Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito abre campanha Janeiro Branco e destaca referência nacional de Campina na saúde mental

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama Juliana prestigiaram, na manhã desta terça-feira, 11, na Praça da Bandeira, a abertura da programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido com o mês de conscientização para a saúde mental por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para a definição de metas para o ano que se inicia.

Idealizada pela Coordenação de Saúde Mental do Município, por meio do programa SaudavelMente, e tendo à frente a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, a programação aberta em Campina Grande é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer, além das Coordenadorias da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Marcado pela emoção, o evento teve uma rica programação cultural, integrada por apresentações musicais, dança e muita poesia. Quem compareceu à Praça da Bandeira aplaudiu, entre muitas outras, as apresentações de usuários do CAPs e seus familiares, grupo Asas da Liberdade, da poetisa Anne Karolinne, da cantora Edra Veras e o espetáculo Poética do Amor, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito Bruno, ao lembrar a máxima “mente sã, corpo são”, destacou ser fundamental a realização de campanhas voltadas para a saúde integral da população, seja em termos físicos, ou mentais. Em sua visão, as doenças mentais geram um grande impacto na vida das pessoas, daí a necessidade de realização de eventos durante todo o mês, para conscientizar a comunidade sobre como ter mais saúde e melhores condições psicológicas, mesmo diante das adversidades do cotidiano.

Lembrando que Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças, Bruno Cunha Lima ressaltou que a cidade ainda conta com unidades como Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues. Pontuou que, além das ações das equipes especializadas no setor de saúde, tem sido fundamental o trabalho de pastas como a Secretaria de Cultura, por a arte proporcionar uma visão holística, contemplando o ser humano de forma integral.

Segundo Bruno, esta ação fez com que Campina Grande seja hoje, proporcionalmente, a maior rede de saúde mental do Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem em torno de 0,7 equipamentos para cada cem mil habitantes, enquanto em Campina Grande a proporção já é de dois equipamentos para cada cem mil habitantes. “Isto reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população e em todas as questões da cidade, a exemplo do enfrentamento à violência”, destacou.

Engajamento

Especialmente engajada à causa da saúde mental, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima entende o Janeiro Branco como a oportunidade de ampliar ainda mais as discussões sobre a pauta. “O tema sempre será delicado mas, é preciso abordá-lo. E esse evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para uma pauta tão sensível, importante e atual”, argumentou Juliana, destacando a necessidade da comunidade buscar apoio no campo da saúde mental nos diversos equipamentos hoje disponibilizados pelo governo municipal. Por outro lado, conforme relatou, esta ação não acontece apenas em janeiro, mas durante todo o ano. “Em Campina, as pessoas têm de fato onde buscar e obter ajuda”, pontuou Juliana.

Também fizeram pronunciamentos sobre a importância da campanha Janeiro Branco, Lívia Sales (coordenadora de Saúde Mental do Município), o secretário Gilney Porto (Saúde) e a vereadora Karol Gomes (representando a Câmara Municipal). Todos ressaltaram que, graças ao empenho do governo municipal, a cidade tem alcançado uma posição de destaque neste setor de saúde, atendendo com qualidade todos os segmentos sociais que buscam amparo nos órgãos públicos.

Ainda prestigiaram a programação, entre outras autoridades, o vice-prefeito Lucas Ribeiro; deputado estadual Tovar Correia Lima; os secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Walker Neves (Semas), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gisele Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo de Cultura), Marcos Alfredo (Codecom), Soraya Brasileiro (Sine), Dunga Junior (STTP), Félix Neto (Planejamento); a gerente de eventos da Sede, Ilma Rodrigues e os vereadores Alexandre do Sindicato, Fabiana Gomes e Carol Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

São João de Cabedelo terá como atração o Trem do Forró, em 2022

Publicado

em

O prefeito de Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba, Vitor Hugo, vai anunciar, nesta quinta-feira (19), a programação dos festejos juninos da cidade. Na oportunidade, será lançado o Trem do Forró, um projeto fechado com a agência Nova Receptivo, empresa com sede em Campina Grande.

De acordo com esta matéria publicada pelo Turismo em Foco, a CBTU-JP – Companhia Brasileira de Trens Urbanos deve disponibilizar uma locomotiva com quatro vagões, que passarão por um processo de caracterização a exemplo da Locomotiva do Forró, um dos principais atrativos do São João de Campina Grande, que partia aos sábados para o distrito de Galante. Esse roteiro era comercializado pela Nova Receptivo.

A saída do Trem do Forró será na Estação Ferroviária, no Varadouro, em João Pessoa, seguindo para Cabedelo, onde será montada uma estrutura para atender os turistas e paraibanos, com shows e quadrilhas juninas, além de venda de bebidas e comidas típicas. O passeio deve ter uma duração de cerca de 50 minutos. Estão reservadas três sábados para esse roteiro. A hora de saída e retorno, assim como o preço do ingresso ainda não estão fechados.

A Nova Turismo também já está comercializando passaportes para o Ônibus do Forró, em Campina Grande, para o período junino. Esse roteiro tem características culturais e turísticas, já que, durante o passeio, as pessoas receberão informações sobre os roteiros pela cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: STJ concede benefício a Gilberto Carneiro e Coriolano Coutinho para se ausentar sem aviso

Publicado

em

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder habeas corpus ao ex-procurador-geral da Paraíba, Gilberto Carneiro, ao irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho, e ao ex-secretário de Educação do Estado, Arthur Viana, para se ausentarem da capital paraibana sem pedir autorização à Justiça.

A decisão foi proferida pelo relator da Operação Calvário no STJ, ministro Sebastião Reis. Os três conseguiram o benefício que já foi dado a outros investigados na Operação Calvários, como o ex-governador Ricardo Coutinho.

Confira decisão

Continue Lendo

Paraíba

Tenente Rebeca acredita que sertão da Paraíba será decisivo nas eleições deste ano

Publicado

em

A Tenente Rebeca, pré-candidata à deputada estadual na Paraíba, declarou, nesta semana, que acredita no poder decisivo do sertão do estado em relação às eleições deste ano. Para ela, o povo sertanejo está, cada vez mais, consciente e vê o processo eleitoral de forma mais madura. “Os moradores estão desconfiados e descrentes com os políticos que, ainda, tentam ganhar credibilidade com falsas promessas”, declarou. Desta quinta-feira (19) ao domingo (22), a Tenente estará em algumas cidades do sertão, com intuito de ouvir as pessoas e produzir conteúdo para o seu canal do Youtube e as redes sociais.

“Só o povo pode dizer o que é melhor para ele e ele está cansado de falar, de criar esperanças e depois ficar desiludido”, complementou. A Tenente passará pelas cidades de Itaporanga, Coremas, Texeira, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa e Patos. “Tenho ido muito ao sertão e vejo que, aos poucos, as pessoas estão mudando em relação à política. Sou criada no sertão e percebo um comportamento diferente quando comparo há 10 ou 15 anos”.

Evento esportivo
No último fim de semana, um dos compromissos da Tenente Rebeca foi acompanhar o Campeonato Norte-Nordeste da Associação Liga de Futebol dos Advogados do Brasil (ALIFA), que levou a Paraíba a subir no pódio duas vezes, uma com o time masculino da CAAPB (1º lugar) e outra com o feminino (2º lugar geral). Mais de mil advogados e advogadas participaram do torneio que teve cinco categorias: Livre; Master; Super Master; Legends; e Feminino.

Continue Lendo