Nos acompanhe

Brasil

Trânsito no Brasil mata 40 mil pessoas por ano, segundo atlas da Abramet

Publicado

em

Na última quarta-feira (1), o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, recebeu a visita do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Juarez Monteiro Molinari, acompanhado do presidente da Abramet (SP), José Heverardo da Costa Montal, que também é vice-presidente da Abramet, e de Dirceu Diniz, diretor-financeiro da Abramet e vice-presidente da Abramet (SP).

Molinari entregou ao presidente do Cremesp um exemplar do recém-lançado “Acidentes de Trânsito no Brasil: um atlas de sua distribuição”, editado pela Abramet. Na ocasião, o presidente da Associação mostrou sua preocupação com os resultados deste mapeamento e disse que as questões que envolvem tráfego devem ser consideradas uma doença. “No Brasil, 60% dos leitos de hospitais são destinados para pessoas que se envolveram em acidente de trânsito. Em alguns estados, esse número chega a 70%”, observou. “Acidentes de trânsito matam cerca de 40 mil pessoas, por ano, no Brasil, sendo a terceira causa de morte. Já entre pessoas de 0 a 44 anos é a principal causa de morte, então, realmente, temos que considerar o tráfego uma doença”, concorda Camarim.

Medicina e trânsito

Outro ponto da reunião tratou da participação do Cremesp na 61a  Sessão Ordinária do Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte (Cedatt), que será realizada no próximo dia 22/11, no Palácio do Governo de São Paulo. O objetivo é apresentar às entidades que compõem o Cedatt a importância da agenda de saúde no âmbito do trânsito motorizado, com a Medicina envolvida diretamente em ações que visem à diminuição desses acidentes, que tanto impactam a vida dos condutores e pedestres, e a saúde como um todo. “O Brasil é o quarto país com mais mortes em acidentes de trânsito, ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria. Os países que conseguiram reduzir esta mortalidade contaram com a Medicina, para fundamentar os estudos e estatísticas”, destaca o presidente da Abramet (SP).

Estas discussões estão na ordem do dia, pois está em curso a reforma do Código de Trânsito brasileiro. “O Cremesp tem a missão de colocar a Medicina nas questões que envolvem o tráfego e demonstrar que ela é capaz de contribuir decisivamente para a diminuição dos acidentes”, diz Camarim.

Na oportunidade, foram abordados outros dois importantes assuntos de interesse da Medicina de Tráfego. Um deles, é a Portaria 70, do Detran/SP, publicada em março deste ano, sobre o  credenciamento das entidades públicas ou privadas, em caráter de pessoas jurídicasA Associação solicita o apoio do Cremesp para esclarecer os médicos especialistas acerca das mudanças ocorridas. O outro assunto diz respeito à portaria do Detran que regulamenta o sistema eletrônico de divisão equitativa dos exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica. Eles são necessários aos processos para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH de candidatos e condutores de veículos automotores, mas que ainda não está em vigor para o município de São Paulo.

Continue Lendo

Brasil

“Trabalhando duro para isso”, diz Cabo Gilberto sobre desejo de relatar PEC das Drogas na Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) afirmou que está atuando nos bastidores da Câmara dos Deputados, em Brasília, para ser o relator da PEC das Drogas na Casa Legislativa.

De acordo com o parlamentar, ele, pessoalmente, já teria solicitado aos líderes da Câmara a oportunidade de relatar a matéria uma vez tratar-se de uma pauta importante cujo resultado, há muito, é cobrado pela população.

Drogas não! De forma nenhuma!“, frisou o deputado.

Os comentários do Cabo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (17/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Brasil

Relator na Câmara, Aguinaldo participa de audiência sobre a Reforma Tributária e o setor produtivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP), participou, nesta terça-feira (16/04) de forma virtual do Seminário Alimentos e Bebidas para debater o impacto da matéria no setor de bares e restaurantes.

Aguinaldo disse que a aprovação da PEC “foi fruto de um diálogo franco”. Ele explica: “Estivemos com os setores de alimento, nas suas diversas especificidades, representado cada interesse”.

Sobre a transição, o deputado ressaltou que houve “um cuidado no debate para que não houvesse nenhum movimento abrupto, e que de forma permanente a partir da regulamentação pudéssemos ter o tempo suficiente para avançarmos no sistema tributário que reflita exatamente o que queríamos na adoção de um IVA moderno”.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 prevê a unificação dos principais tributos sobre o consumo de bens e serviços que hoje são cobrados com alíquotas distintas nos âmbitos federal, estadual e municipal, adotando o sistema baseado no conceito de Imposto sobre Valor Agregado, conhecido como IVA e que atualmente é utilizado em mais de 170 países.

Continue Lendo

Brasil

Em Brasília, Eduardo Carneiro busca aquisição de recursos para impulsionar o esporte na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro, esteve em Brasília, nesta terça-feira (16/04), para participar de uma reunião no Ministério do Esporte em busca de adquirir recursos para ampliar e impulsionar as atividades esportivas na Paraíba.

O parlamentar deliberou com o secretário executivo da pasta, Diego Galdino, na oitiva que contou com a presença dos deputados paraibanos Wilson Filho (Republicanos) e Wilson Santiago (Republicanos).

Na oportunidade também foram discutidos detalhes para os próximos eventos esportivos no Estado, a exemplo dos Jogos Abertos de Vôlei e Futsal, Jogos da Juventude e Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

Confira:

Continue Lendo