Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba registra 211 casos de covid-19 nesta sexta; 18 são considerados moderados ou graves

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (15), 211 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 18 (8,53%) são moderados ou graves e 193 (91,47%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 443.505 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.191.230 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 03 novos óbitos desde a última atualização, todos ocorridos nas últimas 24h e em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.364 mortes. O boletim registra ainda um total de 336.110 pacientes recuperados da doença.

Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 15/10/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.
Óbitos

Até esta sexta, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre os residentes dos municípios de Fagundes (1); João Pessoa (1) e Sousa (1). As vítimas são 01 mulher e 02 homens, com idades entre 54 e 87 anos. Doença respiratória foi a comorbidade mais comum e um não tinha comorbidade.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 23%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 30%. Em Campina Grande, estão ocupados 19% dos leitos de UTI adulto e no sertão 31% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 13 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 127 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 4.558.369 doses. Até o momento, 2.906.161 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.609.161 completaram os esquemas vacinais, onde 1.546.293 tomaram as duas doses e 62.868 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 2.455 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 40.089 doses de reforço na população com idade a partir de 60 anos. O SI-PNI, que informa sobre as doses aplicadas, está fora do ar, portanto os dados de vacinação não foram atualizados neste boletim. A Paraíba já distribuiu um total de 5.459.115 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Sargento Neto redefine limites entre Campina Grande e Queimadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atendendo a um antigo anseio de moradores da região, o deputado estadual Sargento Neto (PL), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para redefinir os limites entre os municípios de Campina Grande e Queimadas. Segundo ele, o objetivo é “corrigir uma distorção histórica que tem causado prejuízos financeiros e administrativos a ambas as municipalidades”.

“Historicamente, a Lei Estadual nº 10.317/2014 estabeleceu que a área da termelétrica localizada entre os dois municípios seria dividida igualmente, com 50% situada em Queimadas e 50% em Campina Grande. No entanto, esta divisão foi questionada judicialmente, resultando na suspensão da eficácia da lei por possível inconstitucionalidade e alteração territorial dos limites entre as cidades”, explica.

O deputado acrescente que a medida tem por objetivo, também, garantir que as cidades tenham mais tranquilidade em administrar seus territórios. “A redefinição proposta busca estabelecer limites claros e precisos para situar de forma justa e equitativa os limites municipais. Isso não apenas resolverá disputas de longa data, mas também garantirá que ambos os municípios possam administrar seus territórios e recursos de maneira eficiente, sem sobreposições ou conflitos”, disse.

“Além disso, a redefinição dos limites permitirá uma distribuição mais justa das receitas tributárias, assegurando que cada município receba sua devida parcela de tributos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de ambas as localidades, tendo em vista também, a delimitação legal no que tange as obrigações da municipalidade em relação aos serviços e equipamentos públicos”, concluiu Sargento Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião com a ministra da Saúde, Ruy solicita mais um acelerador linear ao Laureano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Ruy Carneiro (PSC), participou nesta quarta-feira (24/04), em Brasília, da reunião entre a bancada paraibana e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

No encontro que teve por objetivo traçar estratégias para melhoria do atendimento no Estado, Ruy protocolou requerimento que visa adquirir um novo acelerador linear para ampliação do tratamento oncológico no Hospital Napoleão Laureano. 

“Em 2022, consegui o primeiro acelerador para o hospital, e agora, reforço o meu compromisso com a saúde dos paraibanos. Cada acelerador desse representa mais esperança para as pessoas que estão nessa luta contra o câncer. Vamos continuar lutando para ampliar cada vez mais essas ações que salvam vidas”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Efraim Filho destina emendas para custeio da Saúde no município de Riacho dos Cavalos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador, Efraim Filho (União Brasil), na busca por proporcionar melhorias aos municípios paraibanos, destinou R$ 500 mil reais em emendas para Riacho dos Cavalos, cidade localizada no Sertão.

Os recursos serão utilizados para o Incremento Temporário ao PAP (custeio dos serviços de atenção primária à Saúde).

“É mais trabalho por toda Paraíba. Assim foi como deputado e como Senador não está sendo diferente. Vamos voar mais alto!”, destacou Efraim em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo