Nos acompanhe

Paraíba

Após vacinada, Pollyanna Dutra volta ao plenário da ALPB e faz alerta sobre câncer de mama

Publicado

em

“Como mulher, não posso vir à Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba neste mês e falar sobre outro assunto que não seja o ‘Outubro Rosa’. Volto a este plenário com muita honra, após mais de um ano e sete meses distante, para destacar a importância de alertarmos e lutarmos pelas vidas das nossas mulheres”. Com essas palavras, a deputada Pollyanna Dutra abriu seu discurso de volta ao plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba. A parlamentar tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na última sexta-feira (15), o que permitiu sua volta, segundo a Resolução da ALPB, nesta terça-feira (19).

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 1.120 novos casos de câncer de mama na Paraíba somente no ano de 2021. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), 186 mulheres já morreram em 2021 devido ao câncer de mama. Entre 2019 e 2020, foram registrados 603 óbitos para o câncer de mama na Paraíba, sendo 308 óbitos registrados em 2019 e 295 em 2020. Outro dado alarmante diz respeito à realização de mamografias. Conforme a SES-PB, entre os anos de 2019 e 2020, foram realizadas 8.300 mamografias (sendo 4800 em 2019 e 3500 em 2020). Em 2021, por sua vez, apenas 2.000 mamografias foram realizadas, uma queda de mais de 50% em relação aos anos anteriores, reflexo da pandemia da Covid-19.

Apesar destacar os intensos trabalhos remotos realizados durante quase dois anos de pandemia, Pollyanna Dutra reiterou que não é momento de relaxar, mas sim de voltar o olhar para as questões que foram negligenciadas nesse período, a exemplo da diminuição do rastreamento dos casos de câncer de mama. “Enfrentamos diversos problemas durante essa pandemia, que chegam muito perto de nós, desigualdades que afastaram as pessoas dos seus direitos. Um dos problemas que destacamos é a negligência quanto ao tratamento do câncer. Por medo, alguns pacientes interromperam seus tratamentos ou, pelo difícil acesso, não fizeram o rastreio da doença, visto que os hospitais estavam focados na pandemia. Com isso, agora muitos chegam ao serviço em fase agressiva da doença, muitas vezes em fase terminal”, alertou.

Para Pollyanna Dutra, esse alerta é mais do que necessário: é urgente, sobretudo observando as chances de cura após um diagnóstico precoce. “Voltamos para a Casa com esse alerta às nossas mulheres para que façam o diagnóstico e iniciem o tratamento o quanto antes. Se for diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem mais de 90% de chance de cura. Não podemos perder nossas mulheres, nossas jovens, nossas mães, para esse mal que assola a saúde das mulheres. Fica o alerta às mulheres do nosso estado para que se cuidem”, arrematou a parlamentar.

Serviços de prevenção na PB
A deputada reiterou, ainda, que, na Paraíba, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o Serviço de Referência Estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico. Por meio dele, é oportunizada às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário, uma vez que, detectando precocemente a lesão, a chance de cura é de mais de 90%.

 

Continue Lendo

Paraíba

Lula frustra indígenas paraibanos e deixa terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) frustrou indígenas paraibanos e deixou terra Potiguara de Monte-Mor fora da lista de demarcação.

O feito era aguardado para acontecer em uma cerimônia realizada na quinta-feira (18/04) quando demarcações de terras indígenas foram oficializadas, mas, das seis aguardadas, pelo menos, quatro ficaram de fora, dentre elas a localizada em território paraibano.

Segundo matéria publicada pela Folha, a justificativa apresentada para demarcação de apenas duas das terras pelo Governo Federal passou, inclusive, pela certeza da ausência de moradores como fazendeiros e/ou pessoas comuns nesses locais.

Sendo muito verdadeiro com vocês, sei que estão com certa apreensão, porque imaginavam que iam ter notícia de seis terras indígenas assinadas por mim. Nós decidimos assinar só duas, sei que isso frustrou alguns companheiros, mas eu fiz isso para não mentir para vocês. Fiz isso, porque temos um problema e é melhor tentar resolver problema antes de assinar“, afirmou Lula.

Na mesma ocasião, o chefe do Executivo Nacional revelou que, algumas assinaturas foram adiadas atendendo a pedidos feitos por governadores aliados e também, não aliados da atual gestão petista, bem como por conta de uma recusa de um governador em conversar com a ministra  ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Os nomes dos gestores, porém, não foram revelados.

As terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso, foram demarcadas. Além de Monte-Mor, as que também ficaram de fora foram: Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, ambas localizadas em Santa Catarina,  e Xukuru-Kariri, nas Alagoas.

A gestão Lula III reativou o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista) cuja desativação havia sido autorizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o seu mandato.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece situação de emergência em mais uma cidade da Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (19/04), a situação de emergência no município de Igaracy, na Paraíba, que enfrenta período de estiagem. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União confira neste link.

O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública permite que as cidades atingidas fiquem aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional. Esses valores podem variar conforme o valor solicitado no plano de trabalho, a magnitude do desastre e o número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros. Até o momento, a Paraíba tem 143 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, dos quais 140 por estiagem, dois por enxurradas e um por seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Clique aqui e confira resultados definitivos do Concurso para Guarda Civil Municipal de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan) divulgou os resultados definitivos do Concurso para Guarda Civil Municipal de João Pessoa.

O Idecan divulgou as listas com os resultados das provas objetivas realizadas pelos candidatos das modalidades de ampla concorrência e PCD (Pessoa com Deficiência) do Concurso da Guarda Civil de João Pessoa.

O Concurso da Guarda Civil ofertou 200 (duzentas) vagas das quais, pelo menos, 10 (dez) são destinadas para pessoas com deficiência. Outras 200 (duzentas) vagas são destinadas para um cadastro de reserva.

A remuneração anunciada foi de R$ 1.302,00, acrescida de uma gratificação de risco de 100%.

Clique aqui e confira a lista com o resultado definitivo da prova objetiva (ampla concorrência)

Clique aqui e confira a lista com o resultado definitivo da prova objetiva (PCD)

Continue Lendo