Nos acompanhe

Paraíba

Trauma de João Pessoa tem 14 médicos sob aviso de demissão, diz sindicato

Publicado

em

Pelo menos 14 médicos do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa estão sob aviso prévio de demissão, segundo o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB) informou nesta terça-feira (31). O Simed reconhece que, desde 2011, tanto o repasse do Governo do Estado para a Cruz Vermelha – empresa que administra o hospital – quanto o número de médicos contratados aumentaram, mas afirma que as equipes plantonistas estão sendo reduzidas, revela o G1 PB.

Em nota, a diretora geral da Cruz Vermelha Brasileira filial Rio Grande do Sul, Sabrina Bernardes, manifestou “indignação à nota do Sindicato dos Médicos” e afirmou que “não houve, não há e não terá redução de serviços prestados e nem da qualidade do atendimento”.

Além disso, disse que a nota do Simed-PB “tenta, de maneira irresponsável, macular a imagem da unidade e da gestão, na tentativa sórdida de induzir a população a engano”.
O assessor jurídico do sindicato Adilson Queiroz disse que há cirurgiões, médicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e médicos de área vermelha sendo demitidos. “Equipes de cinco médicos plantonistas agora têm quatro”, contou.

O Simed, por meio de sua assessoria jurídica, admitiu que não pode se posicionar em relação a demissões de médicos de forma isolada, mas afirmou que está agindo para que não sejam reduzidos postos de trabalho.

“Salvar vida não tem valor, mas para a Cruz Vermelha tem. Eles estão utilizando um software que mensura como reduzir custos com médicos no atendimento do Trauma, por mais que o repasse de verbas do Governo mais que tenha dobrado de 2011 a 2017”, continuou Queiroz.

O G1 procurou novamente a assessoria do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa Senador Humberto Lucena, mas foi informado que o único posicionamento da Diretoria vai ser o da nota, que está na íntegra no fim desta reportagem.

Queiroz ainda disse que o sindicato está agindo para que os avisos prévios recebidos pelos médicos sejam revogados. Quanto à quantidade exata de médicos demitidos, o assessor disse que só vai ser possível confirmar em cerca de 45 dias quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Cruz Vermelha for atualizado.

Confira nota da diretoria do Hospital de Trauma na íntegra

A direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vem a público manifestar sua indignação à nota do Sindicato dos Médicos. Não houve, não há e não terá redução de serviços prestados e nem da qualidade do atendimento.

A nota trata apenas de questões corporativas e desconectadas do real interesse público. De maneira irresponsável, tentar macular a imagem da unidade e da gestão, na tentativa sórdida de induzir a população a engano.

O Hospital de Trauma continuará a prestar os mesmos serviços de qualidade que tem ofertado ao povo do estado nos últimos cinco anos.

Continue Lendo

Notícias

Doutora Paula convida paraibanas a participarem de sessão na ALPB com ministra das Mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) convida as mulheres paraibanas e os deputados a participarem, nesta quinta-feira (25), às 14h30, da sessão especial com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para lançar a campanha ‘Brasil sem Misoginia’.

A campanha que tem como objetivo mobilizar os mais diversos setores da sociedade para o combate ao ódio e à discriminação e violência contra a mulher.

A ministra Cida Gonçalves destacou que uma das missões da campanha ‘Brasil sem Misoginia’ é combater o feminicídio, sendo a misoginia parte propulsora de todas as formas de violência contra a mulher. Somente em 2022, 1.400 brasileiras foram mortas simplesmente por serem mulheres, conforme o Anuário da Segurança Pública.

Para a deputada Doutora Paula, também Secretária da Mulher da ALPB, a sessão especial será de extrema relevância para dar visibilidade à campanha e sensibilizar a população para a importância desse tema. “Vemos que a violência contra as mulheres aumenta a cada dia e precisamos dar um basta. A presença da ministra na nossa Assembleia será importante para alcançarmos o maior número de parceiros no enfrentamento contra essa violência”, disse.

A campanha desenvolve ações junto com Google, Facebook, Meta e Youtube para combater o discurso de ódio e s exposição, por meio da divulgação de fotos íntimas e falsas, de mulheres nas redes sociais. Conforme a ministra, a campanha também tem como foco o combate à violência de gênero, à desigualdade salarial entre homens e mulheres, a prevenção da violência doméstica e a ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 foi reestruturada neste ano pelo Ministério das Mulheres. Graças a uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Ligue 180 conseguiu uma adição de informações referentes a 1.300 serviços de apoio e proteção às mulheres, em todo o território nacional. Atualmente, a central contém 2.109 serviços cadastrados, como delegacias especializadas no atendimento à mulher, casas abrigo, Centros Especializados de Atendimento à Mulher, entre outros. O Ligue 180 passou a contar com um canal exclusivo de atendimento por Whatsapp em abril.

O atendimento por aplicativo é realizado através da tecnologia de Inteligência Artificial por uma atendente virtual chamada Pagu. No primeiro contato, ela oferece opções de ajuda, sempre com a possibilidade de acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central — cuja equipe passou a ser composta exclusivamente por mulheres desde março.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Sargento Neto redefine limites entre Campina Grande e Queimadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atendendo a um antigo anseio de moradores da região, o deputado estadual Sargento Neto (PL), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para redefinir os limites entre os municípios de Campina Grande e Queimadas. Segundo ele, o objetivo é “corrigir uma distorção histórica que tem causado prejuízos financeiros e administrativos a ambas as municipalidades”.

“Historicamente, a Lei Estadual nº 10.317/2014 estabeleceu que a área da termelétrica localizada entre os dois municípios seria dividida igualmente, com 50% situada em Queimadas e 50% em Campina Grande. No entanto, esta divisão foi questionada judicialmente, resultando na suspensão da eficácia da lei por possível inconstitucionalidade e alteração territorial dos limites entre as cidades”, explica.

O deputado acrescente que a medida tem por objetivo, também, garantir que as cidades tenham mais tranquilidade em administrar seus territórios. “A redefinição proposta busca estabelecer limites claros e precisos para situar de forma justa e equitativa os limites municipais. Isso não apenas resolverá disputas de longa data, mas também garantirá que ambos os municípios possam administrar seus territórios e recursos de maneira eficiente, sem sobreposições ou conflitos”, disse.

“Além disso, a redefinição dos limites permitirá uma distribuição mais justa das receitas tributárias, assegurando que cada município receba sua devida parcela de tributos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de ambas as localidades, tendo em vista também, a delimitação legal no que tange as obrigações da municipalidade em relação aos serviços e equipamentos públicos”, concluiu Sargento Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião com a ministra da Saúde, Ruy solicita mais um acelerador linear ao Laureano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Ruy Carneiro (PSC), participou nesta quarta-feira (24/04), em Brasília, da reunião entre a bancada paraibana e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

No encontro que teve por objetivo traçar estratégias para melhoria do atendimento no Estado, Ruy protocolou requerimento que visa adquirir um novo acelerador linear para ampliação do tratamento oncológico no Hospital Napoleão Laureano. 

“Em 2022, consegui o primeiro acelerador para o hospital, e agora, reforço o meu compromisso com a saúde dos paraibanos. Cada acelerador desse representa mais esperança para as pessoas que estão nessa luta contra o câncer. Vamos continuar lutando para ampliar cada vez mais essas ações que salvam vidas”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo