Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Saúde de CG inicia mutirão de cadastramento de adolescentes de 10 a 19 anos de idade

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou um mutirão de cadastramento de adolescentes de 10 a 19 anos de idade no município para acesso a serviços da Atenção Primária à Saúde. O cadastro será realizado até o dia 30 de outubro e é uma determinação do Ministério da Saúde.

Os adolescentes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa portando CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência para realizarem o cadastramento. É através deste registro junto à unidade de referência do seu bairro, que os adolescentes passam a ter acesso a serviços importantes, como a própria vacinação.

“O Ministério da Saúde identificou, durante a campanha de vacinação da covid-19, que existe um número muito expressivo de adolescentes não cadastrados na atenção primária e que, por isso, podem estar tendo dificuldade de acesso a serviços importantes”, destacou a diretora de atenção à saúde do município, Jeime Leal.

Além disso, sem os cadastros, os órgãos de gestão em saúde pública ficam sem meios de planejar políticas públicas como campanhas de imunização, ações de prevenção e promoção à saúde, atividades de acompanhamento da gestação na adolescência, além de muitos outros. Esta subnotificação impacta também nos recursos recebidos pelo município para a Estratégia de Saúde da Família.

Em Campina Grande, estima-se que existam mais de 72 mil adolescentes de 10 a 19 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No momento, o município tem 48.597 pessoas nesta faixa etária cadastradas na Atenção Básica. Ou seja, mais de 20 mil não têm registro.

Continue Lendo

Paraíba

Eliza quer acionar Conselho de Ética contra Henriques e vereador quer “Prêmio do Sono” para colega

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizada nesta terça-feira (16/04), foi marcada pela tentativa da vereadora Eliza Virgínia (PP) em acionar o Conselho de Ética contra o colega vereador Marcos Henriques (PT) e do parlamentar tentar dedicar-lhe o “Prêmio do Sono”.

A situação se deu porque Eliza pleiteava punição da Casa Legislativa em desfavor do colega porque, segundo ela, ele teria divulgado através de redes sociais a concessão do ‘Título de Persona Non Grata’ ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando o dito documento, afirma, não existiria.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (16/04).

Confira o áudio:

 

Já o vereador Marcos Henriques, diz que a colega parlamentar dever ter dormido na Sessão onde a propositura que ela alega não existir, foi aprovada e que, portanto, seria merecedora do “Prêmio do Sono”.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Administração do Estado anuncia novo concurso público para Polícia Penal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após autorização do governador João Azevêdo (PSB), a Secretaria de Administração do Estado iniciou a elaboração de edital para o novo concurso público da Polícia Penal na Paraíba. O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Tibério Limeira, nesta terça-feira (16/04) em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o gestor, os aprovados irão atuar prioritariamente no novo equipamento do Sistema Penitenciário que está em construção na cidade de Gurinhém.

O último certame para o setor ocorreu em 2008 e ofertou duas mil vagas. A divulgação do número de vagas disponibilizadas em edital deve ocorrer ainda esta semana.

“São mais servidores e servidoras chegando pela porta da frente para que o Estado da Paraíba possa atender mais e melhor todos os cidadãos e cidadãs paraibanas”, ressaltou Tibério.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Nova polêmica: grupo bolsonarista foi excluído de evento do ex-presidente na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual suplente Tarcísio Jardim (PP), considerado um dos mais devotados bolsonaristas paraibanos, durante entrevista ao @portaldacapital nesta terça-feira (16/04), fez duras críticas ao fato de diversos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não terem, sequer, recebido convite para ter acesso ao ex-chefe do Executivo Federal durante sua passagem por João Pessoa.

O parlamentar falou não apenas por ele, mas, por vários integrantes da Direita pessoense que, mesmo possuindo mandato, assim como ele, sequer puderam se aproximar do ex-presidente.

Tarcísio Jardim, indignado, afirmou que “pessoas que nunca produziram nada no mundo político, pelo contrário, ficam se escondendo atrás de ideologia, tiveram acesso irrestrito ao presidente“.

Confira o vídeo:

Continue Lendo