Nos acompanhe

Negócios

Fórum Nacional Sucroenergético empossa nova diretoria

Publicado

em

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, tomou posse oficialmente nesta segunda-feira (2), como presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), durante a abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia da União Nacional de Bioenergia (UDOP).

O cargo foi transferido pelo então presidente, André Rocha, que agradeceu em especial a seu vice-presidente, Renato Cunha, todos membros do fórum, o apoio de todo o setor, de várias entidades, políticos e autoridades durante seus oito anos de mandato.

André Rocha ressaltou, também, a contribuição do atual presidente, Mário Campos, enquanto membro do fórum, sempre muito técnica e ponderada, que sempre se dispôs a missões difíceis no setor e tem feito um profícuo trabalho na questão do transporte da cana. “Esse tema já avançou muito e acredito que terá uma finalização favorável ao setor”, destacou.

Mário Campos agradeceu o excelente trabalho desenvolvido à frente do fórum por André Rocha, e seu vice, Renato Cunha (presidente do Sindaçúcar-PE e Novabio), que permanece também como vice-presidente na atual gestão.

Ele chamou a todos para formar juntos o futuro do setor, que tem um excepcional potencial de contribuir ainda mais como fonte de energia renovável e na redução do aquecimento global. Como, também, da responsabilidade em relação aos milhares de colaboradores e das comunidades que dependem do funcionamento das unidades.

“Precisamos discutir junto ao legislativo e ao governo, como levar e consolidar a modernidade do nosso setor para o futuro. Neste sentido espero fazer, contando com o apoio de todos, uma gestão tão boa quanto a realizada pelo André Rocha”, afirmou Mário Campos.

Segundo ele, o Brasil tem a oportunidade de escolher sua fonte energética, tem uma grande diversidade, inclusive na agenda do hidrogênio, com a inclusão do etanol.

Mário Campos ressaltou, ainda, que a política é feita de escolhas e o país não pode apostar sejam em rotas energéticas ou tecnológicas sem a inclusão do setor sucroenergético e todas as suas potencialidades de energia renovável, como também a bioeletricidade e o biogás.

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool) congrega o FNS, e por isso, o presidente da entidade, Edmundo Barbosa, manifestou seus cumprimentos aos empossados, ao destacar os méritos de Mário Campos, além de sua capacidade de trabalho e de pensar na estratégia, sempre com muita habilidade de bom articulador.

“Mário dará continuidade e renova as esperanças para o setor sucroenergético, ao assumir a presidência do Fórum Nacional Sucroenergético. O mesmo se pode afirmar em relação ao vice-presidente Renato Cunha, sempre combativo nas causas de interesse dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade. A eles, meus cumprimentos pelas responsabilidades que agora assumem, com a nossa modesta colaboração enquanto membro do FNS”, destacou Edmundo.

Ministro Bento Albuquerque

O ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, abriu o congresso e também chamou para si a responsabilidade em relação ao combustível do futuro, com a necessidade de o país aprofundar nas várias plataformas possíveis, como o etanol, o hidrogênio, biometano, biogás. Além da conexão com a indústria automobilística para que os veículos tenham condições de utilizar todo esse potencial.

O FNS, criado em 2003, tem a participação de 15 entidades da indústria canavieira. São elas:

Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar)
Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Mato Grosso do Sul (Biosul)
Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais (Siamig)
Sindicato da Indústria de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Sonal);

Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindálcool-PB)
Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL)
Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado da Bahia (Sindaçúcar-BA)
Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)
Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindálcool-MT)
Sindicato dos Produtores de Açúcar, de Álcool e da Cana de União do Piauí (Sindaçúcar-PI);

Sindicato da Indústria Sucroenegética do Estado do Rio de Janeiro (Siserj);
Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais do Estado do Espírito Santo (Sindquímicos);

Sindicato de Produtos de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanalcool);
União Nacional da Bioenergia (Udop)

Continue Lendo

Negócios

Especialistas incluem sete destilados paraibanos como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba está representado por sete destilados que foram incluídos por especialistas como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça, competição já considerada como a mais acirrada da história do evento.

As sete cachaças estavam numa lista disputada por um total de 150 (cento e cinquenta) marcas de todo o país e já inseridas no roll das “cachaças mais queridas do Brasil“.

Na edição de 2024, 20 (vinte) profissionais participaram como jurados da seleção após a realização de uma votação popular com registro de 52.966 (cinquenta e dois mil, novecentos e sessenta e seis) votos válidos que consagraram esta edição como a maior de todas as anteriores.

A competição, realizada em três fases, chegará à final entre os dias 26 e 28 de abril durante a XXI Cúpula da Cachaça, na Cachaçaria e Chalé Macaúva, no Município de Analândia, em São Paulo.

Sobre a Cúpula da Cachaça

A Cúpula da Cachaça é uma entidade criada em 2013 para reunir profissionais de diferentes formações especializados no destilado nacional brasileiro em torno de iniciativas de valorização da cachaça e incremento da profissionalização do setor.

Entre essas ações está o Ranking Cúpula da Cachaça, que é bianual e tem o objetivo de divulgar a categoria Cachaça como destilado brasileiro de excelência e fomentar a produção de qualidade.

Confira a lista das cachaças paraibanas que são finalistas nesta competição:

Arretada Cordel (Cruz do Espírito-PB);
Baraúna Premium Carvalho (Alhandra-PB);
Gregório Prata (Alagoa Grande-PB);
Nobre Cristal (Cruz do Espírito Santo-PB);
Triunfo Umburana (Areia-PB);
Volúpia Diamante (Alagoa Grande-PB)
Volúpia Tradicional (Alagoa Grande-PB)

Clique aqui e confira a íntegra da lista com as finalistas.

Continue Lendo

Negócios

Diogo Nogueira fará show em João Pessoa no mês de maio com releituras da carreira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cantor e compositor Diogo Nogueira fará um show em João Pessoa no dia 12 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. O artista traz o samba da Bahia junto com releituras de hits de sua carreira como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia” e “Clareou”.

Além dos clássicos, Diogo Nogueira também apresenta canções de seu mais recente álbum, intitulado de “Sagrado”, que resgata as raízes do samba do cantor.

Diogo também traz de volta a dança, um fator presente em seus shows. Para a Tour 2024, a dança será celebrada com as coreografias do ballet da companhia de dança Leandro Azevedo – ator, dançarino, coreógrafo e professor.

Ingressos;

Os ingressos para o show de Diogo Nogueira custam de R$ 90 a R$ 320, podendo ser comprados na loja Mioche do Mag Shopping ou pelo site Bilheteria Digital.

Continue Lendo

Negócios

Saiba quando levar criança para urgência hospitalar e entenda por que não precisa ter medo da UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Filho pequeno doente é sinônimo de preocupação. Mas, os pais ficam um pouco mais tranquilos quando podem contar com uma estrutura hospitalar completa. Dispor da assistência de um pronto atendimento ou de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser fundamental para que a criança se recupere o mais breve possível e volte logo para casa. Mas, há quem tenha dúvidas sobre quando levar a criança para um serviço de urgência e emergência ou fique assustado quando o filho precisa ser internado em uma UTI.

Para esclarecer as dúvidas sobre urgência e emergência e desmitificar o receio das UTIs, o “Sem Contraindicação” recebeu as pediatras Íris do Céu de Carvalho Coelho, coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Pediátrico Unimed (HPU), e Janine Alencar, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva do HPU.

Prontos para atender

A pediatra Íris do Céu esclareceu que nem sempre, a melhor providência a adotar logo que o filho adoece é recorrer a um serviço de urgência e emergência. O ideal é entrar em contato com o pediatra da criança. Como esse profissional já a acompanha, conhece melhor o histórico de saúde e tem condições de ser mais assertivo. Na urgência, pela característica própria do serviço, será tratado o problema de saúde que o paciente estiver apresentando no momento do atendimento. “Nunca o serviço de urgência vai substituir o acompanhamento [pelo pediatra] daquela criança”, explicou a médica.

Ela esclareceu que a equipe estará sempre pronta a atender, mas se o caso não for de urgência e emergência, a pessoa poderá esperar um pouco mais, pois serão priorizadas as situações mais graves. E ainda há o risco de a criança ficar exposta em um ambiente com outros pacientes doentes. Na conversa, a médica esclareceu em quais situações procurar um serviço de urgência e emergência e deu alternativas para evitar levar a criança ao hospital.

Sem medo da UTI

A pediatra Janine Alencar informou que, antes mesmo que fosse obrigatório, o Hospital Pediátrico Unimed já permitia que os pais acompanhassem 24 horas por dia os filhos internados na UTI. Essa medida traz mais conforto para a criança e mais tranquilidade para os pais, contribuindo para melhores resultados. No episódio, ela falou sobre a estrutura da unidade, a aquisição de novos equipamentos, a capacitação da equipe e o programa de humanização, que torna o ambiente mais acolhedor.

Janine Alencar comentou que os pais, geralmente, ficam assustados quando os filhos precisam ser internados em uma UTI. A ideia, que não corresponde à realidade, é de que “não haveria mais o que fazer”. Mas não é isso. “A terapia intensiva é, justamente, para você dar um suporte naquelas patologias mais graves. Não quer dizer que é porque é terminal, porque não vai ter mais cura. Não é isso. Pelo contrário. É tanto que pacientes terminais não têm indicação de UTI”, tranquilizou. Ela destacou que, na UTI, toda uma equipe multidisciplinar vai estar focada para restabelecer a saúde o mais breve possível. “É um tratamento intensivo. Apenas isso”, reforçou.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” aborda temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

Confira imagens:

Continue Lendo