Nos acompanhe

Paraíba

Covid-19: MPPB recomenda vacinação infantil a oito municípios do Vale do Piancó

Publicado

em

Mais oito municípios paraibanos receberam recomendação de membros do Ministério Público da Paraíba para empreender as providências para a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a covid-19. Desta vez, foram oficiados os gestores de Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Olho D’água, Igaracy, Emas, Aguiar e Catingueira. Com esses, já são, pelo menos, 25 cidades com orientação direta para, dentre outras medidas, fazer campanhas educativas e buscar meninas e meninas que integram o público-alvo da imunização.

As recomendações direcionadas aos prefeitos do Vale do Piancó foram assinadas pelos promotores de Justiça, José Antônio Neves Neto (que atua em defesa da área da saúde na região) e Bruna Marcela Nóbrega Barbosa de Lima (cuja atuação é na área da educação). Os membros do MPPB seguiram a orientação da Nota Técnica Conjunta 01/2022 (acesse AQUI), dos centros de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e da Educação (CAO-CAE), da Saúde (CAO Saúde) e da Cidadania (CAO Cidadania). O documento está baseado em recomendação do Ministério da Saúde (Nota Técnica 02/2022); em leis (a exemplo da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente) e também em jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF), com destaque para a ADPF 754-DF”.

Ordem de prioridade e acesso garantido à escola
As recomendações a esses novos gestores seguem basicamente o que já vendo sendo orientado nas anteriores. Prefeituras (por meio das secretarias de Saúde, de Educação e de Ação Social) devem fazer campanhas locais e adotar medidas para intensificação da vacinação das crianças com idades de a 11 anos, dentre as quais: busca ativa desse público. Também devem ser criados pontos itinerantes para vacinação das crianças em situação de vulnerabilidade, como também ser observada a ordem de prioridade estabelecida nas notas técnicas 2/2022 do Ministério da Saúde e 01/2022 da Secretaria de Estado da Saúde-PB.

Os promotores de Justiça recomendam, ainda, que não seja impedido o “acesso de crianças à escola, mas envide esforços para promoção da vacina, inclusive com notificação das entidades representativas das escolas, a fim de demonstrar a importância da vacina”. Os prefeitos têm cinco dias úteis para responder ao MPPB sobre o cumprimento da recomendação e as medidas adotadas para isso.

Continue Lendo

Paraíba

Bombas de captação falham e ANE faz parada emergencial para resolver o problema

Publicado

em

Devido à uma falha nas bombas da captação, a ANE (Agência de Águas do Nordeste) teve que montar um plano de contingência necessário para fazer uma parada emergencial em todo o sistema de abastecimento de água.

Equipes da empresa de plantão agiram rápido e resolveram o problema poucas horas depois.

No entanto, o nível dos reservatórios continua baixo e o abastecimento deverá ser retomado lentamente após o meio dia deste domingo devendo voltar ao normal no início da noite.

A ANE reforça seu compromisso com Santa Rita e está atendendo normalmente em seus canais de atendimento 0800 731 2631, pelo site www.ane.com.br através do [email protected]

Ou presencialmente de segunda a sexta na Praça Getulio Vargas, 167, segundo Andar, sala 307 das 09:00 – 17:00.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 900 crianças da Rede Municipal foram à pré-seleção para estudar na Escola de Teatro Bolshoi

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), segue realizando a pré-seleção de alunos da Rede Pública Municipal, que tenham interesse em estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. Já foram avaliadas 967 crianças nascidas em 2011, 2012 e 2013. A pré-seleção acontece até a próxima terça-feira (24).

“As crianças estão eufóricas. Quando chegamos nas escolas elas já sabem do que se trata, já estão preparadas. Quero gradecer também aos pais que acreditam no trabalho da Educação, da Prefeitura de João Pessoa. Estamos fazendo um trabalho de excelência e tenho certeza que esse ano muito mais crianças vão avançar para a segunda fase e, quem sabe, serem avaliadas para termos um grupo bem maior de bailarinos e bailarinas que vão representar João Pessoa”, disse a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.

Nesta primeira fase os professores de Educação Física e Artes analisam a postura, impulsão, flexibilidade e algo que demonstre o interesse pela dança, embora as crianças não tenham experiência na área.

Mickaelly Samira, 10 anos, é estudante da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista, no bairro Gramame, e está participando da primeira fase. “Desde que eu era pequena sempre tive o sonho de ser bailarina e agora estou tendo essa oportunidade. Vou ficar muito feliz se passar”, disse.

2ª etapa- Nos dias 19 e 20 de agosto vai acontecer a segunda etapa no Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira VIII. Nesta fase serão verificados os mesmos itens da primeira, só que dessa vez com o olhar de três profissionais da Escola do Teatro Bolshoi, que poderão selecionar até 20 crianças para concorrerem a nível nacional.

“Eu disse a minha mãe que quero ir para o balé porque gosto de dança e seria muito legal. Eu cresceria sendo um verdadeiro bailarino”, falou Vinícius Andrade, 9 anos.

Continue Lendo

Paraíba

Em visita ao Vale do Mamanguape, Emerson Machado recebe carinho da população

Publicado

em

O Pré-candidato à Deputado Estadual, Emerson Machado (PSD), visitou, no sábado (21), a região do Vale do Mamanguape, onde foi recebido de forma calorosa pela população.

Durante a agenda, Mofi, como é popularmente conhecido pela população, visitou as cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação e Capim, onde visitou feiras, lojas e abraçou comerciantes, ouvindo as demandas da região.

“Eu gosto de estar perto das pessoas, ouvindo os anseios da população, abraçando os amigos, e apresentando o nosso nome, de pré-candidato à Deputado Estadual, como uma solução para a política da Paraíba”.

Emerson Machado, obteve em 2018, uma expressa votação de quase 34 mil votos, quando foi candidato à Deputado Federal.

Continue Lendo