Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito abre campanha Janeiro Branco e destaca referência nacional de Campina na saúde mental

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama Juliana prestigiaram, na manhã desta terça-feira, 11, na Praça da Bandeira, a abertura da programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido com o mês de conscientização para a saúde mental por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para a definição de metas para o ano que se inicia.

Idealizada pela Coordenação de Saúde Mental do Município, por meio do programa SaudavelMente, e tendo à frente a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, a programação aberta em Campina Grande é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer, além das Coordenadorias da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Marcado pela emoção, o evento teve uma rica programação cultural, integrada por apresentações musicais, dança e muita poesia. Quem compareceu à Praça da Bandeira aplaudiu, entre muitas outras, as apresentações de usuários do CAPs e seus familiares, grupo Asas da Liberdade, da poetisa Anne Karolinne, da cantora Edra Veras e o espetáculo Poética do Amor, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito Bruno, ao lembrar a máxima “mente sã, corpo são”, destacou ser fundamental a realização de campanhas voltadas para a saúde integral da população, seja em termos físicos, ou mentais. Em sua visão, as doenças mentais geram um grande impacto na vida das pessoas, daí a necessidade de realização de eventos durante todo o mês, para conscientizar a comunidade sobre como ter mais saúde e melhores condições psicológicas, mesmo diante das adversidades do cotidiano.

Lembrando que Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças, Bruno Cunha Lima ressaltou que a cidade ainda conta com unidades como Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues. Pontuou que, além das ações das equipes especializadas no setor de saúde, tem sido fundamental o trabalho de pastas como a Secretaria de Cultura, por a arte proporcionar uma visão holística, contemplando o ser humano de forma integral.

Segundo Bruno, esta ação fez com que Campina Grande seja hoje, proporcionalmente, a maior rede de saúde mental do Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem em torno de 0,7 equipamentos para cada cem mil habitantes, enquanto em Campina Grande a proporção já é de dois equipamentos para cada cem mil habitantes. “Isto reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população e em todas as questões da cidade, a exemplo do enfrentamento à violência”, destacou.

Engajamento

Especialmente engajada à causa da saúde mental, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima entende o Janeiro Branco como a oportunidade de ampliar ainda mais as discussões sobre a pauta. “O tema sempre será delicado mas, é preciso abordá-lo. E esse evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para uma pauta tão sensível, importante e atual”, argumentou Juliana, destacando a necessidade da comunidade buscar apoio no campo da saúde mental nos diversos equipamentos hoje disponibilizados pelo governo municipal. Por outro lado, conforme relatou, esta ação não acontece apenas em janeiro, mas durante todo o ano. “Em Campina, as pessoas têm de fato onde buscar e obter ajuda”, pontuou Juliana.

Também fizeram pronunciamentos sobre a importância da campanha Janeiro Branco, Lívia Sales (coordenadora de Saúde Mental do Município), o secretário Gilney Porto (Saúde) e a vereadora Karol Gomes (representando a Câmara Municipal). Todos ressaltaram que, graças ao empenho do governo municipal, a cidade tem alcançado uma posição de destaque neste setor de saúde, atendendo com qualidade todos os segmentos sociais que buscam amparo nos órgãos públicos.

Ainda prestigiaram a programação, entre outras autoridades, o vice-prefeito Lucas Ribeiro; deputado estadual Tovar Correia Lima; os secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Walker Neves (Semas), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gisele Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo de Cultura), Marcos Alfredo (Codecom), Soraya Brasileiro (Sine), Dunga Junior (STTP), Félix Neto (Planejamento); a gerente de eventos da Sede, Ilma Rodrigues e os vereadores Alexandre do Sindicato, Fabiana Gomes e Carol Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina planeja construir shopping com mais de 200 lojas no Complexo Aluízio Campos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em uma entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 19, ao programa Correio da Manhã, da rádio Correio 98 FM, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Emerson Cabral, revelou detalhes de um projeto de construção de 226 lojas no Complexo Aluízio Campos nos próximos dias. O presidente da Amde destacou ainda a importância do apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, que concedeu carta branca para a realização do projeto.

’Nós vamos construir 226 lojas no Complexo Aluízio Campos. Será um mercado em formato de shopping. Este é um projeto que venho pensando há 3 anos. Já conversei com o prefeito Bruno Cunha Lima, e ele compreende a importância da iniciativa, que precisa ser realizada, e nos deu carta branca. Já contamos com o comprometimento do senador Efraim Moraes, que afirmou que vai nos ajudar e, na oportunidade certa, garantir os recursos para a obra. Espero que dentro de um prazo de 40 dias possamos realizar a licitação e iniciar a construção’, disse Emerson Cabral.

Ao discorrer sobre os aspectos econômicos do empreendimento, o presidente da Amde ressaltou a expectativa de criação de 800 empregos diretos. ’A expectativa é que esse espaço possa contribuir para a criação de 800 empregos diretos, além dos indiretos. Serão vários espaços, desde uma loja de capas de celular até um box de carne; haverá câmara fria e praça de alimentação, terá de tudo. Então, é um pedido de Bruno que nos dediquemos a essa parte da geração de empregos para que a cidade se desenvolva’, disse.

Ainda durante a entrevista ao Sistema Correio, Emerson destacou o empenho da equipe da Amde durante as inscrições dos dois projetos que foram premiados em primeiro lugar pelo Sebrae no dia de ontem, quinta-feira, 18, em João Pessoa. Na ocasião, o Prêmio Prefeitura Empreendedora concedeu o primeiro lugar aos projetos ’Casa do Empreendedor’ e ’O Maior São João do Mundo’.

’É mérito das agentes de desenvolvimento da Amde, que viraram noites preenchendo questionários; a gente tem que reconhecer o trabalho delas. O Sebrae foi até a Casa do Empreendedor, viu na prática tudo o que as ‘meninas’ entregaram na inscrição, como tudo era executado, como era feito. Foi um momento ímpar para Campina, tanto que o prefeito Bruno Cunha Lima esteve presente para receber as premiações. Bruno, inclusive, vai até a Amde agradecer pessoalmente à equipe da Agência pelo empenho e dedicação’, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado quer pavimentação de rodovia para facilitar turismo religioso e fomentar economia no Brejo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) encaminhou Requerimento solicitando pavimentação asfáltica no trecho da estrada que liga a PB-105, no Distrito de Roma, em Bananeiras, até o Santuário da Igreja do Cruzeiro de Roma.

De acordo com o parlamentar, o pleito seguirá a chamada “Forma Regimental” e só será encaminhada ao governador João Azevêdo (PSB) após o Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ser ouvido.

Após o trâmite inicial e a aprovação, todas as medidas cabíveis deverão ser tomadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

O Santuário

O Santuário da Igreja do Cruzeiro de Roma é um ambiente composto por uma cruz erguida sobre uma base elevada e uma capela. Do local, que também é um mirante que fica a uma altura de 550 metros acima do nível do mar, o turista pode enxergar, pelo menos, outros cinco municípios da Região, situados no Vale do Mamanguape e do Camaratuba, no Rio Grande do Norte, além da estátua de Frei Damião, erguida em Guarabira.

O monumento com a cruz foi inaugurado em 1901 e a capela, em 1907. O complexo forma um dos mais antigos conjuntos monumentais da Paraíba e é tem potencial para se tornar mais um forte aparelho turístico para a Região a partir da pavimentação da rodovia de acesso.

O local ainda conta com a chamada “porta santa”, local onde, segundo a crença dos fiéis, concede uma “bênção” a quem passar por ela.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Justiça acolhe pedido da Defensoria e determina nomeação de assistentes sociais em concurso da PMCG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) obteve, por meio de uma ação civil pública, a garantia da nomeação de 34 candidatos aprovados e classificáveis para o cargo de Assistente Social Educacional – zona urbana, no último concurso público da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). A justiça acatou o pedido da DPE, após ficar constatado que o Município contratou profissionais temporários para função, em prejuízo dos aprovados no certame. A decisão é da 1ª Vara de Fazenda Pública de Campina Grande.

Na ação, a Defensoria alegou, dentre outros pontos, a ofensa aos princípios da legalidade e moralidade. Além da irregularidade administrativa, a ausência de nomeação dos aprovados, bem como a contratação irregular de servidores temporários. Ainda ressaltou a superação do prazo de validade do concurso. A expiração do certame ocorreu no mês de março.

Apesar da existência de vagas e de candidatos aprovados e classificados, até o momento da ação, nenhum aprovado havia sido nomeado. Também foi evidenciado o grande número de contratados temporariamente para desempenhar as funções que deveriam ser ocupadas pelas pessoas aprovadas e classificadas no concurso em questão. Dessa forma, restaram configuradas as práticas ilegais e inconstitucionais por parte da administração municipal.

“O município promovido, ao contrário de nomear pessoas regularmente aprovadas em concurso público, mesmo existindo cargos vagos anteriormente existentes e previstos em lei, insiste em renovar e abusar de contratos “temporários” por excepcional interesse público (os quais acabam se tornando “contratos permanentes”), em clara violação à regra constitucional do concurso público (art. 37, II, CF), tendo, por consequência, a violação de vários princípios e regras constitucionais (impessoalidade, legalidade, eficiência, regra do concurso público, dentre outros), bem como a preterição das pessoas aprovadas/classificadas no concurso público objeto da presente demanda” argumentou o defensor público Marcel Joffily.

O concurso da Prefeitura Municipal de Campina Grande foi realizado em 2021, visando o provimento de diversos cargos efetivos, entre eles o de Assistente Social Educacional – zona urbana. O certame foi regido pelo Edital 001/2021.

A Defensoria Pública da Paraíba já havia conseguido, através de uma ação cautelar antecedente, a suspensão do prazo de validade do concurso no ano de 2023 para o cargo de professor da Educação Básica e Infantil da rede municipal de ensino. A ação também levou em conta a contratação de profissionais temporários, em detrimento do chamamento dos aprovados no concurso.

“No presente caso, é evidente que o município promovido, por razões diversas e sob o pretexto de “economicidade”, se utiliza do subterfúgio do “excepcional interesse público” para promover diversas contratações “temporárias”, em detrimento da nomeação de pessoas regularmente aprovadas em concurso público”, completou Marcel Joffily.

Em seu pedido, o defensor público solicitou a nomeação e posse das pessoas aprovadas e classificadas para o cargo de Assistente Social Educacional – zona urbana até a 27ª classificação (7 classificados + 20 do cadastro reserva), além da reserva de 7 vagas para as pessoas classificadas da 28ª à 34ª posição, até que seja identificado o número exato de prestadores (as) de serviço ocupando a função de assistente social educacional.

DECISÃO –  Na decisão, o juiz Falkandre de Sousa Queiroz, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Campina Grande, acolheu os argumentos da DPE e determinou que o Município efetue a nomeação dos 34 candidatos aprovados e classificáveis para o cargo no prazo de 30 dias.

“Pelo que temos, percebe-se que a administração municipal vem insistindo, ano após ano, gestão após gestão, na contratação de pessoas em total afronta à regra do concurso público, vindo a transformar a exceção da contratação temporária emergencial em regra, perpetuando-se os contratados de forma infinita nos cargos […] Do exposto, julgo procedente o pedido para fins de determinar que o Município de Campina Grande, no prazo de 30 dias, promova a nomeação dos 34 candidatos aprovados e classificáveis para ao cargo de Assistente Social Educacional – zona urbana do Concurso Público 001/2021 destinado ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal”, pontuou o magistrado.

Continue Lendo