Nos acompanhe

Paraíba

Luciano inaugura Centro de Reabilitação e amplia atendimento a deficientes

Publicado

em

As pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual ganharam da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na manhã desta quinta-feira (19), um novo espaço para tratamentos. O prefeito Luciano Cartaxo inaugurou o Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, no Cais de Jaguaribe, oferecendo os serviços para todas as faixas etárias e centralizando a distribuição de insumos e medicamentos específicos para estes pacientes. Além disso, o prefeito também inaugurou as novas instalações do setor de órteses, próteses e ostomizados no mesmo local, tornando o Centro de Reabilitação em um espaço de referência para estas pessoas e garantindo um atendimento mais especializado e humanizado.

“Neste Centro vamos atender diariamente pessoas com deficiência fazendo a reabilitação, oferecendo um cuidado especial através de nossas equipes multiprofissionais não só para o paciente, mas para toda a família. Nossa ideia aqui é centralizar todos os serviços oferecidos para este público, trazendo para cá também a dispensação dos medicamentos e facilitar o acesso deles, já que poderão buscar aqui o atendimento e tratamento sem a necessidade de passar por uma Unidade de Saúde da Família para pegar a requisição”, explicou o prefeito. Segundo Luciano Cartaxo, antes os pacientes recebiam os medicamentos nos distritos sanitários, nas farmácias, nos Cais do Cristo e Mangabeira, mas agora todos os insumos serão distribuídos no Centro de Reabilitação.

Com a ampliação destes serviços, o novo espaço da Atenção Especializada, se soma aos esforços da gestão municipal na Atenção Básica com o Programa Gerente Saúde, e contará com fisioterapeuta, ortopedista, urologista, terapeuta ocupacional, assistente social, psiquiatra infantil e adulto, além de educador físico. Ele fará uma ponte com o Centro de Referência Municipal de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), localizado no bairro Pedro Gondim, que atende crianças e os jovens até os 18 anos. O diferencial do Centro de Reabilitação inaugurado hoje é que ele atende a todas as idades e os pacientes não precisam passar pela regulação para receber o atendimento, podendo se dirigir ao Centro por demanda espontânea.

“O Centro dispõe de vários equipamentos de reabilitação para as terapias como barra paralela, escadas, tatame, esteira, bicicletas, além de brinquedos de suporte educativo, de fonoaudiologia e de psicologia, que sabemos que são muito importantes para estes usuários. Com este Centro nós ampliamos nossa capacidade de atender pessoas com deficiência e melhoramos o fluxo, dando mais rapidez aos atendimentos”, destacou Luciano Cartaxo.

Além do prefeito Luciano Cartaxo, e da primeira-dama e madrinha do Centro de Reabilitação, Maísa Cartaxo, participaram da solenidade o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros; a coordenadora do Centro de Reabilitação, Mariana Pessoa; e vereadores como o líder da Bancada, Milanês Neto, Thiago Lucena, Helena Holanda; e o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcus Vinícius.

Continue Lendo

Paraíba

Secretário Tibério Limeira comenta arquivamento de processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após o arquivamento do processo que investigava a destinação de recursos estaduais ao Hospital Padre Zé, o então secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Tibério Limeira, expressou tranquilidade com o resultado das investigações e reforçou a importância das ações tomadas em prol das populações mais vulneráveis durante a pandemia.

Segundo Limeira, todos os termos de colaboração entre o Governo do Estado da Paraíba e o Hospital Padre Zé foram meticulosamente planejados e executados com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de rua, de baixa renda e em estado de vulnerabilidade.

“Nosso foco sempre foi garantir que esses grupos tivessem acesso a alimentação adequada e segura, especialmente durante um período tão difícil como o que foi a pandemia”, afirmou o secretário.

Tibério ainda destacou que o rigoroso cumprimento das exigências legais foi fundamental para a autorização do pagamento dos valores pactuados entre as partes.

“Desde o início, nos comprometemos a seguir todas as diretrizes e normas legais para assegurar que cada centavo fosse aplicado de maneira correta e eficaz”, comentou Limeira.

Além da alimentação, o processo investigado pelo Ministério Público Federal avaliou outras medidas de assistência, como a distribuição de kits de higiene e a realização de ações para garantir o acesso à saúde e a assistência social para os grupos vulneráveis.

“Nossa abordagem foi ampla, tentando cobrir as diversas necessidades dessas populações, que foram duramente atingidas pelo isolamento social e pela crise econômica”, explicou.

O arquivamento do processo vem reafirmar a legalidade e a integridade das ações do governo estadual em colaboração com o Hospital Padre Zé. Tibério Limeira aproveitou a ocasião para agradecer a dedicação e o trabalho árduo de todos os envolvidos nas iniciativas, desde os funcionários do governo até os voluntários e profissionais de saúde que estiveram na linha de frente.

Com o fim desta investigação, o secretário Tibério Limeira, hoje na pasta da Administração, reiterou o compromisso do governo em continuar trabalhando e apoiando projetos e parcerias que visem o bem-estar dos mais necessitados, sempre com transparência e observância às normas legais.

Continue Lendo

Paraíba

Videocast ‘Sem Contraindicação’ debate importância dos setores de Urgência e UTI Pediátrica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A importância de setores de Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a área pediátrica e serviços inovadores para promoção do bem-estar da criança são os temas do episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.

Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu dois especialistas na área: a doutora Janine Alencar, coordenadora médica de UTI Pediátrica, e a doutora Íris do Céu de Carvalho, coordenadora médica da Urgência e Emergência.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” tem como proposta divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina, além de trazer novidades sobre a Unimed João Pessoa.

Novos episódios são publicados toda quinta-feira no YouTube e no Spotify, e também ficam disponíveis aqui no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP lança campanha ‘A Câmara tá no Centro’ para destacar programa de revitalização do Centro Histórico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ofereceu, na manhã desta quinta-feira (18), um ‘coffee break’ de lançamento da campanha ‘A Câmara tá no Centro’, que destaca a participação da casa legislativa no ‘Viva o Centro’, programa de revitalização do Centro Histórico da Capital paraibana. O evento aconteceu na sala de recepções do Ilha Tech, no bairro da Torre.

A nova campanha tem a proposta de mostrar as melhorias que serão destinadas à região central da cidade, tais como a isenção de impostos como: Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto por Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) e Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); além da redução de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviço (ISS) para quem quer investir no Centro. Outros benefícios evidenciados pela campanha são a construção da Casa da Mulher Brasileira, para atender vítimas de violência doméstica, além da realocação da Guarda Municipal para a antiga sede da Prefeitura.

“Estamos fazendo este ‘coffe break’ para apresentar à imprensa a nova campanha publicitária da Casa, que traz um tema importantíssimo, a revitalização do Centro Histórico, onde está situado nosso comércio e a nova sede da CMJP. Se Deus quiser, até o final do ano teremos um novo prédio, com total sustentabilidade, que une o novo ao antigo, garantindo a preservação do nosso patrimônio histórico. Fico muito feliz pela Diretoria de Comunicação da Câmara apresentar para toda imprensa paraibana essa nova campanha publicitária”, ressaltou o presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsney (Avante).

O presidente também aproveitou para convocar a população para participar da Feira de Negócios Viva o Centro, que vai acontecer nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro do SESC – Centro.  “Os principais órgãos de governo vão participar dessa Feira, para orientar a população sobre os benefícios que serão dispensados para a revitalização do Centro. Esse tema foi puxado pela Câmara e já trouxe melhorias, e pretendemos avançar ainda mais. Algumas empresas estarão presentes neste evento, anunciando novas vagas de emprego. A Câmara também sugeriu a diminuição da tarifa dos ônibus aos clientes que fizerem compras no Centro em determinados períodos do ano. Com vários atrativos, vamos chamar o povo para o comércio do nosso Centro, fazendo com que ele se restabeleça”, arguiu.

Dinho ainda ressaltou que a Câmara realizou sessões itinerantes pelo Centro da cidade, durante as quais ouviu a população e os comerciantes da área. Em seguida as demandas foram organizadas em um documento, com sugestões que estão incluídas neste programa de revitalização.

“A busca de parecerias vem se travando desde o início desta Legislatura, quando os vereadores se reuniram no Centro, conversaram com os comerciantes e viram a gravidade da situação em que se encontrava aquela região da nossa cidade. Percebeu-se um processo de abandono, a Câmara comprou esta briga e vem buscando parceiros como a Fecomércio, a CDL, a Prefeitura e o Governo do Estado, com contrapartidas para garantir incentivos à população do Centro, que precisa ser revitalizado, em um ambiente com mais moradias e com um comércio pujante”, relembrou o diretor de Comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior.

“A ‘Câmara tá no Centro’, inclusive fisicamente, com a nova sede que terá um maior espaço para discutir os problemas de João Pessoa”, destacou o diretor de Comunicação, explicando que a campanha publicitária será veicula nas tevês, na mídia impressa e nos portais, com o conceito de que a Câmara está no centro das discussões desse programa. “É importante que a imprensa abrace essa campanha, pois é uma grande ferramenta para levar para os cidadãos de João Pessoa essa bandeira, que deverá ser abraçada por todos”, alegou Suetoni.

“É um momento importante para a Casa do Povo, mas ainda mais significativo para o Centro. A Câmara vem liderando as discussões que buscam a melhoria da segurança, da infraestrutura e do comércio local. Essa campanha tem o objetivo de mostrar como a união dos poderes possibilitou que essas discussões saíssem do plenário da Casa e fossem de fato às ruas. Durante toda a execução, pensamos em transmitir que o foco agora é cuidar da nossa cidade e revitalizar, reformar e reconstruir o Centro”, destacou Maria Eduarda Camilo, a Ma Du, voz e presença da campanha.

Os vereadores da Casa que prestigiaram o evento, Bosquinho (PV), Zezinho Botafogo e Odon Bezerra, ambos do PSB, exaltaram a participação da Câmara nas discussões em torno da revitalização do Centro Histórico e destacaram a importância dos veículos de comunicação abraçarem essa campanha para que ela atinja o mais amplamente a população.

Jornalistas e representantes de diversos veículos de comunicação da cidade, tais como o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Marcos Wéric; o secretário de Comunicação da PMJP, Janildo Silva; e o editor geral da Rede Paraíba de Comunicação, Laerte Cerqueira participaram do evento.

Continue Lendo