Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado amplia para 100 as Escolas Cidadãs Integrais em 2018

Publicado

em

A Rede Estadual de Ensino da Paraíba vai ampliar de 33 para 100 o número de Escolas Cidadãs Integrais para o ano letivo de 2018. Para o planejamento desta ação, anunciada na semana passada pelo governador Ricardo Coutinho, o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade se reuniu com os gerentes executivos do órgão.

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), no Centro de Formação de Educadores, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e contou com a presença da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e do secretário executivo de Administração, Suprimentos e Logística da SEE, Arthur Viana.

O objetivo do encontro foi alinhar as demandas relativas a cada gerência, passar as orientações para os devidos encaminhamentos, visando a execução do projeto. O secretário pediu o empenho de todos para garantir o êxito em mais esta política de Estado, focada no aluno e na qualidade da Educação da Paraíba.

Até o ano de 2016, oito escolas funcionavam com o modelo Cidadã Integral e Cidadã Integral Técnica. Este ano o número foi ampliado para 33 escolas, beneficiando aproximadamente 18 mil alunos.

Referência na Educação – O modelo de Escola Cidadã Integral, implantado pelo Governo da Paraíba, atende aos planos estadual e nacional de Educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

No caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

 

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de São Bento investe em sinalização de trânsito para garantir mobilidade urbana na cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques Lúcio (PSB), divulgou ações da Prefeitura que buscam promover e qualificar a mobilidade urbana da cidade em diversas localidades.

Foram realizados serviços de revitalização da sinalização horizontal, instalação de novas placas e mais dois semáforos localizados em pontos estratégicos para garantir mais segurança e conforto no trânsito aos pedestres e condutores.

“Isso é compromisso! Com recursos próprios e uma gestão honesta e trabalhadora faz a diferença para a população. De placas já instalamos quase 500 novas de sinalização na nova São Bento. E a partir dos próximos dias vamos instalar mais 200 novas placas, facilitando a mobilidade e melhorando o trânsito da nossa cidade. Isso é compromisso verdadeiro, é trabalho, é São Bento sendo de fato uma nova cidade”, disse o gestor em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com inscrições esgotadas, Maratona de João Pessoa 2024 acontece neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A segunda edição da Maratona de João Pessoa, que acontece neste domingo (21), é sucesso de inscrições. A corrida vai reunir 5 mil competidores que vêm de mais de 25 estados, além de contar com participantes de fora do país.

Com inscrições esgotadas, a competição está distribuída nas categorias de 5km, 10km, 21km e 42km. A prova vai iniciar no Busto de Tamandaré e posteriormente vai seguir pelos bairros de Manaíra, Bessa, Intermares, Ponta de Campina, Poço e, ainda, Centro. A largada acontece às 4h30, para quem for participar dos 42km, e, para as demais categorias, às 5h45.

Reunindo inscritos de mais de 260 cidades do país, a Maratona de João Pessoa tem participantes de outros estados do Nordeste além da Paraíba, como Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte, e também de outras regiões do país. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Goiânia e Santa Catarina são alguns dos estados que constam inscritos na prova. O evento, que já é muito aguardado pelos praticantes da corrida, também registra participantes do Uruguai.

“A corrida de rua é o esporte individual mais coletivo que existe e que atrai tanto competidores veteranos quanto entusiastas amadores. Estamos muito felizes de atingir este número e confirmar a receptividade do público em mais esta edição da Maratona”, comenta Olié Martins, organizador do evento.

Um evento deste porte movimenta toda a economia da capital, destaca ainda o organizador. “A gastronomia, hotelaria, transporte, passeios turísticos e o comércio no geral de João Pessoa são impactados positivamente por causa da Maratona. Estima-se o valor de mais de 10 milhões de reais injetados na cidade durante o final de semana do evento. A Paraíba só tem a ganhar”, afirma Olié.

Retirada de Kits

– A entrega dos kits de corrida acontecerá no Centro Universitário Uniesp, hoje (19), até às 19h, e amanhã (20), das 10h às 17h;

– Não terá entrega de kit no dia do evento;

– O kit somente poderá ser retirado pelo (a) atleta inscrito mediante apresentação do comprovante de inscrição e documento com foto;

– A retirada de kits só poderá ser efetuada por terceiros mediante apresentação de cópia impressa do comprovante de inscrição e cópia impressa do documento com foto do titular da inscrição que serão retidas pela organização;

O kit vai conter: camisa 100% poliamida, chip, número de peito, sacola, hidratação e seguro

Realização

A competição é uma realização da Run Eventos e Zenite Esportes, responsáveis também por organizar a Meia Maratona de João Pessoa, Jampa Run e a Volta Ciclística de João Pessoa.

O evento tem patrocínio da Eco Construtora, São Braz, Gatorade, Michelob Ultra, Polar, Pé de Fruta, Meggashoes e Uniesp, e conta com parceria do Nord Hotels e da Reabilita Fisioterapia. A maratona também tem apoio da Prefeitura de João Pessoa e da Rádio 98FM.

MARATONA DE JOÃO PESSOA

Data: 21 de abril

Início das provas: A partir das 4h30

Sequência de largadas:

1ª Largada – 42km | 4h30

2ª, 3ª e 4ª Largada – 21km, 10km e 5km | 5h45

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina planeja construir shopping com mais de 200 lojas no Complexo Aluízio Campos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em uma entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 19, ao programa Correio da Manhã, da rádio Correio 98 FM, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Emerson Cabral, revelou detalhes de um projeto de construção de 226 lojas no Complexo Aluízio Campos nos próximos dias. O presidente da Amde destacou ainda a importância do apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, que concedeu carta branca para a realização do projeto.

’Nós vamos construir 226 lojas no Complexo Aluízio Campos. Será um mercado em formato de shopping. Este é um projeto que venho pensando há 3 anos. Já conversei com o prefeito Bruno Cunha Lima, e ele compreende a importância da iniciativa, que precisa ser realizada, e nos deu carta branca. Já contamos com o comprometimento do senador Efraim Moraes, que afirmou que vai nos ajudar e, na oportunidade certa, garantir os recursos para a obra. Espero que dentro de um prazo de 40 dias possamos realizar a licitação e iniciar a construção’, disse Emerson Cabral.

Ao discorrer sobre os aspectos econômicos do empreendimento, o presidente da Amde ressaltou a expectativa de criação de 800 empregos diretos. ’A expectativa é que esse espaço possa contribuir para a criação de 800 empregos diretos, além dos indiretos. Serão vários espaços, desde uma loja de capas de celular até um box de carne; haverá câmara fria e praça de alimentação, terá de tudo. Então, é um pedido de Bruno que nos dediquemos a essa parte da geração de empregos para que a cidade se desenvolva’, disse.

Ainda durante a entrevista ao Sistema Correio, Emerson destacou o empenho da equipe da Amde durante as inscrições dos dois projetos que foram premiados em primeiro lugar pelo Sebrae no dia de ontem, quinta-feira, 18, em João Pessoa. Na ocasião, o Prêmio Prefeitura Empreendedora concedeu o primeiro lugar aos projetos ’Casa do Empreendedor’ e ’O Maior São João do Mundo’.

’É mérito das agentes de desenvolvimento da Amde, que viraram noites preenchendo questionários; a gente tem que reconhecer o trabalho delas. O Sebrae foi até a Casa do Empreendedor, viu na prática tudo o que as ‘meninas’ entregaram na inscrição, como tudo era executado, como era feito. Foi um momento ímpar para Campina, tanto que o prefeito Bruno Cunha Lima esteve presente para receber as premiações. Bruno, inclusive, vai até a Amde agradecer pessoalmente à equipe da Agência pelo empenho e dedicação’, afirmou.

Continue Lendo