Nos acompanhe

Paraíba

Vereador cobra mais atenção e políticas públicas para idosos

Publicado

em

Na véspera do Dia Mundial dom Idoso – 1º de outubro, o vereador Bosquinho (PV) fez um pronunciamento em alusão à data. Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (30), o vereador cobrou a efetivação de mais políticas públicas voltadas a esse segmento da população. Ele ainda anunciou que apresentou um requerimento para realização de uma Sessão Especial na CMJP, que ainda será agendada, para debater o tema.

“Essa é uma oportunidade para exaltar as contribuições dessa população para a sociedade e de refletir sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável. Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas e esse número só vai crescer com o aumento da expectativa de vida da nossa população”, ressaltou o vereador.

O parlamentar destacou a importância da data na conscientização sobre o valor “dos que já fizeram e ainda podem fazer pela sociedade”. O Dia do Idoso foi criado em 1990 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. Ele também destacou que, no Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), instituindo que ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Bosquinho fez uma menção a dois ex-vereadores da capital que sempre lutaram pelos direitos e políticas públicas para os idosos da cidade: Creuza Pires e Fabiano Vilar, já falecidos. Ele ainda cobrou mais calçadas acessíveis e mais abrigos para idosos para ampliar as vagas e acolhimento já oferecidos pelo Lar da Providência, Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), Vila Vicentina e Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes / Centro Residencial do Idoso (ASPAN). Ele ainda anunciou que vai homenagear a presidente do Instituto de Envelhecimento (IPE/PB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Antônia Leda Oliveira Silva, pelos trabalhos realizados em função da melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Apartes

O vereador Mikika Leitão (MDB) se emocionou ao lembrar do saudoso pai e comentou que velhice é uma dádiva. Enquanto isso, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) ressaltou o trabalho de sua ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias Pela Vida (Cicovi), na zona sul da cidade que assiste cerca de 100 idosos com atividades das mais diversas. Já o vereador Carlão (Patriota) revelou que João Pessoa é considerada a melhor cidade para o idoso. Por sua vez, o líder da situação na CMJP, vereador Bruno Farias (Cidadania), destacou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) faz um trabalho admirável voltado aos idosos através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, comandada pelo vereador licenciado João Corujinha (Progressistas) e da Secretaria de Desenvolvimento Social gerida pelo deputado estadual Felipe Leitão (Avante).

Continue Lendo

Paraíba

Programa ‘Opera Paraíba’ poderá ser implantado no Município de Sapé

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) apresentou Requerimento para implantação do programa ‘Opera Paraíba’ no Município de Sapé.

O objetivo, segundo Hervázio, é “diminuir a grande demanda de cirurgia de cataratas no município, bem como favorecer à microrregião formada pelos municípios de Sobrado, Riachão do Poço, Pilar e Mari”.

De acordo com parlamentar, o Requerimento deverá ser encaminhado ao governador do Estado da Paraíba apenas depois de ouvido o Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de modo que seja seguida a “forma regimental”.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

Cenatel de João Pessoa passa a atender no Espaço Cultural

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral da Paraíba comunica que no período de 22 de abril à 8 de maio de 2024, a Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel), passa a atender, com equipe ampliada, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc) localizado à Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro Tambauzinho, João Pessoa/PB, no horário das 8h00 às 19h00.

A mudança temporária de local de atendimento da Cenatel de João Pessoa visa garantir mais agilidade, conforto e segurança para o eleitorado paraibano.

O prazo final para o fechamento do Cadastro Eleitoral, é 8 de maio de 2024, data determinada pelo artigo 91 da Lei 9.504/97, ou seja, 150 dias anteriores à eleição municipal de 2024.

Serão oferecidos diversos serviços, como alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, regularização do título de eleitor, transferência de domicílio, entre outros.

Regularize seu título de eleitor e garanta sua participação nas próximas eleições.

Continue Lendo

Paraíba

Vitor Hugo e André Coutinho lotam Cabedelo Clube na 1ª plenária do Avante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A população de Cabedelo atendeu ao chamado e em um Cabedelo Clube lotado prestigiou a primeira plenária do Avante na noite desta quinta-feira (18), no centro da cidade.

Em noite comandada pelo Prefeito Vitor Hugo e pelos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, André Coutinho e Camila Holanda, várias ideias e projetos foram debatidos para confecção do plano de governo que será apresentado pela chapa governista.

Entre os vários temas debatidas, destaca-se a participação popular para projetos nas áreas da saúde, infraestrutura, cultura e políticas públicas para as mulheres e diversidade humana.

Um pontapé de respeito para uma caminhada que está apenas no início.

Continue Lendo