Nos acompanhe

Paraíba

Campina Grande encerra Campanha de Multivacinação nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira, 30, termina em todo o país a Campanha Nacional de Imunização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o encerramento da campanha com uma Busca Ativa no Distrito dos Mecânicos, onde foi identificado um grande número de crianças com vacinas atrasadas. Além dessa ação, a vacinação segue até esta terça-feira nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, como também no Parque da Liberdade, das 9h às 12h.

Para participar da campanha, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação da criança. Não é necessário realizar nenhum tipo de agendamento, bastando se dirigir a um dos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, no mês de outubro, à Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo foi colocar em dia as carteiras de vacinação dos menores de 15 anos de idade, com as vacinas de rotina das suas faixas etárias. Foi identificada uma queda na procura pelas vacinas, além da vacina contra a covid-19, para o público infanto-juvenil. Por isso, foi necessária essa ação para cumprir o Calendário Nacional de Imunização.

A campanha é uma intensificação da vacinação de rotina, que já acontece de forma contínua e alcançou pessoas em pontos distintos de vacinação, como os Parques da Criança e da Liberdade, Centros de Saúde, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e em algumas buscas ativas pelos bairros da cidade. Entre as vacinas ofertadas estão as que protegem contra o tétano, coqueluche, meningite, rotavírus, hepatites, entre outras.

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados com até seis anos de idade

BCG – Dose única – Ao nascer (pode tomar até os quatro anos de idade)

Hepatite B – Dose única – Ao nascer (pode tomar até o primeiro mês de vida)

Pentavalente – 3 doses – 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Poliomielite inativada – 3 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Poliomielite oral – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Rotavírus – 2 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses. (pode tomar a primeira dose até três meses e quinze dias e a segunda dose até sete meses)

Pneumocócica 10 – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses Reforço: 12 meses. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Meningocócica C – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 3 meses 2ª dose: 5 meses Reforço: 12 meses.

Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses 1ª dose e 2ª dose: 12 meses, com intervalo de 30 dias entre as doses. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela) – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

DTP – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Hepatite A – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Varicela – 1 dose – 4 anos. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Febre amarela – 1 dose e Reforço Dose: 9 meses Reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade e, entre cinco e seis anos, pode tomar apenas uma dose)

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados até quatorze anos de idade:

Hepatite B – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal.

Febre amarela – Dose única (para aqueles que tomaram apenas uma dose ou nenhuma dose no período adequado)

Tríplice viral – Iniciar ou completar 2 doses, de acordo com histórico vacinal

Difteria e tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacina.

Meningocócica ACWY – 1 dose – 11 e 12 anos

HPV quadrivalente – 2 doses com intervalo de seis meses. Meninas: de 09 a 14 anos Meninos: de 11 a 14 anos.

Varicela – 1 ou duas doses a depender do laboratório produtor

dTpa – 1 dose.

Continue Lendo

Paraíba

Câmara Municipal de Paulista volta atrás e decide não promulgar ampliação de férias para vereadores

Publicado

em

Os vereadores da Câmara Municipal de Paulista, no Sertão paraibano, decidiram voltar atrás e não promulgar a Lei Orgânica que foi alterada na Casa para beneficiar os próprios parlamentares com a ampliação do período de férias para 105 dias ao ano.

A decisão se deu após repercussão sobre o assunto e a reprovação popular massiva contra a proposta assinada pelo vereador Laércio Redeiro.

Leia também: Paulista: com carga horária mensal menor que 12h, vereadores ampliam férias para mais de 100 dias

A Lei tinha sido alterada durante a sessão da terça-feira (17/05) graças a cinco dos nove vereadores da Casa: Amaral, Anginho da Van, Cícero de Ademar e Deda, além do autor da propositura.

De acordo com o Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a vereadora que preside a Casa, Josefina Saldanha Veras, recebe R$ 7.596,67 (sete mil, quinhentos e noventa e seis reais e sessenta e sete centavos) como remuneração mensal, e os outros vereadores, a exemplo do autor da propositura, Laércio Araújo do Nascimento, R$ 5.330,00 (cinco mil, trezentos e trinta reais).

A remuneração, na prática, é referente a realização de uma sessão semanal, realizada sempre às terças-feiras, a partir das 09h, com duração máxima de duas horas.

Continue Lendo

Paraíba

Governo leva ações de saúde para bairros de Campina Grande com o Opera Paraíba

Publicado

em

O programa Opera Paraíba já se prepara para levar ações de saúde aos bairros de Campina Grande, com a proposta de facilitar o acesso da população ao cadastro de cirurgias eletivas já oferecidas pelo Governo do Estado, nos hospitais integrantes da rede.

Além disso, também serão disponibilizados outros serviços de saúde, como exames de mamografia e ultrassonografias, testagens e consultas médicas.

“Nossa gestão tem como meta a democratização da saúde, facilitar o acesso dos paraibanos, de qualquer que seja a região, aos serviços do SUS e levar ações de saúde para perto do povo”, destacou a secretária de Saúde, Renata Nóbrega.

Em parceria com o projeto ‘Cidadão no seu bairro’ da Secretaria de Desenvolvimento Humano, também serão oferecidos serviços de emissão de RG digital, CPF, Carteira de Trabalho digital e fotos 3×4 para documentos.

As primeiras ações vão acontecer de 6 a 9 de junho, começando pelo Conjunto Habitacional Aluísio Campos, depois segue para os bairros José Pinheiro, Malvinas e Pedregal. Outras localidades também serão contempladas em uma nova etapa da ação.

“Essa iniciativa do Governo do Estado de levar o programa Opera Paraíba para os bairros de Campina Grande tem justamente a ideia de promover saúde a quem está na ponta e nunca teve oportunidade”, ressaltou o secretário executivo de saúde, Jhony Bezerra.

Continue Lendo

Paraíba

FCJA tem programação especial na Semana Nacional dos Museus

Publicado

em

A comemoração da 20ª Semana Nacional dos Museus, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, iniciou, nessa quinta-feira (19), com a abertura da exposição “Ações educativas e culturais do Museu Casa de José Américo”.

A exposição, que prossegue até o dia 31 de maio, no hall da FCJA, foi aberta pela gerente executiva do Museu, professora Janete Lins Rodriguez. A Mostra destaca diversos aspectos, como Conhecimento, Cidadania, Educação, Lazer, Doação, Amabilidade e Esperança. O tema  da exposição está sintonizado com o Poder dos Museus, definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que realiza o evento anualmente, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio.

Feira dos Aromas – Ainda na programação da Semana Nacional de Museus, neste sábado (21), das 9h às 10h, haverá uma apresentação do Teatro de Fantoches sobre a vida do patrono José Américo de Almeida. A ação cultural está inserida na programação da Feira de Aromas, que acontece todos os sábados com uma variedade de atrações para crianças e adultos.

A programação ainda inclui o Retrôcando, que reúne vários brechós. Também o Mundo Veganoo, dedicado à culinária vegana. Essas atrações são realizadas de forma simultânea, o que permite mais alegria, ampliando as atrações para o público. Como atração musical, contará com o Trio Chicote e seu forró pé de serra, que já anima os sábados na casa do patrono, no Cabo Branco.

Confira imagens:

Continue Lendo