Nos acompanhe

Negócios

Senado discute concorrência em mercado de ‘carros-forte’

Publicado

em

Uma disputa sobre o mercado de transporte de valores está na pauta do plenário do Senado nesta terça-feira (05). Um artigo do Estatuto da Segurança Privada tem gerado polêmica por proibir bancos de serem sócios de empresa que prestem serviço nessa área. Entre as transportadoras que se beneficiariam da restrição estão duas que pertencem à família do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Formada por seis bancos, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Santander e Citibank, a TBForte seria a grande prejudicada pela medida. A transportadora é um braço da Tecban, empresa criada pelos bancos para gerir a rede de caixas 24 horas, informam reportagem de Eduardo Bersciani, de O Globo.

— Se isso for aprovado, o Senado favorecerá a reserva de mercado para o segmento de transporte de valores. O resultado será uma menor quantidade de caixas automáticos, mais filas, menos ofertas ao cliente, ineficiência, desabastecimento e custos altos para o mercado — afirmou ao GLOBO Marcelo Guerra, superintendente jurídico da Tecban.

O Estatuto da Segurança Privada tem como base um projeto que tratava apenas da criação de piso salarial para vigilantes e seguranças privados. Após ser aprovado pelo Senado com esse escopo reduzido, o projeto seguiu para a Câmara, onde foi apensado a outras propostas e teve o objeto ampliado para passar a regular toda a área de segurança privada. A alteração que trata das transportadoras de valores foi incluída pelo relator na Câmara, Wellington Roberto (PR-PB), durante a votação no plenário da Câmara, sendo aprovada sem debate. O texto do deputado proibia também a atuação de empresas estrangeiras, mas tal vedação já foi retirada pelo relator no Senado, Vicentinho Alves (PR-TO). Prosegur e Brinks, duas das três maiores do setor são estrangeiras.

Devido a sua complexidade e necessidade de alto investimento, o mercado é extremamente concentrado. Além das duas estrangeiras, a brasileira Protege é a outra gigante do setor. A quarta colocada nesse ranking é a Confederal, uma das empresas da família Oliveira. A Corpvs é outra transportadora que pertence a parentes do senador. Por meio de sua assessoria, o presidente do Senado afirmou que “é a favor da livre concorrência em todos os setores da economia”.

A TBForte tem 5% do mercado. A empresa foi criada para atuar no abastecimento de caixas 24 horas em 2010 por uma necessidade identificada pelos bancos diante de uma resistência que havia das empresas estabelecidas em realizar o serviço em regiões de periferia e com maiores índices de violência. Com a estruturação, a transportadora ligada aos bancos passou também a participar de concorrências privadas e licitações dos bancos públicos. Apesar de perder a maior parte das disputas, a TBForte destaca que sua presença fez as concorrentes baixar os preços.

— Ao tirar do mercado uma empresa que promove concorrência no mercado, o projeto atinge diretamente os preços das licitações. Desde que começou a participar de pregões, há pouco mais de um ano, a companhia baixou em mais da metade os valores apresentados em licitações da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil — afirma Guerra.

O texto em votação permitirá que empresas ligadas a bancos trabalhem apenas de forma “orgânica”, o que significaria a permissão apenas para o transporte de valores da instituição a que pertence, sem poder prestar serviços a terceiros. No caso da TBForte, por exemplo, ela só poderia atender à Tecban e à rede de caixas 24 horas.

As entidades que representam as empresas do setor, Associação Brasileira de Transportes de Valores (ABTV) e Federação Nacional de Empresas de Transporte de Valores (FENAVAL), defendem a medida com a justificativa da “isonomia comercial” e de se impedir que os bancos possam fazer um controle abusivo de preços no mercado.

“As entidades aprovam esta limitação, pois protege a isonomia concorrencial e a viabilidade de todas as empresas especializadas em segurança privada (transporte de valores e vigilância patrimonial) no país, evitando que os maiores clientes do setor – os bancos – tenham um controle abusivo dos preços de mercado praticados, sob o risco de se criar um monopólio, como já ocorre com os caixas eletrônicos da Rede 24Horas, cuja empresa opera sozinha no mercado de administração de caixas eletrônico – este é o receio do setor”, diz trecho da nota assinada pelas entidades.

A ABTV e a Fenaval destacam que as regras do setor são as mesmas desde a década de 80 e que a legislação em vigor “não condiz mais com a realidade do mercado e da sociedade brasileira”.

Continue Lendo

Negócios

Cantor João Reys que viralizou em vídeo compartilhado por Simone Mendes faz show em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cantor e compositor paraibano João Reys que viralizou na internet após a cantora Simone Mendes compartilhar um vídeo dele cantando em uma feira de São Paulo (SP) chega ao Clube Cabo Branco neste sábado (20) a partir das 20h, com um show especial com participação da cantora Luciene Mello, Osmídio Neto entre outros. Os ingressos estão à venda a partir de R$25 pelo site do Ingresso Nacional ou na secretaria do clube.

Entenda o sucesso: A Simone Mendes estava fazendo sua feira, quando viu o cantor fazendo seu show solo “Quando vi fiquei com medo de ser indelicado, poxa sou teu fã, disse a ela, ela foi comprar um pastel e eu pensei que precisava montar o som e despertar ela com a minha voz e quando a vi na minha frente em uma barraca de pastel e foi aí que começou, ela olhou para trás e veio por trás de mim começando a filmar em uma humildade que não contive minhas lágrimas.” destacou o cantor.

Nesse show recheado de música boa traz participações da cantora Luciene Mello, Vinícius Mendes, Osmídio Neto, Chico Forrozado, Felipe Davi que celebra a história do paraibano que emocionou o Brasil com sua história.

Conheça o cantor:

João Reys começou a carreira nos bares de João Pessoa e mora em São Paulo. Após o vídeo viralizado, João ganhou mais de milhares de seguidores novos no seu Instagram.

Sempre fui sozinho, independente, nunca tive empresário. Eu estava plantando para colher, eu nunca quis dinheiro. Simone virou minha madrinha, ela mudou minha vida, nunca vi na minha vida uma pessoa com tanta humildade como Simone Mendes, ela me abraçou e perguntei se podia abraçar ela. Muitas pessoas falaram comigo no telefone, no Instagram”, disse ele sobre a repercussão do vídeo.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa vai selecionar médicos interessados em atuar na Unidade Dia a Dia, serviço que presta atendimento domiciliar aos clientes da Cooperativa. As inscrições começaram na segunda-feira (15) e vão até o dia 22 deste mês e são abertas a médicos cooperados e não cooperados. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 8 de maio.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 13 vagas, sendo cinco para clínica médica, quatro para neurologia parecerista e outras quatro para urologia parecerista. Há vagas para contratação imediata e para cadastro de reserva.

Os médicos selecionados vão atuar em plantões presenciais na Central de Busca Ativa e Regulação no Dia a Dia, em visitas domiciliares e para avaliações como especialistas com emissão de pareceres, sob demanda.

COMO PARTICIPAR

Os interessados em participar da seleção devem enviar um e-mail para [email protected], anexando a ficha de inscrição, o currículo e demais documentos necessários. Mais informações e o cronograma da seleção está disponíveis NESTE LINK.

O candidato que não receber a confirmação da sua inscrição por e-mail, deve entrar em contato com a Casa do Cooperado, no prazo máximo de 48 horas, através do número 2106-0439. CLIQUE AQUI para conferir o edital completo.

Continue Lendo

Negócios

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso”, abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Uma manhã de conhecimento, uma noite emoção. Assim foi a pré-estreia da tão esperada exposição imersiva “Auto de Ariano, o realista esperançoso”, realizada pelo Luzzco. Esta é a primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro. No dia 13 de abril, os convidados puderam conhecer, em primeira mão, os detalhes e as curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
Pela manhã, jornalistas, radialistas e produtores de conteúdo digital foram recebidos pelo CEO do Luzzco e realizador da exposição, Jader França, e pelo co-realizador da mostra João Suassuna, neto de Ariano. A visita começou com uma aula de João sobre a vida do avô, sua família, seus gostos e seus amores.
A exposição é uma experiência inédita sobre Ariano Suassuna,  que combina tecnologia, cenografia, luz, som e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional do escritor. “Antes mesmo do Luzzco nascer, ele já estava dentro dos nossos corações. Muitos artistas internacionais recebem exposições, enquanto os heróis e gênios brasileiros, como Ariano, não são reconhecidos como deveriam. Mesmo após o encantamento, ele tem estado cada vez mais presente na nossa vida enquanto cultura, inspiração e desejo de viver. O Luzzco abre as portas para mostrar esse amor que Ariano teve pela literatura, pela família, o pai, a esposa dona Zélia e como o amor foi condutor dessa história toda”, detalha Jader.
Noite especial – À noite, o Luzzco abriu as portas para a família de Ariano, que veio a João Pessoa especialmente para o evento, e também para alguns convidados, autoridades e patrocinadores. Entre os presentes, a secretária Rosália Luas, representando o Governo do Estado da Paraíba, além de representantes da Academia Paraibana de Letras e da Associação Paraibana de Imprensa. A exposição contou com o apoio e patrocínios do Ministério da Cultura e da Energisa e de incentivadores do espaço, como H-Station, Officina, Família Carneiro, MGA Construções e Marcos Inácio Advogados. A noite contou com a presença especial e emocionante de dona Zélia, a viúva de Ariano, que se emocionou com a homenagem inédita ao artista.
Para João Suassuna, essa é uma oportunidade das pessoas verem, sentirem e viverem ariano que permanece vivo. “Estou até sem voz, e não é por acaso, esse é o sonho que muita gente depositou aqui e tenho a certeza que todos vão senti isso com a gente. Ele está aqui conosco, sentimos muito forte a presença dele por tudo o que meu avô escreveu, suas obras, seus personagens, suas convicções e ideais. Ariano defendeu a sua aldeia, o nordeste, o Brasil e assim ele se comunicou com todo o povo”, completa.
Ao final do evento, Jader França, em nome do Luzzco, foi presenteado pela família de Ariano com um pedra em formato de coração armorial retirado da fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, onde Ariano esculpiu e presenteou a João quando ele tinha 8 anos de idade. Neste lançamento,  ganhou o significado de pedra fundamental da arte, cultura e da coerência.
A exposição está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Confira imagens:

Continue Lendo