Nos acompanhe

Paraíba

Pioneirismo: Assembleia aprova projeto que institui a “Hora do Colinho” na rede de Saúde do Estado

Publicado

em

Colo de mãe é abrigo e proteção, especialmente para quem acaba de chegar ao mundo. Mas, para alguns pequenos, essa presença materna não é possível, principalmente após as ondas de pandemia do novo coronavírus. Em apenas cinco meses da primeira onda, 18 recém-nascidos foram impedidos de conviver com sua mãe; na segunda onda, outras 25 crianças perderam o convívio materno também pela Covid-19, sem contar as diversas outras situações de saúde que impediram muitas mulheres de seguir ou iniciar seu caminho na maternidade.

“Sem sombra de dúvidas, o colo e o amor curam. Além de auxiliar no ganho de peso, o “colinho” melhora diversos indicadores, como o tempo de sono, por exemplo, e aprimora a respiração e o funcionamento do interno e do estômago”, defende o deputado estadual e médico, Taciano Diniz, autor do Projeto de Lei 3.328, que institui o projeto “Hora do Colinho” em todo o estado da Paraíba.

Aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, na última terça-feira (7), a iniciativa é pioneira no país, sendo a Paraíba o primeiro estado a aprovar o projeto. Seguindo os passos paraibanos, a proposta está em tramitação em diversos outros estados, e exemplo do Mato Grosso. O Ministério da Saúde também vem estudando a viabilização do projeto via Sistema Único de Sade (SUS). “Por isso, esse projeto é tão importante para a saúde paraibana e para a família, que não contará mais com a força da presença materna. Esse projeto tem como propósito tornar o atendimento a essas crianças ainda mais humanizado, reduzindo o estresse e as sensações de eventuais dores”, defendeu o deputado.

O PL do deputado Taciano é uma expansão do “hora do colinho”, implantado pela enfermeira Mariluce Ribeiro, na Maternidade Frei Damião, referência em atendimento de Covid-19, em João Pessoa. A ideia surgiu em abril de 2020, após a profissional, que é coordenadora do Centro Obstétrico da instituição, perceber que o “choro” constante dos bebês isolados em UTI, estava relacionado à ausência das mães. “A iniciativa já existe, e o projeto de nossa autoria vem com a proposta de tornar a atuação ainda maior. É a Paraíba, mais uma vez, saindo na frente e sendo referência para todo o Brasil”, finalizou Taciano Diniz, ao comemorar a aprovação do projeto pela ALPB.

O projeto

Conforme o parlamentar, o projeto será implementado por meio do Protocolo Operacional Padrão (POP), oferecido pela equipe multiprofissional dos hospitais, treinados e cadastrados no projeto pelas unidades hospitalares.

A proposta orienta, ainda, que o governo estadual faça convênio com os municípios para a efetivação do POP, ampliando a abrangência para a rede municipal de saúde. Além de capacitação, essas unidades poderão criar uma sala específica, tecnicamente preparada e apta com ambiente silencioso, acolhedor e confortável para a recepção dos bebês recém-nascidos.

Os estabelecimentos de saúde que adotarem o projeto poderão firmar convênios público-privados locais, nacionais ou internacionais de capacitação, treinamento, divulgação, publicidade e cooperação técnica, pertinente ao uso do protocolo.

Continue Lendo

Paraíba

São João de Cabedelo terá como atração o Trem do Forró, em 2022

Publicado

em

O prefeito de Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba, Vitor Hugo, vai anunciar, nesta quinta-feira (19), a programação dos festejos juninos da cidade. Na oportunidade, será lançado o Trem do Forró, um projeto fechado com a agência Nova Receptivo, empresa com sede em Campina Grande.

De acordo com esta matéria publicada pelo Turismo em Foco, a CBTU-JP – Companhia Brasileira de Trens Urbanos deve disponibilizar uma locomotiva com quatro vagões, que passarão por um processo de caracterização a exemplo da Locomotiva do Forró, um dos principais atrativos do São João de Campina Grande, que partia aos sábados para o distrito de Galante. Esse roteiro era comercializado pela Nova Receptivo.

A saída do Trem do Forró será na Estação Ferroviária, no Varadouro, em João Pessoa, seguindo para Cabedelo, onde será montada uma estrutura para atender os turistas e paraibanos, com shows e quadrilhas juninas, além de venda de bebidas e comidas típicas. O passeio deve ter uma duração de cerca de 50 minutos. Estão reservadas três sábados para esse roteiro. A hora de saída e retorno, assim como o preço do ingresso ainda não estão fechados.

A Nova Turismo também já está comercializando passaportes para o Ônibus do Forró, em Campina Grande, para o período junino. Esse roteiro tem características culturais e turísticas, já que, durante o passeio, as pessoas receberão informações sobre os roteiros pela cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: STJ concede benefício a Gilberto Carneiro e Coriolano Coutinho para se ausentar sem aviso

Publicado

em

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder habeas corpus ao ex-procurador-geral da Paraíba, Gilberto Carneiro, ao irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho, e ao ex-secretário de Educação do Estado, Arthur Viana, para se ausentarem da capital paraibana sem pedir autorização à Justiça.

A decisão foi proferida pelo relator da Operação Calvário no STJ, ministro Sebastião Reis. Os três conseguiram o benefício que já foi dado a outros investigados na Operação Calvários, como o ex-governador Ricardo Coutinho.

Confira decisão

Continue Lendo

Paraíba

Tenente Rebeca acredita que sertão da Paraíba será decisivo nas eleições deste ano

Publicado

em

A Tenente Rebeca, pré-candidata à deputada estadual na Paraíba, declarou, nesta semana, que acredita no poder decisivo do sertão do estado em relação às eleições deste ano. Para ela, o povo sertanejo está, cada vez mais, consciente e vê o processo eleitoral de forma mais madura. “Os moradores estão desconfiados e descrentes com os políticos que, ainda, tentam ganhar credibilidade com falsas promessas”, declarou. Desta quinta-feira (19) ao domingo (22), a Tenente estará em algumas cidades do sertão, com intuito de ouvir as pessoas e produzir conteúdo para o seu canal do Youtube e as redes sociais.

“Só o povo pode dizer o que é melhor para ele e ele está cansado de falar, de criar esperanças e depois ficar desiludido”, complementou. A Tenente passará pelas cidades de Itaporanga, Coremas, Texeira, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa e Patos. “Tenho ido muito ao sertão e vejo que, aos poucos, as pessoas estão mudando em relação à política. Sou criada no sertão e percebo um comportamento diferente quando comparo há 10 ou 15 anos”.

Evento esportivo
No último fim de semana, um dos compromissos da Tenente Rebeca foi acompanhar o Campeonato Norte-Nordeste da Associação Liga de Futebol dos Advogados do Brasil (ALIFA), que levou a Paraíba a subir no pódio duas vezes, uma com o time masculino da CAAPB (1º lugar) e outra com o feminino (2º lugar geral). Mais de mil advogados e advogadas participaram do torneio que teve cinco categorias: Livre; Master; Super Master; Legends; e Feminino.

Continue Lendo