Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo participa de lançamento de plataforma para desenvolver agricultura familiar no Estado

Publicado

em

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (2), da live de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE). O evento, transmitido nas redes sociais e no canal oficial do Governo da Paraíba no YouTube, apresentou uma ferramenta que vai oferecer aos agricultores familiares benefícios como visibilidade da produção e facilidade no processo de comercialização.

Na solenidade de lançamento do Siraf/NE, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ferramenta no desenvolvimento da agricultura familiar. “Eu tenho certeza absoluta de que nós só vamos desenvolver, cada vez mais, a agricultura familiar – e esta é uma compreensão que este Governo tem – quando nós entendermos claramente que, o que tiver de tecnologia de ponta, sendo usado em todos os segmentos, possa também chegar à agricultura familiar. Dotar a agricultura familiar de todos os meios, mecanismos, instrumentos para o seu desenvolvimento é fundamental”, disse.

“Nós temos buscado na Paraíba fazer com que determinados segmentos – que vão do artesanato à agricultura familiar – possam ser inseridos neste contexto de tecnologia, já que temos um Governo com grande competência nesta área”, prosseguiu João Azevêdo, citando diversos investimentos do Governo do Estado na Agricultura Familiar, a exemplo da aquisição de alimentos desta modalidade de produção e que foram distribuídos com famílias carentes, além dos incentivos oferecidos pelo Governo do Estado – com subsídio alto – aos produtores de leite de cabra.

Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, ressaltou que a ferramenta integra um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado a favor do segmento. “Isso parte da política pública voltada para a agricultura familiar que o governador João Azevêdo, por meio desta Secretaria, vem desenvolvendo. Não podemos ter políticas públicas se não for em cadeia, desde a semente, desde a preparação do solo, produção e comercialização”, acrescentou.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Jonildo Cavalcanti, disse que o Siraf/NE trará muitos benefícios para a agricultura familiar paraibana. “Essa plataforma tem vários benefícios para a agricultura familiar, não apenas no aspecto de potencializar as compras institucionais do Governo do Estado e de prefeituras do Estado da Paraíba. Essa plataforma abre outras vertentes importantes para que possamos implantar políticas públicas através das informações desse cadastro, a exemplo de produtos e de um levantamento mais preciso sobre nossos homens e mulheres do campo, sobre nossa juventude e comunidades tradicionais, comunidades quilombola”, explicou.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste o coordenador da ferramenta na Paraíba, Thiago Leite, e o professor Francisco Chagas, coordenador regional da plataforma.

A plataforma – Desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte (RN), o Sistema de Informação da Agricultura Familiar da Região Nordeste oferecerá visibilidade ao que é produzido pelo segmento em nível regional, fortalecendo ainda mais associações e cooperativas.

Francisco Chagas explicou que o Siraf/NE terá três divisões. “São três itens: cadastro de informações, onde o agricultor acessa e se cadastra, assim como associações e cooperativas. Nesse módulo é possível cadastrar todos os produtos; acesso público à informação, em que a população vai ter acesso ao que é produzido e onde é produzido; e acesso à informação privada, que compõe o módulo gestor, permitindo o compartilhamento de informações estratégicas pelos estados”, disse.

O Siraf/NE é um sistema WEB que funciona no formato cliente-servidor, de forma que todos os estados nordestinos tenham acesso ao módulo gestor, compartilhando informações estratégicas.

É, ainda, uma plataforma digital para gestão, monitoramento e avaliação do Programa Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), com o objetivo de ampliar a participação dos agricultores familiares nas compras governamentais e a possibilidade da abertura de seus produtos a outros mercados.

Continue Lendo

Paraíba

Governador João Azevedo é convidado por Lula para participar de encontro de lideranças em São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevedo (PSB) foi convidado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para participar do encontro, em São Paulo, que traçar estratégias para o segundo turno das eleições. João Azevedo viajou para a reunião que deve definir apoio do senador Veneziano à reeleição na Paraíba.

O encontro ocorrerá num hotel da capital paulista, a partir das 16h, e vai reunir governadores e senadores do campo democrático que já estão no mandato e também os que foram eleitos ou reeleitos no último domingo, que estão alinhados com Lula neste segundo turno da eleição presidencial.

Além de João Azevedo, Veneziano confirmou presença no evento e destacou que o MDB paraibano foi o primeiro a nunciar apoio a Lula.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro celebra 34 anos da Constituição brasileira: “Um marco da nossa democracia”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

“A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”. Essas foram as palavras do presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, no dia 5 de outubro de 1988.

A data e o discurso de Ulysses Guimarães foram destaque da senadora paraibana, Daniella Ribeiro. A parlamentar destacou importância da Constituição para a democracia. “Há 34 anos um marco da nossa democracia. Uma enorme conquista.”, enfatizou Daniella.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Ruy Carneiro visita Hospital Laureano, agradece apoio e reafirma compromisso com a Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal reeleito, Ruy Carneiro, visitou Hospital Napoleão Laureano para agradecer apoio ao projeto de reeleição na Câmara Federal. O parlamentar revelou que recebeu apoio espontâneo de funcionários e pacientes após batalha para manter os serviços da unidade funcionamento satisfatoriamente.

Ruy renovou o compromisso de trabalhar pela instituição. “Ontem eu estive no Hospital Napoleão Laureano agradecendo o apoio que recebi para o meu projeto de reeleição. Funcionários, pacientes e até os acompanhantes deles viram de perto nosso esforço para ajudar o hospital a salvar vidas, por isso contribuíram espontaneamente na divulgação do trabalho e no apoio. Quero renovar o compromisso de continuar ajudando o hospital nos serviços prestados aos paraibanos. Obrigado por tudo . Vamos juntos!”, enfatizou.

Confira publicação

Continue Lendo