Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado

em

Com a presença de representantes de instituições científicas e educacionais teve início na manhã desta quarta-feira, 25, no Parque da Criança, a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. O evento, que vai se prolongar até esta quinta-feira, 26, tem como tema “A Matemática está em tudo!”. A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de outras pastas do governo municipal. O evento também recebe apoio de órgãos como Fapesq-PB, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Na abertura do evento, o prefeito Romero Rodrigues foi representado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Tovar Correia Lima, que fez um pronunciamento destacando a importância do evento. Além dele, estiveram integrando o espaço destinado às autoridades os secretários Fábio Medeiros (Agricultura), Eva Gouveia (Semas), Gildo Silveira (Executivo da Educação); vereador Álvaro Farias; coordenador do Sine Municipal, Hércules Lafite; coordenadora do Meio Ambiente, Denise Sena e o padre Luiz Vieira (diretor da Escola Técnica Redentorista).

A programação de abertura constou, além do pronunciamento de abertura, com várias apresentações culturais. Houve a participação da Filarmônica Epitácio Pessoa, que executou os Hinos Nacional e de Campina Grande. O público também aplaudiu intensamente a apresentação da banda marcial da Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino Guimarães, do bairro do Pedregal, integrada por trinta crianças.

Participam do evento com apresentação de projetos e atividades as seguintes instituições: UFCG, UFPB, UEPB, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Colégio 11 de Outubro, Colégio Panorama, Colégio Petrônio Figueiredo, Escola Virgem de Lourdes, Escola Técnica Redentorista e Escolas Estaduais (Augusto dos Anjos, Ademar Veloso da Silveira, Severino Cabral, Liberdade, Irmã Zuleide Cavalcante Porto, Raul Córdula, Hortênsio Ribeiro, Nenzinha Cunha Lima e Padre Emídio Viana Correia).

Entre os órgãos municipais, estão apoiando a iniciativa as Secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Sejel, Sesuma, STTP e outros segmentos do governo municipal de Campina Grande. Também participarão instituições como Embrapa/Algodão, Escola José Bezerra de Andrade (Santa Cruz-PE), FACISA/CESED, SENAI/PB, SESI/PB e Instituto Nacional do Semiárido – INSA.

Programação – Ao longo deste dia 25, até às 16h, as atividades do evento serão coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da PMCG. Ainda de acordo com a programação, nesta quinta-feira, 26, a partir das 6h, haverá atividade física coordenada pelo Programa Mexe Campina, da Sejel/PMCG. Logo depois, às 9h, o professor Emir Candeia Gurjão vai proferir palestra sobre “Inteligência artificial e o futuro”.

Ainda no dia 26, a partir das 10h, o professor Juscelino Farias Maribondo (Engenharia Mecânica/UFCG) falará sobre o tema “Competição SAE BRASIL de Fórmula 1”. Já às 14h, tendo a coordenação do Centro Cultural Lourdes Ramalho/SECULT, acontecerá atividade sobre o tema “Sustentabilidade: PUFF com garrafa PET”.

Atividades também acontecerão no Museu Vivo da Ciência neste dia 26, começando às 9h, com a temática “Matemática de Excelência em tudo e o alcance de todos: uma conversa com professores” (Laboratório de Matemática), tendo a coordenação do professor Silvânio Andrade – PPGECM/UEPB. Também a partir das 9h, acontecerá uma Oficina de Redação, no auditório 1, sendo coordenada pela professora Edvana Vieira/EEFM Raul Córdula.

Em seguida, a partir das 14h, a professora Lívia Maria Sampaio Campos (DSC/UFCG) falará sobre a temática “Como o pensamento computacional (PC) pode ser desenvolvido nas minhas aulas?”. Depois disso, haverá o encerramento como o Grupo Ônix Tribal Fusión, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.

Continue Lendo

Paraíba

Empresa prestadora de serviço descumpre contrato e UFPB assume pagamento de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu esclarecer junto à comunidade universitária que assumiu o pagamento de salários atrasados de prestadores de serviço contratados pela empresa LDS Serviços que, por sua vez, tem descumprido suas respectivas obrigações contratuais.

De acordo com a UFPB, os contratados afetados pelo descumprimento contratual por parte da empresa prestam serviço aos campi II e III.

Segundo a Superintendência competente, “o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação”.

Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“, assegura a UFPB.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esclarece a toda comunidade universitária que medidas estão sendo tomadas para o pagamento dos salários dos colaboradores contratados pela empresa LDS SERVIÇOS, que presta serviço nos campi II e III, e não está cumprindo com suas obrigações trabalhistas.

Informa também que o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação, para que seja feito diretamente pela administração central da Universidade. Com isso, a UFPB assegura a responsabilidade e o compromisso com os prestadores de serviços de limpeza e conservação. Para dar continuidade ao pagamento diretamente, a administração central está aguardando a emissão da nota fiscal de serviços pela empresa LDS SERVIÇOS.

A empresa foi notificada sobre este descumprimento contratual. Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do PT-JP rebate dirigente estadual petista e nega tendência de isolamento da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente municipal do PT em João Pessoa, Marcus Túlio, rebateu o comentário feito pelo presidente estadual da legenda na Paraíba, Jackson Macêdo, sobre tendência ao isolamento do partido na Capital paraibana.

Segundo Túlio, além de estar em uma Federação, o PT conta com dados que derrubam quaisquer teses de isolamento da legenda, uma vez que pesquisas realizadas mostram que uma candidatura petista é competitiva e que a grande maioria da população pessoense tem simpatia pelo partido.

Leia também: Jackson Macêdo teme isolamento do PT nos próximos pleitos: “a esquerda sozinha não ganha eleição”

Ainda de acordo com Marcus Túlio, o grupo está confiante de que, de Brasília, virá a decisão de uma candidatura própria  do Partido dos Trabalhadores na Capital paraibana.

Os comentários do petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (18//04).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Exclusivo: MPF Arquiva processo sobre recursos para Hospital Padre Zé na pandemia; veja documento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Investigações concluem que não houve irregularidades na aplicação de verbas para o suporte à população vulnerável na Paraíba.

Em um desfecho significativo para as investigações relacionadas à gestão de recursos durante a pandemia de COVID-19, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar o processo administrativo que analisava a alocação de fundos pelo Governo do Estado da Paraíba ao Hospital Padre Zé.

O processo, instaurado para averiguar a destinação de verbas principalmente através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não encontrou nenhuma irregularidade. O arquivamento foi formalizado em um documento datado de 03 de abril de 2024, e tornado público esta semana, conforme relatórios do MPF.

Os principais investigados foram o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Tibério Limeira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Diego Tavares. Também estavam envolvidos na investigação Ana Giovana, representante da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, e Padre Egídio, representante do Hospital Padre Zé.

A investigação foi motivada pela necessidade de transparência e responsabilidade no uso de fundos públicos, especialmente em um período de crise intensa causada pela pandemia. Os recursos em questão foram destinados para garantir a segurança alimentar de grupos extremamente vulneráveis, incluindo catadores de recicláveis, profissionais do sexo, imigrantes venezuelanos, e vendedores ambulantes.

A decisão de arquivar o caso foi tomada após uma análise detalhada dos gastos e das ações implementadas, que demonstraram adequação e eficácia no uso dos recursos para o suporte a essas populações. A investigação confirmou que as medidas adotadas antes mesmo da implementação do auxílio emergencial de R$600 pelo governo federal foram essenciais para mitigar os impactos da pandemia entre os mais afetados.

Este arquivamento não apenas esclarece a situação em relação às alegações de má gestão, mas também ressalta a importância das parcerias entre o governo estadual e entidades filantrópicas como o Hospital Padre Zé para responder a emergências de saúde pública

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo