Nos acompanhe

Paraíba

Título da Unesco coloca João Pessoa na rota turística mundial através da arte pop

Publicado

em

A inclusão de João Pessoa como uma das oito cidades brasileiras integrantes da Rede Mundial de Cidades Criativas pela Unesco e a única reconhecida no país pelo artesanato, coloca a Capital Paraibana como grande rota turística brasileira pela riqueza de sua arte popular. Ela é agora a ‘cidade brasileira do artesanato’. Além de João Pessoa, apenas outra cidade na América Latina tem o título de Cidade Criativa na mesma categoria: Chordeleg, no Equador, conhecida como a ‘terra das jóias’. Para o prefeito Luciano Cartaxo, é impossível falar em turismo sem falar em cultura e a arte popular produzida na Capital paraibana torna-se mais um atrativo que faz de João Pessoa um destino turístico mundial.

Em todo o mundo, são apenas 180 cidades que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas em sete categorias: design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, música e artesanato e arte popular. E são apenas oito cidades brasileiras na lista: Belém (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Florianópolis (Gastronomia), Curitiba (Design), Brasília (Desing), Salvador (música), Santos (Cinema) e João Pessoa, única cidade na categoria Artesanato e Arte Popular.

“A arte popular, o artesanato, a cultura, estão muito ligados ao turismo. Não tem como a gente falar em turismo sem levar em conta a cultura e este reconhecimento dado pela Unesco é mais uma oportunidade que desenvolveremos para dar mais visibilidade à cidade. Além de já ser conhecida pelas belas praias, pela riqueza do Centro Histórico todo revitalizado em nossa gestão e pela qualidade de vida que estamos promovendo, João Pessoa tem agora mais um atrativo sendo reconhecido mundialmente”, disse Luciano Cartaxo.

O objetivo da Unesco com a Rede é posicionar a economia  criativa no centro das políticas públicas municipais, estimulando o intercâmbio de especialistas e das melhores práticas em ações de interesse comum. E para tornar possível este reconhecimento, foi encaminhado um dossiê elaborado por iniciativa da PMJP com o Sebrae, no qual, dentre outros documentos, uma carta onde o prefeito  Luciano Cartaxo dá anuência e se compromete a apoiar pelos próximos anos as atividades do segmento do artesanato e cultura popular na cidade. Além disso, o documento conta também com uma carta da Associação de Artesãs Sereias da Penha, uma carta do Sebrae enquanto instituição não governamental chancelando o dossiê, bem como uma carta do Itamaraty.

O reconhecimento à Capital paraibana se deu a partir do projeto Sereias da Penha, que tem como madrinha a primeira-dama, Maísa Cartaxo. Mulheres artesãs são beneficiadas na Capital por esta ação de estímulo e aprendizagem do ofício e geração de renda, onde o trabalho feito à mão dialoga com o design, com a moda, com a economia criativa, ressaltando a arte com escamas de peixe em fios de cobre. Através de peças autorais, elas destacam a importância da preservação ambiental e dos ecossistemas a partir do reaproveitamento e ressignificação de materiais que fazem parte do dia a dia das comunidades de pescadores.

“Junto com as demais ações que a Prefeitura vem tomando na estruturação do turismo, esse título de Cidade Criativa no artesanato, é mais um passo largo que consolida João Pessoa como destino turístico no Brasil”, afirmou o secretário-adjunto de Turismo, Graco Parente. Ele ainda acrescentou que “um dos pilares importantes deste reconhecimento é a questão da sustentabilidade e a gestão de Luciano Cartaxo tem um planejamento futuro que de fato inclui a cidade como uma cidade criativa, como, por exemplo, o projeto Cidades Sustentáveis, em parceria com o BID. Então isso demonstra que a Prefeitura trabalha de forma coesa e integrada em suas secretarias, com projetos inovadores, criativos e sustentáveis”.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio reforça base do PSB com vistas às eleições em diversos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente dos PSB na Paraíba, Gervásio Maia (PSB), segue articulando estratégias para fortalecer a base do partido em todo território estadual com vistas às eleições deste ano.

Durante agenda no último sábado (13/04), o gestor esteve nas cidades Alcantil, Lagoa Seca, Bananeiras, Curral de Cima e Mataraca para referendar lançamentos de pré-candidaturas e fazer a entrega de equipamentos que visam beneficiar a população.

“Foi uma alegria reencontrar todos vocês. Valeu pela receptividade! Vamos em frente, Paraíba!”, disse em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Avante reúne pré-candidatos e reafirma apoio à reeleição de Cícero em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diretório Municipal do Avante em João Pessoa realizou nesta segunda-feira (15/04) uma reunião que reuniu os pré-candidatos do partido a vereador na Capital e reiterou o apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) nas eleições deste ano.

Diversos pré-candidatos estiveram presentes, incluindo os vereadores Marcos Bandeira, Bruno Farias e Luiz Flávio, além da deputada estadual Lucinha Lima. Também participaram do encontro o vice-prefeito Leo Bezerra, o secretário de gestão Governamental Diego Tavares e diversas lideranças municipais.

Durante o evento, Leo Bezerra ressaltou a importância do Avante para a gestão do prefeito Cícero Lucena, expressando gratidão aos atuais vereadores e pré-candidatos pela confiança na atual administração. “É com grande satisfação que venho aqui conversar com todos os parceiros do Avante, um partido que já declarou seu apoio ao prefeito Cícero na próxima eleição. Agradeço por acreditarem no Avante e por colocarem o partido à disposição do prefeito Cícero para continuarmos lutando por uma João Pessoa cada vez melhor”, afirmou.

O presidente municipal do partido, Chico do Sindicato, manifestou a expectativa de que o Avante conquiste a maior bancada na Câmara Municipal de João Pessoa, com três ou quatro vereadores eleitos. Ele destacou que o partido fornecerá todo o suporte necessário e treinamentos para que os pré-candidatos possam estruturar suas campanhas de forma eficaz.

Em relação ao apoio à reeleição de Cícero Lucena, o presidente municipal afirmou que o partido agradece ao prefeito e à primeira-dama Lauremília Lucena pelo empenho e trabalho dedicados à estruturação da legenda na Capital. “Graças a esse esforço, conseguimos formar uma chapa completa. O Avante está firmemente engajado no projeto de reeleição do prefeito Cícero”, reafirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Iphaep acata recurso e Prefeitura de CG retoma obras do primeiro cinema da educação do Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram retomadas, na tarde desta segunda-feira (15/04), as obras do primeiro Cinema da Educação do Brasil, prédio do antigo Cine Capitólio, localizado no centro de Campina Grande. A retomada acontece após a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, recorrer administrativamente da decisão junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) que retirou o embargo da obra.

O embargo havia se dado por causa de uma marquise que fica na frente do prédio, ela estava deteriorada, com infiltrações e foi descoberto, no decorrer da obra, que não ficava apenas na parede da fachada para frente, mas se alargava para dentro do prédio e fazia parte da laje.

A empresa que estava executando a obra precisou retirar a marquise, já que oferecia risco de desabamento, para fazer a reconstrução do mesmo jeito que a marquise já existia. Ela será refeita de modo que fique idêntica à original.

O trabalho no antigo Capitólio iniciou no dia 20 de dezembro do ano passado e foi embargado em 21 de março deste ano. Apesar dos 25 dias de obra parada, o cronograma de entrega não teve modificações e a previsão é para novembro deste ano.

O Capitólio da Educação será o primeiro cinema direcionado a uma Rede pública de Educação no Brasil, o que corresponde a um feito significativo e marcante para a história da cidade. Cerca de 40 mil estudantes serão beneficiados.

Continue Lendo