Nos acompanhe

Negócios

Proteínas x carboidratos: especialista da Unimed diz como montar cardápio e ganhar massa muscular

Publicado

em

A maioria das pessoas pensa que apenas a proteína é importante para o aumento ou ganho de massa muscular, no entanto, é extremamente relevante estar atento à alimentação como um todo. O acompanhamento de um profissional para orientar e calcular a ingestão de todos os nutrientes necessários neste processo é fundamental para alcançar os resultados.

De acordo com a nutricionista da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, Jéssica Lisboa, o aumento de massa muscular depende de um aporte correto de alimentos que contenham, não apenas proteínas, mas também carboidratos e água ao longo do dia. “É preciso haver uma produção correta de energia. Alguns macronutrientes que participam dessa reação, como vitaminas do Complexo B, coenzima Q10, vitamina D, entre outras, precisam estar em dia, caso contrário falta disposição e a fadiga muscular aparece de forma precoce. Isso acarreta queda do rendimento da atividade física”, explica.

Seguir horários determinados para se alimentar, evitar longos períodos sem comer e respeitar as refeições pré e pós-treino também são fundamentais para o sucesso da dieta. “É de suma importância ter o horário correto para dormir e uma boa noite de sono reparador, bem como evitar o excesso de álcool, pois atrapalha o processo de síntese (produção) da proteína e o crescimento muscular”, orienta.

De acordo com Jéssica Lisboa também deve se juntar a esses cuidados alimentares e de descanso, a execução adequada do exercício. “Não pode haver apenas o aumento da carga e pesos de forma constante”, alerta.

Proteínas x carboidratos — A nutricionista alerta que o corpo utiliza apenas determinada quantidade de proteína por vez e que pensar que “quanto mais, melhor” é equivocado. “Em excesso pode haver alteração do funcionamento hepático e de suas enzimas, assim como dos rins. O corpo utilizará o que precisa e o que não for necessário vai excretar, sobrecarregando o organismo”, explica.

Já os carboidratos, que são vistos muitas vezes como vilões, também têm seu papel essencial. Segundo Jéssica Lisboa, o que deve ser cortado são os carboidratos simples ou refinados, encontrados em pães, massas, farinhas, goma de tapioca, doces, salgadinhos, bebidas açucaradas e outros. “Por outro lado, os carboidratos complexos, associados às fibras em alimentos como batata doce, inhame, macaxeira, feijão, frutas e etc, são importantes para fornecer energia e auxiliar a síntese de proteínas”, conta.

De acordo com Jéssica Lisboa, utilizados de forma e quantidade corretas em cada refeição, principalmente antes e depois do treino, os carboidratos garantem energia para a atividade e ativam a insulina — hormônio anabólico que favorece a síntese de proteínas —, no pós-treino para que haja crescimento muscular.

Suplementos — Quando a alimentação não consegue suprir a demanda de alimentos e aporte de nutrientes adequados, ou mesmo quando a pessoa tem uma rotina muito agitada, os suplementos acabam entrando como solução prática e de fácil digestão.

A orientação de um nutricionista é indispensável, de acordo com Jéssica Lisboa, pois o profissional irá investigar se há alguma restrição alimentar, intolerância, doença renal, alteração hepática ou outra condição previamente diagnosticada. “Também não é recomendado nem ideal a substituição de uma grande refeição (café da manhã, almoço e jantar) por um suplemento ou shake”, ressalta.

Confira sugestões de cardápios para ganho de massa muscular:

– Café da manhã – Pode apostar em alimentos como batata doce, inhame, macaxeira, carnes, ovos ou atum; ou uma vitamina de fruta com suplemento proteico e pasta de amendoim.

– Lanches da manhã e tarde – Frutas, castanhas, queijos brancos, barra e proteínas são os mais indicados.

– Almoço – Salada crua e legumes cozidos, feijão, arroz integral, carnes magras, frango, peixe, são as sugestões.

– Jantar – Pode incluir verduras cruas e cozidas, batata doce, inhame, macaxeira, carne, frango, ovos ou atum, omelete, panquecas de massa integral com proteínas, cuscuz com ovos ou carne, arroz integral.

– Ceia – Frutas, castanhas, queijos brancos, suplemento proteico – do tipo whey ou caseína.

*Para um melhor resultado, o ideal é procurar um especialista.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Negócios

Morada da Paz lança novos episódios de podcast Morada do Cuidado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Cemitério e Crematório Morada da Paz acaba de lançar novos episódios do podcast “Morada do Cuidado”. Gravado no formato videocast, com duração de 30 minutos em média, o programa está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer e Amazon Music) e no canal do YouTube do Morada da Paz. O primeiro episódio, com a apresentação da psicóloga especialista em luto do Morada do Paz, Mariana Simonetti, já está disponível e tem como tema “Vamos falar sobre o luto?”. Na oportunidade, ela conversou com Lucineide Tavares, cerimonialista do Morada da Paz.

“O luto, em sua essência, é uma jornada solitária, um caminho que cada indivíduo trilha à sua maneira, carregando um fardo que é único e profundamente pessoal. No entanto, a presença de um apoio empático e compreensivo pode fazer diferença nesse processo”, fala Mariana.

O segundo episódio vai ao ar no dia 25 de abril, com o tema “Mitos e Verdades sobre o luto”, com as psicólogas do luto do Morada da Paz, Simône Lira e Alexsandra Sousa. “Desvendar esses mitos e abraçar essa complexidade, pode nos ajudar a compreender como diferentes pessoas vivenciam e expressam suas perdas. Acreditamos que através deste entendimento, podemos oferecer um suporte mais genuíno e empático àqueles que estão passando por este difícil momento de suas vidas”, fala Simône.

Já no dia 30 de maio será veiculado o terceiro episódio com o tema “Como falar sobre o luto com crianças?”. Nele, Mariana Simonetti conversa com Millena Batista, psicóloga e atuante na área de Educação infanto-juvenil. “Os desafios em falar sobre luto com crianças incluem a dificuldade de encontrar uma linguagem apropriada que seja ao mesmo tempo honesta e sensível à idade da criança. Além disso, há o receio de provocar mais tristeza ou medo”, diz Mariana.

O quarto e último episódio da temporada vai ao ar no dia 27 de junho, com o tema “Perdi meu pet, e agora?”. No videocast, Simône Lira conversa com Giovanna Simões, designer e tutora de Guga. “A sociedade muitas vezes minimiza a dor de perder um pet por não reconhecer plenamente o vínculo emocional entre humanos e animais de estimação. Isso pode se manifestar em comentários como “era apenas um animal” ou sugestões para substituir rapidamente o pet perdido. Tais atitudes podem invalidar os sentimentos do enlutado e criar uma sensação de isolamento, já que a dor profunda e o luto vivenciado não são vistos como comparáveis à perda de um ser humano”, comenta Simône.

Morada do Cuidado – Viver o luto após a perda de um ente querido costuma ser um momento muito delicado na vida de muitas pessoas. Diante disto, o Morada da Paz criou o Morada do Cuidado, uma plataforma multimídia que oferece conteúdos especializados em luto. Através da ferramenta digital, o público encontra gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados no assunto.

Como desdobramento do projeto, surge em 2022 o podcast Morada do Cuidado. A iniciativa busca conscientizar, através do diálogo e experiências compartilhadas, sobre temas como a vivência do luto. Atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. No último ano, o Morada do Cuidado foi reconhecido com uma Menção Honrosa na premiação Pursuit of Excellence Award, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

Acesse: www.moradadocuidado.com.br
youtube.com/moradadapaz
bit.ly/podcastmoradadocuidado

Continue Lendo

Negócios

Especialistas incluem sete destilados paraibanos como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba está representado por sete destilados que foram incluídos por especialistas como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça, competição já considerada como a mais acirrada da história do evento.

As sete cachaças estavam numa lista disputada por um total de 150 (cento e cinquenta) marcas de todo o país e já inseridas no roll das “cachaças mais queridas do Brasil“.

Na edição de 2024, 20 (vinte) profissionais participaram como jurados da seleção após a realização de uma votação popular com registro de 52.966 (cinquenta e dois mil, novecentos e sessenta e seis) votos válidos que consagraram esta edição como a maior de todas as anteriores.

A competição, realizada em três fases, chegará à final entre os dias 26 e 28 de abril durante a XXI Cúpula da Cachaça, na Cachaçaria e Chalé Macaúva, no Município de Analândia, em São Paulo.

Sobre a Cúpula da Cachaça

A Cúpula da Cachaça é uma entidade criada em 2013 para reunir profissionais de diferentes formações especializados no destilado nacional brasileiro em torno de iniciativas de valorização da cachaça e incremento da profissionalização do setor.

Entre essas ações está o Ranking Cúpula da Cachaça, que é bianual e tem o objetivo de divulgar a categoria Cachaça como destilado brasileiro de excelência e fomentar a produção de qualidade.

Confira a lista das cachaças paraibanas que são finalistas nesta competição:

Arretada Cordel (Cruz do Espírito-PB);
Baraúna Premium Carvalho (Alhandra-PB);
Gregório Prata (Alagoa Grande-PB);
Nobre Cristal (Cruz do Espírito Santo-PB);
Triunfo Umburana (Areia-PB);
Volúpia Diamante (Alagoa Grande-PB)
Volúpia Tradicional (Alagoa Grande-PB)

Clique aqui e confira a íntegra da lista com as finalistas.

Continue Lendo

Negócios

Saiba quando levar criança para urgência hospitalar e entenda por que não precisa ter medo da UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Filho pequeno doente é sinônimo de preocupação. Mas, os pais ficam um pouco mais tranquilos quando podem contar com uma estrutura hospitalar completa. Dispor da assistência de um pronto atendimento ou de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser fundamental para que a criança se recupere o mais breve possível e volte logo para casa. Mas, há quem tenha dúvidas sobre quando levar a criança para um serviço de urgência e emergência ou fique assustado quando o filho precisa ser internado em uma UTI.

Para esclarecer as dúvidas sobre urgência e emergência e desmitificar o receio das UTIs, o “Sem Contraindicação” recebeu as pediatras Íris do Céu de Carvalho Coelho, coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Pediátrico Unimed (HPU), e Janine Alencar, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva do HPU.

Prontos para atender

A pediatra Íris do Céu esclareceu que nem sempre, a melhor providência a adotar logo que o filho adoece é recorrer a um serviço de urgência e emergência. O ideal é entrar em contato com o pediatra da criança. Como esse profissional já a acompanha, conhece melhor o histórico de saúde e tem condições de ser mais assertivo. Na urgência, pela característica própria do serviço, será tratado o problema de saúde que o paciente estiver apresentando no momento do atendimento. “Nunca o serviço de urgência vai substituir o acompanhamento [pelo pediatra] daquela criança”, explicou a médica.

Ela esclareceu que a equipe estará sempre pronta a atender, mas se o caso não for de urgência e emergência, a pessoa poderá esperar um pouco mais, pois serão priorizadas as situações mais graves. E ainda há o risco de a criança ficar exposta em um ambiente com outros pacientes doentes. Na conversa, a médica esclareceu em quais situações procurar um serviço de urgência e emergência e deu alternativas para evitar levar a criança ao hospital.

Sem medo da UTI

A pediatra Janine Alencar informou que, antes mesmo que fosse obrigatório, o Hospital Pediátrico Unimed já permitia que os pais acompanhassem 24 horas por dia os filhos internados na UTI. Essa medida traz mais conforto para a criança e mais tranquilidade para os pais, contribuindo para melhores resultados. No episódio, ela falou sobre a estrutura da unidade, a aquisição de novos equipamentos, a capacitação da equipe e o programa de humanização, que torna o ambiente mais acolhedor.

Janine Alencar comentou que os pais, geralmente, ficam assustados quando os filhos precisam ser internados em uma UTI. A ideia, que não corresponde à realidade, é de que “não haveria mais o que fazer”. Mas não é isso. “A terapia intensiva é, justamente, para você dar um suporte naquelas patologias mais graves. Não quer dizer que é porque é terminal, porque não vai ter mais cura. Não é isso. Pelo contrário. É tanto que pacientes terminais não têm indicação de UTI”, tranquilizou. Ela destacou que, na UTI, toda uma equipe multidisciplinar vai estar focada para restabelecer a saúde o mais breve possível. “É um tratamento intensivo. Apenas isso”, reforçou.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” aborda temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

Confira imagens:

Continue Lendo