Nos acompanhe

Paraíba

Governo encerra debate para formulação dos planos de enfrentamento da violência contra jovens

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, encerrou, nesta quinta-feira (27), em Campina Grande, os encontros com jovens paraibanos para a construção do Plano Estadual de Enfrentamento das Violências e do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para Juventude. As discussões, que tiveram início em novembro de 2021, agora passam para uma nova fase de estruturação das propostas.

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, participou dos encontros dialogando e ouvindo os pleitos de jovens de diversos municípios. “Tivemos uma enorme participação da juventude paraibana e isso para nós é motivo de orgulho, por saber que os jovens estão se preocupando com as causas do estado e com o seu futuro. O Governo tem o compromisso agora de formular as propostas, reunindo os pleitos apresentados pelos jovens dos municípios paraibanos. Agora, vamos reunir todas as demandas num único documento, que será entregue ao governador João Azevêdo e ao presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino”, destacou.

Antes de encerrar os debates em Campina Grande, a comitiva da Secretaria Executiva da Juventude realizou um encontro em Guarabira, na terça-feira (26). Lá a secretária Rafaela Camaraense ouviu os jovens da cidade e ainda dos municípios de Alagoinha, Cuitegi, Bananeiras, Sertãozinho e Pirpirituba. “Tivemos uma presença importante de líderes jovens, de representantes do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de outras faculdades, de grêmios estudantis e de outros setores. Teremos um documento importante que vai balizar as ações e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude”, disse Rafaela Camaraense.

Em Campina Grande, participaram das discussões lideranças do Movimento Estudantil Secundarista e Superior, representantes das juventudes partidárias, do esporte, socioeducandos, jovens ligados à cultura, além da vereadora Jô Oliveira. Também esteve presente a educadora do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Iris Silva, o gerente do Orçamento Democrático estadual, Célio Alves, representantes da UEPB e outras jovens lideranças de municípios próximos à Rainha da Borborema.

De acordo com Rafaela Camaraense, a construção do Plano acontece por meio de uma parceria com o Serviço da Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Orçamento Democrático Estadual. “O Governo do Estado tem trabalhado para garantir igualdade de oportunidades para a juventude e o Plano Estadual vai fortalecer ainda mais essa iniciativa”, destacou.

Outros encontros com a juventude aconteceram nos municípios de Patos e Juru, no Sertão paraibano. Lá ainda participaram jovens dos municípios de Emas, Mãe D’água, Santa Luzia, São Mamede, Imaculada, Maturéia, Catingueira, Princesa Isabel, Tavares, Manaíra e Santana de Mangueira.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador quer inibir depósito de lixo nas ruas para minimizar alagamentos em dias de chuva

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador coronel Kelson Chaves (PP) durante pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) confirmou que uma audiência será realizada para o desenvolvimento de ações que possam minimizar os efeitos que provocam aos acúmulos momentâneos de água nas ruas da Capital durante dias de chuva intensa.

Segundo o parlamentar, que já ocupou a chefia da Defesa Civil, a audiência acontecerá com o superintendente da Emlur (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) Ricardo José Veloso, para tentar, principalmente, conscientizar a população a adotarem medidas no dia a dia para não mais jogarem lixo nas ruas e, consequentemente, contribuírem para geração do “acúmulo de água“.

As pessoas tem o hábito de colocarem sacolas contendo resíduos nas calçadas, nas vias, enfim e, […] quando a enxurrada chega ela sai levando essas sacolas para bueiros, galerias, calhas e terminam obstruindo esse sistema de drenagem“, afirmou o vereador.

 

Continue Lendo

Paraíba

Comissão edita texto da Lei Orgânica da PMPB que deverá ser entregue à Secretaria de Segurança Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), se reuniu, nesta segunda-feira (22/04), com o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca, para discutir temas importantes à corporação e Segurança Pública do Estado.

Na pauta, temas como a Lei Orgânica da PM, o processo de reclassificação de candidatos no concurso da polícia e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO).

Em vídeo publicado nas redes sociais o parlamentar deu detalhes sobre as tratativas do encontro e anunciou alguns avanços. O mais importante deles a formulação do texto da Lei Orgânica, que, de acordo com Tarcísio, já foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública e deve tramitar até votação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A matéria, na prática, busca readequar e proporcionar melhor estruturação do órgão aos profissionais.

“A questão dos desconvocados o governador já questionou quantas vagas mais precisariam ser abertas para que sejam inseridos novamente no concurso. O coronel falou que são 180 e ao que ele entende, existe sim uma tendência do governador fazer essa convocação. CHO agora nós estamos na dependência do parecer da Procuradoria Geral do Estado, visto que o edital ele é taxativo: a partir do 41º está eliminado. Então já há uma audiência marcada com o procurador do Estado, e aí iremos conversar com ele para trazer a necessidade das vagas que existem. E a Lei Orgânica, que é o que todo mundo está mais ansioso, o texto já foi feito, teve uma comissão onde o comandante-geral falou com a comissão e editou o texto que já foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública e lá vai ser analisado e encaminhado. A nossa luta é que as categorias tenham acesso a esse texto antes de chegar na Assembleia”, detalhou o deputado.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro parabeniza Mangabeira pelos 41 anos de fundação e destaca empreendedorismo local

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), parabenizou, nesta terça-feira (23), o bairro de Mangabeira pelo aniversário de 41 anos de fundação.

De acordo com o parlamentar, Mangabeira se desenvolveu graças ao espírito empreendedor dos seus moradores, que fizeram dele um dos maiores conjuntos habitacionais da Paraíba, com um comércio consolidado e economia pujante.

Ele também lembrou sua atuação em favor do bairro desde a época em que exerceu o cargo de vereador na Capital.

“Mangabeira se destaca por ser uma verdadeira cidade, dentro de uma outra grande cidade que é João Pessoa. Quero agradecer o apoio que sempre recebi no bairro e procuro retribuir com muito trabalho”, afirmou.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba, Eduardo preside a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e a Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Continue Lendo