Nos acompanhe

Negócios

Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico realiza nova reunião de trabalho

Publicado

em

A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB), se reúne mais uma vez com a diretoria da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), nesta quinta-feira (5), às 16h, na sede da entidade. Neste próximo encontro, será discutida a revogação de leis estaduais que travam o crescimento econômico do Estado e também medidas que possam ser adotadas pelo Governo para garantir mais segurança e estabilidade econômica aos comerciantes. A reunião vai contar com a presença do secretário executivo de Estado da Receita, Bruno Frade.

Para o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Marcos Procópio, o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar é essencial para a retomada das discussões com o Governo do Estado. Segundo ele, será a partir da Frente que esse diálogo será retomado. “Essa será uma reunião propositiva, onde vamos apresentar ao secretário Bruno uma pauta de reivindicação baseada em três pontos: a dupla visita, a penhora administrativa e a FEF”, destacou.

Entre as medidas destacadas por Marcos Procópio e que serão abordadas na reunião está a análise das leis estaduais que tratam sobre o Fundo de Estabilização Fiscal (FEF) e a Penhora, além da questão do estabelecimento de um prazo maior para análises na regularização de documentos por parte das empresas antes da geração de notificações.

Outro ponto a ser tratado será a questão da Visita Dupla. A Associação Comercial defende que o Governo do Estado adote um maior prazo, de 30 dias, para que as empresas apresentem documentos sobre alguma suposta irregularidade detectada pelo fisco. Hoje, caso seja encontrado algum problema, a empresa é autuada no mesmo instante, sem prazo algum para defesa. A ideia é que essa autuação aconteça apenas numa segunda visita dos fiscais.

Sobre as revogações das leis, a Associação Comercial diz que tanto a FEF, quanto a da Penhora travam o crescimento econômico do Estado. A classe reclama que a FEF foi estendida na Paraíba em março deste ano por um período de mais 30 meses. Essa lei foi criada em todos os estados do Nordeste para ser válida por um período de 30 meses por conta da crise financeira por qual passava o país e a difícil situação dos estados no setor da arrecadação. Enquanto os outros estados encerraram esse tipo de arrecadação, a Paraíba renovou para todos os comerciantes, numa cobrança de 10% a mais do valor destinado ao Estado.

A Penhora também é questionada pela classe comercial como um entrave no crescimento da Paraíba já que o Governo do Estado fica com autonomia para penhorar os bens, tendo amplos poderes para celebrar, julgar, penhorar e executar a dívida. Diante disso, a Associação Comercial solicitou a revisão da lei para garantir que investimentos de fora possam chegar ao estado.

Continue Lendo

Negócios

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) reconhecerá as melhores matérias e reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios nas categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Há também uma categoria especial de Jornalismo Universitário. As inscrições seguem abertas até 3 de junho.

Essa é a oportunidade para profissionais da imprensa – e também estudantes de Jornalismo – inscreverem seus materiais relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil. Entre os temas sugeridos estão produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas, acesso a crédito e transformação digital.

O empreendedorismo cresce no país a cada dia e impacta inclusive nas ofertas de emprego: pequenos negócios geraram mais de 1,1 milhão de postos de trabalho em 2023, o que representou 80% das vagas com carteira assinada que foram criadas no país. No ano passado, o Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas, uma alta de 6,62% em relação a 2022, quando surgiram 805,6 mil novos empreendimentos.

Além disso, os dados deste ano do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que os pequenos negócios continuam em ascensão. Apenas em fevereiro de 2024, as micro e pequenas empresas criaram cerca de 60% dos empregos, o que representa 177,1 mil contratações.

Nova categoria no PSJ

Nesta edição do PSJ, as produções de estudantes de Jornalismo de instituições de ensino superior de todo o Brasil também serão reconhecidas na categoria Jornalismo Universitário. Concorrem ao prêmio conteúdos jornalísticos (nas modalidades texto, áudio, vídeo ou fotojornalismo) que tenham sido desenvolvidos por estudantes e publicados em veículos laboratório das universidades.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. Na última edição, realizada no ano passado, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.

Continue Lendo

Negócios

Restaurant Week: maior festival gastronômico da Paraíba encerra no próximo domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os fãs da boa gastronomia podem preparar o roteiro dos seus restaurantes favoritos para visitar neste fim de semana. A sexta edição da Paraíba Restaurant Week que acontece em João Pessoa encerra no próximo domingo (21/04), incluindo 45 estabelecimentos que protagonizam o maior evento gastronômico da cidade.

Neste ano, a lista inclui desde os tradicionais e aclamados até os estabelecimentos mais recentes, promovendo um verdadeiro tour gastronômico pela rica cena culinária da Capital.

Na Restaurant Week, festival internacional criado em Nova Iorque que se transformou no maior evento da área no Brasil, os restaurantes participantes desenvolvem menus especiais a preços super atrativos, abrindo espaço para os talentos da culinária local e democratizando o acesso à alta gastronomia.

Esta edição – a maior já realizada na capital paraibana – reúne 45 dos melhores restaurantes da cidade.

Confira a lista dos cardápios:

Arc Restaurant

📍Av. João Maurício, nº 975 – Manaíra, João Pessoa 

Famiglia Muccini Ristorante

📍Rua Nossa Sra. dos Navegantes, nº 140 – Tambaú, João Pessoa 

La Tratoria Restaurantes

📍Rua Nossa Sra. dos Navegantes, nº 1078 – Tambaú, João Pessoa 

Citron Restaurante

📍Avenida João Maurício, nº 255 – Manaíra, João Pessoa

 

 

Continue Lendo

Negócios

Dia do Amigo: Outback apresenta um cardápio variado para celebrar todos os tipos de amizade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Dia do Amigo é comemorado popularmente hoje, dia 18 de abril, e para quem quer aproveitar a data de forma especial, o Outback Steakhouse oferece diversas opções em seu cardápio para todos os tipos de amizade.

Entre as opções preferidas está o Rodízio da rede, ideal para celebrações e confraternizações e que, agora, está disponível em todos os horários de segunda a sexta-feira e aos domingos das 17h às 20h. Os amantes da marca podem escolher entre duas opções irresistíveis: por R$99,90, os consumidores podem optar pelos aperitivos acompanhados de refrigerante ou Iced Tea à vontade. Já por R$109,90, a experiência conta com os famosos chopps Brahma servidos em canecas congeladas à vontade. Ambas as modalidades acompanham os clássicos aperitivos do Outback, incluindo a irresistível Billy Ribs, Kookaburra Wings, Fritas com Cheddar, Nachos e Bloom Petals.

Na Paraíba, a marca conta com duas unidades: uma em João Pessoa, no Manaíra Shopping, e outra em Campina Grande, no Partage Shopping.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 165 restaurantes no Brasil e está presente em 65 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie.

Continue Lendo