Nos acompanhe

Negócios

Para 39% dos comerciantes, vendas neste fim de ano devem superar resultado de 2016

Publicado

em

Os indicadores econômicos mais recentes dão sinais de que o comércio brasileiro iniciou uma lenta e gradual recuperação nos últimos meses. Como reflexo dessa percepção mais positiva, uma pesquisa feita com empresários do varejo em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que as vendas neste fim de ano serão melhores para 39% dos comerciantes brasileiros, percentual que representa uma alta de 16 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano passado. A minoria dos entrevistados (22%) disse que as vendas serão piores que em 2016, índice que caiu dez pontos percentuais em relação a 2016. Para um terço (33%) as vendas se manterão estáveis.

Neste fim de ano, a expectativa dos comerciantes para o volume de vendas apresenta uma leve variação positiva de 0,8% frente o faturamento do mesmo período que no ano passado. Na sondagem de 2016, os varejistas aguardavam uma queda de -1,8% no faturamento. Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os números observados em 2017 são positivos e levam otimismo ao varejo, embora o nível elevado de desemprego force uma recuperação mais lenta que o desejável. “A recuperação do consumo e do comércio depende da criação de novas vagas de emprego e da renda do consumidor. Não se espera uma recuperação rápida da economia, mas o fato importante é que há indícios de que já esteja acontecendo e, um deles, é a melhora das expectativas para o Natal”, explica Pellizzaro Junior.

35% dos que pretendem contratar recorrerão a mão de obra informal

Além de sondar as percepções gerais do setor sobre as expectativas de vendas para o fim de ano, a pesquisa também investigou a intenção de contratar mão de obra para as festas de Natal e Réveillon. O levantamento demonstra que os recentes sinais de reação da economia ainda não se traduziram na criação de novos postos de trabalho no curto prazo.Apenas 15% dos comerciantes já contrataram ou irão contratar mão de obra extra para reforçar o quadro de trabalhadores nesse período – sejam eles temporários, informais, efetivos ou terceirizados. Em números absolutos, isso significa que pouco mais de 32,2 mil vagas devem ser criadas neste trimestre. Para 79% desses comerciantes, o principal motivo das contratações é suprir a demanda aquecida no período do Natal. Os que não devem contratar somam 81% da amostra.

As principais razões para não contratar funcionários são a falta de necessidade (49%), uma vez que o comerciante está satisfeito com a capacidade de atendimento da sua equipe, a percepção de que o movimento no fim de ano não deve se alterar (18%) e a falta de verba para realizar contratações (10%). Entre os que não vão reforçar o quadro de funcionários, 50% não deve alterar a jornada de trabalho da equipe, mas 13% pagarão horas extras.

Em média, entre aqueles que vão reforçar o quadro de pessoal, a média será de duas contratações nesse período. E a maior desses empresários (48%) irá recorrer a contratações formais – ou seja, com carteira assinada. Neste caso, o percentual cresceu oito pontos percentuais frente o ano passado. Os que vão terceirizar o trabalho extra representam 8%, ao passo que 35% vão contratar de maneira informal. A principal razão para contratar funcionários sem carteira assinada é que a formalização inviabiliza o emprego de mão de obra para uma situação específica (38%). Outros 27% querem cortar despesas com folhas de pagamento.

44% solicitam experiência prévia nas contratações; remuneração média é de R$ 1.400 e 29% devem efetivar temporários

A sondagem revela ainda que ter experiência pesa mais do que a formação técnica na área em que o trabalhador busca uma oportunidade. Quatro em cada dez (44%) comerciantes solicitam funcionários que tenham experiência anterior na área. Apenas 2% exigem que o candidato tenha feito algum curso profissionalizante. “Nessa época do ano, os varejistas têm pouco tempo para treinar a mão de obra temporária. Dessa forma, é natural que prefiram profissionais que já saibam atrair clientes para a loja, conheçam bem os produtos e saibam concluir uma boa venda”, garante Pellizzaro Junior.

Ainda sobre o perfil do trabalhador a ser contratado, 55% dos empresários entrevistados procuram profissionais que tenham até 34 anos de idade e 44%
esperam que o novo funcionário tenha pelo menos o ensino médio completo. Há também uma preferência por mulheres (52%) em detrimento de homens (17%). Para 27% o gênero pouco importa na hora da contratação.

Quanto aos cargos em oferta, 51% serão preenchidos por vendedores, 15% por balconistas, 15% por ajudantes de estoque, serviços gerais e balconistas e 11% por caixas-registradoras.

Em média, os varejistas devem pagar um salário mínimo e meio para os funcionários novos (R$ 1.405) e a jornada de trabalho deve ser de pelo menos oito horas, de acordo com 91% desses empresários. Mais da metade (54%) dos comerciantes consultados afirmou que faria as contratações até o último mês de outubro, mas 21% deixariam para preencher as vagas ainda neste mês de novembro e outros 17% em dezembro. Em média, as contratações do final do ano terão durabilidade média de três meses e meio. Além disso, 29% dos empresários que irão contratar temporários admitem que podem efetivar esses funcionários.

As contratações temporárias são uma boa oportunidade para o jovem que está procurando o primeiro emprego ou para quem está desempregado e quer se reposicionar no mercado de trabalho. O profissional que tiver a oportunidade de ser contratado nessa época deve mostrar empenho e encarar a experiência não apenas como um trabalho temporário, mas como uma oportunidade para se estabelecer no mercado de trabalho, orienta Pellizzaro Junior.

Metodologia

Foram ouvidos 1.168 empresários de serviços e comércio varejista localizados nas capitais e interior do país. A margem de erro é de 3,0 p.p. com um intervalo de confiança de 95%.

Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Continue Lendo

Negócios

Última semana do Paraíba Restaurant Week destaca restaurantes premiados em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Paraíba Restaurant Week 2024 se aproxima do seu encerramento, e os apreciadores da gastronomia ainda têm a oportunidade de saborear os menus exclusivos dos premiados restaurantes Loca Como Tu Madre e John’s Grill, em João Pessoa. Com propostas distintas, os restaurantes trazem menus no almoço e jantar em três tempos, com entrada, prato principal e sobremesa.

Celebrado por sua autenticidade nos sabores e ambiente acolhedor, o Loca Como Tu Madre, nesta última semana, oferece entradas como a mini salada ou rolinho primavera, pratos especiais como o poke de salmão com manga e alligot com contrafilé, a baba de moça ou brownie com caramelo salgado no almoço. Para o jantar, o gastrobar preparou opções como bolinho acostelado e bruschetta caprese na entrada; rigatoni com ragu de costela e molho pesto ou camarão cítrico salteado com gratinado de legumes e panacota com geléia de frutas amarelas ou tiramisú com praliné de castanhas na sobremesa. Para a empresária e proprietária do restaurante, Giovanna Maia, o festival deu um ótimo resultado para o negócio e para a cidade. “Cria-se uma dinâmica entre os clientes e a diversidade dos restaurante. Resultados positivos, muitos feedbacks, e prontos para os próximos”, destaca.

Especializado em cortes nobres de carnes, o restaurante mais bem avaliado da Paraíba pelo TripAdvisor e recomendado pelo Restaurant Guru, o John’s Grill apresenta um cardápio variado nos menus week. Os clientes podem saborear desde a mini salada Caesar e Garlic Bread de entrada; pratos como baby beef ao molho barbecue, picanha suína, tilápia grelhada ou linguiça vegana, acompanhados de sobremesas clássicas como pudim de leite e o exclusivo James Brownie no almoço. No jantar, a bruschetta caprese ao brie soma-se às opções do almoço para entrada. Para o prato principal o cliente pode escolher baby beef ao molho jus, tilápia à Belle Meunière, chicken e o veggie burger. Para encerrar, tem as tradicionais sobremesas da casa brownie e pudim.

Sílvio Brasileiro, sócio do restaurante, destaca que o festival foi um sucesso com grande aceitação do menu do Johns. “O resultado foi expressivo para nós, em um período geralmente de baixa, o movimento foi satisfatório e também nesta última semana”, ressalta.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Empresária e influenciadora Nathalia Arcuri fará palestra principal no “Conexões Reais” em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri, será a principal palestrante do evento “Conexões Reais”, que será realizado no próximo dia 27, no Teatro do SESC Centro, localizado na rua Des. Souto Maior, 281, em João Pessoa. A programação do evento foi revelada, na semana passada, durante lançamento que ocorreu no restaurante “Loca como Tu Madre”, com a presença de jornalistas, influenciadores e outros convidados.

O evento contará com a “Feira da Mulher Empreendedora”; quatro rodas de conversa com temas diversificados: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as idades”; “Inovação Sustentável”; além de apresentações culturais e palestras, como a da empreendedora e empresária Roberta Penteado e a de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”.

Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

“Será um evento que irá proporcionar networking, acolhimento e representatividade para empreendedores e empresários, abordando temas como: desafios financeiros na vida pessoal e no mundo corporativo, a relação entre empreendedorismo, saúde e tecnologia, sustentabilidade, etarismo, empatia, valorização do ser humano enquanto gestor ou empreendedor, e muito mais”, explicou Fany Miranda, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB), entidade organizadora do evento.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Durante o pré-evento, os organizadores estão estimulando doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla.

Continue Lendo

Negócios

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” encanta pela proposta lúdica e emocionante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A exposição imersiva “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, realizada pelo Luzzco abriu em grande estilo, já levando um grande público nos primeiros dias de estreia.
Os visitantes podem conferir detalhes e curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
O espetáculo é uma experiência imersiva, com cerca de 45 minutos de projeção. O amor é o fio condutor da experiência e começa com a influência do pai de Ariano, João Suassuna, que foi presidente da Paraíba. “‘O Cavaleiro sem Mancha e sem Medo’, como ele se referia ao pai, tem uma influência fundamental em tudo o que Ariano fez e é. Meu avô perdeu o pai com três anos e dizia que sua literatura era uma compensação ‘precária’ de resgatar a memória”, destacou João Suassuna, neto de Ariano e co-realizador da exposição.
Nas salas do Luzzco, uma cronologia interativa e um QR Code para saber mais. “ Aliás, ‘QR Code’ é uma palavra que meu avô reprovaria”, brinca João.
Infância e sonhos – A seguir, “O Circo da Onça Malhada” revela o espírito aventureiro de Suassuna. “Um dos primeiros contatos do meu avô com a arte foi por meio de um circo, em Taperoá. Ele se encantou com o universo circense e, principalmente, com a figura do palhaço. E nutriu o sonho na infância de ‘fugir’ com o circo. Ariano costumava dizer que quando estava se levando muito a sério, o palhaço dentro dele dava uma cambalhota e vinha o riso. Meu avô dizia que a onça é o animal mais bonito e que simbolizava o povo brasileiro, com nossa pluralidade”, conta.
Ariano como pessoa – Manuscritos, peças de roupa e até o estandarte do bloco da família “Em Redor do Buraco Tudo É Beira”, compõem o terceiro ato da exposição. Peças que pertenceram ao escritor, como sua cadeira e o traje em homenagem ao clube do coração Sport Club Recife.
Compadecida – A obra mais conhecida de Ariano, traduzida para dezenas de línguas, ganha um ambiente especial antevendo a parte imersiva da exposição. “A peça foi escrita quando meu avô tinha 28 anos, é uma obra cômica, mas com profundas reflexões sociais. Quem ler ou assistir uma adaptação do Auto da Compadecida compreende porque o ser humano é um sonho independente do tempo, independente do espaço e é muito importante a gente, como brasileiro, valorizar os nossos grandes. Sem dúvida alguma, Ariano é um dos grandes da nossa história”, ressalta.
A exposição é uma experiência única que combina tecnologia, cenografia e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional de Ariano Suassuna. Está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Serviço:
Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso
Quando: de quarta a domingo, das 14h às 21h
Ingressos: https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria
⚠️ A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

Continue Lendo