Nos acompanhe

Paraíba

ALPB realiza sessão para comemorar centenário do professor Afonso Pereira da Silva

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza sessão especial, na próxima segunda-feira (30), a partir das 15 horas no Plenário José Mariz, para homenagear o centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva, educador emérito, influente na história política, cultural e educacional da Paraíba. A propositura é da deputada Camila Toscano (PSDB).

Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Exerceu, ao longo de sua existência, importantes cargos públicos e privados, federais e estaduais e como professor universitário. Foi um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e fundou diversas escolas de nível fundamental, médio e superior na Paraíba. Com uma vida dedicada à educação, o professor Afonso foi um dos seis educadores que, há mais de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê.

O educador também se destacou como criador e presidente da Fundação Padre Ibiapina, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, provedor da Santa Casa de Misericórdia, deputado estadual, oficial do Exército Brasileiro, jornalista, diretor-fundador do Jornal Correio da Paraíba e membro do Conselho de Notáveis deste jornal.

“Para nós é uma honra homenagear esse exemplo de homem, que tanto colaborou para a educação e a cultura em nosso Estado. Em 2011, Afonso Pereira da Silva recebeu do Senado Federal o título de “Maior Professor do Brasil”, uma justa homenagem a este professor que ajudou a instituir 275 unidades de educação”, comentou.

Continue Lendo

Paraíba

Base Descentralizada do Samu será instalada em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Cabedelo receberá, em breve, uma Base Descentralizada do SAMU que será instalada em Ponta de Campina.

A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (17/04) e será possível graças a um investimento próprio da Prefeitura no valor de R$ 914.141,88.

A Base ficará na Rua Otávio de Novais, s/n, vizinho ao condomínio Vilas de Ponta de Campina.

A unidade fortalecerá a infraestrutura de saúde da cidade, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para a população local, demonstrando o compromisso da atual gestão com o bem-estar e a segurança sanitária da população.

Após a conclusão da obra, Cabedelo experimentará um avanço significativo na qualidade dos serviços de atendimento médico de emergência, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente a situações de vulnerabilidade, contribuindo para salvar vidas e reduzir o impacto de acidentes e eventos adversos na comunidade.

O prédio terá 274,34 metros quadrados de área construída divididas em Sala de Estar, Depósito de Material de Limpeza, Quartos para repouso dos profissionais, Sala de Esterilização, Almoxarifado, Sala de armazenamento de Cilindros, Estacionamento de Ambulâncias, Banheiros PCD e Copa. O prazo de execução da obra é de 210 dias.

Continue Lendo

Paraíba

Após alagamentos, Nova Palmeira é monitorada por órgãos do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em Nova Palmeira, dezenas de famílias tiveram suas casas inundadas após fortes chuvas que atingiram o município no último domingo (14), com mais de 101 milímetros de chuva registrados. Após solicitação do deputado estadual Chió (Rede), a secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), secretaria de Desenvolvimento Humano e a Defesa Civil fazem o monitoramento da área.

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, informou que os órgãos competentes já estão atuando no município para dar suporte à população e também realizam o monitoramento de novos avisos de pancadas de chuva.

Segundo a Aesa, Nova Palmeira registrou um acumulado de chuvas de 618,7 mm em 2024. Destes, 101 mm ocorreu neste domingo. Já de acordo com dados do Inmet, Nova Palmeira segue em alerta com previsão de chuvas isoladas, pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a semana.

“Já na madrugada do domingo, o vereador Tião e Raony Borges me procuraram para falar sobre a situação de Nova Palmeira e, prontamente, buscamos os órgãos responsáveis para que as medidas possíveis sejam tomadas evitando transtornos e o agravamento da situação. Conversei com o secretário Deusdete que garantiu a atenção total do Estado no caso”, declarou Chió.

Os alagamentos registrados em casas e ruas são resultado da cheia do Rio Picuí, que tem seu nascedouro em Nova Palmeira, após 20 anos do último registro do tipo, em 2004.

Continue Lendo

Paraíba

Consórcio Nordeste escolhe João Pessoa para abrir o ‘Cena Nordeste Festival 2024’; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Consórcio Nordeste escolheu João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, para abrir a edição 2024 do ‘Cena Nordeste Festival’, uma iniciativa artístico-cultural inédita que vai mobilizar os nove estados da região em encontros que ao longo do ano vão percorrer todas as capitais nordestinas.

O evento será lançado, oficialmente, na tarde desta quinta-feira (18/04) com solenidade de abertura no Mercado Eufrásio Barbosa, localizado na cidade de Olinda, em Pernambuco, a partir das 15h, com a presença das governadoras Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, que é a atual presidenta do Consórcio Nordeste, e Raquel Lyra, de Pernambuco, a anfitriã do evento.

Depois do lançamento, nesta quinta, os encontros do Cena Nordeste se iniciam de fato nos dias 10 e 11 de maio, em João Pessoa. A cidade foi escolhida para abrir a edição de 2024 porque o início dos debates para a realização do festival foi proposto ainda no ano passado por Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba e atual coordenador da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste.

“Estamos celebrando a construção do Cena Nordeste, que é um projeto que reúne os nove estados nordestinos em torno da circulação, da troca, do intercâmbio artístico. Várias linguagens envolvidas e todos os estados participando. Isso é algo inédito de se ver e é por isso que estamos tão orgulhosos de levar de forma conjunta toda essa ideia adiante”, celebra Pedro.

A dinâmica é a mesma. São nove finais de semana de festival ao longo do ano, sempre em um estado diferente. Da mesma forma, a cada novo final de semana os estados visitantes ficam responsáveis por uma linguagem cultural diferente. Todos, assim, serão anfitriões uma vez e responderão uma vez por cada uma das linguagens.

Atual presidenta do Consórcio Nordeste, a governadora Fátima Bezerra ressalta a importância do projeto e comemora o início de iniciativa tão promissora para as trabalhadoras e os trabalhadores de cultura da região:

“Mais do que apenas uma celebração da arte e da cultura nordestina. O Festival Cena Nordeste simboliza o compromisso do Consórcio Nordeste em promover o intercâmbio cultural entre os estados da nossa região, em fortalecer nossa identidade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do turismo cultural. É um movimento que busca democratizar o acesso à cultura, proporcionando ao país a oportunidade de vivenciar e apreciar as riquezas da nossa arte e tradição”.

Calendário oficial

Após João Pessoa, o Cena Nordeste vai passar por Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

Dinâmica

Nos diferentes encontros, as atrações serão definidas sempre por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião fica responsável pela hospedagem de quem chega, e os visitantes custeiam o traslado de quem viaja. São esses e outros detalhes do projeto que serão apresentados em Olinda.

“Ver essa união dos estados nordestinos se concretizando em uma programação tão expressiva e potente para a nossa cultura é muito significativo. Esse encontro reforça também a atividade da Câmara Temática da Cultura no Consórcio Nordeste, que está colocando em prática um programa inovador e que, com certeza, vai impulsionar diversos outros movimentos culturais regionais.

Vamos trabalhar de forma integrada e com muito diálogo para que o Cena Nordeste se expanda, visibilizando no plano nacional a rica e plural produção cultural nordestina, e seja um potencializador de novos talentos regionais em suas mais diversas linguagens”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

Em cada um dos eventos do Cena Nordeste Festival, vai haver ao longo de dois dias exibição de curtas-metragens, espetáculos de teatro, de circo e de cultura popular, apresentações de forró, dança e outras expressões musicais, produção de grafites. Sempre em um centro cultural da cidade-sede, com acesso gratuito do público local.

Cena Nordeste

O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa do Consórcio Nordeste que começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. E que agora em 2024 começa a ser executado a partir do esforço conjunto de todos os nove estados. Em cada um dos encontros a serem realizados, haverá um intercâmbio nas linguagens de audiovisual, grafite, teatro, dança, circo, forró, cultura popular e música.

Continue Lendo