Nos acompanhe

Negócios

Algodão orgânico irrigado aponta perspectiva para o Cariri paraibano

Publicado

em

O Projeto Algodão Orgânico Ater Paraíba está dando novo impulso à retomada da cultura no Estado, desta vez sob regime de irrigação. Na semana passada, foi implantado em São Domingos do Cariri, no Cariri paraibano, o primeiro projeto orgânico irrigado na agricultura familiar, utilizando as águas da transposição do Rio São Francisco.

Promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), as ações para a implantação deste projeto iniciaram no mês de julho, e contaram com parcerias de prefeituras municipais. A Prefeitura de São Domingos do Cariri foi a primeira aderir à iniciativa.

Segundo o gerente regional da Empaer de Campina Grande, Francisco Ailton dos Santos, o campo irrigado mede 10 hectares de algodão plantado com a variedade BRS- 286, e toda a produção de sementes será destinada ao plantio do algodoeiro para a safra agrícola de 2022. Ele adiantou que a primeira colheita deverá acontecer dentro de 120 dias, com uma estimativa de produção de aproximadamente 2 mil quilos por hectare.

Ailton Santos avalia o projeto como uma iniciativa inovadora, especialmente neste ano devido à frustração de safra em decorrência do período de estiagem. Disse que não houve perspectiva de produção do algodão de sequeiro com a frustração de plantio, na agricultura, que afetou também a pecuária regional. “De maneira geral, nos 22 municípios que compõem a nossa região, infelizmente não houve plantio de algodoeiro. Estamos agora, iniciando esse plantio em São Domingos do Cariri, de forma irrigada e esperamos obter uma semente de boa qualidade”, observou.

Maysa Gadelha, uma das principais articuladoras do projeto, junto com a Secretaria de Agricultura de São Domingos do Cariri e as sete famílias agricultoras participantes, disse estar otimista com a iniciativa. Segundo ela, há perspectiva de expansão para outras localidades, a partir da utilização das águas do Rio São Francisco. “Existe pouca agricultura familiar irrigada na Paraíba. Agora, depois da transposição do Rio São Francisco e a certeza de podermos utilizar essa água para irrigação, a gente pode abrir espaço para a nova modalidade de produção, que seria o cultivo do algodão orgânico da agricultura familiar em áreas irrigadas”, disse, acrescentando que a Norfil, uma das empresas compradoras do algodão orgânico no Estado, “tem grande interesse no plantio do algodoeiro orgânico irrigado”.

Para Maysa, a produção de uma semente de excelente qualidade está garantida, já que o novo projeto conta com acompanhamento técnico continuado da Empaer, executora do Projeto Algodão Orgânico Ater Paraíba. “Esperamos que em 2022, além de não sofrermos com a seca que ameaça os algodoeiros, tenhamos uma semente de ótima qualidade”.

Oficina – Até o final deste mês, a Empaer realizará uma oficina sobre preparo de biofertilizantes e defensivos naturais para ensinar aos agricultores integrantes do projeto a produzirem seus próprios produtos. O objetivo, segundo o extensionista Geneilson Evangelista, responsável pela condução desta ação, desde o preparo do solo à comercialização, é socializar as técnicas de preparo de defensivos e adubos naturais, visando com isso uma produção dentro dos padrões para certificação orgânica.

Ele adiantou que, após a oficina, “os agricultores poderão produzir e combater as pragas e doenças que possam vir ocorrer nas lavouras de algodão, de forma mais econômica e dentro das normas técnicas exigidas para certificação orgânica”.

Nesta fase, integram o projeto os seguintes produtores: Lucio Fabio, Sítio Malhada das Aroeiras; Pedro Filho, Sítio Porteiras; Eduardo Roberto, Sítio Malhada do Meio; Jorge Gomes, Sítio Malhada do Meio; José Pereira Sobrinho, Sítio Malhada do Meio; Ivan Pereira, Sítio Barro Vermelho e Marcelo Augusto Gonçalves, Sítio Melo.

Continue Lendo

Negócios

Tea Shop lança linha de cosméticos com extratos de chás e inspira o autocuidado

Publicado

em

O dia a dia atarefado e a rotina corrida podem ser estressantes. Por isso, tirar um momento para cuidar de si e desacelerar é fundamental. Transformar a rotina de beleza diária num momento de bem-estar único, cuidando da pele, hidratando e nutrindo adequadamente leva poucos minutos e pode ser revigorante. E mais: quando acompanhado de uma xícara de um bom chá, o momento fica ainda mais especial.

A Tea Shop, maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil, lançou sua primeira linha de cosméticos, que alia os benefícios terapêuticos dos chás em versões para realçar a beleza da pele, em um cuidado por fora e por dentro. “Essa é uma forma de fazer a vida cotidiana mais agradável, combinando o seu momento de prazer com um chá ou infusão Tea Shop como um ritual de beleza único, desenhado para mimar-se”, destaca a proprietária da Tea Shop em João Pessoa, Luciana Amaro.

A linha Miracle Beauty traz os poderes da Camellia Sinenses, planta utilizada há mais de 5 mil anos no Oriente a serviço da Pele. Com extrato de chá-verde na composição, a linha possui sérum facial multiproteção, loção hidratante para rosto e corpo, creme hidratante de mãos e água micelar 5 em 1, para um ritual de beleza completo.

Para acompanhar esse momento, a sugestão é ingerir o chá da beleza, o Gracia Beauty Blend — uma mescla de chá branco, flores de girassol, marianinha e pétalas de rosas, laranja e baunilha. Apesar da sugestão, Luciana revela que todos os chás brancos podem ser utilizados, como o White Kiss ou Strawberry Fresh, por exemplo.

Produtos — Todo processo de beleza da pele começa com a limpeza e, para eliminar as impurezas do rosto com suavidade, demaquilar e hidratar, a linha Miracle Beauty possui a água micelar. Com fórmula a base de extrato de chá-verde, contribui para preservar a beleza e a juventude da pele, mantendo a hidratação natural. Já o Sérum facial, hidrata e regenera intensamente. A textura leve ajuda de imediato a pele a recuperar sua vitalidade, flexibilidade e frescor. A fórmula combina Hydrogenated Farnesene — um óleo vegetal extraído da cana-de-açúcar – e óleo de amêndoas, que protege a pele do estresse oxidativo e danos causados pelo sol — com chá verde e Sodium Hyaluronate (ingrediente ativo e de efeito hidratante) que ajuda a minimizar a aparência das linhas finas de expressão e rugas.

A Loção Hidratante com chá-verde é multiprotetora, de textura sedosa que nutre e hidrata de forma profunda e imediata. A fórmula, enriquecida com extrato de chá e óleo de amêndoa doce, ajuda a proteger a pele dos agentes externos que a agridem a cada dia. O extrato de óleo de amêndoa doce é um excelente nutritivo, especialmente para quem tem pele seca e desidratada.

Para completar a linha, a Tea Shop conta com o creme de mãos com chá-verde que hidrata, suaviza, protege e preserva a pele. Ele contém textura sedosa, não oleosa e intensamente hidratante, restauradora, com filme hidrolipídico protetor. Com uma fórmula enriquecida com óleo de amêndoas doce, o creme hidrata e ajuda a rejuvenescer a pele.

Ritual de beleza — A rotina de beleza facial permitirá desfrutar totalmente das propriedades dos produtos e vai proporcionar um momento de relaxamento e autocuidado. Confira os passos sugeridos pela Tea Shop:

PASSO 1: preparar uma caneca de Gracia Blend Beauty. Este chá branco deve ser infusionado durante três minutos. Enquanto isso, basta seguir com o ritual de beleza facial para cuidar-se por dentro e por fora.

PASSO 2: aplicar a Água Micelar Miracle Beauty com algodão, começando pela zona dos olhos com uma suave pressão sobre eles por 20 segundos. Depois, com pequenos toques, retirar os restos de oleosidade, maquiagem e impurezas do ambiente até finalizar o primeiro minuto.

PASSO 3: aquecer o Miracle Beauty Sérum na palma das mãos e aplicar suavemente, sem massagear, no rosto, pescoço e colo por 30 segundos, cada área. Após três minutos de ritual, o chá estará pronto para beber.

PASSO 4: chegou o momento de desfrutar da bebida. Finalizar com a loção hidratante em todo o corpo enquanto aproveita seu chá branco.

Novidades especiais — A linha Miracle Beauty apresenta ainda a lata do chá Beauty blend que só é vendida com um kit completo. São 70g de um blend com chá branco Pai Mu Tan, pétalas de girassol, flor de marianinha, rosas, casca de laranja e baunilha. Na compra do kit completo o cliente ganha uma necessaire da linha. Outra ação especial é a compre e ganhe: ao adquirir 500g de chá (podem ser chás variados) o cliente ganha uma Mug (Caneca) Classic Royal Peacock.

Chás e infusões — Para acompanhar a rotina de beleza, os chás e infusões mais indicados são o Jasmine Chung Feng (Chá Verde jovem de Fujian, finamente enrolado com flores de jasmim em forma de corda e com brotos prateados); Beauty Guaraná (Chá verde, maçã, abacaxi cristalizado, pitaya, sementes de guaraná, pétalas de centáurea e aromas naturais); White Kiss (Chá branco aromatizado com morango); Gracia Blend White (Chá branco Pai Mu Tan da China com baunilha, laranja, rosas, marianinha e girassol); Strawberry Fresh (Chá branco, maçã, abacaxi cristalizado, casca de rosa mosqueta, manjericão, morango liofilizado, aroma de morango e pepino) e Herbal Spirit (Infusão com maçã, abacaxi cristalizado, casca de rosa mosqueta, manjericão, morango liofilizado, aroma de morango e pepino) e Herbal Spirit (Infusão com maçã, alcaçuz, canela, sementes de anis, hortelã pimenta, folhas de amora, cítricos, anis estrelado, lúcia-lima e pétalas de girassol).

Para conferir as novidades da Tea Shop em João Pessoa, o endereço é Av Epitácio Pessoa, 5050 — Empresarial Buenos Ayres, loja 4 — Cabo Branco. Pelo instagram, o perfil é @teashop_cabobranco. No site teashop.com.br, podem ser encontradas opções de chás para todos os paladares e harmonizar com todos os tipos de comida e bebida.

Continue Lendo

Negócios

ParaíbaRádioBlog agora é o ‘Portal da Capital’…

Publicado

em

O ParaíbaRádioBlog, canal de notícias online que existe há cerca de dez anos… ao longo de sua história evoluiu, cresceu e mudou para melhor.

E foi pensando no profissionalismo e numa melhor experiência para os leitores e internautas que, a partir de agora, o seu canal de informações sobre a Paraíba, o Brasil e, também, negócios, se chama ‘Portal da Capital – ONDE O ESTADO SE ENCONTRA‘.

A proposta do ‘Portal da Capital‘ é a de oferecer a você melhorias na experiência do bem informar através de um Jornalismo Investigativo, bem como, da realização de Podcasts e entrevistas com os grandes nomes dos universos político e empresarial, unindo a Paraíba, do Litoral ao Sertão, trazendo, ainda, as notícias mais relevantes de Brasília, a Capital Federal, reforçando a agilidade noticiosa, sem perder o olhar crítico para manutenção da qualidade.

O ‘Portal da Capital‘ está presente nos canais mais relevantes (Facebook, Twitter e Instagram), percorrendo os melhores caminhos e comprovando dia a dia que é neste veículo online onde o acontecimento encontra notoriedade, a notícia encontra a verdade… e onde você encontra a informação!

Sejam todos muito bem-vindos a esta nova era da informação -que começa aqui!, no Portal da Capital!

 

 

Continue Lendo

Negócios

Projeto paraibano fica em 3º lugar nacional no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Publicado

em

O projeto ‘InSocialTec’, aplicado de forma on-line com foco em estudantes dos últimos anos do Ensino Médio da Paraíba, foi um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (12) durante a solenidade de premiação, realizada dentro do Congresso BETT Educar 2022, considerado um dos mais importantes eventos de educação e inovação da América Latina.

Desenvolvido por nove professores, a iniciativa tem o objetivo de aplicar uma metodologia orientada ao empreendedorismo com foco no desenvolvimento de competências na área de tecnologia. Para isso, foram envolvidos conteúdos de áreas como Design, Administração e TIC para capacitar os estudantes em tecnologia e, de quebra, ganharem uma formação empreendedora.

De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da UFCG, Danilo Santos, que coordenou o projeto e representou a equipe de professores ao receber o prêmio, mais de 290 alunos concluíram o curso, oriundos de diferentes escolas, cidades e níveis de educação, e mais de mil foram impactados. “Estamos felizes com o reconhecimento estadual e nacional, principalmente porque vemos o empreendedorismo como ferramenta de capacitação, capaz de levar novos saberes e aprendizados aos estudantes. Além disso, comprovamos que a metodologia aplicada foi eficaz e os resultados foram ótimos”, afirmou.

Além do conteúdo didático, foi aplicada uma metodologia de imersão através do método ‘from zero to hero’, no qual os alunos foram incentivados a terem uma ideia utilizando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e, em oito semanas, sair da ideia para um conceito ou protótipo funcional. O projeto foi premiado em terceiro lugar na categoria Ensino Médio.

Reconhecimento – Segundo a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o prêmio é importante justamente por reconhecer histórias de professores que buscam transformar a vida dos alunos por meio do empreendedorismo. “A Paraíba vem fazendo história. Novamente somos pódio na premiação e isso nos envaidece. É uma grande vitória e reconhecimento do trabalho desenvolvido, além das histórias contadas por esses professores”, avaliou.

O Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação, reconheceu o trabalho de educadores que se destacaram na adoção de práticas e metodologias inovadoras de ensino do empreendedorismo para jovens e adolescentes. Em sua segunda edição (a primeira foi realizada em 2020), o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora se consolida entre educadores como uma oportunidade de desafiar os alunos a enxergarem além do que se vê, com criatividade.

Criado com o objetivo de reconhecer professores de todo o Brasil que incentivem experiências, práticas e iniciativas empreendedoras entre os alunos, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. Os projetos são classificados por nível – ouro, prata e bronze. No total, foram inscritas cerca de 700 iniciativas.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae faz 50 anos, depois de percorrer uma história que se confunde integralmente com a evolução dos pequenos negócios no Brasil durante meio século. Para celebrar a data, a instituição realiza a campanha 50+50, em comemoração aos 50 anos e preparação para os próximos 50, na busca de, cada vez mais, fazer o Sebrae que o Brasil precisa e de ser a força do empreendedor brasileiro. Para mais informações, acesse o site www.sebrae.com.br/50mais50.

Continue Lendo