Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo participa de lançamento de plataforma para desenvolver agricultura familiar no Estado

Publicado

em

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (2), da live de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE). O evento, transmitido nas redes sociais e no canal oficial do Governo da Paraíba no YouTube, apresentou uma ferramenta que vai oferecer aos agricultores familiares benefícios como visibilidade da produção e facilidade no processo de comercialização.

Na solenidade de lançamento do Siraf/NE, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ferramenta no desenvolvimento da agricultura familiar. “Eu tenho certeza absoluta de que nós só vamos desenvolver, cada vez mais, a agricultura familiar – e esta é uma compreensão que este Governo tem – quando nós entendermos claramente que, o que tiver de tecnologia de ponta, sendo usado em todos os segmentos, possa também chegar à agricultura familiar. Dotar a agricultura familiar de todos os meios, mecanismos, instrumentos para o seu desenvolvimento é fundamental”, disse.

“Nós temos buscado na Paraíba fazer com que determinados segmentos – que vão do artesanato à agricultura familiar – possam ser inseridos neste contexto de tecnologia, já que temos um Governo com grande competência nesta área”, prosseguiu João Azevêdo, citando diversos investimentos do Governo do Estado na Agricultura Familiar, a exemplo da aquisição de alimentos desta modalidade de produção e que foram distribuídos com famílias carentes, além dos incentivos oferecidos pelo Governo do Estado – com subsídio alto – aos produtores de leite de cabra.

Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, ressaltou que a ferramenta integra um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado a favor do segmento. “Isso parte da política pública voltada para a agricultura familiar que o governador João Azevêdo, por meio desta Secretaria, vem desenvolvendo. Não podemos ter políticas públicas se não for em cadeia, desde a semente, desde a preparação do solo, produção e comercialização”, acrescentou.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Jonildo Cavalcanti, disse que o Siraf/NE trará muitos benefícios para a agricultura familiar paraibana. “Essa plataforma tem vários benefícios para a agricultura familiar, não apenas no aspecto de potencializar as compras institucionais do Governo do Estado e de prefeituras do Estado da Paraíba. Essa plataforma abre outras vertentes importantes para que possamos implantar políticas públicas através das informações desse cadastro, a exemplo de produtos e de um levantamento mais preciso sobre nossos homens e mulheres do campo, sobre nossa juventude e comunidades tradicionais, comunidades quilombola”, explicou.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste o coordenador da ferramenta na Paraíba, Thiago Leite, e o professor Francisco Chagas, coordenador regional da plataforma.

A plataforma – Desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte (RN), o Sistema de Informação da Agricultura Familiar da Região Nordeste oferecerá visibilidade ao que é produzido pelo segmento em nível regional, fortalecendo ainda mais associações e cooperativas.

Francisco Chagas explicou que o Siraf/NE terá três divisões. “São três itens: cadastro de informações, onde o agricultor acessa e se cadastra, assim como associações e cooperativas. Nesse módulo é possível cadastrar todos os produtos; acesso público à informação, em que a população vai ter acesso ao que é produzido e onde é produzido; e acesso à informação privada, que compõe o módulo gestor, permitindo o compartilhamento de informações estratégicas pelos estados”, disse.

O Siraf/NE é um sistema WEB que funciona no formato cliente-servidor, de forma que todos os estados nordestinos tenham acesso ao módulo gestor, compartilhando informações estratégicas.

É, ainda, uma plataforma digital para gestão, monitoramento e avaliação do Programa Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), com o objetivo de ampliar a participação dos agricultores familiares nas compras governamentais e a possibilidade da abertura de seus produtos a outros mercados.

Continue Lendo

Paraíba

Consórcio NE e Banco Mundial firmam parcerias nas áreas de energias renováveis, tecnologia e outras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Continue Lendo

Paraíba

Reforma Tributária: Efraim palestra para a Câmara Americana de Comércio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta segunda-feira (25), em São Paulo, o senador Efraim Filho (União/PB), coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), participou do painel de debates com o tema: “Aprovação da Reforma Tributária: a etapa do Senado Federal”, promovido pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), entidade empresarial em que todos os setores da economia estão representados, e que encaminha demandas, propostas e sugestões às autoridades públicas.

Abrindo o painel ao lado do Diretor da Secretaria Extraordinária de Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Daniel Loria, em conjunto com Patrícia Arenas, representante da LATAM Tax Director, Whirlpool, o senador fez um panorama do que se espera no Congresso.

“O sentimento no Senado Federal é de que vamos ter muita cautela, muita maturidade, e também muita percepção de que não vai aumentar inserções ou isenções só por aumentar, ou seja, será muito difícil, no Senado, que haja um novo regime especial, sem estar plenamente justificado, exceto se houver um avanço para aperfeiçoar o sistema. Ou você traz um regramento de cadeia produtiva, ou então você retira tudo, disse.

O senador afirmou ainda que percebe o mesmo sentimento por parte do relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB/ AM). “Vejo ele muito compenetrado nesse tema, no sentido de compreender toda a extensão do que esses regimes especiais poderão conceder”, declarou.

Efraim, que apoia a Reforma Tributária, defende caminhos que levem à aprovação de um texto que não gere aumento de carga tributária a nenhum setor, ou cause entraves ao crescimento econômico do país. “A reforma tributária é um tema complexo, e existe um consenso indiscutível: o modelo atual é arcaico, obsoleto, ultrapassado. Não adianta remendar tecido podre, porque vai rasgar. A reforma tem que ser feita para facilitar a vida de quem produz, do cidadão brasileiro, daquele que paga impostos”, finalizou.

Agenda
Aproveitando a estadia em São Paulo, no início da manhã o senador realizou ainda uma Call com o JOTA PRO, para debater sobre Reforma Tributária, com mais de 200 assinantes. Após o painel da AMCHAM, na parte da tarde o senador finaliza com uma conversa com Silvio Cascione, Diretor da Eurasia Group Brasil, sobre os impactos da Reforma Tributária.

Continue Lendo

Paraíba

Bancada federal paraibana se reunirá em Brasília para discutir emendas parlamentares ao Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bancada federal paraibana se reunirá, nesta terça-feira (26/09), em Brasília, para discutir as emendas parlamentares que serão destinadas à Paraíba no próximo ano.

A informação foi confirmada pelo líder da bancada e deputado federal, Damião Feliciano (União Brasil), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, desta segunda-feira (25/09).

“Do ponto de vista democrático, nos reuniremos amanhã. Vamos conversar para que o assunto comece ser lapidado”, afirmou.

Ouça:

Continue Lendo