Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba registra 1.037 novos casos de Covid-19 e morte de infectado com 27 anos de idade

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (27), 1.037 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 121 (11,66%) são casos de pacientes hospitalizados e 916 (88,33%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 289.319 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 819.804 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 46 novos óbitos desde a última atualização, sendo 19 nas últimas 24h.

Os óbitos ocorreram entre os dias 09 e 27 de abril de 2021, sendo 01 deles em hospital privado, 01 em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 6.722 mortes. O boletim registra ainda um total de 204.340 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 417 novos casos, o que corresponde a 40,21% dos casos registrados nesta terça. São eles: João Pessoa, com 239 novos casos, totalizando 78.136; Cajazeiras, com 54 novos casos, totalizando 6.424; Campina Grande, com 52 novos casos, totalizando 26.494; Borborema, com 40 novos casos, totalizando 276; Areia, com 32 novos casos, totalizando 1.037.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 27/04/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta terça, 216 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 46 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoinha (1), Alhandra (1), Arara (1), Bananeiras (1), Bayeux (1), Borborema (1), Cajazeiras (1), Campina Grande (3), Conceição (1), Conde (1), Cuitegi (2), Damião (1), Esperança (1), Guarabira (1), Ingá (1), Itabaiana (1), Itatuba (1), João Pessoa (11), Juazeirinho (1), Junco do Seridó (1), Juripiranga (1), Massaranduba (1), Patos (1), Pombal (2), Remígio (1), Santa Helena (1), Santa Rita (1), Soledade (1), Sumé (3) e Uiraúna (1).

As vítimas são 23 homens e 24 mulheres, com idades entre 27 e 96 anos. Diabetes e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e 07 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 53%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 51%. Em Campina Grande estão ocupados 58% dos leitos de UTI adulto e no sertão 57% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 74 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 635 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 888.509 doses. Até o momento, 625.170 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 263.338 com a segunda dose da vacina. Um total de 1.124.888 doses já foram distribuídas.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

Banco de dados genético possibilita identificação de acusado de praticar ao menos 12 estupros na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trabalho realizado pelo Governo da Paraíba, através da implantação de um ‘Banco de Dados Genéticos’ gerenciado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB) a partir da coleta de amostras do DNA de presos sentenciados pela Justiça por prática de crimes hediondos, ajudou na elucidação de mais um caso. Dessa vez, a ferramenta contribuiu para a identificação de um homem acusado de praticar, ao menos, 12 (doze) crimes de estupro em território paraibano.

A informação foi confirmada pela coordenadora das Delegacias da Mulher, Sileide Azevedo, e pela diretora Geral do Instituto de Política Científica da Paraíba, Raquel Azevedo.

Segundo as policiais, o caso, que ficou conhecido como o do “tarado de Tibiri”, foi elucidado a partir de um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil, com auxílio do Banco de Dados Genéticos que tornou possível a comparação de dados do criminoso com material genético coletado nas vítimas dos estupros.

O “tarado de Tibiri” aterrorizou moradores da cidade de Santa Rita, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, e mobilizou policiais diversos durante várias tentativas de captura do criminoso.

O suspeito foi capturado no início do mês de abril, na cidade de Canguaretama, Rio Grande do Norte.

O Banco de Dados Genéticos está interligado a uma rede nacional e pode ser acessado em, pelo menos, 20 (vinte) estados brasileiros.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Tribunal de Contas da Paraíba é pioneiro na entrega de relatórios de auditoria ao BID

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba se destacou por ser o primeiro entre os órgãos congêneres a enviar o Relatório de Auditoria Independente sobre as Demonstrações Financeiras de propósito especial e o Relatório do auditor independente sobre o sistema de controle interno do exercício de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente da Corte paraibana, conselheiro Nominando Diniz Filho, na abertura da sessão ordinária do Pleno, nesta quarta-feira (24).

O Ofício de número O-CSC/CBR-515/2024, assinado pelo técnico do BID André Martinez Fritscher, confirmou a entrega desses relatórios ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os documentos foram auditados pelo próprio Tribunal de Contas. O Banco considerou que o Estado da Paraíba cumpriu o requisito contratual relacionado à apresentação dos referidos relatórios.

Diz o ofício que “o cumprimento desta cláusula contratual é um passo importante no avanço do projeto de modernização da gestão fiscal do Estado da Paraíba, demonstrando a transparência e o comprometimento das partes envolvidas na execução do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba – PROFISCO II-PB”.

Diante dos apontamentos e recomendações feitas pelos auditores, o BID solicitou que o governo paraibano mantenha a instituição informada sobre as ações tomadas em resposta às observações levantadas durante a auditoria.

Reconhecimento – O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, destacou essa ação como uma importante contribuição para a governabilidade do Estado da Paraíba. Em virtude desse marco, ele determinou que o Departamento de Recursos Humanos inclua na ficha funcional dos auditores de controle externo designados pela Portaria TC 026/2024, Maria Zaira Chagas Guerra Pontes, que é a coordenadora da equipe responsável por esse feito e também dos auditores, Alcimar Alves Fraga, Ana Raquel Sá da Nóbrega, Elza Adrianis Goncalves Montenegro Fernandes, João Kennedy Rodrigues Gonçalves, João César Bezerra de Menezes, e Renata Carrilho Torres de Andrade,  o reconhecimento do TCE-PB pelo trabalho que eles vêm desempenhando.

“Essa ação evidencia o compromisso do Tribunal de Contas da Paraíba com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, fortalecendo as práticas de controle interno e a prestação de contas no estado”, concluiu o presidente do TCE-PB.

Continue Lendo

Paraíba

“O campinense não! Mas, os paraibanos de uma forma geral se diminuem’, diz Tovar na Tribuna

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (24/04), gerou polêmica ao criticar a população paraibana afirmando que “o campinense não!”, mas, os paraibanos formam um povo que “de uma forma geral se diminui“.

O parlamentar fez o comentário, ao rebater críticas que recebeu de “haters” ao defender a importância e capacidade de fomento ao setor do Turismo paraibano a  partir da adoção do ‘pastel de carne com açúcar’ como patrimônio imaterial do Estado.

Segundo Tovar, cada unidade federal tem um prato típico declarado e que a iguaria estaria apta a receber o título em questão com capacidade para se tornar um atrativo para o turista que visita terras paraibanas.

Porém, em determinado momento, levado pela empolgação, ao discorrer sobre o assunto, Tovar registrou que os paraibanos precisam aprender um pouco mais, inclusive, com os pernambucanos porque, diferentemente dos campinenses “os paraibanos de uma vez por outra, de uma forma geral, se diminuem” quanto à sua grandeza e importância perante outros Estados.

Confira o áudio:

Continue Lendo