Nos acompanhe

Negócios

Vinho lidera a preferência dos consumidores na melhor idade

Publicado

em

Toda celebração merece um brinde especial e nas festas de fim de ano não é diferente. As comemorações já se iniciam com as tradicionais confraternizações das empresas, encerrando mais um ciclo, aquelas em que a brincadeira de amigo oculto marca presença todos os anos. Depois vem as festas entre amigos, familiares, parentes e mais uma vez a troca de lembrancinhas. Sem esquecer, é claro, da tradicional ceia, esperada por todos, com um menu farto e convidativo. E, em todas essas ocasiões, quem está lá para selar o momento festivo é o bom e velho vinho, uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro.

As razões para tamanha valorização são muitas: cultura, tradição, prazer e requinte são apenas alguns sinônimos associados à bebida. Contudo, ultimamente outro fator faz com que seu consumo ganhe ainda mais destaque: o efeito positivo sobre a saúde. Estudos apontam o vinho como protetor do sistema cardiovascular, com capacidade de prevenir, inclusive, outras doenças. Por todos esses motivos, uma pesquisa exclusiva, realizada pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, revela que a bebida é a preferida dos brasileiros, especialmente na melhor idade, e também é a principal pedida na hora de presentear.

Sobre o estudo

A pesquisa “Do essencial ao Gourmet – O que os brasileiros pensam sobre alimentação saudável e produtos premium”, contou com 1360 participantes, dos quais 19% estavam na faixa etária de 41 a 50 anos e 56% eram pessoas acima dos 50. Segundo o estudo, que também abordou os hábitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas, o vinho foi apontado, em disparada, como a bebida mais apreciada pelos entrevistados: 64,5%. Em segundo lugar, com 8,5% da preferência estão os espumantes e champanhes, o whisky é a principal escolha de apenas 4,9% dos entrevistados, seguido pela vodca com 1,3% dos votos e, em último lugar, a cachaça, tradicional bebida brasileira que só conquista 1,2% desses consumidores.

A fama de que o consumo do vinho faz bem para a saúde é difundida mesmo entre aqueles que não apreciam tanto a bebida e contribui para conquistar mais adeptos. Mas, ainda que este conhecimento esteja bem popularizado, poucos, de fato, sabem o que faz o vinho ser tão especial e quais os principais benéficos para nossa saúde.

Maturação

Há uma premissa que indica que, se tratando de vinho, quanto mais velho melhor. Essa crença, embora enraizada desde os tempos bíblicos, atualmente é questionada por especialistas: alguns defendem que os atuais meios de produção já utilizam técnicas que tornam possível a degustação de vinhos novos, já outros acreditam que a complexidade química adquirida com o tempo realça o sabor e faz a espera valer a pena. Controversa ou não, essa ideia acompanha o paladar dos consumidores brasileiros.

O fato é que, entre os apreciadores da bebida, as pessoas de meia idade representam a maioria, o motivo varia, pode ser desde um paladar mais apurado à busca por uma bebida que alinhe prazer e benefícios à saúde. No entanto, de acordo com a nutricionista Juliana Tomandl, consultora da Banca do Ramon, as vantagens desse consumo não são benéficas apenas ao público da melhor idade, pois jovens e adultos também podem aproveitar a qualidade nutricional da bebida.

A uva: raiz de todos os benefícios

De acordo com a especialista a matéria prima do vinho é a grande responsável por seu efeito sobre a saúde “A uva possui várias propriedades terapêuticas graças a alta concentração de polifenóis, essa substância é estimulada em um mecanismo de defesa da videira contra agressões externas, como exposição solar, pestes e entre outras. Dentre os polifenóis presentes na fruta, o resveratrol é o que mais se destaca, pois, estudos apontam que a substância é capaz de diminuir o acúmulo de coágulos nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de patologias como acidentes vasculares”.

Tomandl explica que a substância também regula o colesterol e possui agentes antienvelhecimento, que protegem o cérebro e ainda favorecem o processo digestivo: “Esse elemento é o responsável pela cor escura da uva, por isso, as castas são mais ricas na substância” – acrescenta a especialista. Mas, isso não significa que apenas os vinhos tintos são benéficos, pois, o processo de fabricação também é determinante: para que a bebida seja uma aliada da boa saúde é preciso ter atenção na escolha do rótulo.

Composição

Não se pode julgar o vinho somente pela coloração, se fosse assim apenas os tintos seriam saudáveis. A produção é o ponto chave para extrair os nutrientes da fruta de maneira correta. A abundância de resveratrol e outras substâncias favoráveis no vinho é oriunda do seu processo de fabricação e boa parte depende da maceração, processo no qual é extraído o sumo das uvas e, em alguns casos, as cascas e sementes. É do equilíbrio deste ponto que dependem os nutrientes e qualidade da bebida nos demais processos da vinificação até chegar à mesa do consumidor. Portanto, se você é um amante da bebida ou deseja estimular o hábito em virtude dessas vantagens, é fundamental se atentar à qualidade do rótulo.

Fim de ano impulsiona o mercado de bebidas

Feriados, datas comemorativas e a Black Friday são datas em que a demanda pelos vinhos costuma aumentar e se tornam excelentes oportunidades aproveitar as promoções, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano. Dados da NeoGrid/Nielsen apontam que em 2015, as categorias de bebidas venderam em feriados nacionais 22% a mais que a média das demais semanas, especialmente na Black Friday, em que as bebidas alcoólicas tiveram destaque, com vendas cinco vezes maiores na comparação com uma sexta-feira comum.

Panorama de consumo brasileiro

Apesar de ser uma bebida amplamente conhecida e apreciada, consumo médio de vinho do brasileiro é de 1,8 litro por ano, essa estimativa per capita é bem baixa se comparada com países da Europa e vizinhos como Argentina e Uruguai. Na tentativa de formar consumidores fiéis e alavancar as vendas, muitas vinícolas investem em cursos de degustação para quem quer entender melhor a diferença entre os rótulos e aprender a harmonizar a bebida com diversos pratos e datas comemorativas.

Outro estimulo ao consumo da bebida foi observado nos recipientes em que o vinho é servido. Uma pesquisa de Comportamento e Saúde da Universidade de Cambirdge afirma que as taças de vinho aumentaram significativamente ao longo dos séculos, para se ter ideia, há 300 anos atrás, a capacidade média era de 65 ml enquanto hoje é de 450 ml. Os estudiosos acreditam que esses recipientes mais generosos fomentam a degustação. Segundo os pesquisadores um grande espaço pouco preenchido disfarça a sensação de saciedade e consequentemente aumenta o consumo.

Lista de presentes

Seja em um amigo secreto, para prestigiar alguém importante ou agradar um amigo e familiar amantes do elixir dos deuses, o fato é que o vinho lidera a intenção de presentes quando se trata de bebidas alcoólicas. De acordo com o levantamento quase 80% dos entrevistados optam por um bom rótulo na hora de presentear. Além de ser uma opção que agrada ambos os sexos, a bebida ainda transmite requinte e sofisticação, ela pode ser apreciada no momento ou guardada para datas especiais. Espumantes e champanhes figuram em segundo lugar no ranking (7,5%), seguidos pelo whisky (6%) e, curiosamente pela cachaça (2,4%). A intenção de presentear com a iguaria nacional supera o consumo entre os entrevistados, que não passa de 1,2%.

Harmonização para peixes, crustáceos e frutos do mar

Para aqueles que não são muito fãs do famoso pernil natalino nem da tradicional ave do natal, ou simplesmente não tem tempo suficiente para se dedicar ao longo preparo desses pratos e seus acompanhamentos, vale apostar em peixes e frutos do mar. Além de terem uma cocção mais rápida e prática, esses ingredientes são leves e fáceis de harmonizar com vinhos. Para isso basta se atentar à composição do menu. Os espumantes são uma boa saída para pratos incrementados com o tempero mais presente, especialmente os apimentados, pois trazem um frescor e preparam o paladar para a próxima garfada. Já sabores mais intensos, como moquecas ou preparações com molhos e ingredientes marcantes podem ser valorizadas com vinhos fortificados. Pratos leves são bem acompanhados por vinhos brancos secos e, para quem acha que os tintos devem ser deixados de lado, está muito enganado, pois a bebida é um ótimo par em pratos em que o bacalhau é o protagonista.

Mas vale lembrar que, independente da escolha do menu, a nutricionista alerta: “Apesar das propriedades nutricionais da bebida serem motivo de comemoração entre os apreciadores, as evidências científicas não são uma permissão para o consumo desenfreado, é preciso moderação para obter essas vantagens” – finaliza Tomandl.

Continue Lendo

Negócios

Cantor João Reys que viralizou em vídeo compartilhado por Simone Mendes faz show em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cantor e compositor paraibano João Reys que viralizou na internet após a cantora Simone Mendes compartilhar um vídeo dele cantando em uma feira de São Paulo (SP) chega ao Clube Cabo Branco neste sábado (20) a partir das 20h, com um show especial com participação da cantora Luciene Mello, Osmídio Neto entre outros. Os ingressos estão à venda a partir de R$25 pelo site do Ingresso Nacional ou na secretaria do clube.

Entenda o sucesso: A Simone Mendes estava fazendo sua feira, quando viu o cantor fazendo seu show solo “Quando vi fiquei com medo de ser indelicado, poxa sou teu fã, disse a ela, ela foi comprar um pastel e eu pensei que precisava montar o som e despertar ela com a minha voz e quando a vi na minha frente em uma barraca de pastel e foi aí que começou, ela olhou para trás e veio por trás de mim começando a filmar em uma humildade que não contive minhas lágrimas.” destacou o cantor.

Nesse show recheado de música boa traz participações da cantora Luciene Mello, Vinícius Mendes, Osmídio Neto, Chico Forrozado, Felipe Davi que celebra a história do paraibano que emocionou o Brasil com sua história.

Conheça o cantor:

João Reys começou a carreira nos bares de João Pessoa e mora em São Paulo. Após o vídeo viralizado, João ganhou mais de milhares de seguidores novos no seu Instagram.

Sempre fui sozinho, independente, nunca tive empresário. Eu estava plantando para colher, eu nunca quis dinheiro. Simone virou minha madrinha, ela mudou minha vida, nunca vi na minha vida uma pessoa com tanta humildade como Simone Mendes, ela me abraçou e perguntei se podia abraçar ela. Muitas pessoas falaram comigo no telefone, no Instagram”, disse ele sobre a repercussão do vídeo.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa vai selecionar médicos interessados em atuar na Unidade Dia a Dia, serviço que presta atendimento domiciliar aos clientes da Cooperativa. As inscrições começaram na segunda-feira (15) e vão até o dia 22 deste mês e são abertas a médicos cooperados e não cooperados. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 8 de maio.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 13 vagas, sendo cinco para clínica médica, quatro para neurologia parecerista e outras quatro para urologia parecerista. Há vagas para contratação imediata e para cadastro de reserva.

Os médicos selecionados vão atuar em plantões presenciais na Central de Busca Ativa e Regulação no Dia a Dia, em visitas domiciliares e para avaliações como especialistas com emissão de pareceres, sob demanda.

COMO PARTICIPAR

Os interessados em participar da seleção devem enviar um e-mail para [email protected], anexando a ficha de inscrição, o currículo e demais documentos necessários. Mais informações e o cronograma da seleção está disponíveis NESTE LINK.

O candidato que não receber a confirmação da sua inscrição por e-mail, deve entrar em contato com a Casa do Cooperado, no prazo máximo de 48 horas, através do número 2106-0439. CLIQUE AQUI para conferir o edital completo.

Continue Lendo

Negócios

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso”, abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Uma manhã de conhecimento, uma noite emoção. Assim foi a pré-estreia da tão esperada exposição imersiva “Auto de Ariano, o realista esperançoso”, realizada pelo Luzzco. Esta é a primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro. No dia 13 de abril, os convidados puderam conhecer, em primeira mão, os detalhes e as curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
Pela manhã, jornalistas, radialistas e produtores de conteúdo digital foram recebidos pelo CEO do Luzzco e realizador da exposição, Jader França, e pelo co-realizador da mostra João Suassuna, neto de Ariano. A visita começou com uma aula de João sobre a vida do avô, sua família, seus gostos e seus amores.
A exposição é uma experiência inédita sobre Ariano Suassuna,  que combina tecnologia, cenografia, luz, som e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional do escritor. “Antes mesmo do Luzzco nascer, ele já estava dentro dos nossos corações. Muitos artistas internacionais recebem exposições, enquanto os heróis e gênios brasileiros, como Ariano, não são reconhecidos como deveriam. Mesmo após o encantamento, ele tem estado cada vez mais presente na nossa vida enquanto cultura, inspiração e desejo de viver. O Luzzco abre as portas para mostrar esse amor que Ariano teve pela literatura, pela família, o pai, a esposa dona Zélia e como o amor foi condutor dessa história toda”, detalha Jader.
Noite especial – À noite, o Luzzco abriu as portas para a família de Ariano, que veio a João Pessoa especialmente para o evento, e também para alguns convidados, autoridades e patrocinadores. Entre os presentes, a secretária Rosália Luas, representando o Governo do Estado da Paraíba, além de representantes da Academia Paraibana de Letras e da Associação Paraibana de Imprensa. A exposição contou com o apoio e patrocínios do Ministério da Cultura e da Energisa e de incentivadores do espaço, como H-Station, Officina, Família Carneiro, MGA Construções e Marcos Inácio Advogados. A noite contou com a presença especial e emocionante de dona Zélia, a viúva de Ariano, que se emocionou com a homenagem inédita ao artista.
Para João Suassuna, essa é uma oportunidade das pessoas verem, sentirem e viverem ariano que permanece vivo. “Estou até sem voz, e não é por acaso, esse é o sonho que muita gente depositou aqui e tenho a certeza que todos vão senti isso com a gente. Ele está aqui conosco, sentimos muito forte a presença dele por tudo o que meu avô escreveu, suas obras, seus personagens, suas convicções e ideais. Ariano defendeu a sua aldeia, o nordeste, o Brasil e assim ele se comunicou com todo o povo”, completa.
Ao final do evento, Jader França, em nome do Luzzco, foi presenteado pela família de Ariano com um pedra em formato de coração armorial retirado da fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, onde Ariano esculpiu e presenteou a João quando ele tinha 8 anos de idade. Neste lançamento,  ganhou o significado de pedra fundamental da arte, cultura e da coerência.
A exposição está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Confira imagens:

Continue Lendo