

Brasil
Bolsonaro virá à PB nesta semana participar do ‘Maior São João do Mundo’ e se reunir com aliados
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja desembarcar na Paraíba para prestigiar o ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, na próxima sexta-feira (24/06).
Bolsonaro deverá ser recepcionado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e, junto com o gestor, também participar de uma reunião com o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSC), com o comunicador Nilvan Ferreira, que é pré-candidato ao Governo do Estado e, com Bruno Roberto, pré-candidato ao Senado pela Paraíba nas Eleições 2022.
Na pauta, uma conversa sobre o panorama da realidade vivida pela ala bolsonarista com vistas ao próximo pleito e a montagem de estratégias para tentar reverter o quadro de rejeição de Bolsonaro e seus aliados junto aos paraibanos.
O Nordeste é alvo da campanha bolsonarista porque está sendo considerado o colégio eleitoral que pode decidir o pleito de 2022 e, por isso, o ‘staff’ de Bolsonaro tem, tentado realizar viagens precursoras para tentar superar o principal adversário da atual gestão federal, Lula (PT) que, por sua vez, também pré-candidato ao comando da Presidência.
Antes de desembarcar em Campina, Bolsonaro visitará Caruaru, em Pernambuco, terra que realiza o ‘Melhor São João do Mundo’, evento que rivaliza com o ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande. Segundo informações da imprensa nacional, o motivo das visitas às duas festas acontecerem no mesmo dia é para tentar evitar “ciumeira e não perder eleitores”.
Jair Bolsonaro vem de uma experiência considerada ‘mal vista’ por grande parte dos brasileiros em se tratando da visita feita à Região Norte, onde participou de uma ‘motociata’, em Manaus onde, em clima eleitoreiro, demonstrou pouco interesse ou solidariedade pelas mortes trágicas do indigenista Bruno e Pereira e do jornalista Dom Phillips, registradas há poucas semanas e que provocou comoção internacional.
Confira charge publicada pela ISTO É:
Brasil
Ao lado de Lula, João Azevêdo celebra criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (5), em Brasília, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da solenidade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocasião em que foi assinado o decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Teixeira, que abrange os municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira. A iniciativa tem o objetivo de proteger a fauna e a flora do bioma e proporcionar o desenvolvimento sustentável da região que compreende a unidade de conservação.
O governador destacou a satisfação de firmar mais uma parceria importante com o objetivo de garantir a proteção ambiental de uma área com grandes riquezas naturais. “A Paraíba está sendo contemplada com o primeiro parque nacional da sua história, que precisa ser preservado e essa iniciativa permitirá que possamos desenvolver ações de proteção naquela área, que terá uma utilização mais racional, preservando espécies que estão em risco de extinção”, disse, ao acrescentar que o Parque será gerenciado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).
“Hoje é um dia para comemorar, um dia que entra para a história da Paraíba. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Paraíba ganha o seu primeiro parque nacional. O Nordeste tem seis parques de conservação e esse chega para contribuir com a proteção de todo um ecossistema. Além disso, teremos mais um espaço para a prática de ecoturismo, trazendo benefícios econômicos e sociais para a região”, avaliou a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camarense.
O Parque Nacional da Serra do Teixeira foi criado com uma área total aproximada de 61.158 hectares. A ação tem o objetivo de proteger uma importante área representativa do bioma da Caatinga e sítios geográficos, dentre eles, o Pico do Jabre; bem como garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos da região e proporcionar o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e do turismo ecológico e sustentável.
Proteção – A implantação do Parque Nacional da Serra do Teixeira irá proteger cerca de 70 nascentes de água existentes naquela serra, sendo 70% das nascentes da bacia do Rio Piranhas/Açu. Trata-se de importante unidade de conservação que protegerá de forma integral todas as riquezas biológicas e cênica encontradas na região, integralmente localizada no bioma Caatinga.
Flora – Conforme estudo apresentado em 2009, o Parque Nacional da Serra do Teixeira apresenta pelo menos 265 espécies, das quais 24 são endêmicas (exclusivas dessa área e não são encontradas em outros lugares) à Caatinga e ao menos seis espécies encontram-se ameaçadas de extinção.
Fauna – A unidade possui uma relevante representatividade da biodiversidade. São no total 237 espécies registradas, apenas para os quatro grupos de vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Pelo menos 19 espécies estão entre as listas vermelhas de fauna ameaçada de extinção, e tantas outras correm riscos pelo seu potencial sinergético, sendo caçadas de forma ilegal. Entre toda a fauna, o registro mais importante é o do jacaré-do-papo-amarelo, podendo ser a única população natural deste réptil no semiárido paraibano.
Dentre as autoridades presentes à solenidade, estiveram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a primeira-dama Janja Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e o secretário executivo da Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes.
Brasil
João Azevêdo discute pagamento do piso da enfermagem no Ministério da Saúde

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (05/06), em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ocasião em que discutiu a necessidade de correção dos cálculos dos recursos destinados ao pagamento do piso nacional da Enfermagem. O gestor também apresentou à ministra as ações do Governo do Estado para fortalecer os serviços públicos de saúde, com os programas exitosos Opera Paraíba e Coração Paraibano, além das campanhas de imunização.
João Azevêdo explicou os encaminhamentos da reunião com a ministra Nízia Trindade em relação aos recursos destinados ao piso nacional da Enfermagem. “Nós tivemos a oportunidade de mais uma vez tratar dessa pauta para que a ministra pudesse nos informar os encaminhamentos do governo federal para corrigir algumas distorções que aconteceram no decreto com relação à distribuição de recursos. Hoje à tarde, todos os estados serão notificados para apresentar de forma resumida um censo do número de profissionais, a Paraíba já fez esse trabalho e esperamos que em breve esse valor seja ajustado para que possamos pagar aos prestadores de serviço, considerando que os efetivos, aposentados e servidores da PBSaúde já recebem o piso”, pontuou.
A rede estadual de saúde da Paraíba é composta por 34 hospitais e quatro Unidades de Prontoatendimento (UPAs). O governo pleiteia a revisão dos valores destinados ao estado, que ficaram em apenas R$ 4,9 milhões.
Durante a reunião, João Azevêdo também ressaltou os números exitosos do Opera Paraíba, Coração Paraibano e do programa de vacinação. “A ministra elogiou o trabalho da nossa Secretaria de Saúde, colocando o nosso sistema estadual em um outro patamar. Somos um estado que tem duas UTIs aéreas, UTIs móveis, unidades de alta complexidade instaladas em Campina Grande e Patos, fazendo com que o SUS realmente funcione na Paraíba”, acrescentou.
Brasil
Abracrim realizará reunião geral com associados nesta terça-feira

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), realizará nesta terça-feira (06/06), uma reunião geral com os seus associados com a dupla finalidade de divulgar as realizações Abracrim e ouvir sugestões dos associados para o aperfeiçoamento institucional.
A reunião será online a partir das 19h30 pelo link https://us02web.zoom.us/j/85854412310?pwd=NWlRUGJ3RGtCOHN4bWdaUERiQWd6QT09 (ID da reunião: 858 5441 2310 – Senha de acesso: 959231).
Segundo o presidente da Abracrim Nacional, Sheyner Asfóra, o objetivo da reunião geral é criar um canal direto entre os associados e a diretoria nacional da entidade para avançar na agenda da advocacia criminal brasileira. “A missão é a de estarmos em pleno aprimoramento dos projetos e ações na defesa da advocacia criminal e fortalecimento da Abracrim. Importante a participação de todos nós para ouvirmos as demandas dos nossos associados”, afirma.
O presidente destaca que também será a oportunidade para fazer uma convocação para a participação de todos associados no EBAC de 30 anos da Abracrim que será realizados nos próximos dias 14, 15 e 16 de junho, em Brasília, e que terá como tema central “A redemocratização da Justiça Penal e o Respeito à Advocacia Criminal”. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://ebac.abracrim.adv.br/