Nos acompanhe

Paraíba

Em visita ao Vale do Mamanguape, Emerson Machado recebe carinho da população

Publicado

em

O Pré-candidato à Deputado Estadual, Emerson Machado (PSD), visitou, no sábado (21), a região do Vale do Mamanguape, onde foi recebido de forma calorosa pela população.

Durante a agenda, Mofi, como é popularmente conhecido pela população, visitou as cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação e Capim, onde visitou feiras, lojas e abraçou comerciantes, ouvindo as demandas da região.

“Eu gosto de estar perto das pessoas, ouvindo os anseios da população, abraçando os amigos, e apresentando o nosso nome, de pré-candidato à Deputado Estadual, como uma solução para a política da Paraíba”.

Emerson Machado, obteve em 2018, uma expressa votação de quase 34 mil votos, quando foi candidato à Deputado Federal.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura festeja com agricultores sucesso da colheita de milho na zona rural de João Pessoa

Publicado

em

Setenta e duas famílias da zona rural de João Pessoa começaram a véspera de São João em clima de festa. A prefeitura municipal ofereceu um café da manhã junino, no Sítio Ponta de Gramame, para comemorar o sucesso da quebra de milho na localidade. A colheita é resultado do plantio de 720 kg de sementes doados gratuitamente aos produtores, através do programa Eu Posso Semear, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (23).

A comemoração reuniu famílias residentes em Ponta de Gramame, Gramame, Engenho Velho e Sítio Cuiá, atendidas pelo Eu Posso Semear com as sementes de milho. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o dia foi especial não apenas para os agricultores.

“Muito além de doar sementes, oferecemos todo o suporte técnico, desde o preparo de terra até o pós-venda. Encerrar o ciclo do milho de forma tão bem-sucedida e ver o impacto disso para tantas famílias é uma grande alegria para todos nós. Nosso objetivo é fomentar o trabalho no campo e mostrar para esses produtores que eles podem se estabelecer tirando o sustento da terra”, disse.

Colheita – As sementes foram doadas aos agricultores em abril passado. Por serem de uma variação precoce, o cultivo delas se deu em cerca de 70 dias. Todo o calendário foi planejado pela equipe do Eu Posso Semear, para garantir que a colheita acontecesse a tempo do São João.

O agricultor Francisco Ferreira da Silva estava ansioso pelo momento da quebra de milho. Devido a pandemia, nos dois últimos anos a procura dos clientes foi muito baixa. “Com a volta do festejo, tudo melhorou. E tivemos toda assistência da Prefeitura, o que nos garantiu um produto de qualidade. Estou muito satisfeito”, contou.

A agricultora Maria das Graças, que trabalha no campo há mais de vinte anos, também comemorou a colheita. “Nos anos passados, tínhamos que comprar a semente. Dessa vez, ganhamos. Isso nos trouxe mais lucro, que vai nos permitir investir em outras plantações, não só milho, mas também de macaxeira”, contou.

Vendas – O milho colhido na manhã desta quinta não demorou muito para chegar aos consumidores finais. Isso porque muitas famílias compareceram ao Sítio Ponta de Gramame para garantir a compra do produto logo após a colheita. O movimento por lá teve início por volta das 5h.

O servente Natanael Lé da Silva mora no Colinas do Sul, e foi ao sítio comprar duas mãos de milho, para serem usadas na festinha junina de sua família. “No campo, é garantia de milho novinho, quebrado na hora, o que torna tudo muito mais gostoso. Vou produzir canjica e pamonha, e também comer assado e cozido”, disse.

Resultado – Ao todo, a colheita das sementes doadas vai render aproximadamente 200 toneladas de milho. Para o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Flávio Vasconcelos, o sucesso veio a coroar o trabalho desenvolvido através do Eu Posso Semear. “Os produtores receberam sementes de altíssima qualidade. Com nosso acompanhamento, eles tiveram assistência ao longo de todo o processo, inclusive, a fim de evitar desperdícios da semente no plantio, e do milho durante a pós-colheita, na comercialização”, destacou.

Após a quebra do milho, toda a parte verde da planta pode ser reaproveitada, seja como adubo ou para ração animal, o que gera novas oportunidades de lucro aos produtores. Até o final do ano, está programada a distribuição de mais sementes. A meta é encerrar 2022 com cerca de 400 toneladas de milho colhidas, no total.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

São João em JP: Matheus Fernandes, Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró animam esta 5ª

Publicado

em

Com sucesso de público, o São João Multicultural de João Pessoa chega a sua terceira noite nesta quinta-feira (23), repleto de atrações no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. O público será embalado pelos shows de Matheus Fernandes, Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró. Os shows começam a partir das 19h.

O grande nome da noite é o cantor Matheus Fernandes. O cearense é dono de um dos hits mais tocados do país na atualidade. A música ‘Balanço da Rede’, que ele canta ao lado de Xand Avião, é a primeira colocada no aplicativo de streaming Deezer e a segunda no Spotify, além de ser uma das canções mais pedidas nas rádios brasileiras.

A banda cearense Brasas do Forró também promete não deixar ninguém parado com o seu tradicional forró das antigas. Além das atrações já citadas, o São João Multicultural de João Pessoa segue dando espaço aos artistas da terra, com shows de João Lima e Os Filhos do Forró.

Para a realização do São João, foi montada uma grande estrutura para receber a população pessoense e os turistas. O palco principal está localizado próximo ao Lyceu Paraibano e perto do espaço ainda foi desenvolvida uma cidade cenográfica, montagens de tendas, parques e também ilhas de forró.

O São João Multicultural é organizado pela Prefeitura de João Pessoa, através sua Fundação Cultural (Funjope), e conta também com o apoio das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Os trios de forró também fazem a alegria de quem estiver no Parque Solon de Lucena. Nesta quinta-feira, véspera de São João, se apresentam os grupos Xoteando e Expressão Nordestina.

Confira programação completa:

São João – Parque Solon de Lucena

Quinta-feira (23)

Matheus Fernandes

Brasas do Forró

João Lima

Os Filhos do Forró

Trios de forró

Xoteando

Expressão Nordestina

Sexta-feira (24)

Nando Cordel

Mara Pavanelly

Israell Muniz

Fabrício Rodrigues

Trios de forró

Xameguinho do Forró

Tamborete de Forró

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Barraqueiros destacam expectativa para principal semana da festa no ‘Maior São João do Mundo’

Publicado

em

O Parque do Povo (Quartel General do Forró) chegou ao momento mais esperado do evento: a semana de São João. Há toda uma expectativa para o ápice d’O Maior São João do Mundo, não apenas para os organizadores, mas também para os barraqueiros e ambulantes que fazem parte da festa.

Para uma semana com uma programação que passa por Dj Alok, Assisão, Juliette, Mari Fernandez, Biliu de Campina e o tradicional show de Elba Ramalho, a expectativa é a melhor possível em termos de público e faturamento.

Os barraqueiros e ambulantes presentes no Quartel General do Forró aguardam animados a grande movimentação na principal semana d’O Maior São João do Mundo.

“A ‘Cada Mergulho é Flash’ está há quase 30 anos aqui no Parque do Povo, nesse mesmo local. Preparamos um bom estoque das bebidas que têm mais saída aqui. O faturamento está ótimo!”, comentou Vera, proprietária da barraca.

O empresário Marcelo, dono do tradicional restaurante Manoel da Carne de Sol, que existe na cidade há seis décadas e está presente no Parque do Povo há 17 anos, comemorou os resultados d’O Maior São João do Mundo.

Segundo ele, depois de dois anos de pandemia, a cidade está mais do que preparada para fazer O Maior e Melhor São João do Mundo de todos os tempos.

“Campina Grande se preparou, Campina Grande está bonita, Campina Grande está recebendo as pessoas com carinho, o Parque do Povo está lindo e nós vamos fazer o maior São João da história de Campina. Nossos preparativos começaram no mês de maio e estamos prontos para receber as pessoas que vêm ao Parque do Povo, com muito zelo e carinho, e proporcionar o que temos de melhor na nossa culinária. O movimento está excelente, não poderia ser melhor do que isso”, comemorou Marcelo.

O tradicional Point do Caldinho também está preparado para receber o grande público nesta semana de véspera de São João. Elielva Lucena, proprietária da barraca, afirmou que espera bater todas as metas.

“Dobramos a quantidade de material para os caldinhos, porque a demanda essa semana é bem maior, Desde o início do São João está muito bom, não só para mim, mas para todos os comerciantes”, reforçou.

A baiana Jari, do Acarajé da Jari, também fez tudo em dobro para a véspera de São João. “Sempre achei que seria um super São João. Esta semana a gente faz tudo em dobro, traz mais gente pra trabalhar e se prepara mesmo. A expectativa de público é o dobro do que vem costumeiramente. Desde o primeiro dia eu já notei a diferença. Foi um ‘boom’ e já disse para que veio”.

Fábio Cardoso, dono da barraca BarRil, parabenizou a Medow Entretenimento e Cultura pelo empenho em montar a estrutura do Parque do Povo em tempo hábil e proporcionar aos barraqueiros as condições para o trabalho.

“A Medow está de parabéns. Não falta nada! O que falta para mim é espaço, porque todo dia, graças a Deus, a minha barraca está lotada”, brincou Fábio.

Confira imagens:

Continue Lendo