2016 tratam de temas ligados à segurança pública, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz. Dos 171 projetos promulgados pelos presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer, nove eram da área de segurança, revela O Globo.

O dado representa uma queda em relação a 2015, quando 16 leis sobre o tema foram promulgadas, o equivalente a 11% dos projetos sancionados naquele ano. As informações são do relatório “O papel do Legislativo na segurança pública”, divulgado anualmente pelo instituto.

Entre as leis sancionadas no ano passado, estão a nº 13.293/2016, que tipifica o terrorismo, e a Lei 13.293/2016, que concedeu anistia a policiais e bombeiros militares que participaram de movimentos grevistas.

Quando são analisados todos projetos sobre o tema apresentados nas duas Casas, e não apenas os aprovados, a proporção é maior: na Câmara dos Deputados, foram 478 proposições sobre segurança pública, de um total de 1.726 (27%). No Senado, das 469 propostas, 80 tratavam do tema (17%).

LAVA-JATO INTERFERIU NA PRODUÇÃO LEGISLATIVA

O Instituto Sou da Paz também dividiu os projetos em diversas categorias, de acordo com o seu conteúdo. Na Câmara dos Deputados, pouco mais de 30% tratavam do endurecimento da legislação: 76 propuseram a criminalização de novas condutas, e 71 buscavam aumentar a pena de crimes já previstos em lei.

Em relação às propostas apresentadas no Senado, o instituto destacou que 27,1% visavam mudanças no processo penal, o que foi considerado “um claro indício da influência da Operação Lava Jato na produção legislativa”. As proposições incluíam temas como delação premiada, corrupção praticada por agentes públicos e a divulgação pela imprensa de conversas interceptadas pela Justiça.

Dos 513 deputados, 196 (38%) apresentaram ao menos um projeto sobre segurança pública. Os maiores propositores foram o Cabo Sabino (PR-CE), com 41 propostas; Alberto Fraga (DEM-DF), com 29; e Rômulo Gouvea (PSDB-PB), com 15.

Apenas 5% das leis sancionadas no Brasil tratam sobre segurança públicaNo Senado, 47 parlamentares se dedicaram ao tema (o equivalente a 57% do total). Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o que mais apresentou projetos (13), seguido Raimundo Lira (PMDB-PB), com 10, e Telmário Mota (PTB-PR), com sete.

Continue Lendo

Brasil

“Trabalhando duro para isso”, diz Cabo Gilberto sobre desejo de relatar PEC das Drogas na Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) afirmou que está atuando nos bastidores da Câmara dos Deputados, em Brasília, para ser o relator da PEC das Drogas na Casa Legislativa.

De acordo com o parlamentar, ele, pessoalmente, já teria solicitado aos líderes da Câmara a oportunidade de relatar a matéria uma vez tratar-se de uma pauta importante cujo resultado, há muito, é cobrado pela população.

Drogas não! De forma nenhuma!“, frisou o deputado.

Os comentários do Cabo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (17/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Brasil

Relator na Câmara, Aguinaldo participa de audiência sobre a Reforma Tributária e o setor produtivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP), participou, nesta terça-feira (16/04) de forma virtual do Seminário Alimentos e Bebidas para debater o impacto da matéria no setor de bares e restaurantes.

Aguinaldo disse que a aprovação da PEC “foi fruto de um diálogo franco”. Ele explica: “Estivemos com os setores de alimento, nas suas diversas especificidades, representado cada interesse”.

Sobre a transição, o deputado ressaltou que houve “um cuidado no debate para que não houvesse nenhum movimento abrupto, e que de forma permanente a partir da regulamentação pudéssemos ter o tempo suficiente para avançarmos no sistema tributário que reflita exatamente o que queríamos na adoção de um IVA moderno”.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 prevê a unificação dos principais tributos sobre o consumo de bens e serviços que hoje são cobrados com alíquotas distintas nos âmbitos federal, estadual e municipal, adotando o sistema baseado no conceito de Imposto sobre Valor Agregado, conhecido como IVA e que atualmente é utilizado em mais de 170 países.

Continue Lendo

Brasil

Em Brasília, Eduardo Carneiro busca aquisição de recursos para impulsionar o esporte na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro, esteve em Brasília, nesta terça-feira (16/04), para participar de uma reunião no Ministério do Esporte em busca de adquirir recursos para ampliar e impulsionar as atividades esportivas na Paraíba.

O parlamentar deliberou com o secretário executivo da pasta, Diego Galdino, na oitiva que contou com a presença dos deputados paraibanos Wilson Filho (Republicanos) e Wilson Santiago (Republicanos).

Na oportunidade também foram discutidos detalhes para os próximos eventos esportivos no Estado, a exemplo dos Jogos Abertos de Vôlei e Futsal, Jogos da Juventude e Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

Confira:

Continue Lendo