Nos acompanhe

Paraíba

Deputado visita trecho da transposição e comemora: “Finalizada pelo presidente Bolsonaro”

Publicado

em

O deputado Cabo Gilberto divulgou vídeo com imagens de águas correntes em trecho da Transposição do Rio São Francisco. Defensor de Jair Bolsonaro, Gilberto destacou que o presidente foi o finalizador da obra.

O parlamentar ressaltou que a obra foi idealizada por Dom Pedro II. “Emocionante ver a transposição a todo vapor. Obra idealizada por Dom Pedro II e sendo finalizada pelo presidente BOLSONARO”, publicou o deputado em redes sociais.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Veneziano celebra Dia Internacional dos Museus defendendo rota para o turismo histórico na Paraíba

Publicado

em

Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, o pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ao salientar a importância do hábito de visitar e apreciar os museus, disse que irá inserir em seu Plano de Metas, para apresentar aos paraibanos no período da campanha eleitoral, a criação do programa ‘Rota Histórica da Paraíba’. O objetivo é promover uma parceria com os 19 institutos históricos da Paraíba, mantidos pelas prefeituras, visando a preservação e ampliação destes espaços, por meio da criação dessa rota de turismo histórico.

“A rica herança patrimonial, que é preservada e divulgada pelos museus e institutos históricos paraibanos; e vitalidade e inventividade que a área tem apresentado nos últimos anos, são as maiores forças deste segmento. Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos é uma das nossas metas, via parceria da Secretaria de Turismo do Estado, PBTUR e prefeituras. O turismo histórico na Paraíba tem um potencial enorme”, disse Veneziano.

Descaso do Estado com a História – Veneziano concordou com o que disse recentemente à imprensa o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Vanderley de Brito, sobre a inexistência no estado uma cultura de visita a museus ou demais espaços reservados à preservação da memória do próprio povo.

“Não existe uma cultura na Paraíba de visitar museus. Quando acontece, ou é uma escola que promove a visita, e as crianças e os adolescentes são obrigadas a ir, ou é algum turista ocasional que chega e quer conhecer alguma coisa. Ainda não existe essa cultura e compete a nós, historiadores, memorialistas, gerar essa nova consciência das pessoas visitarem esses museus, esses espaços. Acredito que temos uma dívida muito grande com a memória, não só em Campina Grande, mas em João Pessoa e em outras cidades”, lamentou Vanderley de Brito.

Para Veneziano a sugestão seria criar um roteiro turístico, com toda uma estruturação, “vendendo” este roteiro na própria Paraíba e em outros estados, mostrando quão rica é a história de cada local. Atualmente existem 19 institutos históricos da Paraíba.

Lista de instituições no estado da Paraíba

• Alagoa Nova: Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova (IHGAN), fundado em 2019
• Areia: Instituto Histórico e Geográfico de Areia (IHGA), fundado em 2018
• Bayeux: Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB), fundado em 2008
• Boqueirão: Instituto Histórico e Geográfico de Boqueirão (IHGB), fundado em 2020
• Cajazeiras: Instituto Histórico de Cajazeiras (IHC), fundado em 2004
• Campina Grande: Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), fundado em 1948
• Caturité: Instituto Histórico e Geográfico de Catutiré (IHGC), fundado em 2021
• Esperança: Instituto Histórico e Geográfico de Esperança (IHGE), fundado em 2018
• Gado Bravo: Instituto Histórico e Geográfico de Gado Bravo (IHGGB), fundado em 2019
• Ingá: Instituto Histórico e Geográfico de Ingá (IHGI), fundado em 2021
• João Pessoa: Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), fundado em 1905
• Lagoa Seca: Instituto Histórico e Geográfico de Lagoa Seca (IHGLS), fundado em 2020
• Patos: Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP), fundado em 1998
• Pocinhos: Instituto Histórico e Cultural de Pocinhos (IHCP), fundado em 2012
• Puxinanã: Instituto Histórico de Puxinanã (IHP), fundado em 2021
• Santa Luzia: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), fundado em 2016
• São João do Cariri: Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano (IHGCP), fundado em 2006
• Serra Branca: Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca (IHGSB), fundado em 2015
• Umbuzeiro: Instituto Histórico e Geográfico de Umbuzeiro (IHGU), fundado em 2019

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de Santa Luzia e lideranças do MDB declaram apoio à reeleição do governador João Azevêdo

Publicado

em

O prefeito de Santa Luzia, Zezé Araújo (MDB), declarou, nesta quarta-feira (18), seu apoio à pré-candidatura à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). O vice-prefeito Chicão Ferraz (MDB); o presidente do MDB municipal, vereador Flávio Marinho; parlamentares da base aliada do gestor municipal do MDB e União Brasil; além de lideranças locais também anunciaram a adesão ao projeto político do chefe do Executivo estadual.

Após reunião com o governador, o prefeito Zezé destacou que a parceria firmada com João Azevêdo irá promover o crescimento e a melhoria da qualidade de vida da população. “Nós estamos chegando à base do governador pelo intermédio do deputado federal Hugo Motta, vamos ter a oportunidade de ampliar os investimentos no município para prestar um serviço de melhor e maior qualidade e, a partir de agora, Santa Luzia vai dar grandes passos para se desenvolver cada vez mais em prol do bem-estar da nossa coletividade”, frisou.

Ele também assegurou o empenho de toda a sua base política para reeleger o governador nas eleições de outubro. “Nós estamos nos integrando ao projeto político do governador para que a Paraíba e Santa Luzia cresçam com João Azevêdo, com o deputado federal Hugo Motta, com o pré-candidato a deputado estadual Alexandre de Zezé junto com os vereadores que integram a nossa base de sustentação que irão trabalhar para o bem do estado e do nosso município”, falou.

O presidente do MDB de Santa Luzia e vereador Flávio Marinho ressaltou a unidade do grupo no apoio a João Azevêdo. “Nós estamos todos unidos porque queremos o melhor para a cidade e depois de vários convênios com o prefeito Zezé e os investimentos feitos na nossa terra, não pensamos duas vezes e viemos demonstrar ao governador a nossa gratidão por tudo que tem feito pelo nosso povo, ao lado do prefeito, de demais vereadores do MDB e de outros partidos”, falou.

O presidente da Câmara Municipal, Thiago Araújo (MDB); os vereadores do MDB, Hominho; professor Félix Júnior; e Netto Lima; a vereadora Hianna Nóbrega (União Brasil); e o pré-candidato a deputado estadual Alexandre de Zezé (Republicanos) também estiveram presentes no encontro com o governador João Azevêdo.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

DOE-PB publica nova lista de convocados no Concurso Público da PBSaúde

Publicado

em

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) divulgou, nesta quarta-feira (18/05), uma nova lista de convocação de candidatos aprovados no Concurso Público da PBSaúde.

Os convocados tem o prazo a partir das 08h desta quinta-feira (19) até às 23h59 do domingo (22) para acessar o link indicado no Edital (http://respondi.app/JaBbukNP) e enviar os documentos exigidos para contratação.

Clique aqui e confira quem são os convocados.

Continue Lendo