Nos acompanhe

Paraíba

Alunos da Rede Municipal participam de Campeonato Latinoamericano de Robótica

Publicado

em

Trinta alunos de seis escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam, a partir do próximo dia 7, do Campeonato Latinoamericano de Robótica. A competição será realizada em Curitiba (PR) até o dia 11 deste mês e as equipes da Capital vão disputar em seis categorias.

Entre os projetos que os alunos da Rede Municipal vão levar para a competição internacional estão três protótipos de robôs inspirados na música ‘Olha Pro Céu’, de autoria de José Fernandes e Luiz Gonzaga.

“O nosso projeto é pautado na valorização da cultura regional e a gente começou a trabalhar nele desde o período do São João. Fizemos pesquisas e queríamos homenagear Luiz Gonzaga e a nossa cultura, mostrando as nossas raízes. Para isso, trabalhamos alguns elementos que aparecem na letra da música e fizemos os robôs, que são o sanfoneiro e a bailarina”, explicou uma das monitoras do projeto, Beatriz Araújo.

Alunos da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, no bairro da Penha, na Capital, a dupla José Fernandes e João Heslen já são experientes em criação de robôs e competição na área e estão confiantes na apresentação do projeto em Curitiba. “Tô animado porque a gente se preparou muito para essa competição e vai ser bom porque fizemos um projeto bem feito e diferente”, comentou João Heslen.

José Fernandes não esconde a animação em mais uma vez representar os alunos da Capital em um campeonato de destaque internacional. “Já é o segundo ano que participo e é muito bom. Eu tava em casa e de repente os professores ligaram para mim, falando da competição. Fiquei muito feliz e animado em participar mais uma vez”, frisou o garoto.

Projetos são aliados no aprendizado – Com dois anos participando das aulas de Robótica, os conteúdos de Matemática tornaram-se mais fáceis para José Fernandes, estudante da Escola Municipal Moema Tinoco. Ele está entre as centenas de estudantes das 98 escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital que participam dos projetos nessa área e sabem que programar um protótipo vai além de aprender sobre programação.

“Gosto da robótica porque a gente aprende que com coisas simples, recicláveis, podemos criar brinquedos, robôs que ajudam nas aulas e também passamos para os outros alunos da escola aproveitar”, disse o garoto. É essa interdisciplinaridade, por meio do ensino da robótica, que é trabalhada nas escolas municipais da Capital.

A secretária de Educação do município, Edilma Ferreira, lembrou que as aulas de robótica são uma ferramenta importante no processo ensino aprendizagem dos alunos da Rede Municipal.

“A robótica inova as aulas e o aprendizado flui de maneira bem mais prazerosa e aí o desenvolvimento do ensino também acontece junto com esse grau de satisfação do aluno em participar dessas atividades. É algo muito importante que tem feito a diferença nas nossas escolas”, destacou a secretária.

Segundo a coordenadora de Robótica Educacional Secretaria Municipal de Educação, Sineide Andrade, os instrutores de robótica desenvolvem as atividades em conjunto com os professores de todas as disciplinas e os projetos desenvolvidos auxiliam também nas aulas dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), nas atividades de alfabetização, cidadania, entre outros temas.

“Os professores ganham no conteúdo, porque as aulas ficam mais dinâmicas, com os conteúdos de robótica intercalados nas disciplinas, e os alunos ganham no aprendizado, porque a transmissão do conhecimento fica mais prática”, destacou Sineide Andrade.

Alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, Thallyson Alexandre da Silva e Ismael Feitosa, ambos de 13 anos, melhoram o desempenho nas disciplinas depois que começaram a participar das aulas de robótica. A última criação da dupla é uma tartaruga que, por meio de um controle remoto inserido em uma lanterna ajuda em atividades lúdicas que estimulam a cidadania. “Depois que a gente participou das Olimpíadas de Robótica ficou mais legal. Esse robô ajuda a gente a aprender e também aos alunos menores do 1º e 2º ano”, afirmou Thallyson Alexandre.

Um dos instrutores de robótica das escolas municipais, Josimar Bertholdo lembra que mais do que incentivar a busca pelo conhecimento, a disciplina estimula também a criatividade dos estudantes e a autonomia deles em saber que são capazes de ir além da caneta e do papel.

“A gente começa sempre explicando o que é a robótica, como ela pode ser trabalhada na prática e, a partir desse conhecimento, os alunos vão ficando curiosos em saber como funcionam as atividades, ficam mais atentos. É um trabalho contínuo que reforça o aprendizado deles nas outras disciplinas escolares, mas também aguça a criatividade. Eles ficam livres para criar o que quiserem”, reforçou o instrutor.

Conquistas – O resultado da implementação da robótica nas escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa aparece em competições nacionais e também internacionais. Desde 2013 os alunos têm se destacado nos eventos da área, como a conquista do primeiro lugar na Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria “Robocup Júnior Dance Primary”, em Fortaleza (CE).

No Mundial de Robótica (RoboCup 2014), que foi realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, a Rede Municipal foi campeã na categoria ‘Super Team’. A equipe Apolo tinha formado uma nova equipe junto com os Estados Unidos e Áustria intitulada Brazilian Circus of the Genius.

Em 2015, os alunos repetiram o mesmo resultado durante a ‘XIX Copa do Mundo de Robótica’, na cidade de Hefei, capital da província de Anhui, na China, os alunos ganharam o troféu de Melhor do Mundo no quesito ‘Interação Humano com Robô’.

No ano passado, as equipes das escolas do município conquistaram o terceiro lugar na XIV Competição Latino Americana de Robótica (Larc), em Recife (PE).

Continue Lendo

Paraíba

Governo da Paraíba conquista Selo Casa Azul de habitação sustentável em obra de residencial em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), em parceria com a Wanderley Construções, alcançou destaque com o Residencial Aura do Cruzeiro, em Campina Grande, e conquistou o Selo Casa Azul, um importante mecanismo de classificação dos empreendimentos habitacionais construídos por meio da Caixa Econômica Federal.

Esse instrumento é ofertado aos empreendimentos habitacionais que mais adotem soluções eficientes e de qualidade na obra e infraestrutura do espaço. Ele analisa e classifica as melhores práticas para uma habitação mais sustentável e esta é a primeira vez, desde que o Selo foi criado em 2009, que uma obra do Governo da Paraíba atinge esse reconhecimento.

O projeto premiado contará com diferenciais como instalação de painéis solares para gerar energia limpa para o uso comum, dispositivos que economizarão água em todas as torneiras, reaproveitamento da água da chuva, amplo terreno com jardins e áreas verdes, entre outros. Além disso, a construção também possui elementos de destaque, como a contratação de pessoas da região para trabalhar no projeto e o treinamento para que os trabalhadores da obra realizem o trabalho com excelência.

O Residencial Aura do Cruzeiro está sendo construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1,5 na modalidade de financiamento habitacional. É constituído de apartamentos de 2 quartos com área de lazer completa, com piscina, churrasqueiras gourmet, salão de festas, mini quadra poliesportiva, academia, salão de jogos, espaço pet e muito mais. As 176 unidades já foram selecionadas e a previsão de entrega é para o próximo mês de junho.

“Recebemos a notícia com muito orgulho, pois estamos conseguindo realizar um dos nossos maiores objetivos, que é oferecer moradia popular com qualidade, pensando na vida das famílias e também no cuidado com o planeta, portanto, esse reconhecimento vem para reafirmar esse nosso compromisso social de inovar e melhorar sempre”, destacou a presidente da Cehap, Emilia Correia Lima.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Entidades do esporte de alto rendimento firmam contratos e receberão apoio do Governo do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Entidades e clubes que militam com o esporte de alto rendimento assinaram, nesta terça-feira (23), os contratos referentes ao programa Paraíba Esporte Total. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e contou com os dirigentes e representantes das equipes que são sediadas em João Pessoa, já que as de outros locais, acontecem às 19h no ginásio Arena Unifacisa, em Campina Grande.

O programa Paraíba Esporte Total, uma iniciativa do Governo da Paraíba, é destinado a incentivar clubes e entidades que desenvolvam o desporto e o paradesporto de alto rendimento, que tenham resultados expressivos, como manda a Lei de número 11.692/2020. Esses resultados precisam ser no âmbito nacional ou então internacional e o resultado final dos contemplados passou por uma análise criteriosa por parte de uma comissão avaliadora. O programa disponibiliza o valor de R$ 1 milhão a ser distribuído entre 13 clubes, que tiveram seus processos e documentações devidamente aprovadas. A quantia a ser paga por entidade pode ser de até R$ 150 mil.

“Um sonho concretizado por parte do Governo do Estado, que é firmar parceria com essas entidades que trabalham diretamente com o esporte e o paradesporto. O programa, agora, vai ajudar e muito elas arcarem com passagens aéreas, inscrições de campeonatos, hospedagem de atletas, alimentação, entre outras coisas, fazendo com que tenha autonomia”, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires.

“Foi um momento de reconhecer o trabalho de cada entidade dessa, que tanto representa bem a Paraíba em nível nacional e internacional. O programa vai nos fortalecer ainda mais visando com que os resultados expressivos possam crescer e quem ganhará com isso será o esporte da Paraíba”, frisou Hermano Guerra, presidente do João Pessoa Espectros.

Bolsa Esporte – Nesta quinta-feira (25), às 10h, no auditório da Fundação Casa de José Américo, o Governo do Estado realiza, com os atletas e técnicos, as assinaturas dos termos de compromisso do programa Bolsa Esporte. A relação dos contemplados será divulgada no Diário Oficial do Estado do mesmo dia. O valor referente ao Bolsa Esporte é de R$ 5 milhões.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Opera Paraíba é destaque em evento nacional do SUS pelo grau de satisfação dos usuários do programa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Programa Opera Paraíba, ação do Governo do Estado que facilita o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, está ganhando destaque na 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS, que ocorre dentro do Encontro Nacional dos Auditores (Enaud) do Sistema Nacional de Auditoria 2024, em Brasília (DF). O programa paraibano, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi selecionado mediante concurso promovido pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), que atestou o grau de satisfação –  com um alcance de 98% – dos seus usuários. O evento começou nessa segunda-feira (22) e vai até esta quinta-feira (25).

O programa Opera Paraíba foi instituído com o propósito de reduzir a fila de espera histórica que existia na Paraíba das pessoas que precisavam de algum tipo de cirurgia. Sensível com essa situação, a gestão estadual do SUS pensou na melhor solução e ampliou a assistência para todo território paraibano, sendo o Estado que mais investe na atenção e assistência, com serviços próprios. Nesse contexto, o impacto na vida dos paraibanos foi constatado com a redução das filas de espera, mudança na rotina das pessoas e melhor qualidade de vida.

A equipe da SES na 1ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Auditoria do SUS é representada por três técnicos que estão no evento para discutir temas relevantes ao processo de trabalho em auditoria e apresentação das experiências exitosas selecionadas no concurso. Destaca-se que o trabalho selecionado segue com a proposta de apoio e respostas à gestão e aos usuários, com o propósito de contribuir para a qualidade da atenção disponibilizada à população da Paraíba, por meio do Opera Paraíba, como iniciativa inovadora e revolucionária de assistência à saúde promovida pela SES.

A auditoria realizada pela SES detectou que 98% dos usuários entrevistados, seja nos hospitais (beira-leito, pós-cirurgia, por ocasião da alta hospitalar), residências (pós-cirurgia), presencialmente ou através de chamadas telefônicas, estão satisfeitos com o atendimento. O trabalho selecionado para a mostra recebeu o título “Contribuição da equipe de Auditoria da SES/PB no processo de organização, programação, execução e monitoramento das ações para redução das filas de cirurgias eletivas no estado da Paraíba”.

A Gerência Operacional de Auditoria (GOAUD) do SUS na Paraíba recebeu a missão de executar esse acompanhamento conduzido pela Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (GERAV) e iniciou uma verificação junto aos usuários atendidos para identificar a visão que eles têm do programa.

De acordo com a coordenadora da Gerência Operacional de Auditoria, Maria do Desterro Catão, a avaliação alcançou todas as unidades da rede estadual e, através dos consolidados semanais, foi possível obter quase a totalidade dos usuários satisfeitos. “O Opera Paraíba é exemplo, é resposta, é gestão com resultados. Estamos representando a SES no evento com muito orgulho e coração grato por saber que nosso trabalho tem reconhecimento merecido e que estamos contribuindo para gestão do SUS no nosso estado. A Paraíba segue promovendo qualidade de vida para todos os paraibanos. O mérito não é apenas nosso, mas de uma equipe comprometida e um Estado sensível que acredita e investe na saúde”, explicou.

Os relatórios das avaliações são atualizados semanalmente e as equipes das unidades hospitalares executantes dos procedimentos cirúrgicos foram treinadas pela equipe de Auditoria da SES para manter o processo sempre atualizado e uniformizado para todos, assim têm-se um resultado que reflete a informação fiel e em tempo real.

Para a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Lidiane Cassimiro, o propósito é a manutenção da qualidade desses serviços, para isso foi instituído um processo de acompanhamento, monitoramento e avaliação desse trabalho. “O principal objetivo do instrumento é reconhecermos as fragilidades e potencialidades nas ações do Opera Paraíba, para tornar possível o aprimoramento da atenção integrada que é desde a indicação até a execução da cirurgia. Esse monitoramento é fundamental para garantir um processo eficiente e seguro. Ou seja, é um instrumento que possibilita minimizar os riscos, melhorar os resultados e proporcionar uma experiência mais satisfatória para os usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Continue Lendo