Nos acompanhe

Paraíba

Novembro Azul: CMJP realiza “Dia D” e atende 225 pessoas contra o câncer de próstata

Publicado

em

Com enfoque na saúde masculina e na prevenção ao câncer de próstata, razão da existência da ‘Campanha Novembro Azul’, 225 pessoas (maioria homens) foram atendidas gratuitamente, nesta manhã de quinta-feira (8), no estacionamento da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que ofereceu, junto ao Distrito Sanitário IV e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serviços, prescrições médicas e atendimentos em várias especialidades. O evento foi aberto ao público e servidores do Legislativo, que ainda foram contemplados com kits de saúde bucal e sexual, café da manhã e atividades culturais.

Entre as atividades realizadas, houve atendimento odontológico, de médicos, nutricionista, manicure, aferição de pressão, auriculoterapia, argiloterapia facial, distribuição de kits de saúde bucal, orientação quanto às infecções sexualmente transmissíveis, inclusive com distribuição de camisinhas. Houve prescrição médica para exame de PSA para detectar câncer de próstata, a partir da qual os cidadãos saíram da Câmara com tudo certo pra realizar o exame, evitando burocracias e peregrinações nos PSFs.

Chamamento da Câmara

Segundo o presidente da Casa Napoleão Laureano, Marcos Vinícius (PSDB), a ação vale como um chamamento da Câmara para que mulheres e homens se voltem a falar, refletir e cuidar da saúde masculina, assim como a Casa o fez no ‘Outubro Rosa’, em relação à saúde da mulher.

“A Câmara, mais uma vez, dá o exemplo ao pessoense, chamando-o até ao nosso estacionamento, pra desfrutar os serviços oferecidos aqui e utilizar nossa Casa como mais uma fonte de prestação de serviços em prol da cidadania e do desenvolvimento da Capital. Homens, queremos lhes dizer que nós também precisamos nos conscientizar para a nossa saúde e a prevenção a toda e qualquer doença é sempre necessária. Todos são bem-vindos a se valerem dos serviços gratuitos oferecidos e a utilizar a equipe multiprofissional em saúde para esclarecimentos, tudo pra ajudar a cuidar melhor da saúde de nossa população e servidores da CMJP”, enfatizou Marcos Vinícius (PSDB).

“Hoje recebemos os homens na CMJP com um café da manhã bem reforçado pra potencializar as energias pro dia de expediente no Legislativo. Foi o dia de os homens saberem se estão com pressão alta, diabetes, dar aquele cuidado no visual, na saúde, na estética facial e das mãos, além de adquirirem informação, brindes e encaminhamentos pra algumas especialidades médicas. Pensamos nessa ação com bastante carinho, junto ao presidente da Casa,  Marcos Vinícius, e com o apoio de nossa equipe da SMS e do Distrito Sanitário IV”, explicou a iniciativa a  diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) explicou que a atividade da CMJP é um alerta aos homens da Capital a favor da prevenção ao câncer de próstata. “Que vocês façam seus exames regularmente, tanto o de sangue (PSA) quanto o de toque prostátil. Parece cansativo, mas não vamos deixar de repetir: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Esta ação da CMJP, junto com a SMS, está de parabéns pelo alcance dos serviços e atividades oferecidas aos nossos servidores, parlamentares e cidadãos que passaram pelo entorno e participaram com a gente”, comentou.

“A Mesa Diretora tem dado um show de inovação e temos nos destacado em nível nacional com as novas diretrizes que a Câmara tem tomado. Marcos Vinícius e nossa Mesa Diretora estão trabalhando com campanhas importantes, valorização do servidor, aproximação dos cidadãos das atividades do Legislativo de forma a reivindicarem mais aqui, na Casa do Povo, os direitos do próprio povo. Isso tem feito muito bem à cidade de João Pessoa”, completou a vereadora.

Visita a gabinete transformou-se em manhã de cuidados com a saúde

O servidor público Luiz Costa, 45 anos, servidor público estadual que tinha visitado o gabinete do vereador Marcos Henriques (PT), nesta manhã, aproveitou pra participar da ação e falou com o Portal Câmara JP enquanto era atendido pela manicure (já havia passado pelo teste de glicemia, aferição de pressão e estava com o encaminhamento médico para realizar o exame de PSA para detectar câncer de próstata).

“Até nutricionista a Câmara trouxe, coisa que não vejo nos PSFs do meu bairro. Consegui também um encaminhamento pra fazer o exame de PSA de forma simples e fácil. Se fosse no PSF de meu bairro, deveria passar por uma triagem e enfrentar entraves burocráticos do sistema pra conseguir tal encaminhamento; algo demoroso, estressante e revoltante quando não conseguimos. O investimento em saúde pública não deveria ser limitado, indagou o servidor estadual.

Para Luiz Costa, que também é eleitor da Capital, toda ação voltada para a saúde deveria ser permanente no serviço público. “Gostaria que essas atividades da Câmara fossem constantes nos bairros de João Pessoa e em seus PSFs. Que os médicos e equipes de saúde tivessem equipamentos, materiais e condições pra trabalhar pelo povo, pois, no âmbito dos discursos políticos, tudo estaria perfeito na Capital, porém, quem vive o nosso cotidiano [cidadão comum e, em sua maioria, de baixa renda] é que sabe das problemáticas e burocracias para conseguir um atendimento digno na saúde municipal”, constatou, acrescentando que seu relato advém da própria experiência enquanto usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.

Dezembro será “vermelho” contra ISTs

No mês que vem, a Câmara realizará, junto à SMS, através do DS IV, o ‘Dezembro Vermelho’, mês alusivo aos cuidados e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que são causadas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O termo IST substitui a terminologia anteriormente utilizada – Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – por destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Uma programação parecida com as realizadas no ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ está em fase de formulação entre a Mesa Diretora e a presidência da Casa junto ao Distrito Sanitário IV. O evento será aberto ao público, com serviços gratuitos e a data ainda será confirmada.

Continue Lendo

Paraíba

Empresa prestadora de serviço descumpre contrato e UFPB assume pagamento de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu esclarecer junto à comunidade universitária que assumiu o pagamento de salários atrasados de prestadores de serviço contratados pela empresa LDS Serviços que, por sua vez, tem descumprido suas respectivas obrigações contratuais.

De acordo com a UFPB, os contratados afetados pelo descumprimento contratual por parte da empresa prestam serviço aos campi II e III.

Segundo a Superintendência competente, “o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação”.

Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“, assegura a UFPB.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esclarece a toda comunidade universitária que medidas estão sendo tomadas para o pagamento dos salários dos colaboradores contratados pela empresa LDS SERVIÇOS, que presta serviço nos campi II e III, e não está cumprindo com suas obrigações trabalhistas.

Informa também que o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação, para que seja feito diretamente pela administração central da Universidade. Com isso, a UFPB assegura a responsabilidade e o compromisso com os prestadores de serviços de limpeza e conservação. Para dar continuidade ao pagamento diretamente, a administração central está aguardando a emissão da nota fiscal de serviços pela empresa LDS SERVIÇOS.

A empresa foi notificada sobre este descumprimento contratual. Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do PT-JP rebate dirigente estadual petista e nega tendência de isolamento da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente municipal do PT em João Pessoa, Marcus Túlio, rebateu o comentário feito pelo presidente estadual da legenda na Paraíba, Jackson Macêdo, sobre tendência ao isolamento do partido na Capital paraibana.

Segundo Túlio, além de estar em uma Federação, o PT conta com dados que derrubam quaisquer teses de isolamento da legenda, uma vez que pesquisas realizadas mostram que uma candidatura petista é competitiva e que a grande maioria da população pessoense tem simpatia pelo partido.

Leia também: Jackson Macêdo teme isolamento do PT nos próximos pleitos: “a esquerda sozinha não ganha eleição”

Ainda de acordo com Marcus Túlio, o grupo está confiante de que, de Brasília, virá a decisão de uma candidatura própria  do Partido dos Trabalhadores na Capital paraibana.

Os comentários do petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (18//04).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Exclusivo: MPF Arquiva processo sobre recursos para Hospital Padre Zé na pandemia; veja documento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Investigações concluem que não houve irregularidades na aplicação de verbas para o suporte à população vulnerável na Paraíba.

Em um desfecho significativo para as investigações relacionadas à gestão de recursos durante a pandemia de COVID-19, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar o processo administrativo que analisava a alocação de fundos pelo Governo do Estado da Paraíba ao Hospital Padre Zé.

O processo, instaurado para averiguar a destinação de verbas principalmente através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não encontrou nenhuma irregularidade. O arquivamento foi formalizado em um documento datado de 03 de abril de 2024, e tornado público esta semana, conforme relatórios do MPF.

Os principais investigados foram o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Tibério Limeira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Diego Tavares. Também estavam envolvidos na investigação Ana Giovana, representante da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, e Padre Egídio, representante do Hospital Padre Zé.

A investigação foi motivada pela necessidade de transparência e responsabilidade no uso de fundos públicos, especialmente em um período de crise intensa causada pela pandemia. Os recursos em questão foram destinados para garantir a segurança alimentar de grupos extremamente vulneráveis, incluindo catadores de recicláveis, profissionais do sexo, imigrantes venezuelanos, e vendedores ambulantes.

A decisão de arquivar o caso foi tomada após uma análise detalhada dos gastos e das ações implementadas, que demonstraram adequação e eficácia no uso dos recursos para o suporte a essas populações. A investigação confirmou que as medidas adotadas antes mesmo da implementação do auxílio emergencial de R$600 pelo governo federal foram essenciais para mitigar os impactos da pandemia entre os mais afetados.

Este arquivamento não apenas esclarece a situação em relação às alegações de má gestão, mas também ressalta a importância das parcerias entre o governo estadual e entidades filantrópicas como o Hospital Padre Zé para responder a emergências de saúde pública

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo