Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Conde encerra programação do Mês da Juventude com audiência pública

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Conde, através da Coordenadoria de Juventudes, realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a 1ª Audiência Pública de Juventude. O evento aconteceu no Núcleo de Cultura, localizado no centro da cidade, e contou com a presença da prefeita, Karla Pimentel; da Secretária Nacional de Juventude, Emilly Rayanne Coelho Silva; do deputado estadual Eduardo Carneiro; diversos secretários municipais; vereadores; além de  de jovens da cidade, inclusive representantes dos povos quilombolas e indígenas.

A audiência encerrou a programação das ações em alusiva ao Mês da Juventude (Agosto) na cidade, que foi aberta com um curso gratuito de informática para jovens da cidade, realizado na Missão Resgate.  Também foram realizadas diversas atividades esportivas e cadastro dos jovens de Conde no Programa Jovem Aprendiz, fruto da parceria entre o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Prefeitura de Conde. Ao todo, 145 jovens condenses foram cadastrados para receberem capacitação e direcionamento para inserção no mercado de trabalho.

O evento foi aberto com uma apresentação cultural do grupo folclórico Coco Novo Quilombo. No uso da fala, a prefeita Karla Pimentel enalteceu a importância dos jovens na sociedade. “Nós estamos trabalhando para termos uma sociedade ajustada, equilibrada, e são vocês que vão fazer a diferença em nossa sociedade”, disse. Segundo ela, a gestão tem buscado o apoio de empresários para a criação de vagas que incluirão os jovens no mercado de trabalho.

Eduardo Carneiro lembrou a importância da formação profissional para a juventude. “Que o município possa capacitar nossos jovens para que eles ocupem as frentes de trabalho que estão sendo abertas com o advento de novas empresas no município”, pontuou.

A secretária das Juventudes, Emilly Rayanne Coelho, ressaltou os programas do Governo Federal voltados para os jovens, respondeu perguntas de jovens representantes das comunidades quilombolas e indígenas, dos esportes e da cultura. Ela firmou o compromisso de discutir parceria com praticantes de artes marciais da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Inova Educação 2024 registra mais de 60 projetos inscritos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Premiando práticas inovadoras no âmbito da Rede Pública de Ensino ou através de Organizações Não-Governamentais (ONGs), o Inova Educação registrou 68 projetos inscritos na edição de 2024. Ao todo, a premiação conta com a participação de representantes de 38 cidades paraibanas. A premiação, de iniciativa do mandato do deputado estadual Chió (Rede), foi criada em 2021.

Sustentabilidade, controle a obesidade, produção midiática, matemática financeira, animes, produção cultural, literatura, inclusão, esportes, educação financeira, agroecologia e ciência são alguns dos temas presentes em projetos que concorrem aos prêmios. Chió, o parlamentar que idealizou o Inova, celebrou a diversidade de temas.

“Mais um ano de Inova Educação e mais um ano em que o sentimento é de gratidão a todos os educadores que se empenham em fazer o melhor para a educação, o melhor para o futuro de tantas crianças e jovens. São escolas e ONG’s que, mesmo sem ter muito, fazem o extraordinário: educar cidadãos para um futuro melhor. É muito gratificante ver a a pluralidade dessas práticas inovadoras e estamos aqui para amplificar e disseminar essas ideias e práticas”, declarou o parlamentar.

O objetivo da premiação é selecionar projetos que receberão o selo de práticas inovadoras como reconhecimento do trabalho e esforço dos profissionais de educação na busca da melhor formação dos estudantes da Paraíba. Os projetos mais bem avaliados terão recursos através de Emenda Parlamentar destinados para despesas de capital. Os recursos aplicados nas escolas e/ou organizações serão de R$80, 70 e 60 mil para, respectivamente, os três projetos melhor avaliados.

As práticas inovadoras receberão Moção de Louvor a ser entregue na Assembleia Legislativa da Paraíba; certificação de escola inovadora sede do projeto; divulgação da prática/projeto permanente em ambiente virtual, denominado de Banco de Práticas Inovadoras em Educação.

Com o encerramento das inscrições, o Conselho Curador realizará a análise e seleção dos projetos que irão concorrer, efetivamente. A avaliação dos projetos ocorre de 29 de abril a 8 de maio, com divulgação dos selecionados no dia 13 de maio. A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 28 do mesmo mês, dia mundial da educação.

A premiação deste ano conta com a participação de educadores em atuação em cidades do Sertão ao Litoral. São elas: Algodão de Jandaíra, Arara, Araçagi, Areia, Areial, Assunção, Baía da Traição, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Campina Grande, Cabedelo, Caraúbas, Casserengue, Cubati, Cuité, Damião, Esperança, Guarabira, Ingá, Jacaraú, João Pessoa, Lagoa Seca, Mogeiro, Nova Floresta, Nova Palmeira, Patos, Picuí, Pilões, Remígio, Santa Luzia, Santa Rita, Serraria, Sertãozinho, São José de Lagoa Tapada, São Sebastião de Lagoa de Roça, Solânea, Soledade e Taperoá.

Continue Lendo

Paraíba

Evento conduzido por Tibério Limeira mostra força do PSB ao lotar Pricylla’s Hall

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O PSB lotou a principal casa de eventos de João Pessoa, a Pricylla’s Hall , em um grande ato de filiação nesta terça (23).

Tibério Limeira, presidente da legenda em João Pessoa, havia antecipado em entrevistas a imprensa que faria um grande ato político, mostrando a unidade de toda base. Promessa que foi cumprida ao mostrar unidade tanto na majoritária, quanto na proporcional.

Como presidente da legenda, Tibério abriu o evento, que contou com a presença dos 30 nomes que representam o partido na eleição da Câmara Municipal de João Pessoa. Mas além de apresentar os nomes para a disputa do legislativo municipal, Tibério também reuniu nesta grande festa o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o vice prefeito, Léo Bezerra e o governador João Azevêdo.

Tibério, ao abrir o evento, defendeu o que chamou de “vitória casada”: “Além de apoiar o nome de Cícero na prefeitura, vamos eleger a maior bancada na história da CMJP”.

O líder do PSB, reconheceu que o evento marcou um momento político: “A campanha começou agora”.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério visitará famílias em JP e CG para investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. No Estado da Paraíba, as cidades escolhidas para o levantamento foram João Pessoa e Campina Grande.

Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista

Continue Lendo