Nos acompanhe

Paraíba

‘Natal Família’ terá concerto com Simone, Orquestras do Ação Social e Sinfônica

Publicado

em

A programação do ‘Natal Família’ da Capital, que começou com os autos de Natal, tem continuidade nesta sexta-feira (22), no Busto de Tamandaré, com apresentações das orquestras do projeto Ação Social pela Música (ASMJP) – unidades do Alto do Mateus, Mangabeira, Casa da Pólvora e Gervásio Maia – e o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP) com a cantora Simone. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A apresentação é gratuita e começam às 18h.

A primeira apresentação da noite será da Orquestra de Cordas do projeto Ação Social pela Música – Unidade 1 (Alto do Mateus), que sobe ao palco às 18h. Regida pelo maestro Hector Rossi, a orquestra vai executar a ‘Pequena serenata noturna’ (W. A. Mozart), ‘Pout-pourriSuziki’, com os solistas Ana Beatriz Borges, Wanda de Cássia, Jonathan Caíque e Miguel Luiz, ‘Que nem jiló’ (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), ‘Greensleeves’ (canção folclórica da Inglaterra) e a tradicional ‘Jingle bell’ (James LordPierpont). Os alunos que estudam canto coral na Unidade 3 (Casa da Pólvora) participam da apresentação.

Em seguida, às 19h, será a vez da Orquestra de Cordas da Unidade 2 (Mangabeira), que acompanhados da Orquestra de Flautas Doces da Unidade 4 (Gervásio Maia), vão tocar ‘Happy blue’ (Tradição EUA), ‘Eu só quero um xodó’ (Dominguinhos/Anastácia), ‘Wewillrock you’ (Brian May), Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e ‘Ode à Alegria’(L. V. Beethoven). A apresentação terá ainda a participação do coral Geraldo Vandré, do grupo de idososdo Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, convidado especial da ASMJP. A regência será do maestro Samuel Espinoza, que também assina os arranjos.

No final da apresentação as orquestras se unem e executama mais conhecida música natalina, ‘Noite feliz’ (Franz Gruber), com 150 instrumentistas de cordas, 50 de flautas doces e cerca de 40 vozes. O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Tradição – Encerrando a programação da noite, a Orquestra Sinfônica Municipal sobe ao palco às 22h. Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a OSMJP vai realizar seu tradicional Concerto de Natal, com participação da cantora Simone, e um repertório popular, com canções de grandes nomes da nossa música e já conhecidas do público, todas com arranjo de Rogério Borges, maestro assistente da Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto.

O programa será aberto com ‘Encontros e despedidas’ (Milton Nascimento/Fernando Brant). Depois virá ‘Maria Maria’ (Milton Nascimento/Fernando Brant), e, finalmente, ‘Então é Natal’ (John Lennon), um dos maiores sucessos da cantora, que vai interpretar ainda ‘Yolanda’ (Pablo Milanez/Chico Buarque). ‘Tô voltando’ (Paulo Cézar Pinheiro/Maurício Tapajós), ‘O amanhã’ (João Sérgio). A última peça do programa será ‘A Christmas Festival’ (Leroy Anderson).

A cantora –Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone é uma das maiores e mais bem-sucedidas cantoras brasileira. Sua carreira começa em 20 de março de 1973 e continua até hoje, quatro décadas depois, um exemplo de longevidade profissional e renovação constante.

A carreira de Simone extrapolou as barreiras nacionais e se espalhou por toda América Latina, América do Norte e Europa, com frequentes turnês internacionais. Com mais de 40 discos em português e espanhol, Simone é uma das mais prolíficas artistas do seu tempo.

Seu último trabalho, o CD “É Melhor Ser”, comemorando 40 anos de carreira, foi acompanhado por uma extremamente bem recebida turnê que durou três anos.Simone agora prepara um novo trabalho, um novo disco de estúdio e uma nova turnê que percorrerá todo o Brasil e seletos países da Europa e América do Sul.

Continue Lendo

Paraíba

Confira a íntegra da agenda da ministra Cida Gonçalves que visita a Paraíba nesta quinta e na sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta quinta-feira, 25 de abril, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se encontra com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e participa da audiência pública com o tema “Brasil sem Misoginia” na Assembleia Legislativa do estado. A ministra também estará presente no Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba.

Na sexta-feira (26), Cida Gonçalves tem um encontro com mulheres marisqueiras e pescadoras dos municípios de Cabedelo, Pitimbu Bayeux e Santa Rita, um espaço de escuta ativa das necessidades das mulheres das águas e de formulação de políticas transversais que atendam aos anseios das trabalhadoras.

Agenda da ministra Cida Gonçalves na Paraíba

Dia 25 de abril (quinta-feira)

9h – Recepção pelo Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo

Local: Granja Santana – Residência Oficial do Governador

Endereço: Av. Min. José Américo de Almeida – Miramar, João Pessoa/PB

10h30 – Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba

Local: Sebrae/PB

Endereço: Rua Joaquim Pires Ferreira – Estados, João Pessoa/PB

12h – Almoço com a Secretária de Mulheres da Paraíba, Lídia Moura

14h30 – Audiência Pública: Brasil sem Misoginia

Local: Plenário Deputado José Matriz – Assembleia Legislativa da Paraíba Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro

19h – Jantar com deputadas estaduais da Paraíba

Dia 26 de abril (sexta-feira)

9h30 – Encontro com Marisqueiras e Pescadoras dos Municípios de Cabedelo, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita, com a presença dos Governos Estadual e Municipais

Local: Centro Universitário UNIESP, BR-230, Km 14 – s/n – Morada Nova, Cabedelo/PB

14h30 – Deslocamento terrestre de João Pessoa/PB para Recife/PE

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB é pioneiro na entrega de relatórios de Auditoria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba se destacou por ser o primeiro entre os órgãos congêneres a enviar o Relatório de Auditoria Independente sobre as Demonstrações Financeiras de propósito especial e o Relatório do auditor independente sobre o sistema de controle interno do exercício de 2023, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O anuncio foi feito pelo presidente da Corte paraibana, conselheiro Nominando Diniz Filho, na abertura da sessão ordinária do Pleno, nesta quarta-feira (24).

O Ofício de número O-CSC/CBR-515/2024, assinado pelo técnico do BID André Martinez Fritscher, confirmou a entrega desses relatórios ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os documentos foram auditados pelo próprio Tribunal de Contas. O Banco considerou que o Estado da Paraíba cumpriu o requisito contratual relacionado à apresentação dos referidos relatórios.

Diz o ofício que “o cumprimento desta cláusula contratual é um passo importante no avanço do projeto de modernização da gestão fiscal do Estado da Paraíba, demonstrando a transparência e o comprometimento das partes envolvidas na execução do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba – PROFISCO II-PB”.

Diante dos apontamentos e recomendações feitas pelos auditores, o BID solicitou que o governo paraibano mantenha a instituição informada sobre as ações tomadas em resposta às observações levantadas durante a auditoria.

Reconhecimento – O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, destacou essa ação como uma importante contribuição para a governabilidade do Estado da Paraíba. Em virtude desse marco, ele determinou que o Departamento de Recursos Humanos inclua na ficha funcional dos auditores de controle externo designados pela Portaria TC 026/2024, Maria Zaira Chagas Guerra Pontes, que é a coordenadora da equipe responsável por esse feito e também dos auditores, Alcimar Alves Fraga, Ana Raquel Sá da Nóbrega, Elza Adrianis Goncalves Montenegro Fernandes, João Kennedy Rodrigues Gonçalves, João César Bezerra de Menezes, e Renata Carrilho Torres de Andrade,  o reconhecimento do TCE-PB pelo trabalho que eles vêm desempenhando.

“Essa ação evidencia o compromisso do Tribunal de Contas da Paraíba com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, fortalecendo as práticas de controle interno e a prestação de contas no estado”, concluiu o presidente do TCE-PB.

Continue Lendo

Paraíba

STF: Toffoli acompanha Gilmar por competência da Justiça Eleitoral para julgar processo de Ricardo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou o voto do relator Gilmar Mendes e também deu provimento à manutenção de competência da Justiça Eleitoral para julgar processo envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

O voto de Toffoli foi registrado no julgamento virtual do processo Rcl 46987 AgR, iniciado na sexta-feira (19/04) e término agendado para a sexta-feira (26/04).

[…] os fatos ocorridos depois da decisão aqui impugnada demonstram que, de fato, as autoridades locais insistem em afrontar a autoridade de decisões desta Corte, seja a que firmou orientação sobre a competência criminal da Justiça Eleitoral (Inq. 4.435-AgR-Quarto), seja a por mim proferida, nestes autos, que declarou a incompetência do TJ/PB para julgar o PIC 000015-77.2020.815.0000 e seus incidentes“, registra Gilmar, no voto acompanhado pelo ministro Dias Toffoli.

Leia também: Gilmar vota por manutenção de competência da Justiça Eleitoral para julgar processo de Ricardo

Clique aqui e confira a íntegra do voto do ministro relator.

Continue Lendo