Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito visita stands no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado

em

A população de João Pessoa está tendo, desde o último sábado (2), a oportunidade de chegar mais perto de iniciativas inovadoras. Isso é possível por meio da I Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em João Pessoa, evento realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e que chega ao fim nesta sexta-feira (8).

Neste último dia, o prefeito Cícero Lucena esteve no local e passeou pelos stands montados para promoção do conhecimento. “Foi uma semana rica para as nossas crianças, os nossos jovens, com várias atividades de ciência e tecnologia. Ficamos felizes e gratos por mais um ato de cuidado com a cidade e que com certeza vai ser realizado novamente nos próximos anos”, afirmou o gestor.

As atividades estiveram abertas diariamente das 8h às 17h e receberam diariamente cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino, além do público em geral. O evento aconteceu de forma simultânea em todo o país, chegando à XVIII edição nacional.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, afirmou que a experiência foi positiva. “O resultado foi para além do esperado e cumpriu nosso objetivo, que é popularizar a ciência, difundir as novas tecnologias e demonstrar que com isso é possível mudar e melhorar a vida das pessoas”, avaliou.

Quem esteve no local pôde participar de atividades como o caminho do conhecimento, gincanas de resíduo eletrônico e de xadrez. O evento conta com participação das empresas de base tecnológica, universidades, exército, Unimed e órgãos municipais, como a Semob-JP, além do Senai Escola.

Durante toda a semana, ainda foram realizadas intervenções artísticas e culturais de música e dança, entre outras apresentações. A ideia era aproveitar o ambiente propício ao conhecimento e aprendizado e possibilitar o acesso a uma gama de atividades.

Continue Lendo

Paraíba

Lula frustra indígenas paraibanos e deixa terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) frustrou indígenas paraibanos e deixou terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação.

O feito era aguardado para acontecer em uma cerimônia realizada na quinta-feira (18/04) quando demarcações de terras indígenas foram oficializadas, mas, das seis aguardadas, pelo menos, quatro ficaram de fora, dentre elas a localizada em território paraibano.

Segundo matéria publicada pela Folha, a justificativa apresentada para demarcação de apenas duas das terras pelo Governo Federal passou, inclusive, pela certeza da ausência de moradores como fazendeiros e/ou pessoas comuns nesses locais.

Sendo muito verdadeiro com vocês, sei que estão com certa apreensão, porque imaginavam que iam ter notícia de seis terras indígenas assinadas por mim. Nós decidimos assinar só duas, sei que isso frustrou alguns companheiros, mas eu fiz isso para não mentir para vocês. Fiz isso, porque temos um problema e é melhor tentar resolver problema antes de assinar“, afirmou Lula.

Na mesma ocasião, o chefe do Executivo Nacional revelou que, algumas assinaturas foram adiadas atendendo a pedidos feitos por governadores aliados e também, não aliados da atual gestão petista, bem como por conta de uma recusa de um governador em conversar com a ministra  ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Os nomes dos gestores, porém, não foram revelados.

As terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso, foram demarcadas. Além de Monte-Mor, as que também ficaram de fora foram: Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, ambas localizadas em Santa Catarina,  e Xukuru-Kariri, nas Alagoas.

A gestão Lula III reativou o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista) cuja desativação havia sido autorizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o seu mandato.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece situação de emergência em mais uma cidade da Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (19/04), a situação de emergência no município de Igaracy, na Paraíba, que enfrenta período de estiagem. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União confira neste link.

O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública permite que as cidades atingidas fiquem aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional. Esses valores podem variar conforme o valor solicitado no plano de trabalho, a magnitude do desastre e o número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros. Até o momento, a Paraíba tem 143 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, dos quais 140 por estiagem, dois por enxurradas e um por seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Clique aqui e confira resultados definitivos do Concurso para Guarda Civil Municipal de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan) divulgou os resultados definitivos do Concurso para Guarda Civil Municipal de João Pessoa.

O Idecan divulgou as listas com os resultados das provas objetivas realizadas pelos candidatos das modalidades de ampla concorrência e PCD (Pessoa com Deficiência) do Concurso da Guarda Civil de João Pessoa.

O Concurso da Guarda Civil ofertou 200 (duzentas) vagas das quais, pelo menos, 10 (dez) são destinadas para pessoas com deficiência. Outras 200 (duzentas) vagas são destinadas para um cadastro de reserva.

A remuneração anunciada foi de R$ 1.302,00, acrescida de uma gratificação de risco de 100%.

Clique aqui e confira a lista com o resultado definitivo da prova objetiva (ampla concorrência)

Clique aqui e confira a lista com o resultado definitivo da prova objetiva (PCD)

Continue Lendo