Nos acompanhe

Paraíba

TCE encaminha processo do Jampa Digital para análise e parecer da procuradoria geral

Publicado

em

O processo do Jampa Digital, que se “arrasta” no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba desde 23 de março de 2012, pode finalmente estar chegando ao fim. Recente movimentação no sistema Tramita, do Tribunal de Contas do Estado, mostra que após despacho eletrônico, com relatório de complemento de instrução, o processo foi encaminhado no último dia 08 para a análise e parecer da Procuradoria Geral da Corte. O relator do processo é o conselheiro Marcos Antonio da Costa.

Arrolados ao processo estão o deputado federal, líder do governo Temer,   Aguinaldo Ribeiro (PP), a deputada estadual Estelizabel Bezerra, o procurador do estado Gilberto Carneiro da Gama, além de Aldo Cavalcanti Prestes, Eduardo Marcelo de Oliveira Araujo, Espólio do Senhor Paulo Badaró de França, Handerson de Souza Fernandes, Marco Aurélio de Medeiros Villar, Marconi Maia de Oliveira, Paulo Badaró de França e Adriana Araujo de Moraes.

Dinheiro do Jampa Digital foi usado na campanha de 2010 na PB, diz Polícia Federal

Pouco mais de uma ano após a denúncia que originou a abertura de Inspeção de Especial Programa Jampa Digital pelo Tribunal de Contas do Estado, a polícia federal, em 29 de julho de 2013, informava que o dinheiro do Jampa Digital teria sido usado na campanha de 2010, que elegeu Ricardo Coutinho (PSB) governador da Paraíba.

Crimes apontados no inquérito

Ao todo, foram indiciadas 23 pessoas pela Polícia Federal. Entre os indiciados estão gestores, funcionários públicos e empresários. Ainda de acordo com a PF, houve direcionamento de licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, pagamento de propina e falsificação de documentos.

À época, o Ministério Público Federal (MPF) deu parecer no qual confirma os indícios de irregularidades no Projeto Jampa Digital apontados no inquérito da PF e recomendou que fossem apuradas as supostas participações do governador Ricardo Coutinho e do então ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que era secretário da Ciência e Tecnologia da capital paraibana na época da elaboração do Jampa Digital.

A investigação do suposto envolvimento de Ricardo Coutinho e Aguinaldo Ribeiro no esquema não foi feita pela PF porque os dois têm foro privilegiado devido aos cargos que ocupam.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa sediará a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Controladoria-Geral da União, a Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba e demais instituições apoiadoras promovem a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024.

O evento será realizado nos dias 04 e 05 de junho em João Pessoa- PB, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba,   com o objetivo de reunir ouvidoras e ouvidores de todos os entes federativos e poderes para a difusão de conhecimentos e troca de experiências.

Nesta edição, estão previstas atividades sobre avaliação de serviços públicos e construção de carta de serviços, a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento em ouvidoria; além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

O convite à participação é direcionado a ouvidores e técnicos de ouvidorias públicas, acadêmicos, e demais interessados.

 As inscrições podem ser feitas aqui.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 400 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir de segunda-feira (22), 407 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos. João Pessoa, com 184 vagas, concentra o maior número de oportunidades, sendo destaque no cargo de servente de obras com 15 vagas disponíveis. As demais vagas estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape, Conde.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para vendedor pracista (12), costureira em geral (10) e atendente de farmácia-balconista (10), entre outras.

Na cidade de Campina Grande, serão 116 vagas, sendo carpinteiro (15), chapeiro (13), auxiliar de linha de produção (10) e servente de obras (8) as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão ofertadas 35 vagas de emprego, das quais 12 para auxiliar de logística, nove para servente de obras e cinco para auxiliar de expedição, esses entre os destaques.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer 10 vagas de emprego, das quais quatro são para vendedor pracista e as demais para recepcionista atendente (duas), pizzaiolo (duas), consultor de vendas (duas).

A cidade de Patos terá 19 vagas. A vaga de destaque vai para ajudante de carga e descarga de mercadorias com 12 oportunidades, e as demais são para atendente de farmácia – balconista, auxiliar de logística, assistente administrativo, para auxiliar técnico de inst. de eletromecânicas duas vagas e para o cargo de costureiro a máquina na confecção em série uma vaga.

Já em São Bento, das seis vagas disponíveis, duas são para consultor de vendas, além de atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, recepcionista em geral, auxiliar de estoque,com uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, são 11 vagas disponíveis, com destaque para o cargo de vendedor de consórcio com sete vagas, vendedor pracista com três e assistente administrativo, uma vaga para o cargo.

As sete vagas disponíveis em Cabedelo estão distribuídas entre os cargos de auxiliar de financeiro, auxiliar de serviço de copa, cumin, barman, mecânicos de automóveis e caminhões, entre as vagas ofertadas, duas para cozinheiro de restaurante.

Ainda há seis vagas no posto Sine-PB – Sapé, distribuídas para os cargos de consultor de vendas, gerente comercial, técnico em saúde bucal e para operador de telemarketing ativo e receptivo duas vagas. Já no município de Bayeux, uma vaga para carpinteiro.

No município do Conde, são 12 vagas disponibilizadas para auxiliar de linha de produção e servente de obras, cinco vagas para cada cargo e outras para auxiliar de almoxarifado e pedreiro.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 3253-2818
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa registra 62mm de chuvas em 24 horas e Defesa Civil segue em alerta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa registrou, nas últimas 24 horas, uma média de 62 milímetros (mm) de chuvas – até as 8h30 deste sábado (20). Nesse período, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) contabilizou algumas ocorrências relacionadas a alagamentos pontuais e duas quedas de galhos de árvores. Diversos órgãos municipais seguem em alerta, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que está com as equipes monitorando o trânsito.

Os bairros onde mais choveu foram: Altiplano, com o registro de 62,8 mm; Tambauzinho, 60,4 mm; Manaíra, 40,2 mm; Centro, 34,8; Grotão, 30 mm; Cristo, 29,4 mm; e Cuiá, 24,2. Até o momento, uma árvore tombou na Avenida Hilton Souto Maior, na altura do Centro Hípico da Paraíba, e outra na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, no bairro Jardim Oceania.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assim como da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), já estão em campo trabalhando para recolher os galhos. Seguem de plantão também equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizando a limpeza e desobstrução de galerias com remoção de resíduos que são descartados de forma irregular em via pública.

Aviso meteorológico – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso meteorológico com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h deste domingo (21).

A Defesa Civil orienta a população a adotar algumas medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, informando a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885 ou telefone 199, que funcionam 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Trânsito – Para reduzir os transtornos provocados à mobilidade urbana, por conta do acúmulo de água em alguns trechos da cidade, a Semob-JP está com equipes em campo e também realiza vídeomonitoramento através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott).

A população pode enviar mensagem e informar qualquer situação de urgência de trânsito pelo WhatsApp (98760-2134) ou pelas redes sociais  @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp.

Nesse período de chuva os condutores devem ter mais atenção no trânsito, mantendo a velocidade reduzida, acionando os faróis e não passar em áreas alagadas.

Continue Lendo