Nos acompanhe

Paraíba

Bruno homenageia campeões na Paralimpíada e anuncia bolsa de incentivo para formação de atletas

Publicado

em

Os atletas campeões e a equipe técnica da Seleção Brasileira de Futebol de 5, consagrados com Medalha de Ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio, Japão, foram recepcionados e homenageados, na tarde desta quinta-feira, 9, no Palácio do Bispo, pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. O vice-prefeito Lucas Ribeiro, também esteve presente, além de muitas outras autoridades e representantes do mundo esportivo local.

Durante a solenidade, marcada pela emoção, o prefeito reforçou o seu compromisso em relação às políticas públicas de inclusão, anunciando, entre outras medidas, a criação de uma bolsa de incentivo para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos.

Segundo Bruno, as ações de incentivo ao esporte, sobretudo o paraolímpico, fazem parte de um amplo conjunto de políticas públicas, destinado a tornar Campina Grande conhecida nacionalmente como a “cidade da inclusão”, com a valorização da cidadania em todos os âmbitos, como esporte, saúde, educação e empreendedorismo.

Sobre o programa de incentivo ao esporte, mediante a garantia de bolsas para os atletas locais, o prefeito informou que, no tempo oportuno, vai detalhar como ele será desenvolvido, mesmo porque um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. Bruno ainda se comprometeu em expandir os equipamentos esportivos da cidade, beneficiando os bairros e distritos.

Sobre a homenagem, o prefeito disse que representa um justo reconhecimento a um grupo de atletas, cujo desempenho proporcionou muito orgulho para o Brasil, especialmente para o povo campinense. “A verdade é que o Brasil foi penta no Futebol de 5 e Campina Grande é, de fato, campeã”, disse Bruno, lembrando, inclusive, que alguns componentes da seleção vencedora fazem parte da gestão municipal.

Conquista

Durante a solenidade, além do prefeito, falaram enaltecendo o feito dos atletas locais, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cledson Rodrigues (Dinho); e a vereadora Eva Gouveia, em nome da Câmara Municipal. Ambos destacaram a política municipal de incentivo ao deporto, mediante a implantação de parques, áreas de lazer e muitas outras formas de apoio destinadas a formar e a projetar grandes atletas.

Em nome da equipe campeã olímpica, falou o técnico Fábio Vasconcelos, que agradeceu ao prefeito pelo permanente apoio, ressaltando o potencial esportivo de Campina Grande, cuja população conta com áreas destinadas à prática de diversas modalidades esportivas. Em sua visão, Campina também caminha a passos largos para ser um referencial no campo do paradesporto.

Quem também agradeceu pela homenagem foi o goleiro Mateus Costa, garantindo que já nas próximas Paralimpíadas, a serem realizadas na França, Campina Grande tem tudo para voltar a ser brilhantemente representada.

Presenças

Ainda prestigiaram a solenidade os secretários Gilbran Asfora (Chefe de Gabinete), Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia), Gisele Sampaio (Cultura), Valker Neves (Semas), Rosália Lucas (SEDE), Aécio Melo (Procuradoria Geral) e Edna Silva (coordenadora da Pessoa com Deficiência). Também compareceram os vereadores Aldo Cabral, Luciano Breno e Alexandre do Sindicato, além do suplente de deputado federal Rafael Pereira de Sousa (Rafafá); o presidente do Instituto dos Cegos, John Queiroz;a atleta paraolímpica e embaixadora da Associação dos Amigos da Atrofia Muscular Espinhal, Laissa Guerreira; entre outras personalidades.

Trajetória dos homenageados

Fábio Vasconcelos – Treinador da Seleção Brasileira de Futebol de 5 nas duas últimas Paralimpíadas. Foi campeão em 2004, 2008 e 2012 como goleiro, passando a ser treinador em 2016 e agora conquistando o pentacampeonato. Ele é o coordenador do setor de paradesporto na Sejel.

Josinaldo Costa (Bamba) – Auxiliar Técnico da seleção brasileira.

Mateus Costa – Atual goleiro da Seleção, tendo conquistado a sua primeira Paralimpíada. Como goleiro, participou de jogos contra o Japão e a França.

Continue Lendo

Paraíba

Empresa prestadora de serviço descumpre contrato e UFPB assume pagamento de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu esclarecer junto à comunidade universitária que assumiu o pagamento de salários atrasados de prestadores de serviço contratados pela empresa LDS Serviços que, por sua vez, tem descumprido suas respectivas obrigações contratuais.

De acordo com a UFPB, os contratados afetados pelo descumprimento contratual por parte da empresa prestam serviço aos campi II e III.

Segundo a Superintendência competente, “o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação”.

Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“, assegura a UFPB.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

A Superintendência de Serviços Gerais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esclarece a toda comunidade universitária que medidas estão sendo tomadas para o pagamento dos salários dos colaboradores contratados pela empresa LDS SERVIÇOS, que presta serviço nos campi II e III, e não está cumprindo com suas obrigações trabalhistas.

Informa também que o processo para pagamento dos salários referente ao mês de março, competência 03/2024, está em tramitação, para que seja feito diretamente pela administração central da Universidade. Com isso, a UFPB assegura a responsabilidade e o compromisso com os prestadores de serviços de limpeza e conservação. Para dar continuidade ao pagamento diretamente, a administração central está aguardando a emissão da nota fiscal de serviços pela empresa LDS SERVIÇOS.

A empresa foi notificada sobre este descumprimento contratual. Todos os demais descumprimentos e faltas foram pontuados pela gestão do contrato nº 06/2019 e estão sendo investigados em processos de apuração de responsabilidade“.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do PT-JP rebate dirigente estadual petista e nega tendência de isolamento da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente municipal do PT em João Pessoa, Marcus Túlio, rebateu o comentário feito pelo presidente estadual da legenda na Paraíba, Jackson Macêdo, sobre tendência ao isolamento do partido na Capital paraibana.

Segundo Túlio, além de estar em uma Federação, o PT conta com dados que derrubam quaisquer teses de isolamento da legenda, uma vez que pesquisas realizadas mostram que uma candidatura petista é competitiva e que a grande maioria da população pessoense tem simpatia pelo partido.

Leia também: Jackson Macêdo teme isolamento do PT nos próximos pleitos: “a esquerda sozinha não ganha eleição”

Ainda de acordo com Marcus Túlio, o grupo está confiante de que, de Brasília, virá a decisão de uma candidatura própria  do Partido dos Trabalhadores na Capital paraibana.

Os comentários do petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (18//04).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Exclusivo: MPF Arquiva processo sobre recursos para Hospital Padre Zé na pandemia; veja documento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Investigações concluem que não houve irregularidades na aplicação de verbas para o suporte à população vulnerável na Paraíba.

Em um desfecho significativo para as investigações relacionadas à gestão de recursos durante a pandemia de COVID-19, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar o processo administrativo que analisava a alocação de fundos pelo Governo do Estado da Paraíba ao Hospital Padre Zé.

O processo, instaurado para averiguar a destinação de verbas principalmente através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não encontrou nenhuma irregularidade. O arquivamento foi formalizado em um documento datado de 03 de abril de 2024, e tornado público esta semana, conforme relatórios do MPF.

Os principais investigados foram o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Tibério Limeira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Diego Tavares. Também estavam envolvidos na investigação Ana Giovana, representante da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, e Padre Egídio, representante do Hospital Padre Zé.

A investigação foi motivada pela necessidade de transparência e responsabilidade no uso de fundos públicos, especialmente em um período de crise intensa causada pela pandemia. Os recursos em questão foram destinados para garantir a segurança alimentar de grupos extremamente vulneráveis, incluindo catadores de recicláveis, profissionais do sexo, imigrantes venezuelanos, e vendedores ambulantes.

A decisão de arquivar o caso foi tomada após uma análise detalhada dos gastos e das ações implementadas, que demonstraram adequação e eficácia no uso dos recursos para o suporte a essas populações. A investigação confirmou que as medidas adotadas antes mesmo da implementação do auxílio emergencial de R$600 pelo governo federal foram essenciais para mitigar os impactos da pandemia entre os mais afetados.

Este arquivamento não apenas esclarece a situação em relação às alegações de má gestão, mas também ressalta a importância das parcerias entre o governo estadual e entidades filantrópicas como o Hospital Padre Zé para responder a emergências de saúde pública

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo