Nos acompanhe

Negócios

Conheça o Engenho São Paulo, maior produtor de cachaça de alambique do Brasil

Publicado

em

Bebida originária, típica e consagrada como patrimônio cultural do Brasil, a cachaça, ao longo dos anos, foi ganhando variações em seus modos de produção, armazenamento e consumo. Na Paraíba, é a produção artesanal feita em alambiques de cobre – equipamento de destilação que produz a cachaça e a deixa refinada e rica em sabores e aromas – é que ganha destaque. Cerca de  90% de seus engenhos produzem esse tipo de cachaça. Porém, o Engenho São Paulo, localizado em Cruz do Espírito Santo, há 28 km de João Pessoa, tem uma capacidade instalada de produção anual de 6 milhões de litros da bebida,e de estoque de até 5 milhões de litros, o que o torna o maior produtor de cachaça de alambique do Brasil.

Com aproximadamente 620 hectares, o Engenho São Paulo foi fundado em 1909 e suas atividades, na época, eram voltadas principalmente para a produção de açúcar mascavo, mel e rapadura, às várzeas do Rio Paraíba. Na região, predomina o solo tipo massapê, ideal para o plantio de cana de açúcar, cujo cultivo é uma tradição há quase 500 anos.  A partir do final da década de 1930, com a queda no consumo destes produtos, o engenho direcionou sua produção para a cachaça de alambique e desde então foi crescendo e conquistando mercado. Na década de 1940, começou a engarrafar suas primeiras cachaças de alambique, criando as marcas São Paulo e Cigana. A tradição atravessou gerações e atualmente o Engenho São Paulo agrega filhos e netos, que mantém a originalidade e o sabor característicos da bebida em safras anuais, de acordo com os períodos de moagem, fermentação, destilação e armazenamento até chegar ao engarrafamento.

O nome São Paulo – Um fato interessante sobre a origem do nome do engenho é que antigamente, todas as terras da zona rural de Cruz do Espírito Santo eram chamadas com nomes de santos católicos. O santo Paulo foi escolhido para batizar a propriedade da família, que se mantém até hoje pelos herdeiros, pela tradição e pela religiosidade. Ao lado do engenho São Paulo, por exemplo, estão localizadas as usinas Santa Helena e a São João.

Da branquinha às misturinhas –  A Cachaça Cigana, uma de suas marcas, foi a primeira a ser exportada e registrada nos Estados Unidos, na década de 1980. Em meados de 1990, os sócios do engenho passaram a estudar, pesquisar, viajar e participar de feiras buscando maneiras de evoluir e aumentar a produção. Introduziram o envelhecimento em barris de carvalho e criaram a Cachaça Cigana Carvalho.  Hoje, além da Cigana, o Engenho São Paulo conta com outras marcas – Cachaça São Paulo, que em sua linha de produtos possui quatros tipos: Original, Cristal, Amburana e Carvalho e a marca Caipira, com Cachaça Caipira e Caipira Amburana. O Engenho São Paulo é detentor também da bebida mista FlyOne. Cada marca possui sua singularidade e público específico. A Cachaça Cigana é a linha premium do seu portfólio, e a São Paulo é sempre lembrada como a marca tradicional do Engenho. A Cachaça Caipira tem um excelente custo-benefício para quem quer conferir uma bebida de ótima qualidade e com preço acessível. Já quem prefere um sabor mais suave e de grau alcoólico menor, a FlyOne é uma ótima escolha, com diversos sabores como frutas vermelhas, tangerina com pimenta e limão com gengibre.   “Unimos tradição com tecnologia para proporcionar aos clientes bebidas da mais alta qualidade”, conta Múcio Fernandes, diretor do engenho.

Múcio conta que, além de seguir as novas tendências de mercado, tornando os produtos mais atrativos, é necessário entender que o público e os hábitos de consumo da cachaça mudaram bastante ao longo dos tempos. “Há alguns anos, a cachaça tinha acidez muito alta, por conta da falta de controle de qualidade na fermentação. Era tomada em um único gole. Como se tratava de uma bebida muito barata, era consumida apenas pelos públicos C, D e E e sofria muita discriminação dentro das outras classes. Com a evolução da qualidade no seu processo produtivo e por consequência, com a acidez controlada, as cachaças se tornaram muito saborosas. Com isso, os públicos A e B passaram a apreciar a bebida e a consumi-la também. Percebemos um crescimento, inclusive, entre as mulheres”, comenta.

Qualidade no processo e nos produtos –  A cachaça possui grande importância econômica no Brasil, pois é muito apreciada e corresponde ao terceiro destilado mais consumido do mundo. Diante dessa demanda, torna-se um produto competitivo e marcado pela qualidade e segurança alimentar. No Engenho São Paulo, para elaborar a produção com total cuidado, o local mantém um laboratório de microbiologia próprio. Luciana Fernandes, engenheira responsável pelo laboratório, conta que, além da qualidade dos produtos,  também desenvolve pesquisas de novos produtos e o controle de todo o processo de fabricação . “Sempre investimos em pesquisas para melhorar continuamente nossa produção. Um exemplo disso é a levedura usada na fermentação. Ela foi selecionada por uma pesquisa onde estudamos qual seria a cepa de levedura ideal para nosso processo, para assim mantermos o nosso padrão de qualidade no decorrer das safras. Por sermos uma cachaça de alambique, somos classificados como processo artesanal, mas isso não quer dizer que não tenhamos todo o controle de qualidade e tecnologia aplicada ao processo. Nosso laboratório controla rigorosamente todas as etapas de produção”, explica Luciana.

Projeto social – Em 2012, o Engenho São Paulo fundou a escolinha de futebol “São Paulo Crystal”, que treina crianças de 6 até 18 anos. No início, acolhia filhos de trabalhadores e moradores do engenho, e hoje, inclui também crianças da cidade e da zona rural de Cruz do Espírito Santo, o que totaliza uma média de 200 alunos.

Além de incentivar a prática do esporte, ensinando futebol, o projeto funciona em parceria com a prefeitura e acompanha o rendimento escolar dos alunos, avaliando desde notas até comportamento e frequência escolar. Para Múcio Fernandes, a escolinha de futebol é um investimento para o futuro. “Além de proporcionar um ambiente e uma vida saudável, o esporte desenvolve valores como comprometimento, foco e disciplina. Investimos nesse projeto porque se não formarmos bons atletas, pelo menos estaremos formando bons cidadãos”, comenta.

A escolinha está em fase de expansão e futuramente terá filiais em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Sapé, Patos e na zona urbana de Cruz do Espírito Santo.

A São Paulo em campo – Com o sucesso da escolinha, que passou a revelar diversos talentos, em 2017 foi fundado o time profissional de futebol, o “São Paulo Crystal” – com direito a alojamento, centro de treinamento, mascote e torcida. Desde a fundação, o São Paulo Crystal já reúne diversas conquistas. Foi vice-campeão no estadual sub 19 em 2017. Em 2019, foi campeão estadual do sub 15 e vice-campeão no sub 17 além de ser campeão da Copa Paraíba no sub 17.  Em 2020, a equipe fez bonito e subiu para a primeira divisão do campeonato paraibano e finalizou sua participação no estadual figurando entre os quatro finalistas da competição.

Para conhecer mais sobre a história e os produtos, o site é engenhosaopaulo.com.br/

Confira também os perfis:
@engsaopaulo
@cachaca.saopaulo
@cachacacaipira
@saopaulocrystalfc

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP oferta 297 vagas de trabalho em diversas áreas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o objetivo de auxiliar quem busca uma colocação no mercado de trabalho, a Prefeitura da Capital disponibiliza 297 vagas de emprego através do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP). Os interessados devem procurar o órgão, que fica localizado no bairro do Varadouro, a partir desta segunda-feira (22).

A área que possui mais oportunidades é a de serviços, que oferece 31 vagas para atendente de lanchonete, exigindo como escolaridade o ensino médio completo. Contudo, não há exigência quanto a experiência anterior na função.

Destacam-se, ainda, as funções de pedreiro, com 17 vagas; eletricista, com 10; frentista, com 6; barman, com 3, motorista de caminhão, também com  3 vagas; assistente administrativo e chefe de cozinha, cada um com uma oportunidade.

Há vagas nas mais diversas áreas, a exemplo da comercial, atendimento ao público, construção civil, transporte, administração e serviços gerais. Para conferir a lista de oportunidades clique no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/297-Vagas-abertas-no-SINE-JP-para-o-periodo-de-22-04-24-a-26-04-24.pdf

Encaminhamento – Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), o Sine- JP oferece assistência no encaminhamento de quem busca uma vaga no mercado de trabalho. O Sine-JP está localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

Para mais informações sobre as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas, os candidatos podem acessar o Painel da Empregabilidade no site www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Para esclarecimentos adicionais, entre em contato pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Negócios

Dia Mundial do Livro: como estimular a leitura entre os jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O dia 23 de abril marca a celebração do Dia Mundial do Livro, criada pela Organização  das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para estimular o hábito da leitura e celebrar autores. No Brasil, 67% dos jovens entre 15 e 29 anos afirmam gostar de ler, mas leem apenas dois livros por ano, segundo o Relatório Jovens na Ibero-América 2021.

O hábito da leitura é fundamental para desenvolver habilidades como interpretação, análise e pensamento crítico – qualidades fundamentais para estudantes que estão se preparando para o Enem.  “Além disso, a leitura amplia o vocabulário, melhora a escrita e promove o desenvolvimento cognitivo. Também ajuda os alunos a adquirir conhecimento sobre diferentes temas e culturas, preparando-os para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais no futuro,” detalha Nadja Mendes, coordenadora de segmento – Anos Finais e Ensino Médio do ISO Colégio e Cursos.

Nadja é responsável pelo projeto Leitores Ativos, desenvolvido pelo colégio e funciona como um clube de leitura, no qual os alunos leem dois títulos por mês, selecionados de acordo com a faixa etária dos alunos.

“Acreditamos que, ao cultivar o hábito da leitura, estamos não apenas enriquecendo suas vidas individuais, mas também contribuindo para a construção de uma sociedade mais crítica, reflexiva e participativa,” acrescenta Nadja.

Os alunos do integral também podem participar de um clube de leitura que acontece duas vezes por semana e os estudantes realizam apresentações sobre a obra escolhida.

A coordenadora do ISO ressalta ainda que os pais também podem estimular o hábito nos filhos. O primeiro passo é também serem leitores e lerem para os filhos desde pequenos. Ter em casa uma variedade de livros, ler em voz alta, visitar bibliotecas e estabelecer momentos de leituras com a família também ajudam a tornar a leitura parte do cotidiano.

Livros para estimular a leitura entre jovens

Para estimular a leitura entre jovens, o ideal é oferecer livros indicados para sua faixa etária, que tenham uma  variedade de gêneros literários, como ficção, fantasia e biografias. Segundo Nadja Mendes, alguns títulos indicados são:

Eu sou Malala: A  história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.

O Diário de Anne Frank: o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.

A Culpa é das Estrelas: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante ― o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos ―, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Ela conhece  Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

O Sol é Para Todos: Nesta emocionante história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 1930, região envenenada pela violência do preconceito racial, vemos um mundo de grande beleza e ferozes desigualdades através dos olhos de uma menina de inteligência viva e questionadora, enquanto seu pai, um advogado local, arrisca tudo para defender um homem negro injustamente acusado de cometer um terrível crime.

Os Jogos Vorazes: Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples – os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente.

Extraordinário: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Continue Lendo

Negócios

Wine & Work by Núcleo recebe profissionais de saúde em evento especial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O espaço Wine & Work by Núcleo, sede da Núcleo Consultoria Imobiliária, recebeu a equipe multidisciplinar da clínica Lucce, liderada pela médica endocrinologista Narriane Holanda, que será inaugurada em breve. Durante esta sexta-feira (19), cerca de 15 convidados, entre profissionais de saúde e gestão da clínica, se reuniram na elegante sala de reuniões da sede para uma tarde de treinamento e capacitação.
Ana Carolina Gondim, do Wine & Work, comenta que a parceria entre Narriane Holanda e a Núcleo Consultoria Imobiliária já resultou em outros eventos. “A equipe precisava de um espaço elegante  e moderno para a reunião sobre a nova metodologia de qualidade de vida, e eu entendo que o Wine & Work tem essa proposta disruptiva. Nada mais agradável do que unir esse espaço a um novo patamar de qualidade de vida”, explicou.
“Quando conheci o Wine & Work, achei o lugar muito lindo e super agradável. Para o evento de hoje, queríamos esse espaço tranquilo e acolhedor para a nossa programação e que também nos oferecesse uma opção para celebrar esse novo passo”, contou a endocrinologista.
Além da sala de reuniões, os profissionais puderam aproveitar outros espaços da sede, como a convidativa área gourmet que fica na parte externa do espaço, onde aconteceu o coffee break e o happy hour da equipe.
O Wine& Work fica na Avenida Pombal, 1504, Manaíra, João Pessoa, e o telefone para contato é (83) 9156-6446. Para mais informações, o instagram é @nucleowinework.

Continue Lendo