Nos acompanhe

Paraíba

Leo Bezerra destaca compromisso da PMJP com a Educação após nova reforma de escola

Publicado

em

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (Cidadania), participou, nesta segunda-feira (18), da solenidade de autorização do início das obras de reestruturação da Escola Ernani Sátyro, localizada no bairro de mesmo nome. Ele destacou o compromisso da gestão com a Educação e a importância da aproximação da escola com a comunidade.

“Sabemos que é aqui que mora o futuro e é por isso que tratamos com muita responsabilidade. O prefeito está sempre no pé, acompanhando o andamento, buscando evitar atrasos e a qualidade da obra. O resultado é o melhor para nossas crianças e uma educação realmente transformadora”, afirmou.

A última reforma da unidade, que atende 259 alunos do Ensino Fundamental I, foi realizada em 2004, justamente na última gestão do prefeito Cícero Lucena. Com a nova obra, a escola vai ganhar toda a estruturação de piso, teto, rede elétrica e hidráulica. Também será construído novo reservatório de água, equipamentos de combate a incêndio e instalação de aparelhos de ar-condicionado. Todo o prédio vai receber acessibilidade e será construída uma nova fachada.

“A Prefeitura tem reformado diversas unidades escolares com a finalidade de oferecer conforto, comodidade e segurança aos alunos e corpo docente. Educação se faz com qualidade e respeito, por isso temos investido nisso. Brevemente, a Escola ficará pronta e entregaremos à população. Vamos em frente, mais ações estão por vir, porque aqui tem trabalho”, disse o vice-prefeito.

Continue Lendo

Paraíba

Dra Paula solicita que Tribunal de Justiça eleve comarca de Cajazeiras a 3ª Entrância

Publicado

em

A deputada Doutora Paula (PP) parabenizou o Tribunal de Justiça da Paraíba por ter elevado as Comarcas de Sousa e Guarabira à 3ª Entrância, ao tempo que reivindicou justiça do Tribunal no sentido de elevar, também, a Comarca de Cajazeiras.

De acordo com a parlamentar a propositura valoriza a prestação jurisdicional no interior do Estado, que sofre com a falta de magistrados. Ela informou que Cajazeiras representa 15 municípios, num total de 180 mil habitantes, preenchendo assim requisitos com relação à população e ao número de processos, que é superior a dez mil por ano.

“O impacto orçamentário é mínimo pela relevância na agilidade desses processos. Então, a sociedade de Cajazeiras, com todos os seus representantes civis organizados, e toda a classe política, solicitam que os ilustres desembargadores, o Pleno do Tribunal, façam justiça, também, com Cajazeiras, a elevando a 3ª Entrância”, argumentou a deputada, ao apresentar apelo à Corte de Justiça paraibana.

A deputada acrescentou que Cajazeiras precisa dar um suporte jurisdicional à população dos municípios que polarizam e que estão fazem parte da jurisdição da referida Comarca. E, nesse sentido, a elevação à 3ª Entrância é fator principal para tal objetivo. “Gostaria, imensamente, que todos, a OAB, também nós deputados, trabalhássemos com esse objetivo”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto repercute ação do presidente Bolsonaro contra ministro Alexandre de Morais

Publicado

em

O deputado Cabo Gilberto Silva repercutiu a informação da assessoria da Presidência da República sobre ação do presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais. Na ação, o presidente afirma que o ministro abusou de autoridade no inquérito das Fake News.

Na publicação, Cabo Gilberto destacou: “O Presidente Jair Messias Bolsonaro acaba de ajuizar ação no STF contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, “levando-se em conta seus sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos garantias fundamentais”. E lista as ações do ministro:

1- “Injustificada investigação no inquérito das Fake News, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito;

2- Por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos;

3- O inquérito das Fake News não respeita o contraditório;

4- Decretar contra investigados medidas não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet; e

5- Mesmo após a PF ter concluído que o Presidente da República não cometeu crime em sua live, sobre as urnas eletrônicas, o ministro insiste em mantê-lo como investigado”.”

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Veneziano celebra Dia Internacional dos Museus defendendo rota para o turismo histórico na Paraíba

Publicado

em

Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, o pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ao salientar a importância do hábito de visitar e apreciar os museus, disse que irá inserir em seu Plano de Metas, para apresentar aos paraibanos no período da campanha eleitoral, a criação do programa ‘Rota Histórica da Paraíba’. O objetivo é promover uma parceria com os 19 institutos históricos da Paraíba, mantidos pelas prefeituras, visando a preservação e ampliação destes espaços, por meio da criação dessa rota de turismo histórico.

“A rica herança patrimonial, que é preservada e divulgada pelos museus e institutos históricos paraibanos; e vitalidade e inventividade que a área tem apresentado nos últimos anos, são as maiores forças deste segmento. Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos é uma das nossas metas, via parceria da Secretaria de Turismo do Estado, PBTUR e prefeituras. O turismo histórico na Paraíba tem um potencial enorme”, disse Veneziano.

Descaso do Estado com a História – Veneziano concordou com o que disse recentemente à imprensa o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Vanderley de Brito, sobre a inexistência no estado uma cultura de visita a museus ou demais espaços reservados à preservação da memória do próprio povo.

“Não existe uma cultura na Paraíba de visitar museus. Quando acontece, ou é uma escola que promove a visita, e as crianças e os adolescentes são obrigadas a ir, ou é algum turista ocasional que chega e quer conhecer alguma coisa. Ainda não existe essa cultura e compete a nós, historiadores, memorialistas, gerar essa nova consciência das pessoas visitarem esses museus, esses espaços. Acredito que temos uma dívida muito grande com a memória, não só em Campina Grande, mas em João Pessoa e em outras cidades”, lamentou Vanderley de Brito.

Para Veneziano a sugestão seria criar um roteiro turístico, com toda uma estruturação, “vendendo” este roteiro na própria Paraíba e em outros estados, mostrando quão rica é a história de cada local. Atualmente existem 19 institutos históricos da Paraíba.

Lista de instituições no estado da Paraíba

• Alagoa Nova: Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova (IHGAN), fundado em 2019
• Areia: Instituto Histórico e Geográfico de Areia (IHGA), fundado em 2018
• Bayeux: Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB), fundado em 2008
• Boqueirão: Instituto Histórico e Geográfico de Boqueirão (IHGB), fundado em 2020
• Cajazeiras: Instituto Histórico de Cajazeiras (IHC), fundado em 2004
• Campina Grande: Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), fundado em 1948
• Caturité: Instituto Histórico e Geográfico de Catutiré (IHGC), fundado em 2021
• Esperança: Instituto Histórico e Geográfico de Esperança (IHGE), fundado em 2018
• Gado Bravo: Instituto Histórico e Geográfico de Gado Bravo (IHGGB), fundado em 2019
• Ingá: Instituto Histórico e Geográfico de Ingá (IHGI), fundado em 2021
• João Pessoa: Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), fundado em 1905
• Lagoa Seca: Instituto Histórico e Geográfico de Lagoa Seca (IHGLS), fundado em 2020
• Patos: Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP), fundado em 1998
• Pocinhos: Instituto Histórico e Cultural de Pocinhos (IHCP), fundado em 2012
• Puxinanã: Instituto Histórico de Puxinanã (IHP), fundado em 2021
• Santa Luzia: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), fundado em 2016
• São João do Cariri: Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano (IHGCP), fundado em 2006
• Serra Branca: Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca (IHGSB), fundado em 2015
• Umbuzeiro: Instituto Histórico e Geográfico de Umbuzeiro (IHGU), fundado em 2019

Continue Lendo