Nos acompanhe

Paraíba

Maternidade Frei Damião completa 31 anos de serviços prestados

Publicado

em

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede hospitalar estadual, completa 31 anos de serviços prestados à população, nesta quinta-feira (26). Ela é reconhecida como hospital Amiga da Criança e da Mulher.
A unidade de saúde, construída com recursos estaduais, foi inaugurada em 26 de outubro de 1986. O nome da maternidade foi escolhido pela própria comunidade de Cruz das Armas que era devota do frade, na época era considerado um santo vivo.

Em reconhecimento aos trabalhos e ações pela universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher, a maternidade foi contemplada, em julho deste ano, com o Diploma de Menção Honrosa – Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados.

A diretora geral da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia Fernandes, destacou o sentimento em fazer parte da unidade de saúde e o empenho de todos os profissionais que compõem o serviço, no sentido de ofertar um atendimento de qualidade para a sociedade. “É uma imensa alegria fazer parte dessa família que é a Frei Damião. Apesar de todos os percalços que ocorreram este ano, a equipe segue firme na construção de um espaço de saúde cada vez mais humanizado e acolhedor. É importante agradecer a todos os nossos funcionários, colaboradores e parceiros que, trabalham diuturnamente na consolidação de melhores práticas e melhor cuidado para todos aqueles que procuram os serviços da instituição”, ressaltou Ana Márcia.

Entre os serviços ofertados, a maternidade dispõe do acolhimento com classificação de risco; alojamento Canguru; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) maternas e neonatais; Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (PAMVS); Projeto Rede Cegonha; agência transfusional, além de assistência odontológica, fisioterapêutica e fonoaudiológica nas UTIs e o serviço de ambulatório, onde acontecem os serviços de planejamento familiar e pré-natal de alto risco.

Ainda fazem parte do rol de serviços os testes do pezinho, da orelhinha e da lingüinha, além do laboratório de análises clínicas; controle de infecção hospitalar e ouvidoria.

A maternidade também dispõe do serviço de acompanhamento aos recém-nascidos prematuros durante os primeiros 12 meses de vida, com pediatras, enfermeiros, neurologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

O médico obstetra, Welando Guedes Matias de Lima, relatou o orgulho em trabalhar na unidade de saúde desde a fundação. Ele conta que foi responsável pelo primeiro parto há exatamente 31 anos e de lá para cá estima que realizou uma média de 7,5 mil partos.

“Essa unidade de saúde representa minha segunda família, me sinto em casa. Tenho motivação de sair de casa para trabalhar aqui, é um ambiente saudável, alegre e que faz parte da minha vida profissional, da minha história. Além disso, participar de um parto e contribuir para o nascimento de um bebê significa proporcionar alegria na vida das pessoas. A maternidade conta com uma estrutura completa e um aparato tecnológico adequado para ofertar assistência de qualidade às mães e aos bebês paraibanos”, comemorou o médico.

Nova vida – A pequena Anny Elle Vitória nasceu na quarta-feira (25), na Maternidade Frei Damião, por meio de parto cesárea. A mãe da pequena, Kaillany Raquel Domingos de Oliveira contou com alegria o atendimento humanizado que recebeu da porta de entrada até a sala de cirurgia.

“O que mais me impressionou foi à forma ágil que a equipe me atendeu, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, além de outros profissionais. Recebi toda a assistência que necessitava. Outra coisa importante que percebi foi a energia alegre que os profissionais passam. Esse clima de alegria e atendimento humano é super importante, pois tranquiliza a mulher em um dos momentos mais importantes da vida, que é ter um filho”, elogiou.

Referência – A unidade de saúde composta por aproximadamente 800 funcionários é referência para os 223 municípios paraibanos e ainda atende cidades pertencentes a estados vizinhos, a exemplo, do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A maternidade realiza uma média de 1.500 atendimentos, além de 300 partos mensalmente. Do total de partos 60% é normal (humanizado) e 40% cesárea.

Estrutura – O serviço conta com 57 leitos, entre eles 36 obstétricos, distribuídos em nove enfermarias, seis de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI materna).

Continue Lendo

Paraíba

Odon avalia “gafe” cometida por Queiroz sobre pré-candidatura e Coronel Sobreira defende pastor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador da base governista de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB), repercutiu o posicionamento do pastor Sérgio Queiroz (Novo) em relação ao pleito deste ano na Capital. O parlamentar avaliou que a fala de Queiroz insinua que o cargo de vice-prefeito serve como figurativo.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (22/04), pastor Sérgio retirou pré-candidatura como cabeça de chapa à disputa eleitoral pela Prefeitura justificando não haver tempo e habilidade para ser chefe de gabinete, mas admitiu pretensão em compor com Marcelo Queiroga (PL) na condição de vice.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (23/04), Odon afirmou que Queiroz se colocou em “momento errado” sobre a visão dele em relação a atuação de vice-prefeito na gestão pública.

“Na questão política creio que ele cometeu uma gafe significativa. Dizer que não tem tempo para ser candidato a prefeito porque tem muitos afazeres e tem tempo para ser candidato a vice significa dizer que vice não faz nada. Então, seria bom ele dar uma passada lá na Prefeitura Municipal para saber das atividades que Leo exerce dentro do município. É tanto que Cícero sempre diz que João Pessoa tem dois prefeitos. Ganhar para não trabalhar significa isso? Ele não fazer nada? Então eu creio que está em um momento errado se ter uma fala dessa onde as pessoas exigem que o servidor público contribua com o desenvolvimento de cidade”, detalhou.

Ouça:

Correligionário de Queiroz, o vereador Coronel Sobreira disse que a fala de Odon foi infeliz e sai em defesa do pastor caso ele oficialize pré-candidatura a vice-prefeito junto do PL.

“Eu acho que o contexto não é esse, eu tenho certeza que o vereador Odon não disse isso, e se ele quis contextualizar isso ele foi infeliz porque de fato, uma coisa é ser 01 em qualquer administração e outra coisa é ser 02. Eu já fui comandante de Batalhão, subcomandante de Batalhão e sei que as funções são diferentes. Cada um tem sua responsabilidade. Sérgio Queiroz sendo candidato como vice ele também vai ter sua responsabilidade dentro da gestão, junto com o PL, inclusive vai ser uma gestão a quatro mãos”, rebateu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Deusdete endossa nome de João ao Senado e destaca capacidade político-administrativa do gestor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, endossou a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao Senado Federal nas eleições de 2026. O nome do gestor vem sendo fortemente ventilado no cenário político local para que ele saia do Governo e se lance candidato no pleito.

Durante entrevista ao programa Frente a Frente da TV Arapuan desta segunda-feira (22/04), Deusdete defendeu a possibilidade de pré-candidatura de João.

“O governador tem declarado recentemente que só quem sabe se vai sair ou não é ele. Mas ao mesmo tempo, eu diria que ele tem uma inclinação natural. Ele tem dito que o nome dele vai estar à disposição do partido em 2026 ao Senado, é natural que ele queira ser senador. Acho que vai coroar sem dúvida a carreira política, em dois mandatos consecutivos de governador fazendo um trabalho dessa natureza, é importante que ele possa concorrer ao Senado e inclusive eu defendo isso”, afirmou.

Ouça:

 

Deusdete reforçou, ainda, a estratégia porque avalia que o governador possui capacidade político e administrativa superior, inclusive, a do ex-governador Ricardo Coutinho que, segundo o secretário, foi superado pelo atual gestor em relação ao número de obras entregues em benefício direto da população.

“Hoje, eu como secretário de Infraestrutura, encaminho mensalmente em torno de cem milhões de reais. Então você veja, quase dez vezes mais (em comparação com a gestão passada). Evidentemente que de lá pra cá você alguma coisa de inflação, mas jamais chega a essa diferença. Então, incomparavelmente, o volume de investimentos que o Estado tem hoje é várias vezes superior ao que tínhamos naquele período”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Ele pode muito bem vir à Assembleia”, diz Wallber sobre convocação de padre Egídio para explicações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) confirmou, nesta terça-feira (23/04), que o padre Egídio de Carvalho Neto deverá ser convocado para prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema corrupção montado dentro do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, que ele teria liderado enquanto diretor da unidade hospitalar filantrópica.

Segundo Virgolino, a questão do Padre Zé não “pode acabar em pizza“.

A convocação do religioso deverá fazer parte dos trabalhos da Comissão Permanente de Inquérito (CPI) que deverá receber parecer jurídico nos próximos dias.

Os comentários de Virgolino foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo