Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba é selecionada em edital da ONU pelas boas práticas na promoção da cidadania de refugiados

Publicado

em

A Paraíba foi escolhida para apresentar a experiência de boas práticas no acolhimento e soluções duradouras de população indígena refugiada e migrante no workshop nacional da Agência da ONU para Refugiados no Brasil (ACNUR).

O Governo do Estado vai apresentar ações no eixo de proteção comunitária, que incluem como boas práticas: ações de acesso à saúde; acesso e integração à educação; acesso à assistência e proteção social; acesso ao mercado de trabalho; e acesso, acolhimento e serviços de proteção: gênero, LGBTIQ+ e igualdade racial. Além disso, será apresentado o trabalho desenvolvido em parceria com o Observatório Antropológico da Universidade Federal da Paraíba, que resultou no diagnóstico situacional da rede intersetorial para pessoas migrantes, com foco na população indígena migrante refugiada Warao, estabelecida no Estado. O diagnóstico gerou um documento com orientações para instruir e subsidiar o processo de contratação de equipe técnica especializada para atuar junto a essa população.

As boas práticas da Paraíba foram inscritas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Secretaria de Saúde no edital Chamada de Boas Práticas na Recepção e Promoção da Cidadania de População Indígena Refugiada e Migrante da Venezuela e de Workshop Nacional, lançado em novembro do ano passado, com objetivo de mobilizar representantes da administração pública – em nível federal, estadual e municipal –, assim como integrantes da academia e de organizações da sociedade civil vinculados à temática de indígenas refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil.

Uma comissão formada pelo ACNUR e pelo Ministério da Cidadania foi responsável pela análise das propostas e pela seleção de 8 experiências que foram destaques entre as boas práticas e apresentadas no Workshop Nacional. Além de participar presencialmente do workshop sobre a temática, as oitos boas práticas serão incluídas em publicação produzida pelo ACNUR e pelo Ministério da Cidadania.

“Promover o intercâmbio de boas práticas com foco especial em população indígena refugiada e migrante em áreas urbanas é uma ação necessária, dadas as necessidades atuais de proteção destes grupos. Este processo é uma resposta às solicitações que o ACNUR e o Ministério da Cidadania têm recebido constantemente de agentes públicos em busca de modelos possíveis para atender comunidades indígenas em áreas urbanas com base nas políticas públicas já existentes no Brasil”, avalia o representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas.

“Este será um momento importante para compartilharmos e aprendermos com outras experiências sobre recepção e políticas públicas para refugiados em âmbito nacional, baseados no exercício contínuo de prática e reflexão”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Selo MigraCidades – Em 2021, o Governo da Paraíba recebeu o selo MigraCidades 2021, entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo faz parte do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” e foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação. Ao todo, foram certificados 41 governos locais, dentre 32 municípios e 9 estados, das cinco regiões do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro intensifica visitas em João Pessoa no final de semana

Publicado

em

Em busca de apoios para a reeleição na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Eduardo Carneiro intensificou visitas em João Pessoa no final de semana. O deputado registrou encontros em redes sociais.

“Domingo bom é um desse! Visitando os amigos em João Pessoa. Gratidão pela recepção de todos! Sigamos juntos, sempre em frente, trabalhando e buscando fazer o melhor pelo povo paraibano”, destacou Carneiro.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito Zé Aldemir celebra inicio de nova etapa de obras de pavimentações

Publicado

em

A prefeitura de Cajazeiras deu início, no final de semana, a nova etapa de obras de pavimentação asfáltica. As avenidas contempladas serão Francisco Matias Rolim e José Américo de Almeida, na zona norte, e a Rua Tenente Otacílio Fernandes, ligando a zona sul ao centro da cidade.

O prefeito destacou que a obra será realizada com recursos destinados pela deputada estadual Dra. Paula e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro. “Os recursos para essas novas obras de recapeamento e asfaltamento foram conseguidos com nosso trabalho incessante com a Deputada Estadual Dra Paula junto ao Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro. Com a liberação dos recursos federais provenientes da emenda do Deputado Aguinaldo Ribeiro, fizemos gestões junto à Caixa Econômica e à empresa vencedora da licitação, a Niemaia Construções, para o início das obras.”, registrou Aldemir.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Julian Lemos recebe apoio de lideranças do município de Ingá

Publicado

em

O deputado federal Julian Lemos se reuniu, no final de semana, com lideranças do município de Ingá e recebeu apoios para a reeleição. O parlamentar foi recebido na cidade pelo prefeito Robério Burity e reafirmou compromisso de lealdade.

O deputado agradeceu parcerias e destacou que está “no caminho certo”. “Nos quatro recantos da Paraíba, o carinho espontâneo do povo seja ele de esquerda ou direita, eles querem o certo, e o certo estou fazendo, muito obrigado Paraíba, a verdade está vencendo a mentira, sou um Deputado Federal do povo, não de ideologias inúteis e de gogó, minha ideologia é fazer o bem as pessoas, e elas sentem, eu posso ver, amo minha Paraíba com todas as minhas forças, e eu sei, “QUEM SABE O QUE PLANTA, NÃO TEM MEDO DA COLHEITA !”, disse Julian.

Confira publicação

Continue Lendo