Nos acompanhe

Paraíba

Aguinaldo destaca importância de investimentos para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Publicado

em

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais desempenha um trabalho comprometido e de fundamental importância para pessoas vivendo com deficiência intelectual e múltipla, assim como juntos aos familiares dessas pessoas. Na tarde de hoje, o deputado Aguinaldo Ribeiro destacou trabalho realizado pela APAE Campina Grande.

“A APAE realiza um belo trabalho de reabilitação e qualidade de vida para milhares de pessoas com necessidades especiais. Incentivar e ajudar no trabalho da Apae Campina Grande faz parte da construção de uma sociedade mais humana. Enquanto deputado federal, trabalho enviando recursos para diversas melhorias, impactando diretamente na vida de muitos paraibanos e paraibanas”, destacou Aguinaldo.

Confira publicação

 

Continue Lendo

Paraíba

Conselheira paraibana debate com deputados Exame Nacional de Medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A médica, conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba e integrante da Comissão de Assuntos Parlamentares do CFM, Annelise Meneguesso, participou no Congresso Nacional de discussões sobre o projeto de Lei 785/2024, de autoria do deputado Doutor Luizinho (PP/RJ), que altera a Lei nº 3.268/1957, para instituir o Exame Nacional de Proficiência em Medicina.

O CFM aponta que o Brasil contava em 2023 com 389 escolas de Medicina em funcionamento, número inferior apenas ao da Índia, que conta com população seis vezes maior do que a brasileira. “Todos os anos, cerca 34 mil novos médicos são inseridos no mercado de trabalho e precisamos saber a qualidade dessa mão de obra, pois estamos falando de saúde, de vidas”, disse a médica.

Conforme o projeto, o exame deve ser regulamentado em provimento do CFM, como requisito para o registro de médicos nos Conselhos Regionais de Medicina e para o exercício da profissão médica. “Isso ainda é novo e estamos debatendo dentro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Medicina, com o apoio da Frente Parlamentar de Medicina”, afirmou Annelise, destacando que existe no Brasil uma abertura indiscriminada de escolas de medicina, deixando o país entre os 10 maiores países do mundo com mais formação médica.

“Temos muitos médicos por conta dessa distribuição irregular. Com essa abertura desenfreada e sem infraestrutura de novos cursos, perdeu-se o filtro. Precisamos ter algo que garanta a formação de um bom profissional que cuida das pessoas e para isso é fundamental termos um exame nacional. É preciso saber se o novo profissional tem competência para cuidar da saúde da população. Por isso, estamos discutindo o projeto do deputado Doutor Luizinho sobre o tema, realizando algumas alterações e em busca de apoio parlamentar para sua aprovação”, destacou a médica.

Pé Diabético – Annelise Meneguesso também abordou outra temática importante voltadas a prevenção e cuidados com os diabéticos nos gabinetes dos deputados Nikolas Ferreira e Luiz Couto.

Coordenadora do grupo de trabalho sobre ‘Pé Diabético’ no CFM, a médica propôs ao deputado paraibano Luiz Couto a realização de uma audiência pública para discutir o tema. O objetivo é criar um Dia Nacional sobre o assunto como forma de alertar e prevenir a população sobre a amputação do membro.

“O deputado foi muito receptivo a nossa proposta para realização da audiência pública. O pé diabético é a principal causa de amputação não traumática. Por isso é importante diagnosticar precocemente. Precisamos criar uma campanha de conscientização de cuidados com o pé diabético, com o objetivo de debater esse tema com a classe política, entidades e sociedade”, disse Annelise Meneguesso.

Continue Lendo

Paraíba

Encontro entre secretário Jhony Bezerra e Gervásio Maia pleiteia ações à Saúde das cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), visitou nesta sexta-feira (19/04) a Secretaria de Saúde do Estado para pleitear junto ao titular da pasta, Jhony Bezerra, ações em benefício à Saúde de municípios paraibanos.

A articulação buscou benefícios às cidades de Aparecida, Belém e Coremas. Gervásio intermediou a reunião com os gestores dos municípios na sede da Secretaria. Estiveram presentes o prefeito de Aparecida, João Neto, a diretora do Hospital Distrital de Belém, Camila Cardoso, e o ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Tibério Limeira compartilha experiências no 128º Fórum Nacional de Secretários de Administração

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), esteve na cidade de Salvador durante os dias 18 e 19 deste mês para participar do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). O evento reuniu os secretários da pasta dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Durante os dois dias, o público presente pode participar de palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos que debateram o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos Estados, além de trocar experiências com outras gestões federativas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tibério demonstrou a importância do encontro na construção de novas políticas públicas que beneficiem a população.

“Um evento extremamente produtivo, representativo, com a participação da grande maioria dos secretários de Estado do Brasil onde nós pudemos passar dois dias de muita troca de experiências e aprendizados, construção inclusive de pautas de políticas nacionais para os Estados brasileiros e também sugestões para o Governo Federal, e naturalmente, apresentar as boas práticas e celebrar o reconhecimento pelas ações que a gestão comandada pelo governador João Azevêdo tem feito pelo povo da Paraíba”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo